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RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Angélica Dias Carvalho

Poliana Marques de Meneses

Thaís Adriana da Silva

Pamela Marques de Meneses Godoy

 

 

INTRODUÇÃO

 

O presente relatório sobre o estágio feito na escola municipal Bom Jesus, situada em Colíder, na Rua Tapajós, n°1405, ocorrerá em uma turma de 1º ano do ensino fundamental. O referido se deu no período de 18 de março a 03 de abril de 2019, com a finalidade de utilizar os conhecimentos recebidos no curso de pedagogia, podendo pôr em prática tudo o que foi visto na teoria e propiciando conhecer a realidade das escolas. Assim, adquirindo experiência e conhecimento profissional para se tornar mais habilitada à função pedagógica.

Decorreram atividades de observação escolar, participação das rotinas diárias, planejamento de aulas, regência com os alunos e atividades recreativas.  Nas ocasiões eram empregados exercícios para o desenvolvimento da alfabetização, tais como: reconhecimento de palavras e objetos, identificação de silabas, junção das vogais e consoantes, construção de palavras, identificação dos números, raciocínio logico, representação dos números através de desenhos e jogos, identificação de formas geométricas e muitos outros exercícios destinados ao seu desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social. Sendo de suma importância para sua formação, que servirá para todas as novas fases de sua vida pessoal e acadêmica, compreendendo também os mecanismos de linguagem, criatividade, socialização e as diversas curiosidades do mundo.

Os desfechos adquiridos foram inteiramente satisfatórios, os alunos são inteligentes e aprendem com muita facilidade, porém eles têm bastante preguiça, o que faz com que o educador ajude cada criança e desperte a curiosidade delas em realizar as tarefas e mostrar quando finalizar. Todos acabam participando e mostrando sua capacidade e desenvoltura, tendo como resposta a comprovação de que são completamente aptos de aprender tudo muito rápido.

 

 

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 

O estágio ocorreu na escola municipal Bom Jesus, que é mantida pela Prefeitura Municipal de Colíder, a mesma foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 1994, com o intuito de facilitar o acesso para a população do bairro com a valorização da família que juntas assumem a responsabilidade de tornar os educandos cidadãos honestos que venham a ter plena consciência dos seus direitos e deveres e estejam prontos para viverem em sociedade.

Está localizado no bairro Bom Jesus, no CNPJ nº 03.152.369/0001-08, na Rua Tapajós nº 1405 Setor Oeste, no município de Colíder – Estado de Mato Grosso, o terreno da escola possui uma área de 562,75 m². Distribuído em 04 salas de aula, 01 sala para professores, também utilizada para sala de recurso e apoio, 01 sala de direção, 01 secretaria escolar, 01 despensa, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 lavanderia, 01 laboratório de informática, 06 banheiros sendo 02 destes para portadores de necessidades especiais.

Presta seu serviço para a educação básica, considerando as seguintes etapas: I. Educação Infantil, atendendo a Pré-Escola II (05 anos); II. Ensino Fundamental, atendendo os anos iniciais de 06 a 12 anos (1º ano ao 5° ano). Recebe um total de 202 alunos, no período matutino das 07 às 11h00min e no período vespertino das 13 às 17h00min, de segunda-feira a sexta-feira.

Atualmente a instituição conta com um quadro de vinte e cinco profissionais da educação, sendo doze professores, um professor do laboratório de informática, cinco Técnicas em Desenvolvimento infantil, um técnico administrativo educacional, uma coordenadora pedagógica, uma diretora, duas no apoio administrativo educacional em nutrição e duas no apoio administrativo em manutenção da infraestrutura.

A escola tem por finalidade desenvolver e assegurar ao estudante a formação comum indispensável para o desenvolvimento do educando, que prepara para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e progressão em estudos posteriores. Respeitando sempre a liberdade e a diferença de cada um, estimulando a criatividade, sonho e fantasia. Proporcionando a integração e socialização e assim desenvolver os aspectos: físico; afetivo; intelectual; psicológico e social.

 

 

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 19/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

 

Primeiro dia: No primeiro dia a professora chega a sala de aula e todos já aguardam em fila, abre a porta, os alunos entram e vão para o seu respectivo lugar. Logo se inicia uma conversa sobre o dia deles, um momento de interação com a educadora e todos os alunos, seguem com a oração, onde escutam lindas palavras e a importância de agradecermos a Deus todos os dias. Seguidamente são orientados aos alunos sobre o trabalho com a caligrafia e o benefício que traz para aperfeiçoar as letrinhas, nessa atividade receberam os caderninhos e na primeira linha tinha as vogais a, e, i, o e u, em pontilhados, teriam que passar por cima e repetir as vogais nas próximas linhas. Alguns começaram imediatamente o exercício, mas nem todos foram assim, a professora precisou brigar e pedir que parassem de conversar, todos é inteligente, entretanto a educadora auxiliou algumas crianças no início da tarefa. Os estudantes demoram bastante para realizar os exercícios, pois se distraem muito fácil, executam um pouco e logo param para conversar com o coleguinha ou andar pela sala. Em seguida, novamente foi feita uma fila para saírem ao intervalo, todos pegam seu lanchinho e se sentam somente depois que comerem está liberado para ir brincar no pátio da escola, muito prazeroso, pois brincam e se interagem com colegas de outras turmas. Assim que o sino toca todos correm para sua sala e esperam a professora em fila, entram e recebem o novo exercício, de um em uma professora chamava para ir até o quadro e ligar as palavrinhas que eram iguais, muitos ajudaram os colegas que estavam lá na frente, já outros não precisavam de ajuda. Já quase no final da aula, foram passadas algumas palavras no quadro e depois tinham que separar as silaba, para copiar não tiveram obstáculo, portanto no momento de separar as silaba a professora os orientou. Realizaram a atividade até bater o sino e irem para suas casas.

