Buscar artigo ou registro:

 

 

ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Varnice Arruda Dias Ferreira1

Lucimaia Rodrigues Pinto. 2

Zilmeire Macedo de Oliveira3

Nelcy de Souza4

Raquel Machado Santana5

 

 

RESUMO

É necessário fazer uma breve análise da expressão ética, antes de relatar o assunto ora discutido. Ética e moral estão intimamente relacionadas, embora possuam significados diferentes. Assim, pode-se dizer que ética é a ciência da conduta, pois fixa regras morais de comportamento do homem no seu meio social. Segundo a Filosofia, a ética estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos, o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, essencial à vida em todos os seus aspectos, seja pessoal, familiar, social ou profissional. Portanto, cada sociedade e cada grupo criam seus próprios códigos de ética, o que para uma sociedade é ético para outra pode não ser. É impossível dissociar ética da cultura, assim, podemos dizer que valores morais são instituídos pela sociedade que ele vive, no entanto, há uma ética geral, que serve de referência para todas as sociedades, como se fossem princípios, diretrizes. Uma vez que, sem ética a sociedade não se estrutura, e no mesmo sentido na Educação também não, a Ética na Educação atua como instância educativa e orientativa dos servidores e da comunidade em geral, portanto, Este trabalho mostrará a importância, da ética na educação e também da ética como cidadania, trabalhando na sala de aula, em todas as disciplinas. O professor tem como objetivo ensinar o aluno sobre a ética em sua vida no cotidiano da escola e também fora dela, que para que se tornam um cidadão consciente do que é correto ou não fazer. Falar de educação nesse contexto é também responder ao que a sociedade espera de um aluno e também de um educador no contexto educacional.

 

Palavra-chave: Ética. Educação. Sociedade.

 

 

INTRODUÇÃO

 

É impossível falar de Educação sem conhecer Ética, nesse intuito que este artigo tem como principal objetivo ampliar as discussões a respeito da Ética, uma vez que o aluno e o professor, focam apenas atender às necessidades políticas e sociais, porém deve-se assumir como prioridade a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. É uma fatalidade quando se entende cidadania a partir da diminuição do ser humano às suas relações sociais e políticas não é racional com a multidimensionalidade, pois somos parte de uma sociedade, portanto deve-se nos caracterizar com a complexidade das relações que cada um e todas as pessoas estabelecem com o mundo à sua volta. Deve-se buscar compreender a cidadania também sob outras perspectivas, por exemplo, considerando a importância que o desenvolvimento de condições físicas, psíquicas, cognitivas, ideológicas, científicas e culturais exerce na conquista de uma vida digna e saudável para todas as pessoas.

Deve a partir de princípios coerentes com esses objetivos, e com a intenção explícita de promover a cidadania pautada na democracia, na justiça, na igualdade, por isso pressupõe uma Educação de todos. (Crianças, jovens e adultos), Assim, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. Partindo do pressuposto que a Educação é o caminho da liberdade, precisamos lidar com a diversidade e o conflito de ideias, as influências da cultura e os sentimentos e emoções presentes nas relações do sujeito consigo mesmo e com o mundo à sua volta.



1. ÉTICA

 

Todas as reflexões sobre a moralidade humana, contida na filosofia recebe a denominação de Ética

Ética e moral, têm significados próximos, pois ambos referem-se ao conjunto de princípios ou padrões de conduta que regulam as relações dos seres humanos com o mundo em que vivem. De acordo com Puig (1998, p.15), uma educação ancorada em tais princípios, deve converter-se em um âmbito de reflexão individual e coletiva que permita elaborar racionalmente e autonomamente princípios gerais de valor, princípios que ajudem a defrontar-se criticamente com realidades como a Violência, a tortura ou a guerra. Para esse autor, de forma específica, a educação ética e moral os três devem ajudar na análise crítica da realidade cotidiana e das normas sócio morais vigentes, contribuindo assim para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência.

Dentro da linha de compreensão do papel da educação para a formação ética dos seres humanos, Cortina (2003, p.113). Entende que a educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois, dessa maneira, elas poderão ajudar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social.

