LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Daiani Cristina Karczmarski da SILVA
Orientadora:Andreia Elicker de Oliveira do Valle
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo elucidar como o lúdico faz parte da vida do ser humano, começando na infância e se estende por vários momentos da vida adulta. Nessa perspectiva pode e deve ser usado como ferramenta pedagógica em sala de aula, sendo utilizado pelos educadores no processo de ensino e aprendizagem desde a educação infantil como também nos anos iniciais do ensino fundamental e outros; trazendo benefícios tanto na vida escolar como na vida pessoal da criança. O brincar sendo utilizado pedagogicamente pode trazer as aulas uma ampla interação e um desenvolvimento mais eficaz proporcionando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, assim agrega conhecimentos de maneira divertida. O professor nesse processo também deve estar preparado para conhecer e mediar essas brincadeiras e jogos de forma dinâmica sempre fazendo o uso das novas metodologias incluindo sempre em suas práticas as brincadeiras, pois o objetivo é formar educandos atuantes, reflexivos, ativos, participativos, críticos e capazes de enfrentar desafios impostos no dia a dia. O lúdico inserido nas salas de aula fará com que as aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas, fazendo com que prenda a atenção dos alunos e minimize a evasão escolar. O professor precisa estar bem preparado para lidar com as diversidades sempre inovando, para proporcionar o bem-estar de todos em sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: Brincar. Escola. Desenvolvimento. Lúdico.
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INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema principal abordar o lúdico na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa é de analisar as atividades lúdicas e seus benefícios na vida escolar e pessoal da criança. Neste sentido o lúdico será abordado principalmente nos aspectos brincadeiras e jogos, sempre no intuito educativo, mas sem restringir somente ao interior da escola.
O interesse pela pesquisa de trabalho surgiu nos meus estágios de educação infantil e ensino fundamental, onde pude perceber que na educação infantil é indispensável o uso das atividades lúdicas, pois, as crianças têm a necessidade de interagir umas com as outras e com os professores, e a ludicidade vem com uma ferramenta indispensável nesse relacionamento.
Se tratando do ensino fundamental, as brincadeiras e os jogos faz com que os alunos demonstrem mais interesse as aulas, que se tornam bem mais atrativas quando o professor utiliza das ferramentas lúdicas.
Para muitos educadores a brincadeira em sala de aula ainda é perda de tempo, esse conceito para os educadores tem que mudar, precisamos entender que o lúdico deve ser usado como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, seja em casa ou na escola, sendo que para a grande maioria das crianças o ingresso na creche ou na educação infantil é primeira separação do vínculo afetivo familiar da criança, onde alguns conseguem se adaptar com mais facilidade outros não, assim o processo de ludicidade entra como grande aliado para ajudar nessa adaptação. O brincar está presente na vida da criança desde o nascimento quando a mãe, familiares e amigos conversam carinhosamente com os bebês e com o passar do tempo vem os sorrisos os gestos e as ações que sempre estão voltadas ao brincar, assim a escola dará continuidade de algo que a criança já está acostumada fazendo com que essa estranheza seja mais fácil de ser superada, tornando esse processo de adaptação mais prazeroso.
O brincar em diferentes tempos, espaços e em suas mais variadas formas é responsável por construir, ampliar e diversificar o universo infantil, por isso devemos valorizar cada ação na brincadeira, que é nesse momento em que a criança está desenvolvendo o seu conhecimento, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, nós adultos como mediadores desses conhecimentos não devemos interferir, a não ser que a criança necessite de ajuda ou orientação, lembrado sempre que mesmo nos momentos de ‘brincadeiras’ precisamos manter a ordem estabelecida, afinal somos formadores de cidadãos conscientes, éticos e conhecedor dos seus direitos e deveres.
O lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade e o conhecimento e pode vir em forma de brincadeiras, músicas, teatro, dança, jogos e diversas outras formas de arte. Apesar de hoje em dia estarmos mais ligados a tecnologia aos jogos virtuais, as brincadeiras antigas ainda são bem interessantes, pois traz consigo diversas histórias e culturas diferentes que também podem ser enriquecedoras no processo de ensino e aprendizagem. Os benefícios das brincadeiras lúdicas são inesgotáveis, porém nos dias atuais, as crianças têm cada vez menos tempo para elas, são consumidos por compromissos, agendas cheias de atividades extracurriculares e principalmente pelo uso de aparelhos eletrônicos. Tanto as brincadeiras quanto os jogos são maneiras de a criança expressar seus sentimentos, ou seja, o termo lúdico abrange tanto a brincadeira quanto o jogo sendo que as brincadeiras servem para estruturar e trabalhar as mais diversas capacidades do indivíduo, já os jogos são meios naturais que faz com que a criança expressa e liberta seus sentimentos.
Muitas vezes nos deparamos com as crianças brincando com coisas que para muitos é insignificante, o que chamamos de matérias não estruturadas, como panelas, tocos de madeira, copos descartáveis, pratos de plásticos, vasilhas com tampas, talheres de plásticos e muitos materiais de cozinha, jogos de encaixe, bambolês, carros, bonecas, fantoches etc. todos esses artefatos são importantíssimo para o desenvolvimento da criança.
O brincar e o jogar tem seus comportamentos e devem ser observados e avaliados pelo professor, por isso devemos criar situações e inovações em sala de aula para garantir que cada criança tenha a oportunidade explorar, socializar e participar ativamente do processo. Muitas vezes as crianças principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental são solicitados a fazer coisas, aprender coisas, sem que saibam qual o objetivo daquilo tudo, isso fora a pressão de avaliações aplicadas através de provas, assim o professor pode estar perdendo a oportunidade de criar um ambiente rico em desenvolvimento e principalmente mais prazeroso, tanto para os alunos quanto para o professor facilitando o seu processo de ensino e aprendizagem e avaliativo.
Para muitos, inclusive professores o brincar e o jogar, é ainda algo desnecessário na vida da criança, porém nós como profissionais da educação devemos ter o conhecimento do grande significado das brincadeiras e dos jogos para o seu desenvolvimento psicológico, cognitivo, físico, emocional, social, mental e inclusive a fala, desenvolvendo sua própria identidade, afinal as crianças pequenas nem sempre conseguem expressar com palavras aquilo que ela realmente é capaz e quer passar, por isso nem sempre a linguagem verbal de uma criança, dá pra ser usada como indicador de aprendizagem. Elas se relacionam através da linguagem que está associada ao lúdico que nos seus primeiros anos isso acontece através do brincar.
É muito importante entender que quando se fala em brincar, é inserir no cotidiano da criança um momento e um espaço adequado com materiais que estimulem sua criatividade, a interferência ou mesmo a participação de outras crianças e os adultos também é importante, pois podem perceber e estimular a brincadeira. Por meio da brincadeira a criança interage com os colegas e professores construindo o conhecimento e dando sentido as atividades elaboradas.
O brincar “aberto”, aquele que poderíamos chamar de a verdadeira situação de brincar, apresenta uma esfera de possibilidades para a criança, satisfazendo suas necessidades de aprendizagem e tornando mais clara a sua aprendizagem explícita. Parte da tarefa do professor é proporcionar situações de brincar livre e dirigido que tentem atender as necessidades de aprendizagem das crianças e, neste papel, poderia ser chamado de um iniciador e mediador da aprendizagem. (MOYLES, 2002, pag. 36)
Sendo assim não basta só deixar brincar, a brincadeira tem que ser monitorada, orientada e com regras explicitas principalmente se tratando da brincadeira em sala de aula, é o momento de o professor extrair as mais diversas habilidades e desenvolvimentos cognitivos e sociais fazendo com que acelere o processo de aprendizagem de uma forma prazerosa e sem cobranças de tarefas rotineiras e chatas. É preciso que o adulto interage e participe das brincadeiras e jogos estimulando e se preciso for; orientando as crianças, principalmente no ambiente escolar, essa mediação é imprescindível pois o professor será responsável e mediador da criança e o seu desenvolvimento.