 

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 20/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

 

Segundo dia: A professora inicia sua aula recebendo seus alunos, indicando os lugares de cada um, os cumprimenta e se preparam para a oração, todos repetem as palavras e os gestos da oração. Logo diante, é explicado que nessa aula será estudado a importância da água na vida de todos, e o quanto devemos preservar e cuidar dela. Receberam atividade impressa com vários balões em branco, e deveriam preencher com palavras relacionadas à água, a educadora falava, escrevia no quadro e todos copiavam, foi um exercício que usou bastante tempo, já que muitos precisaram de ajuda em algumas letrinhas que eram novas no vocabulário deles, o que precisou de muita atenção da professora. Depois de escrever as seis palavras, podiam pintar a gotinha de água que tinha no meio dos balões, todos amaram, pois gostam bastante de colorir. Em seguida, todos fazem fila para ir até o refeitório lanchar, sentam com seus amiguinhos e conversam bastante, aproveitam para ir ao banheiro e depois brincar. Com o toque do sino, seguem para a porta da sala a espera da educadora, retornando do intervalo ficam bem agitados, fazendo com que a professora seja firme e preparada para acalmar eles. Após todos se acalmarem, foi proposto um novo exercício, um pontilhado na palavra água, contornando e repetindo, depois um desenho para pintar desenvolvendo a coordenação motora de todos. Alguns terminam com muita rapidez e para não ficar parados recebem uma nova dinâmica, uma folha impressa com o desenho na frente e depois a palavra correspondente com o desenho faltando algumas letrinhas, fazendo com eles analisem e prestarem atenção o que faltava e completar a palavrinha. Por fim terminaram e logo foram dispensados para suas casas.

 

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 21/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

 

Terceiro dia: Os alunos foram recebidos, e logo prosseguiram para sua carteira, em seguida é pedido para levantar e iniciar a oração de todos os dias. Avançaram com a primeira atividade da aula, para desenvolver a coordenação motora e o aprendizado das vogais, foi entregue um exercício impresso no qual eles deviam cobrir as letrinhas e formar algumas palavras com o som de cada imagem na frente, como o cachorro fazendo au, au; a menina machucada gritando ai, ai e o som do trem UI ,UI. Todos adoraram a atividade proposta, pois já consegue reconhecer as vogais, o que facilitou no momento da realização. Logo depois foram liberados para o lanchinho que é muito aproveitado por todos, conseguem comer, correr e falar com os amiguinhos, portanto passa muito rápido e assim retornam para a sala. Para não deixar ninguém parado à educadora já inicia um novo exercício, dando continuidade com as vogais e silabas, copiaram do quadro o ba, be, bi, bo e bu, tendo que repetir nas linhas seguintes, depois formar palavrinhas como: baba, bebe, bibi e bobo, treinando a capacidade de relembrar o que já foi estudado. Demoraram em a realização, pois muitos só aprenderam fazer o B no modo maiúsculo, necessitando a ajuda da educadora no exercício. Mas para quem terminava já havia uma nova proposta de atividade, novamente copiaram do quadro desenvolvendo a percepção de cada um para não errar, e juntarem as silabas para formar palavras, a maioria adorou, foi feito de uma maneira diferente o que chamou a atenção dos alunos. Ligaram o ba+ú e tinham que escrever que palavrinha formava, assim seguia com outras, mesmo conversando bastante todos realizaram e puderam seguir para sua casa.

 

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 22/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

 

Quarto dia: Neste dia a recepção das crianças foi bem divertida, a professora levou alguns objetos que inicia com a letra B, portanto para começar não podia faltar a oração, muito bonito ver todas as crianças repetindo as palavras da educadora e agradecendo. Sem demora todos perguntam sobre a atividade, ficou bem curiosos, a pedagoga explicou que mostraria os objetos e eles teriam que escrever no caderninho o que era, mostrava a bola, a boneca e perguntava com que letrinha começava e a que terminava, muitos acharam um pouco complicados, já que falarem eles sabem, porém, ainda tem dificuldade em escrever. Com o recebimento de ajuda, conseguiram escrever e puderam pegar os objetos para brincar. Com os brinquedos nem se empolgaram para o intervalo, fazendo com que a professora recolhesse e os informassem sobre o lanche, muitos saíram bem animados, comeram rápido para pode contar a seus colegas de outra turma sobre o brinquedo que pegou. Retornando para a sala, a alegria deles só aumenta, pois como era sexta-feira a professora passaria filme caso todos se comportassem. Inclusive aqueles que conversam bastante se sentaram e esperou o filme iniciar, na escolha do filme teve confusão, pois muitos questionavam já ter assistido o que levou a professora decidir, todos se acalmaram e receberam pipoca da professora, tornando o momento ainda mais prazeroso. Portanto alguns precisaram receber advertência da educadora, explicando que se tivesse conversa não iriam ver mais o filme. No final cada um explicou o que entendeu do filme e a professora questionava sobre os personagens para testar o raciocínio deles, diante disso o sino toca e vão embora curtir o final de semana.