De forma particular, interagir com a dimensão comunitária, dialogar com a realidade cotidiana e as normas sócio morais vigentes nos remete ao trabalho com a diversidade humana, à abordagem e ao desenvolvimento de ações que enfrentem as exclusões, os preconceitos e as discriminações advindos das distintas formas de deficiência, e pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gênero. Portanto, e essencial para a construção da cidadania efetiva, conceber esse trabalho na própria comunidade onde está localizada a escola, no bairro e no ambiente natural, social e cultural de seu entorno.


2 ÉTICA E EDUCAÇÃO

 

Para construir um mundo melhor,  a educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social. Sabendo assim lidar de forma especifica, com a dimensão comunitária e o diálogo com a realidade cotidiana e as normas sócio morais vigentes nos remetendo ao trabalho com a diversidade humana , abordando desenvolvendo ações que enfrentem as exclusões, os preconceitos e as discriminações advindos das distintas formas de deficiência, e pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gênero.

Os principais problemas da atualidade e vem comprometendo a busca por uma Educação de qualidade são os distúrbios disciplinares, a violência e o autoritarismo nas relações interpessoais, por isso a importância da construção de relações e espaços democráticos no âmbito escolar. São fenômenos complexos, cujo enfrentamento requer disposição e preparo para buscar caminhos não autoritários. Enfrentar esses fenômenos exige dos profissionais da educação uma nova postura, democrática e dialógica, que entenda   os alunos e as alunas não mais como sujeitos passivos ou adversários que devem ser vencidos e dominados.

O reconhecimento dos estudantes como possíveis parceiros de uma caminhada política e humana que almeja a construção de uma sociedade mais justa, solidária e feliz, é o caminho. A base de sustentação das ações de ética e de cidadania pode ser a organização e funcionamento em cada escola está na Escola, democracia e cidadania

Uma vez que o ser humano vive em sociedade, convive com outros seres humanos, por isso Existe algumas perguntas pertinentes, tal como: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida.

Moral e ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.). Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). Finalmente, deve-se chamar a atenção para o fato de a palavra “moral” ter, para muitos, adquirido sentido pejorativo, associado a “moralismo”. Assim, muitos preferem associar à palavra ética os valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os “moralistas.

Porém, o fato de, historicamente, verificar-se a presença da preocupação com a formação moral do aluno, ainda não é argumento bastante forte. De fato, alguns poderão pensar que a escola, por várias razões, nunca será capaz de dar uma formação moral aceitável e, portanto, deve abster-se dessa empreitada. Outros poderão responder que o objetivo da escola é o de ensinar conhecimentos acumulados pela humanidade e não se preocupar com uma formação mais ampla de seus alunos.

Posta dada por estes Parâmetros Curriculares Nacionais é afirmativa: cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos. Por isso, apresenta-se uma proposta diametralmente diferente das antigas aulas de Moral e Cívica e explica-se o porquê.

Segundo Jean- Jacques Rousseau, as pessoas nas cem boa, na verdade elas nascem neutras é a sociedade, que as corrompem, quer sim, quer não, é a sociedade que educa moralmente seus membros, embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no comportamento da criança. E, naturalmente, a escola também tem. É preciso deixar claro que ela não deve ser considerada onipotente, única instituição social capaz de educar moralmente as novas gerações. Também não se pode pensar que a escola garanta total sucesso em seu trabalho de formação. Na verdade, seu poder é limitado. Todavia, tal diagnóstico não justifica uma deserção. Mesmo com limitações, a escola participa da formação moral de seus alunos. Valores e regras são transmitidos pelos professores, pelos livros didáticos, pela organização institucional, pelas formas de avaliação, pelos comportamentos dos próprios alunos, e assim por diante. Então, ao invés de deixá-las ocultas, é melhor que tais questões recebam tratamento explícito.

 

 

3 ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO.

 

Aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país, isso é aprender a ser cidadão e a ser cidadã. Entre outras coisas Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.