Não há dúvida de que os adultos não devem subestimar sua influência sobre as crianças e seu brincar. Uma grande dificuldade potencial, e também uma satisfação potencial, é que as crianças sempre querem agradar os adultos com quem mantêm um contato regular e fazer o que eles parecem desejar. (MOYLES, 2002, pag. 98)
Os jogos e as brincadeiras são elementos muito valiosos não só na vida das crianças pequena como também na vida dos adolescentes e adultos. Todos nós mesmo na vida adulta “brincamos”, seja com os filhos, com um animal de estimação, no trabalho ou na posição de professor na sala de aula, todos os momentos acontece alguma brincadeira ou um jogo, como por exemplo; quem nunca jogou um joguinho no celular? Ou uma disputa de quem vendeu mais na loja, Mesmo que não haja intenção tudo isso se torna uma brincadeira. De acordo com Kishimoto (1998, pag. 140):
O jogo ao ocorrer em situação sem pressão, em atmosfera de familiaridade, segurança emocional e ausência de tensão ou perigo proporciona condições para aprendizagem das normas sociais em situações de menor risco.
Ou seja, o jogo que faz parte da vida do ser humano na sua rotina ou para momentos de descontração, momento esse que o faço sem que ninguém me pressione ou me impõe. A ludicidade é uma necessidade do ser humano desde o momento em que nascem até sua vida adulta, facilitando o desenvolvimento pessoal, social e cultural e facilitando o indivíduo a lidar com as atividades do dia a dia e até na saúde mental.
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A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
O brincar na educação infantil faz com que a criança crie, recrie e use sua imaginação. Segundo Morais, (portal educação) Vygotsky (1991, pag.144) “uma situação fantasiosa criada pela criança e onde ela pode, no mundo imaginário, satisfazer desejos até então impossíveis para sua realidade”. As crianças aprendem por meio da imaginação, imaginado ela cria e desenvolve seus próprios sentimentos tornando todo o espaço e o tempo mais atrativo e prazeroso sendo mais autônomas e tornando o ambiente mais tranquilo e atrativo, assim crianças mais reflexivas e críticas.
Segundo Adiclecio, (núcleo do conhecimento 2016) “A criança constrói e reconstrói sua compreensão de mundo por meio do brincar”, mas para que isso aconteça o professor deve ser um bom observador e mediador desse processo, observando como as crianças brincam, qual o brinquedo que as mais atrai e como elas se desenvolvem dentro dessas brincadeiras e espaços, sempre mediando todo o processo sem que isso interfira na autonomia da criança, sem pressioná-la. A ludicidade deve ser usada como método de ensino em todas as esferas da educação e deixar de ser compreendida com apenas momentos de prazer e diversão, e sim como desenvolvimento individual e coletivo, motor, cognitivo e de interação social, fazendo com que a criança lide com os desafios do dia a dia com muito mais facilidade.
O professor da sala de educação infantil precisa conhecer o conceito de brinquedo e jogos, a função de cada um para cada faixa etária, pois com o brinquedo que ela tiver no momento ela desenvolverá a sua brincadeira e demonstrará os seus sentimentos de forma espontânea que terá algum significado naquele momento e ambiente em que ela se encontra.
Segundo ADICLECIO (núcleo do conhecimento, 2016) Cabe ao professor, o papel de mediador da aprendizagem, devendo fazer uso de novas metodologias, procurando sempre incluir na sua prática as brincadeiras, pois seu objetivo é formar educandos atuantes, reflexivos, participativos, autônomos, críticos, dinâmicos e capazes de enfrentar desafios.