 

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 25/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

 

Quinto dia: Foram recebidos os alunos com muita euforia, pois ficou o final de semana longe dos amigos o que proporciona muito assunto, para isso a professora inicia sua aula com oração e em seguida pronta para escutar o final de semana de cada criança, muito gostoso ver o rostinho de felicidade ao contar o que fez, onde foi e com quem brincou, leva-se bastante tempo para escutar todos, mas com isso proporciona aos alunos interagir com a educadora. Logo em adiante ocorreu à atividade com massinha de modelar que é muito recreativo para eles, todos querem apertar, sentir o cheiro e tocar, assim que receberam foi explicado a proposta, deveriam escrever o próprio nome com a massinha, ajudando os pequenos memorizar o alfabeto e o nome, podendo consultar a tabela no quadro com o alfabeto completo. No início alguns só queriam fazer bichinhos, portanto a pedagoga explicou que somente quem terminasse ficaria livre para brincar. Depois da realização foram liberados para o intervalo, todos ficam na fila esperando pegar sua comida, aprendendo respeitar seu colega. Voltando para a sala a educadora entregou uma folha impressa com exercícios de matemática, tinha várias imagens como de estrela, carro, sorvete, lua, mas cada um com quantidade diferente, fazendo com que eles analisassem e contassem quantas imagens tinha e anotasse na frente. Por envolver desenho eles acharam fácil realizar a atividade, para dar continuidade com os números, foi passado no quadro para escreverem no caderno números de 0 a 30, mas só foram iniciados os números e eles deviam dar continuidade, alguns não precisaram de ajuda já outros sim, pois ainda tem dificuldade na ordem dos números. Precisou somente relembra-los o número que iniciava que deram seguimento, estavam tão distraídos com os números que logo se esqueceram do sino para ir embora, levando a professora ajudar alguns guardarem o material para sair todos juntos.

 

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 26/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

 

Sexto dia: As crianças foram recebidas, mas antes de entrar todas já aguardavam na fila, uma rotina delas. Assim que guardaram o material já se levantaram para orar, todos respeitam esse momento. Iniciando as tarefas, aprenderiam sobre as cores e números desenvolvendo a coordenação motora deles, ganharam uma folha com o desenho de várias peças de encaixe uma sobre a outra, com cores diferentes, depois as pecinhas, nessa folha teriam que contar quantas peças foram utilizadas e as cores, pegando a quantidade exata. Em cima do papel completariam com as peças iguais está no desenho, foi uma atividade bem desafiadora, pois tinham que ter bastante cuidando para colocar as peças em fila sem derrubar. Em pouco tempo sairiam para o lanche, formando a fila para todos irem juntos, já com a refeição todos se sentam e deliciam. Retomando a aula ganharam uma atividade impressa com números de 1 a 9 e com desenho de maças respectivo com a numeração que estava em cima, contaram em voz alta todos e pintou a quantidade de maça, cada um com uma cor diferente, um momento onde conversam com os amiguinhos para pegar lápis emprestado, já que alguns não têm. Finalizando a educadora escreveu no quadro números, mas que as crianças precisariam descobrir o antecessor e o sucessor, usando a sala toda, eles deveriam pensar e responder juntos. Foi usado números que já conheciam como qual era o antecessor de 5, depois o sucessor, com isso buscavam na mente relembrar o que já foi estudado e aprender gravar estimulando o raciocínio de cada criança, todos queriam levantar para falar e escrever no quadro, porém foi explicado que só quem estivesse sentando falaria a resposta. Se encerrando mais um dia, guardam os materiais arrumam as carteiras e vão correndo para o pátio aguardar os pais.

 

 

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA

 

Conforme Vagula (2009), a escola é um local beneficiado no qual exercemos nossa prática, onde é preciso retomar a imagem do professor e reconhecer sua importância na escola e sociedade. O professor precisa ser comunicador, criativo, questionador, flexível e preparado para as mudanças do seu tempo, para assim promover o aluno a aprender a aprender e ser um cidadão ativo e crítico.

O educador sendo um agente de alterações e lidando com todas as inovações que se encontram resistências, compreende a importância do planejamento de ensino para se preparar e gerenciar as mudanças. Planejar faz parte do ser humano, seja pessoal ou profissional, todos construindo metas e objetivos para concretizá-los, Vagula (2009).

