O IMPACTO DA ROTATIVIDADE DE ALUNOS DA EMCM NO RESULTADO DO IDEB
Ana Paula Custódio Godoy1
Jaqueline Sousa Xavier2
Lenir Saraiva Gallo3
Mary Tacyana Alves Clemente4
RESUMO
O IDEB consiste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica. Visando a busca da qualidade educacional, este artigo faz parte da pesquisa que evidenciam os resultados do Ideb de uma escola pública municipal na cidade de Lucas do Rio Verde, MT. O objetivo deste estudo de caso é analisar, avaliar e questionar a utilização dos resultados sem contemplar as condições do nível socioeconômico, considerando que as condições de infraestrutura e de complexidade na escola também têm relações significativas com o IDEB. Considerando a necessidade de melhorar o desempenho nas avaliações do Ideb, sobretudo com olhar sociológico, a metodologia deste artigo utilizamos a abordagem quantitativa e etnográfica. Durante a coleta de dados, os pesquisadores reuniram informações que apresentam resultados das avaliações coletadas durante os anos de 2017 á 2021 através de análise de documentos da escola e entrevista com o gestor sobre os fatores relacionados a rotatividade dos alunos e como este aspecto influenciou nos resultados do IDEB na Escola Municipal Cecília Meireles. Nesse cenário, três processos estratégicos foram determinantes para criar condições propícias à melhoria da educação: a colaboração, a mobilização e a responsabilização. São apresentadas evidências de que tais processos, construídos historicamente na educação desta escola municipal do município de Lucas do Rio Verde - MT, este estudo de caso tem o pressuposto de análise consistente em observar até que ponto a gestão da referida escola tem uma visão sistêmica para a sua rede educacional, atuando na melhoria do desempenho dos alunos no Ensino Fundamenta I. Para tanto, O trabalho com dados quantitativos obtidos nos durante os anos de pesquisados provenientes do estudo de campo. Constatou-se que o fortalecimento da dimensão pedagógica criou condições para o aperfeiçoamento da instrução ministrada, no entanto perceberam-se também mudanças no conteúdo ensinado, com a redução do currículo e a supervalorização das matrizes da Prova Brasil. Também se constatou em alguns momentos que a escola não conseguiu malandanças com base solida nas avaliações nacionais.
Palavras-chave: IDEB. Escola Municipal Cecília Meireles. Lucas do Rio Verde-MT.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, procura-se observar o comportamento dos resultados do IDEB nas séries iniciais do ensino fundamental I no município de Lucas do Rio Verde - MT. O pressuposto de análise consiste em observar até que ponto a gestão escolar tem uma visão sistêmica para a sua atuação na melhoria do desempenho dos alunos na primeira etapa do ensino fundamental. O estudo trabalha com dados quantitativos obtidos em estudo de caso os anos de 2017 á 2021, e em dados qualitativos provenientes da mesma pesquisa.
Este artigo tem como objetivo identificar quais são os fatores que indicam o baixo índice do IDEB na escola Municipal Cecilia Meireles. As hipóteses levantadas serão descritas em forma de gráficos demonstrando as reais causas do resultado nos últimos quatro anos causando impacto negativo para a escola e também para o município.
A pesquisa toma por base documentos comprobatórios da secretaria escolar, matrículas e entrevistas com os professores que atuaram nos últimos quatro anos, se eram professores do processo seletivo ou concursados, e identificar se os professores tiveram a oportunidade de acompanhar as turmas, ou não, investigar se os profissionais conheciam as turmas que foram alocados para realizar o trabalho como regente de sala.
A realidade da comunidade escolar evidencia o cenário de uma parcela da sociedade que trabalha que sofre muitas adversidades impostas pela vida. Assim, a escola em tela trabalha nos turnos matutino, vespertino e noturno podendo também ser uma das causas do resultado do baixo índice do IDEB. As turmas de quinto ano, devido a idade, necessitam de auxilio familiar e a realidade das famílias não colabora para que esse fator possa ser resolvido, podendo interferir nos resultados das avaliações.
Os principais fatores do baixo índice nunca foram antes estudados para que essa comunidade obtivesse outros indicadores. Sendo assim se faz pertinente buscar através de pesquisa de campo identificar quais são as causas que podem ser trabalhadas para que o índice seja de forma positiva para Lucas do Rio Verde-MT, sendo que o município é reconhecido como uma das referências na educação, por se acreditar nesse potencial esta pesquisa demonstrará em que é possível mudar para que os números indiquem que as novas mudanças possam ser implantadas de forma agregadora.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.