Assim se o professor utilizar dessa metodologia mediando todo o processo sem dúvidas obterá e proporcionará bons resultados no processo de desenvolvimento dos alunos. Pedagogicamente o lúdico trabalha no desenvolvimento, aprendizagem e na socialização do indivíduo, trazendo auto estima, liberdade de expressão verbal, corporal e pensamento, sendo que é de obrigatoriedade a garantia do direito da liberdade.
O referencial curricular do governo relaciona claramente as ações pedagógicas como cuidar, brincar e aprender, destacando também a importância do faz de conta infantil como uma prática pela qual os professores podem acompanhar o processo de desenvolvimento das crianças, a utilização das linguagens e expressões de sentimentos e aspectos cognitivos, fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. (RAU, 2017, pag. 37)
Ou seja, o brincar tem que ser levado a sério em todas as faixas etárias, na escola e em casa, usado como ferramenta de trabalho no processo de ensino e aprendizagem. É em casa onde as crianças hoje em dia passa a maior parte do tempo acessando mídias digitais e jogos eletrônicos, que devem ser monitorados e instruídos pelos pais, pois os perigos da internet são muitos, como também é muito importante que os pais ofereçam outras brincadeiras, como; faz de conta, pega-pega, joguinhos com palitos, ou até mesmo resgatar brincadeiras do tempo em que eram crianças, isso fortalecerá o vínculo familiar e aumentará a auto confiança, afinal a família é o ponto de referência da criança no processo de desenvolvimento humano. O professor também pode integrar a família nessa relação, mostrando como as crianças estabelecem relações com o que vivem no cotidiano de casa e na escola.
Na perspectiva de RAU, (2017, pag147). A criança é um ser integral em suas potencialidades e está inserida em um contexto social em constante transformação. Assim, o profissional que atua na educação infantil precisa identificar os condicionantes sociais, econômicos, culturais e afetivos existentes no meio em que as crianças vivem.
Assim não dá pra dissociar o processo lúdico de ensino e aprendizagem da escola com a rotina e costumes que a criança traz do convívio da sua família em casa, todo o processo deve ser integrado a família que é a base da criança e de onde ela já traz uma bagagem que pode ser muito bem aproveitada pelo professor.
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O LÚDICO USADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
No ensino fundamental o lúdico costuma ficar um pouco esquecido, restrito apenas para a hora do recreio escolar, devemos lembrar que nessa faze a criança está em total desenvolvimento cognitivo e social descobrindo relações consigo mesma como também com os outros. A ludicidade pode ser usada como ferramenta pedagógica de forma multidisciplinar tornando as aulas mais atrativas motivando e despertando o interesse dos alunos para a construção do seu próprio desenvolvimento.
O campo de atividades lúdicas pode ser muito mais rico no ensino fundamental onde dá pra trabalhar de forma multidisciplinar e com uma variedade de jogos e brincadeiras desenvolvendo a oralidade, a leitura, a representação dos signos matemáticos e científicos, fazendo com que os alunos se relacionem e adquiram conhecimentos essenciais para uma boa relação de amizade, afeto, respeito e trabalho em equipe transformando esses indivíduos em adultos que apesar dos compromissos não deixarão de apreciar a ludicidade com seus filhos, assim os incentivando e mediando as brincadeiras.
Sem pedagogia a criança, ao longo do seu processo evolutivo, não se transformaria no pai do adulto. E assim por via da influência social, o adulto atrai a si a criança, fazendo dela o objeto da pedagogia, pois é nessa base que a sua modificabilidade a transformará em um adulto independente, crítico e criativo. (FONSECA, 2018, pag. 155)
Nessa perspectiva, pedagogia sem ludicidade não trará ao aluno os benefícios necessários para o seu desenvolvimento. O lúdico está totalmente ligado a vida escolar e cotidiana desde a infância até a vida adulta. A brincadeira fará com que a criança enfrente as barreiras com mais facilidade e consiga refletir mais sobre suas próprias ações e as de seus colegas, tornando cidadãos mais críticos e reflexivos.