Para Vagula (2014), é estabelecido como plano de aula o adiantamento dos conteúdos e atividades de uma ou de variadas aulas que equivale uma disciplina. É o seguimento de tudo o que será praticado em um dia letivo. Devendo conter de forma sistemática as tarefas de tudo que será aplicado na sala de aula, as diretrizes e os meios de produção do trabalho do professor. Prevendo inúmeras situações e pronto para desenvolver suas atividades com controle e segurança em seu ambiente escolar.

De acordo com Rogério (2017), é de suma importância o educador estudar a alfabetização e letramento para que seja capaz de ensinar seus alunos a leitura e a escrita de maneira correta, pois é um processo longo, amplo e continuo que servirá para todas as outras fases tanto da escola como em sua vida, aprendendo sobre o mundo e as formas de estar nele. Considerando que as crianças podem ter vivenciado experiencias de leitura antes mesmo de entrar na escola, através de um familiar lendo algum livro em voz alta ou ter acompanhado uma pessoa ler o manual de instruções de um jogo.

O professor quando realiza uma leitura para as crianças já pode apontar estratégias de leitura, como reconhecer finalidades do texto, estabelecer relações lógicas, com perguntas sobre o que fala o título da história? O que aprendemos ao ler esse texto? O que as figuras do texto querem dizer? É perguntas que iram instigar a criança pensar e aprender as palavras apenas escutando para futuramente já proceder à leitura sozinha, Rogério (2017).

Segundo Rogério (2017), destaca-se a importância de textos e linguagens orais no desenvolvimento das crianças, com o planejamento dos professores de atividades ou situações didáticas para que os infantes possam falar escutar e refletir sobre a língua. Assim concordando com Denise Lopes:

 

[...] investir diariamente em situações cotidianas em que as crianças possam falar, elaborando cada vez mais esse falar com diversas finalidades e com diversas estruturas. Por exemplo, que elas possam não apenas contar, relatar, mas argumentar, opinar, planejar, que elas possam produzir textos orais com estruturas diferentes, com objetivos diferentes, conteúdos diferentes, mesmo no ensino fundamental. Explicar, opinar, argumentar, discordar ou concordar, justificar: [essas ações] requerem elaborações diferentes da linguagem oral, [requerem] uma relação entre linguagem e pensamento. (LOPES, 2016, p.15)

 

Destacando cinco dimensões de oralidade que necessitam ser trabalhadas com as turmas de alfabetização: a valorização dos textos de tradição oral, as relações entre fala e escrita, a oralidade do texto escrito, a produção e compreensão de gêneros orais e as relações entre oralidade e análise linguística, Rogério (2017).

A valorização dos textos de tradição oral é trabalhar com lendas, parlendas, trava-línguas e cantigas. Sendo oriundo do universo oral, e do universo infantil, Rogério (2017). Nas relações entre fala e escrita requer a concepção de que as duas modalidades são diferentes, mas que interdependentes. As crianças precisam entender que quando escrevem, as letras reproduzem o som das palavras, (BRASIL, 2012, p.44). Quando falamos em oralidade do texto escrito, declaramos a oralidade de textos que nasceram escritos, quando lemos em voz alta uma história ou poesia para as crianças, estamos utilizando textos escritos, (BRASIL, 2012, p.43). Na produção e compreensão de gêneros orais podem ser ilustrados com os programas de rádio, os debates, as histórias e programas de comédia. Em oralidade e análise linguística implica-se na apropriação do sistema de escrita e as diversas linguísticas e gêneros textuais orais, (BRASIL, 2012, p.45).

Em concordância com Rogério (2017), essas são algumas das atividades didáticas que envolvem a oralidade e que traz interesse nas crianças: atividade roda de conversa sobre assuntos diversos, aprendendo a respeitar e ouvir seus colegas; Atividade com que letra começa, pedindo que eles identifiquem a letra que começa a palavrinha, trabalhando a oralidade e a consciência fonológica das crianças.

 

 

PLANOS DE AULA

 

PLANO DE AULA 1

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 20/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

Tema da aula: Alfabetização.

Primeiro dia:

  • Tema: Aprendendo identificar as vogais, cobrindo o pontilhado.

  • Turma: 1° ano ensino fundamental.

  • Duração: 07h00min às 11h00min.

Conteúdos:

  • Coordenação motora por meio do pontilhado;

  • Regras e limites nas atividades escutando a educadora;

  • Identificação das vogais;

  • Socialização e integração com os colegas.

Objetivos:

  • Aprender as cores;

  • Desenvolver a coordenação motora;

  • Conhecer as vogais e as diferentes formas de escrita;

  • Ter Atenção;

  • Comunicar – se com outras turmas.