Para que os estudantes possam aprender e assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores:  que os princípios se expressem em situações reais, nas quais possam ter experiências e nas quais possam conviver com a sua prática; que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente. Outro aspecto importante a ser considerado nesse processo é o papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, que interpretam e conferem sentido aos conteúdos com que convivem na escola, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.

Tal premissa está de acordo com a visão de que os valores e princípios éticos são construídos a partir do diálogo, na interação estabelecida entre pessoas imbuídas de razão e emoções e um mundo constituído de pessoas, objetos e relações multiformes, díspares e conflitantes.

Enfim, a promoção de uma educação em valores deve partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições para que os alunos e as alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de seus próprios sentimentos e emoções (e dos sentimentos das demais pessoas) e desenvolvam a capacidade autônoma de tomada de decisão em situações conflitantes do ponto de vista ético/moral.

A melhor forma de ensiná-los, portanto, é estimulando reflexões e vivências. Mais do que os discursos, são a prática, o exemplo, a convivência e a reflexão, em situações reais, que farão com que os alunos e as alunas desenvolvam atitudes coerentes em relação aos valores que queremos ensinar. Por isso, o convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes. E, ao mesmo tempo, é o instrumento mais poderoso que a escola tem para cumprir sua tarefa educativa nesse aspecto. Daí a necessidade de os adultos reverem o ambiente escolar e o convívio social que ali se expressa, a partir das próprias relações que estabelecem entre si e com os estudantes, buscando a construção de ambientes mais democráticos.

Além disso, é necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado a eles e a elas na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam. Concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar. Caso contrário, não estaremos dando nenhuma razão plausível para que os estudantes os aprendam e os pratiquem.

Por fim m, é necessário introduzir tais conteúdos e preocupações como temas transversais, que perpassam o universo dos conteúdos trabalhados nas escolas, de forma que seus princípios estejam presentes nas ações cotidianas levadas a cabo nas salas de Aula e nos demais espaços e tempos das instituições escolares.

Educação: um tesouro a descobrir destaca-se algumas ideias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania, à luz do que foi discutido até aqui. Por exemplo:

Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores a fazê-lo são aquelas em que se cria um espaço democrático, do qual emergem as características de uma cidadania plena. Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Tendo em vista o que fora refletido anteriormente concluímos, portanto, que é de fundamental importância repensar sobre a Ética na Educação como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada no preparo do cidadão.

Esse artigo propôs a discutir a necessidade de nos dias de hoje termos profissionais éticos, que creditem que através que da educação ainda é possível formar cidadãos compromissados, ousados, críticos e corajosos capazes de lutar por seus direitos, por causas significativas por uma sociedade mais justa e igualitária. Dentro da ética educacional o professor não procurará apenas colocar seu conteúdo científico, ignorando o aluno num contexto integral. Ou seja, o aluno deve se desenvolver num todo, no afetivo, no biológico, imaginação, no comportamento social.

Assim o aluno através do seu contado com os professores vai se desenvolvendo, ampliando sua visão do mundo e criando condições necessárias para compreender e viver nesse mundo de forma adequada e coerente, transformando sua realidade, nos leva a pensar que a ética e a cidadania, na educação tem grandes influências na vida do cidadão, como, no entanto, do e também do professor.

Porém estudar e explicar sobre a ética, é importante, mas praticar é necessário sair da sala de aula, e ir para o contexto da vivência fazendo a diferença na vida da sociedade. Pois pensar na educação no âmbito geral, é pensar também de forma específica disseminando a ética no ensino e aprendizagem do aluno, ser ético é diferente de entender de ética, no entanto a educação vai além dessa no contexto da vida do cidadão.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CORTINA, A. O fazer ético: São Paulo: Moderna, 2003.

 

PUIG, J. M.; MARTÍN, X.; ESCARDÍBUL, S; NOVELLA, A. Democracia e participação escolar: São Paulo: Moderna, 2009

TUGENDHAT, A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

ROUSSEAU, J.–J. Emílio ou da educação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968.

 

SCHNITMAN, D. F.  Novos paradigmas em mediação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

 

_____Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna, 2000.

 

1 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

2 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.