O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
A realidade da Escola Municipal Cecília Meireles-EMCM, localizada em Lucas do Rio Verde-MT, evidencia um alto índice de rotatividade de alunos, tendo em vista o fato dos pais dos mesmos migrarem de cidade e de estado em busca de melhores empregos e qualidade de vida. Diante do exposto, questiona-se: Como elevar o resultado do IDEB diante da rotatividade de alunos que acontece na escola CM.
Diante do exposto, o artigo busca apresentar possibilidades e ações para impedir que a rotatividade de alunos não seja motivo para o baixo resultado da EMCM - Escola Municipal Cecilia Meireles.
Neste período do ano letivo de 2023 o município estudado apresentava histórico de sucesso em algum dos indicadores coletados, geralmente por meio do Censo Escolar, como taxa de aprovação, distorção idade/série, taxas de evasão e abandono, perfil de formação docente, ou critérios relacionados à reputação na gestão municipal, como ampliação da oferta, sucesso na articulação com pais e comunidade, gestão democrática com ativa participação dos conselhos escolares, etc. Pode-se afirmar que as primeiras investigações em torno do conceito de qualidade são realizadas de modo a considerar indicadores de natureza subjetiva, com algumas variáveis quantitativas obtidas pelo Censo Escolar. No entanto, preocupações associadas aos serviços educacionais, a qualidade dos gastos com educação e indicadores de desempenho escolar não ocupam o foco das pesquisas.
Os resultados das avaliações municipais, apontam avanços relevantes na esfera local, explicitada por meio da gestão educacional da escola, tem sido importante marco de inovações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação. Formação Continuada voltadas para o tema tem mostrado na época um avanço nos índices. A gestão da escola decide aplicar uma pesquisa seria voltada para o desenvolvimento da própria escola e sua trajetória das avaliações com a criação e implementação de novas ideias e soluções.
Ser parte integrante da gestão da escola facilitaria entre outras razões, explicar e estudar fatos do contexto local, devido à proximidade com a comunidade escolar de se conhecer mais detalhadamente sua história, peculiaridades, limites e possibilidades, os promotores da inovação encontrariam melhores condições para lidar com os problemas enfrentados no decorrer do processo.
Dados relacionados aos resultados do IDEB em nosso país, foram muito importantes para o desenvolvimento dos pensamentos a serem formulados nesta pesquisa indicados nas referida bases teóricas (Brasil/Mec/Unicef/Undime, 2008, p. 16). No entanto, estudar os avanços na criação de uma política de avaliação da educação brasileira, fez com que, os interesses pela temática da educação passassem a incorporar outros temas de estudos dentro do universo da escola EMCM (Escola Municipal Cecilia Meireles), tais temáticas passaram a ser indicadores quantitativos provenientes de avaliação da própria escola.
Entretanto, o aporte de recursos mínimos e em condições de propiciar um ensino de qualidade, estão sempre atendidos o que causa uma grande dúvida na equipe de estudo da escola. Porque a escola dá condições favoráveis a aprendizagem, mas a qualidade da educação e meta mais complexa ainda não são objetivos alcançáveis em médio e longo prazo.
Diante desse contexto, o presente artigo, foi organizado em três partes, sendo: a PSAEB, IDEB e a política de educação nacional e suas possibilidades na escola municipal Cecilia Meireles. A segunda, se trata de estudo de caso dos municípios com o maior desenvolvimento nas avaliações do IDEB no ano de 2021 e a terceira e última é análise de dados.
1. SAEB, IDEB E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NACIONAL E SUAS POSSIBILIDADES NA ESCOLA EMCM (ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES).
Segundo Alves e Soares (2008), somente a partir dos anos 1990 o Brasil passa a se preocupar com a criação de uma política nacional de avaliação, implantando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Curso (ENC).
Esses instrumentos permitiram a construção de uma valiosa base de dados para a elaboração de diagnósticos precisos e detalhados sobre problemas relativos ao desempenho de estudantes brasileiros e sobre a política educacional em geral. Então pensando nesses estudos a Escola Municipal Cecilia Meireles tem através da pesquisa feita os dados necessários para o levantamento do processo que deve desenvolver para atingir índices positivos nas avaliações.
Observando os índices do país, é possível observar as mudanças individuais da escola e também rever as alternativas desenvolvidas pela escola com o acompanhamento direto da secretaria de educação do município de Lucas do Rio Verde – MT.