Procedimentos:

A aula iniciará com recepção dos alunos, os indicando o local onde devem sentar e em seguida levantar-se para a oração, como todos já estão acostumados fizeram sem reclamar. Dando continuidade receberam uma atividade impressa para desenvolver as vogais, pois a maioria só sabe fazer na forma maiúscula, pensando nisso a atividade pedira que eles ligassem as vogais maiúsculas com as minúsculas, e reescrever a minúscula no balão da frente. Em seguida serão liberados para o intervalo que é um período de interação e socialização com todas as crianças da escola, ao retornarem ganharam uma nova folha com as vogais, porém para cobrir o pontilhado, desenvolvendo a coordenação motora dos pequenos. Depois que todos cobrirem, a educadora falara uma cor e uma vogal, fazendo com que eles analisem e pense qual é a correta para pintar, continuando até pintarem todas as vogais. Seguiremos com outra atividade que será passada no quadro, para que todos desenvolva a atenção e aprenda copiar corretamente, as vogais serão escritas uma em baixo da outra e eles terão que usar a criatividade, pensando em um animal que inicie com a primeira letrinha copiada e escreva na frente.

 

Recursos:

  • Folha de sulfite;

  • Lápis de cor;

  • Computador;

  • Impressora;

  • Lousa

  • Canetão.

Avaliação:

Avaliação será através da observação no desempenho das atividades e no relacionamento com os colegas e com a professora.

 

 

PLANO DE AULA 2

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 21/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

Tema da aula: Alfabetização.

Segundo dia:

  • Tema: Ampliar o conhecimento sobre os números, circuito no banco.

  • Turma: 1° ano ensino fundamental.

  • Duração: 07h00min às 11h00min.

Conteúdos:

  • Coordenação motora;

  • Concentração;

  • Comparação;

  • Contagem;

Objetivos:

  • Estimular a memorização dos números;

  • Aprender interagir com os colegas;

  • Saber esperar sua vez;

  • Desenvolver a atitude de comparação;

  • Explorar o conhecimento de contar;

  • Desenvolver a coordenação de andar reto.

Procedimentos:

As crianças serão recebidas, já com orientação do seu lugar evitando confusões e será feita a oração. Depois realizaram uma atividade relacionada com a matemática, aprendendo desde pequenos a importância e o quanto convivemos com os números durante toda nossa vida. Ganharam a Xerox com o desenho de seis crianças e sua idade embaixo, contendo vários quadradinhos, o intuito da atividade e os fazer analisarem a idade de todas as individuam e pintar os quadrados com o número referente. Logo seguiram para o refeitório, realizando a fila para adquirir sua comida e se sentar. Voltando para a sala darão início à segunda atividade, realizará um circuito no banco, desenvolvendo a coordenação motora, aprendendo subir, descer, esperar sua vez e os números. Faremos uma fila e um de cada vez irá percorrer em linha reta no banco e no final a educadora estará com um caderno e números escrito, fazendo com que a criança analise e fale o número, somente depois da reposta retornará ao final da fila para esperar sua vez. Dando continuidade com a matemática, novamente em uma folha impressa, notaram os desenhos de bala, bola, carro, flor e coração, todos com quantidades diferentes, contaram a quantidade de cada um escrevendo o número na frente.

 

Recursos:

  • Papel sulfite;

  • Impressora;

  • Computador;

  • Lápis de cor;

  • Banco;

  • Caderno;

Avaliação:

Avaliação será contínua, observando se os alunos foram capazes de reconhecer os números e interagir com os colegas, respeitando a todos.

 

 

 

PLANO DE AULA 3

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 22/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

Tema da aula: Alfabetização.

Terceiro dia:

  • Tema: Caixa sensorial do alfabeto, filme educativo.

  • Turma: 1° ano ensino fundamental.

  • Duração: 07h00min às 11h00min.

Conteúdos:

  • Formando palavras;

  • Importância de tratar todos da mesma forma;

  • Convívio com os colegas;

  • Conhecimento do alfabeto.

Objetivos:

  • Desenvolver socialização;

  • Saber comparar;

  • Identificar e ter contato com as letras;

  • Conviver com novas palavras;

  • Estimular o convívio com filmes educativos.

Procedimentos:

Neste dia as crianças serão recebidas na porta e seguiu para sua carteira, a educadora chamara uma criança para ir até a frente da sala e dar início a oração. Partindo para a primeira atividade, uma pequena caixa sensorial do alfabeto, onde será feito uma roda com todas as crianças sentadas e uma de cada vez irá vir até a caixa. Elas terão que pegar uma letrinha e falar em voz alta, tentando identificar qual é a letra escolhida, além de estar aprender ter paciência para chegar à sua vez e realizar a atividade. No final todos juntaram suas letrinhas e tentaram formar palavras, sendo necessária a comunicação com os colegas. Saíram para o intervalo, onde poderão brincar e conversar com todos os amigos. Dando continuidade, será passado um filme educativo para eles, a bela e o monstro, mostrando a importância do caráter e da beleza interior, aprendendo conviver com as diferenças e não julgar ninguém baseado na sua aparência. Um filme com um conto de fadas, onde a bonita e inteligente Bela é feita prisioneira em um castelo por um monstro, porém ela vai compreendendo que atrás da aparência hedionda do monstro, existe um verdadeiro príncipe encantando. Finalizando a linda história, será pedido que os alunos falassem um pouco do filme e explicar para eles como devemos tratar todos da mesma maneira independente de sua aparência.