No ensino fundamental momento esse em que as crianças estão totalmente ligadas ao mundo da tecnologia da informação e comunicação é um momento de muitas curiosidades, onde podemos usar de forma lúdica e prazerosa os jogos e as ferramentas como redes sociais, sites de pesquisas que prenderá a atenção de uma forma mais prazerosa e atrativa.
Para que esse método possa obter sucesso, é preciso que o professor esteja disposto a inserir essas tecnologias em sala de aula, pois vemos que ainda é bem restrito o uso dessas tecnologias como: internet, computadores e celulares, os professores ainda tem um certo receio de liberar o uso e não conseguir mais controlar para que isso seja utilizado somente para prática educativa em sala de aula.
De acordo com JOÃO FELIX (recanto das estrelas 2015) “Na era em que as crianças parecem nascerem plugadas, livros, cadernos e lápis se tornaram obsoletos e já não mais as atraem tanto. Nem mesmo o cheirinho de material novo chama tanta a atenção quanto um tablet, um videogame, ou até mesmo um celular, aparatos que fazem parte do cotidiano delas”.
Portanto o professor não poderá ignorar que a tecnologia faz parte da vida dos alunos, e o papel da escola é preparar o aluno para o futuro, assim o professor que não se apropriar dessas tecnologias não os acompanhará tornando as aulas vazias e desmotivadas, assim ocasionando o desinteresse pela escola e até mesmo a evasão escolar. Estar aberto a essas novas formas de ensinar e aprender é estar pronto para inovar a cada dia, os professores podem não só inovar como também criar propostas de ensino que estimulem e fiquem mais parecida com o cotidiano dos alunos fazendo desses alunos cidadãos conscientes do uso da tecnologia.
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BRINQUEDOTECA.
A brinquedoteca é o espaço em que a criança interage com as demais, desenvolvendo coletivamente a aprendizagem construindo o desenvolvimento pessoal e coletivo, participando de um momento agradável e descontraído, proporcionando a brincadeira de forma livre espontânea e prazerosa estimulando a aprendizagem, o desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional, social e físico da criança. Esses espaços são criados para ajudar no desenvolvimento das crianças com diversos brinquedos, jogos e o espaço também pode ser usado para a contação de histórias que promovem a interação e o pensamento.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades fundamentais da infância. O brinquedo pode favorecer a imaginação, a confiança e a curiosidade, proporciona a socialização, desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da criatividade e da concentração (SANTOS, 1997, p. 110).
Ou seja, a brinquedoteca é o espaço de faz de conta da criança, mas precisa ser inovadora e criativa para que a criança se sinta livre e mergulhada no mundo das fantasias, das histórias, dos jogos e além disso se sintam seguras e autônomas dos seus próprios pensamentos.
Todas as escolas deveriam contar com uma brinquedoteca, porém sabemos que não contamos com isso; principalmente na rede pública, nem por isso o professor deve deixar de trabalhar o lúdico com as crianças, outros espaços da escola podem ser bem aproveitados para que os alunos possam ter um bom desempenho, afinal o brinquedista que atua na mediação das brincadeiras é o principal ator de todo esse trabalho.
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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.
O professor tem grande responsabilidade no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança, por esse motivo o professor também precisa de formação e preparação adequada para trabalhar com o lúdico, pois o lúdico quando se tratando de sala de aula está bem longe de ser uma simples brincadeira ou um momento de apenas diversão, e sim algo muito valioso que deve ser bem aproveitado pelo professor, sendo assim a formação do professor precisa ter embasamento teórico e prático em termos de ludicidade. Como diz na LDBEN de 1996 em seu artigo 62 que:
“A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.”