2. ESTUDO DE CASO DOS MUNICÍPIOS COM O MAIOR DESENVOLVIMENTO NAS AVALIAÇÕES DO IDEB NO ANO DE 2021
Os dez melhores resultados do IDEB no ano de 2021, são de cidades no Nordeste, mais precisamente no Ceará. Portanto, é possível se despontar, como visível. (INEP, 2021).
Apresentar os conceitos e a fundamentação dos mesmos. Mais do que um referencial norteador dos compromissos que devem ser assumidos pela equipe gestora da escola, professores, pais e alunos, significa a uma decisão política dos membros de uma escola democrática, com qualidade social. Buscando, assim, promover o conhecimento de aspectos importantes para a cultura e a história da escola, valorizando como instrumentos de sensibilização do educando para o maior respeito e amor pela escola e comunidade, transferindo para todos a necessidade de se tornar estudantes de sucesso que lhe viu nascer ou aquela que lhe assegura abrigo.
Segundo Vidal e Vieira (2011) o IDEB no Ceará é extremamente aceito pelos Gestores que fazem de tudo pelo sucesso dos alunos, portanto além da experiência do estado neste tipo de avaliação eles adotam uma política de responsabilidade educacional deixando claro que o comprometimento da gestão escolar de todo o estado.
Metodologia
A metodologia adotada para a realização deste estudo, pode ser classificada como pesquisa qualitativa exploratória descritiva e explicativa além da análise da literatura produzida acerca das políticas educacionais municipais no período considerado em uma perspectiva documental (2017-2019).
Vale lembrar também que as reformas educacionais ocorridas no final do século XX e que continuam sendo desenvolvidas no século XXI são resultados das transformações sofridas pelo capitalismo a nível mundial e foram propostas reformas para a educação da América Latina, para que a mesma se tornasse mais flexível, competitiva com objetivo de adaptar os países emergentes ao capital globalizado na educação brasileira associadas.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011 o município de Lucas do Rio Verde aparece em 15º lugar no ranking nacional e oitavo no Estado de Mato Grosso esse processo que ocorrem na esfera do governo municipal, colocam esse município em lugar de destaque na economia do estado, portanto o desenvolvimento e o poder de produção do município cresceram e levou a um momento importante das escolas do referido município.
Para a realização do estudo, foram adotados procedimentos associados aos métodos qualitativos de pesquisa (Ludke; André, 1986; Flick, 2009; Stake, 2011), mais especificamente: pesquisa bibliográfica, análise documental.
O recorte temporal compreendendo o período de 2017 a 2019 se deu pelo fato de, em política educacional, ser necessário uma observação mais prolongada para verificar como ações de governo nascem, se transmutam, se estabilizam e/ou se extinguem. A análise de tal movimento requer um olhar de longo alcance que ultrapassa o período de uma gestão governamental. Mais que isso, uma política deve passar pelo crivo de mudanças de governo, para que sobreviva ao teste da continuidade.
Considerações Finais
Retomar os objetivos e evidenciar o que te leva a atendê-los ou não com a realização
Ao aprofundar a análise sobre os processos de colaboração, mobilização e responsabilização iniciados pela gestão da escola e todo o corpo docente e discente da escola EMCM (Escola Municipal Cecilia Meireles) pretendeu-se lançar luzes em aspectos pouco explorados nos estudos realizados nesta instituição sobre os avanços realizados na escola, qual seja, o de que a trajetória das iniciativas gera circunstâncias favoráveis para que, em momentos posteriores no tempo, surjam e sejam aproveitadas determinadas colocações da instituição no cenário nacional. Tal constatação ilustra o potencial explicativo das teorias da governança e da dependência da trajetória para compreender os processos de da pesquisa.
Referências
ALVES, Maria Teresa Gonzaga. SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesq., São Paulo, v. 39, nº 1, p. 177-194, jan/mar. 2013.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa 3. ed. Porto Alegre; São Paulo: Artmed, 2009.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
INEP. Nota Informativa do IDEB 2011. Brasília: Inep, 2012. Disponível em:https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/nota_informativa_ideb_2011.pdf.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MEC/INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB – Edição 2008. Projeto Básico, v. 6.
VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão educacional e resultados no Ideb: um estudo de caso em dez municípios cearenses. Estudos em valiação Educacional, São Paulo, v. 22, p. 419-434, 2011.
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