 

Recursos:

  • Letrinhas;

  • Caixa de papelão;

  • Cola;

  • Papel de presente;

  • Datashow;

  • Pen drive;

 

Avaliação:

Será de forma contínua, buscando observar a interação das crianças com as atividades, colegas e as letras do alfabeto.

 

 

PLANO DE AULA 4

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 23/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

Tema da aula: Alfabetização.

Quarto dia:

  • Tema: Varal de números, sequência numérica com pontilhado.

  • Turma: 1° ano ensino fundamental.

  • Duração: 07h00min às 11h00min.

Conteúdos:

  • Incentivo e estimulação dos números através do varal numérico.

  • Ampliação do raciocínio.

  • Melhoria na escrita.

  • Coordenação de ligar os pontinhos.

Objetivos:

  • Desenvolver os números.

  • Interagir e conviver com os amigos.

  • Comparar as quantidades, indicando onde tem mais ou menos.

  • Melhorar a coordenação motora com os números.

Procedimentos:

Todo os alunos serão recebidos na sala de aula com muita agitação, pois será o início de mais uma semana. Terá um momento para conversar com colegas e professora sobre o final de semana em seguida a oração, dando continuidade receberam a primeira atividade do dia, um pouco diferente, para despertar o interesse nas crianças em aprender contar, será feito no pátio da escola, vamos fazer um varal com baldes coloridos pendurados e com números diferentes em cada um, com um barbante amarrado no lado de uma cadeira até a outra, para fazer as crianças se movimentar enquanto realizar a atividade. Todas as crianças estarão sentadas e uma por vez irá levantar, analisar o número que está escrito no balde e pegar as bolas que estarão dentro de um balde grande, buscando pegar a quantidade de bolinhas que pede no balde pendurado. Saíram para o intervalo, um momento livre para brincarem e usarem a criatividade deles. Seguindo a aula, iram receber uma folha impressa com o desenho de várias florezinhas, com um espaço em branco dentro delas, a educadora irá ditar os números e as crianças terão que analisar, pensar e escrever o número dentro das flores. Para melhorar o desempenho deles com os números, será proposto um exercício de pontilhado nos números de 0 a 20, ajudando no aprendizado e na melhoria da escrita deles.

 

Recursos:

  • Barbante;

  • Cadeiras;

  • Pequenos baldes;

  • Bolas pequenas;

  • Computador;

  • Impressora;

  • Folhas de sulfite;

  • Canetão.

Avaliação:

Avaliação será contínua, levando em consideração as atividades vivenciadas pelos alunos, analisando o desempenho de cada um.

 

 

PLANO DE AULA 5

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 24/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

Tema da aula: Alfabetização.

Quinto dia:

  • Tema: Chuvinha do alfabeto, letras com massinha de modelar.

  • Turma: 1° ano ensino fundamental.

  • Duração: 07h00min às 11h00min.

Conteúdos:

  • Estimulação verbal das letras, através de conversas e atividades;

  • Memorização dos nomes;

  • Incentivo para a coordenação motora.

Objetivos:

  • Desenvolver a coordenação motora.

  • Descobrir novas texturas.

  • Estimular o conhecimento das letras com o uso da massinha.

  • Proporcionar o reconhecimento das vogais.

Procedimentos:

Na recepção dos alunos será explicado sobre a primeira atividade, mas antes de iniciar, todos irão orar juntos para em seguida começar o exercício com massinha, para que eles desenvolvam sua coordenação e aprenda seu nome junto com as letras. Receberam uma folha com seu nome escrito em forma grande, com a massa de modelar terão que cortar e colar nas letras do seu nome, um desafio, pois tentaram dividir a massinha e relembrar a forma de escrever seu nome. Depois serão liberados para o café da manhã. A próxima atividade será a chuvinha do alfabeto, em roda a educadora ira colocar papéis recortado com letras do alfabeto dentro de uma caixa, depois pedira que um por vez viesse ate a caixa jogue as letras para cima e escolha uma no final, falando em voz alta a letrinha que pegou e até citar se conhece algum objeto ou nome que inicia com a letra escolhida, um momento de aprendizagem de maneira lúdica. Para finalizar os exercícios do dia, ganharam uma folha impressa com quatro palavras escrita e balões vazios na frente, terão que circular toda a vogal das palavrinhas e reescrever dentro os balões somente as vogais, isso ajudara eles gravarem bem todas as vogais.

 

Recursos:

  • Massinha de modelar;

  • Folha de sulfite;

  • Computador;

  • Caixa de papelão;

  • Letrinhas recortadas;

  • Lápis de cor;

  • Impressora.

Avaliação:

Será através da observação, se todos estão conseguindo realizar a atividade e identificar as dificuldades de cada um com as letras.

 

 

PLANO DE AULA 6

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 24/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Professora regente: Solange Aparecida Guedes.

Tema da aula: Alfabetização.

Sexto dia:

  • Tema: Leitura e desenho de animais, nome próprio e as letras.

  • Turma: 1° ano ensino fundamental.

  • Duração: 07h00min às 11h00min.

Conteúdos:

  • Reconhecimento dos animais, através da leitura e desenho;

  • Identificação das letras do alfabeto;

  • Ampliação da escrita do nome;

  • Estímulo na comunicação.