Sendo assim a formação do professor é sem dúvidas um critério a ser olhado com mais atenção em relação ao como, quando e o que inserir ludicamente em sala de aula. As capacitações devem acontecer nas diferentes redes de ensino proporcionando aos profissionais experiencias teóricas como práticas, por esse motivo a valiosa importância da realização dos estágios, momento em que o futuro professor terá seu primeiro encontro com o lúdico em sala de aula. Após a formação acadêmica os professores também precisam se aperfeiçoar diariamente, afinal as mudanças sociais são constantes e o professor precisa estar sempre atualizado e se adaptar as mudanças e as leis que nos embasam.
Hoje temos as leis e diretrizes que nos guiam e nos amparam para todas e quaisquer situação, como o RCNEI em sua (pag. 28) nos diz que:
“Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza nas experiencias que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas as brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.”
Na sala de educação infantil o professor é o ser que garantirá um ambiente seguro e prazeroso, onde os alunos possam expressar seus sentimentos e suas experiencias para uma aprendizagem significativa. Por isso é muito importante que os profissionais sejam devidamente capacitados e que sigam as leis e diretrizes impostas como também o projeto político pedagógico que trará uma noção de realidade local, pois assim terão subsídios para conduzir as aulas sabendo lidar com as diversidades criando um ambiente acolhedor, criando situações que provoquem a curiosidade na criança estimulando sempre a sua vontade de aprender. A criatividade do professor é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, onde a meta é formar cidadãos críticos e reflexivos oferecendo uma aprendizagem de qualidade.
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METODOLOGIA.
A pesquisa realizada foi baseada em pesquisas bibliográficas em livros, sites, artigos e algumas práticas vivenciadas em sala de aula durante os estágios supervisionados, usei os artigos e referências relacionados ao lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Respectivamente a pesquisa tem cunho qualitativo e utilizei da pouca experiencia que tive na prática nos estágios supervisionados, mas que foram de grande importância para minha pesquisa que se deu principalmente através de leituras. A metodologia proposta permitirá que os alunos tenham mais liberdade em expressar suas vontades, e revelar suas qualidades e necessidades socializando com o mundo através da brincadeira, portanto a prática do brincar esta ligada ao desenvolvimento da criança e dinamizando o convívio entre o professor e os colegas. No ambiente escolar as crianças têm a oportunidade de se relacionarem e entender as diferenças que possam surgir entre elas, facilitando a compreensão e a socialização com respeito e autonomia, respeitando as normas e regras propostas em cada ambiente. Baseando nas referências bibliográficas pesquisada percebi que temos uma vasta fonte de pesquisa sobre ludicidade, pois grandiosos autores como: Vygotsky 1991, Moyles 2002, Kishimoto, Rau 2017, Fonseca 2018, Santos 2000, e também as leis que nos ampara e nos dá suporte e embasamento para defender a ideia do brincar como essencial na vida da criança, assim juntando a teoria com a prática em sala de aula o sucesso no desenvolvimento e aprendizagem será garantido. O objetivo desta pesquisa é analisar o que é o lúdico e de que maneira ele será utilizado em sala de aula, nas brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da criança individualmente e coletivamente formando cidadãos autônomos, críticos e que socialize com o meio em que vive de maneira mais harmoniosa. O professor de educação infantil deve sempre estar buscando novos conhecimentos para lidar com as mais diversas situações que não são poucas nesse novo mundo que tecnologia está proporcionado as crianças, sempre prezando pelo bem-estar delas e sempre usando do lúdico como aliado no seu trabalho no dia a dia. O professor da atualidade e do futuro terá que se utilizar dessas ferramentas lúdicas como a brincadeira, os jogos e os aparatos eletrônicos, pois está inserido no cotidiano de todos. Aula só copiadas do quadro tem se tornado algo obsoleto nos dias em que a tecnologia tomou conta da vida das pessoas. Temos um leque enorme de possibilidades inserindo a tecnologia nas aulas de forma segura e prazerosa. O trabalho lúdico deve ser considerado e aplicado nas escolas pelos professores e gestores de forma séria e contínua para que o trabalho se torne eficaz e prazeroso para todos que estão inseridos nesse ambiente.