Objetivos:

  • Reconhecer os animais através da leitura.

  • Desenvolver o raciocínio estimulando o pensamento.

  • Ampliar o vocabulário oral e escrito.

  • Estimular e trabalhar a escrita do próprio nome.

Procedimentos:

Assim que chegar, as crianças serão recebidas na porta com orientação de seus lugares, guardaram os materiais para iniciar a oração. Para não ficar parados logo começara a primeira atividade envolvendo a leitura e o raciocínio deles, em uma folha de sulfite estará vários quadradinhos com o nome de animais na parte de baixo, eles terão que ler e desenhar dentro do quadrado o que se pede, como exemplo se estiver escrito vaca, eles terão que tentar desenhar uma vaca dentro do local correto, treinando a leitura e reconhecimento deles. Logo serão liberados para o intervalo, voltando para a sala será realizado um momento de leitura com as crianças. No quadro será escrito todo o alfabeto, mas faltando algumas letras, um por vez irá até a frente, analisar e ver qual é a letrinha que está faltando e preencher, no final toda a sala reunida irá ler o alfabeto completo. Continuando com eles no quadro, cada um escrevera seu nome completo na lousa, fazendo com que eles gravem o nome certo e reconheça quais são as letras no alfabeto que se usa no nome de cada criança.

 

Recursos:

  • Folha de sulfite;

  • Computador;

  • Impressora;

  • Lousa;

  • Canetão;

  • Lápis de cor.

Avaliação:

Será através da observação, se todos estão conseguiram realizar o exercício proposto e se conseguiu se desenvolver na leitura e escrita.

 

 

 

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 27/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Primeiro dia: No primeiro dia durante a recepção as crianças estranharam um pouco, pois são acostumados a serem recebidos pela professora deles, mas logo todos se interagiram e demos início à oração. Já na primeira atividade deles precisaram um pouco mais de atenção, pois muitos só sabiam escrever as vogais em maiúsculo levando a educadora ajudar alguns. Já na segunda atividade gostaram bastante, pois a coordenação motora deles é bem desenvolvida, facilitando no cobrimento das letras, e com as cores ainda confundem um pouquinho, porém foram incentivados a pensarem e relembrarem a cor que era solicitada. Finalizando a aula ficaram com um pouco de preguiça em ter que copiar do quadro, portanto foram passadas somente as vogais para terminarem até o sino tocar.

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 28/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Segundo dia: No segundo dia eles ainda tinham um receio sobre chegar e ser recebidos por uma educadora diferente, no entanto são todos muito carinhosos, com um pouquinho de conversa logo se resolveu. No primeiro exercício foi bem aceito por todos, pois conseguem identificar os números e contar os quadradinhos referentes à idade, interagiram com seus colegas para pegar lápis de cor e pintar as crianças. Em nossa próxima atividade foi ainda mais animada, uma dinâmica envolvendo os números, portanto ouve algumas brigas, eles tinham que passar em linha reta no banco e acertar a numeração escrita no caderno, todos conseguiram acertar, mas não tinham paciência em esperar sua vez, por isso foi ensinado que como eles fazem fila para receber o lanche, também tinham que esperar por sua vez. No último exercício, todos realizaram com facilidade, conseguindo comparar os objetos e a quantidade de cada um.

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Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 29/03/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Terceiro dia: No terceiro dia a recepção deles já foi bem mais tranquila, adoraram a ideia de ficar junto com a professora no momento da oração. Foi preparada uma caixa sensorial para a turma, todos sentaram em roda e quando eram chamados, tinham que vir e pegar uma letra, ficaram bem ansiosos para sua vez, logo se explicou para guardarem suas letrinhas que no final seria utilizada, assim que a turma pegou, voltaram para grande roda e começaram conversar com seus colegas bem interessados na letra deles, um por vez foi colocando as letrinhas no meio da roda e juntos tentaram formar palavras. Uma grande diversão envolvendo o alfabeto e interação com os colegas, que obteve um resultado satisfatório. Na última atividade adoraram a história do filme e principalmente o que aprenderam no final, argumentaram sobre o que foi entendido e a importância de ter amigos, sempre respeitando todos.

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 01/04/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Quarto dia: No quarto dia eles já se sentiam bem mais seguros com a nova educadora, com isso todos se sentiram à vontade para contar sobre seu final de semana, que para eles é muito divertido. Neste dia foi preparada uma atividade diferente, para que eles não ficassem só dentro da sala, todos foram levados para realizar uma atividade no pátio, um varal de números com baldes coloridos pendurado. Aprenderam ter paciência para esperar sua vez, e os números utilizando bolinhas, analisavam a numeração do balde e em seguida pegava a quantidade de bolas adequadas, todos gostaram bastante, pois chamou a atenção e curiosidade deles. Os últimos exercícios foi para buscar o conhecimento deles com os números, no ditado teve que ser um pouquinho mais lento, pois nem todos tinham a mesma facilidade em acompanhar, já no pontilhado realizaram com facilidade, pois o intuito era fazer eles relembrar os números e aperfeiçoar a caligrafia com os numerais, o que foi obtido com sucesso.

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 02/04/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Quinto dia: Quase no último dia a primeira atividade foi com massinhas de modelar que para eles é diversão garantida, mas logo entenderam que não seria para brincar e sim para aprender as letras do nome de forma lúdica. Gostaram bastante, mas tiveram um pouco de dificuldade em repartir a massinha para todas as letras. No segundo exercício houve muita curiosidade e até alguns desentendimentos por não quererem esperar sua vez de ir ao meio da roda, levando a educadora à tomada de iniciativa em instrui-los a respeito da necessidade de observar cada qual o seu momento de participar. Na sequência, prosseguiu-se na atividade, onde foram abertos os papeis com as respectivas letras, levando as crianças ao entusiasmo assim que perceberam ser capazes de correlacionar a letra sorteada com objetos e nomes. Ao final receberam uma folha com as vogais e realizaram com facilidade, pois veem as vogais desde pequenos facilitando o reconhecimento.

 

 

Instituição: Escola Municipal Bom Jesus.

Data: 03/04/2019

Hora de início/término da aula: 07h00min às 11h00min.

Sexto dia: No final de mais um estágio já com o “coração partido”, pois com todo amor e afeição que as crianças oferecem fica difícil não se apaixonar. Foi aplicada uma atividade que despertasse o conhecimento deles com a leitura e os animais, com um pouco de dificuldade conseguiram ler o nome dos animais e depois desenharam, foi bem prazeroso e divertido, cada um desenhando com seu jeitinho. Nas últimas atividades adoraram a ideia de fazer no quadro como a professora, todos gostam bastante de usar o canetão para escrever ou desenhar na lousa. A turma ajudou alguns amiguinhos que tiveram dificuldade em reconhecer a letrinha que faltava, já na escrita do nome realizaram com facilidade, porém o segundo nome muitos ainda não sabe, levando a educadora auxiliar nas letras que precisariam utilizar.

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Finalizando o estágio de observação e regência, descobre-se que ser professor não é muito simples, é necessário ter controle de assunto, competência, desempenho e carinho por todos os alunos. No dia a dia do professor devemos estar preparados para momentos mágicos ou acontecimentos completamente inversos, mas que permite refletir a importância e a missão de um futuro educador na vida de cada criança. Desse modo, o estágio de observação tanto quanto o estágio de regência fora essencial para a preparação do estudante, para se tornar um grande educador com concepções referentes aos desafios e a efetuação de objetivos a serem obtidos.

Compreender o enorme compromisso de educar todas as crianças, com personalidades e dificuldades diferentes, e poder contemplar o progresso de cada um em sua sequência de aprendizagem é um momento muito significante, além disso, reconhecer a afeição e o amor que eles sentem pelo educador, como demonstração, na realização de diversas cartinhas com desenhos transformando-se um momento extraordinário e radiante. No decorrer do estágio o acadêmico entende o que é ser um pedagogo e que é necessário engajamento profissional, fazendo planejamento e objetivos a serem conquistados e atingir um grande resultado, ganhando destaque como um excelente profissional e não somente como mais um professor. A atividade de estágio é encantadora, pois nas salas de aula identificamos o quanto as crianças são inteligentes e amáveis, fazendo com que desenvolvemos o estágio não apenas como disciplina a ser avançada, e sim como uma das disciplinas primordiais para a de construção do aluno.

O andamento vivenciado neste período colaborou para a vida pessoal e profissional do educando, recebendo formas de pensar inovadora e comportamento prático e eficaz, com técnicas para diferentes situações. Observando a escola e os alunos com uma nova concepção, apreciando com encantamento e respeito, pois se consegue ver os obstáculos que os professores passam e, no entanto, são batalhadores e empenhados. Portanto, para a escola os estagiários é um excelente modo de oferecer tudo o que receberam na teoria, além de auxiliar os educadores, com o seu estudo e proposta de novas atividades inovadoras.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em:06 abris 2019.

 

GONÇALVES, Kelly Cláudia. Oficina para casa/ Kelly Cláudia Gonçalves, - São Paulo: Rideel, 2009. - - (Coleção oficina para casa)

 

LOPES, D. Falar e ser ouvido verdadeiramente. Letra A, ano 12, n.47, Belo Horizonte, nov./dez.2016. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/JLA/JLA47_web.pdf>. Acesso em: 06 abris 2019.

 

ROGÉRIO, Rosa Maria de Freitas. Letramento e alfabetização/ Rosa Maria de Freitas, Rogério, Silvia Cristina Herculano Almeida, Andreia Corrêa da Silva. – Londrina: Editora e distribuidora educacional S.A.,2017.

 

VAGULA, Edilaine. Organização e didática dos anos iniciais do ensino fundamental: pedagogia/ Edilaine Vagula, Sandra Regina dos Reis Rampazzo e Marlizete Cristina B. Steinle. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

 

VAGULA, Edilaine. Didática/ Edilaine Vagula, Ana Clarisse Alencar Barbosa, Mônica Maria Baruffi, Rosely Cardoso Montagnini. - Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.