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CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O que posso dizer sobre essa pesquisa é que foi grandiosamente importante para minha formação acadêmica, pois pude ver que ser professor pode ser que não seja só um trabalho, mas sim momentos de prazer e alegria, mas percebi também que é muito desafiador e que precisamos estar muito bem preparados para lidar com as mais diversas situações do dia a dia, com os alunos, crenças, gêneros diversidade social, econômica, saber lidar com os pais, os gestores escolares e colegas de trabalho, sempre buscando, pesquisando e inovando, assim o trabalho será um sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Nós pedagogos somos referencias na vida das crianças por isso temos em mãos uma responsabilidade muito grande em todos os aspectos no processo de desenvolvimento da criança inserida nas creches, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
A criança precisa brincar para se desenvolver, desde muito cedo ela se comunica através dos gestos e dos sons, depois ela inicia as brincadeiras, isso é um processo natural da vida, mas a criança também é estimulada a isso por nos adultos que o tempo todo brincamos com a criança pequena, no seu desenvolver ela vai se tornando independente nas suas próprias brincadeiras, porém ela precisa de auxilio e incentivo para que essas brincadeiras se tornem material chave no processo de ensino e aprendizagem como também de desenvolvimento psicológico, social, cognitivo etc.
As pesquisas e os estudos me levaram a compreensão das atividades lúdicas na educação infantil, me levaram a entender o quanto importante são as brincadeiras para o desenvolvimento da criança. Se tratando do lúdico no processo de ensino e aprendizagem nós professores tem uma responsabilidade muito grande nesse processo, pois não se trata de uma simples brincadeira e sim de um processo que levará ao sucesso ou não, do desenvolvimento infantil.
Nos anos iniciais do ensino fundamental as brincadeiras e os jogos também vêm como um grande aliado no processo de ensino, onde o objetivo é tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. O ensino fundamental período em que as crianças estão totalmente inseridas no mundo da tecnologia da informação e nós professores não podemos ignorar essa etapa da vida das crianças, e sim usar esses métodos a nosso favor, métodos inovadores como os aplicativos e celulares proporcionam a troca de conhecimentos entre alunos e professores. O professor também precisa estar bem preparado para lidar com as mais diversas situações, afinal o avanço da tecnologia é muito grande e nossos atuais alunos estão a todo vapor nessa velocidade, temos que estar sempre atentos pois as informações chegam para eles muito rápidas e por isso precisamos ser inovadores para que as aulas não tornem chatas e obsoletas, podemos fazer a diferença ofertando um ensino atrativo dinâmico e eficaz para o sucesso na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos.
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REFERÊNCIAS
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FELIX, João. O uso das novas tecnologias em sala de aula: importância e desafios. Disponível em: < http://www.recantodasestrelas.com.br/artigos-de-educaçao > acesso em: 04 de março de 2020.
FONSECA, Vitor Da: Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino-aprendizagem: Abordagem psicopedagógica à luz de Vygotsky. Petrópolis RJ: Vozes, 2018.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida: O brincar e suas teorias: São Pulo: Cengage, 1998.
MOYLES, Janete R: Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, Jaqueline Dario Toledo de. O brincar em família e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem nas crianças. Disponível em: < http://siteantigo.portaleducaçao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/o-brincar-em-familia-e-o-desenvolvimento-do-ensino-e-aprendizagem-nas-crianças/27859 > acesso em: 10 de março de 2020.
Portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pbf. acesso em: 09 de março de 2020.
Portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. acesso em: 09 de março 2020.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles: Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: Inter saberes, 2017.
SANTOS, P. Santa Marli. Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.