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CONTANDO E RECONTANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Gisele Feitoza dos Santos

 

RESUMO

A realização desta pesquisa aconteceu com os alunos do Pré I B da Escola Municipal Anjo da Guarda no município de Alta Floresta, com objetivo principal de resgatar a arte de contar e recontar histórias, incentivando os mesmos pelo hábito da leitura e despertando a imaginação. Esta leitura que por sua vez a de imagem, pois os alunos ainda não foram alfabetizados, mas isso não interfere na sua imaginação. Os alunos no início do ano letivo de 2018, demonstraram pouco prazer por folhear um livro de história, então através do tema da sala de aula: os carneirinhos, o motivo de iniciação de um projeto que melhorasse essa participação deles na sala de aula. Pois a leitura de maneira geral usamos no nosso dia a dia, para observar e até mesmo se comunicar. E ela é mais importante durante a infância, pois é no início da vida escolar é a base onde aprendem a tomar gosto por ler. A partir deste tema da sala de aula os alunos conseguem contar, recontar e até mesmo usar a imaginação dando espaços para outras histórias com mesmos personagens adaptar. De acordo com o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL - RCNEI- (1998, volume 3 ), o professor deve ser o mediador na apresentação do lúdico para os alunos. Na realidade vivenciada na turma do pré I B, um projeto realizado de maneira geral pela escola também ajuda muito no sentido de melhorar o seu repertório através da leitura de imagem e isso tem contribuído para que o projeto dê ainda mais certo.

 

PALAVRA-CHAVE: Contação. Participação. Alunos.

 

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi desenvolvida com os alunos do Pré I B da Escola Municipal Anjo da Guarda no município de Alta Floresta. A temática deste estudo é contando e recontando histórias infantis, principalmente do tema da sala de aula que é os três carneirinhos.

Houve a necessidade de buscar por esse tema, pois no início do ano letivo os alunos não estavam conseguindo ter atenção para ouvir as histórias e muito menos debater e dialogar sobre as mesmas. E com a ajuda de um projeto já existente na escola a sacola viajante, ficou bem mais ágil para desenvolvê-lo. O tema da sala de aula os três carneirinhos, foi a ideia central para iniciar esse trabalho de contar e recontar histórias, pois os alunos depois de ter ouvido várias vezes hoje já sabem realizar o reconto. Não somente leitura, mas também várias atividades que os alunos conseguem praticar esse reconto no momento da mesma.

A literatura infantil contribui para o crescimento, emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança propiciando ao mesmo as diferentes percepções de resolver os seus problemas, despertando a criatividade e a autonomia que são elementos necessários para a formação das crianças de nossa sociedade atual.

 

OBJETIVOS

 

Objetivo geral:

  • Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.

Objetivos específicos:

  • Descobrir o prazer pela leitura;

  • Desenvolver a linguagem oral;

  • Estimular o gosto pela leitura e o reconto;

  • Envolver as crianças no mundo de fantasias e imaginação;

  • Melhorar a interação e comunicação das crianças.

 

 

REVISÃO TEÓRICA

 

A leitura é de suma importância no nosso dia a dia, principalmente na educação infantil. Nesse sentido que a prática da leitura se faz necessária a qualquer cidadão para poder ampliar a visão de mundo. Cabe ao professor a função de mediar, ou seja, responsável em inserir seus alunos no mundo simbólico, no mundo da imaginação desde o início da escolarização.

Conforme citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa -PCN- (1997, volume 2):

 

...a leitura faz parte de um processo em que o leitor busca identificar o significado do texto através de seus objetivos, de seu conhecimento prévio sobre o assunto, sobre o autor ali citado e as demais informações que possam vir a fazer parte de seu entendimento sobre a língua, como característica do gênero portador, sendo ele um livro, uma revista, jornais, regras do sistema de escrita, entre outros. Não tratando-se apenas do fato de decodificar letra por letra, palavra por palavra. Mais sim de um exercício que se faz necessário para a compreensão dos sentidos, que começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. A partir desses procedimentos permite-se controlar o que vai sendo lido, tomar decisões perante dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto constatação de suposições feitas, entre outras…

 

De acordo com a pesquisa o professor interfere no aprendizado do aluno como um mediador. Na contação de uma história para seus alunos, o professor tem que incorporar na mesma para surgir um efeito de atenção. Após a contação deve haver questionários orais, chamado de reconto para que o mediador possa saber se o aluno realmente entendeu a história.

Sendo assim no REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL - RCNEI- (1998, volume 3 ) é citado que:

 

O professor ao realizar leituras de um mesmo gênero com frequência e na exposição geral de gêneros diversos, proporciona às crianças a oportunidade de reconhecerem as diferentes características de cada um, identificando o texto lido, podendo ser ele uma história, um anúncio ou outro exemplar. Para tanto, as possíveis estratégias de atividades de leitura tornam-se inúmeras, como por exemplo: comentar previamente o assunto do qual trata o texto; fazer com que as crianças levantem hipóteses sobre o tema a partir do título; oferecer informações que situem a leitura; criar um certo suspense, quando for o caso; lembrar de outros textos conhecidos a partir do texto lido; e favorecer a conversa entre as crianças para que possam compartilhar o efeito que a leitura produziu, trocar opiniões e comentários; ( RCNEI, 1998,v.3, p. 141).

 

Portanto, de acordo com a RCNEI, o professor ao colocar em prática a leitura com seus alunos, pode organizar estratégias para que eles possam reproduzir a leitura e até mesmo fazer o registro.

De acordo Cramer e Castle (2011), quando a leitura é realizada com ânimo e com expressão, acaba motivando as crianças a continuarem escutando para descobrirem o que irá acontecer. Desta forma, a leitura oral passa a ser uma maneira de ensinar aos alunos o prazer da leitura e iniciar seu contato com a alfabetização. Cabe também ao professor o papel de encorajar os pais a lerem diariamente para seus filhos, pois a leitura se estimulada desde uma idade precoce pode promover atitudes positivas em relação a mesma. E para isso a escola já tem um projeto conhecido como: Sacola Viajante, para incentivar os pais a ter o compromisso de lerem para os filhos.

 

METODOLOGIA

Na pesquisa acima descrita foi utilizado o método dialético, pois é uma possibilidade de caminho na construção do saber científico no campo das ciências humanas. Ele torna-se a trajetória percorrida pelo sujeito (pesquisador) na busca de conhecer e perceber-se na construção desse conhecimento do objeto (fenômeno/fato investigado) que se constrói e (des) constrói nas interações entre o sujeito e o objeto. Por outro lado, a dialética privilegia as mudanças qualitativas, opõe-se atualmente a qualquer modo de pensar na ordem quantitativa. O estudo foi realizado com 17 alunos na faixa etária de 4 anos de idade.

Primeiramente no início do ano letivo de 2018, foi trabalhado com os alunos o manuseio de livros, para eles aprender e entender que temos que cuidar. Muitas histórias lidas no decorrer do ano até neste momento, para eles realizar a interpretação, tendo eu a professora da sala como mediadora.

A primeira história lida para os educandos foi do tema da sala de aula: os três carneirinhos, pois todos os alunos tem que ter o conhecimento da mesma. Onde foi feita a intervenção para ajudá-los a realizar a interpretação da mesma. Está sendo realizadas várias atividades para reforçar o conto e o reconto da própria história. Como: confecção dos personagens (lobo e os três carneirinhos); construção de uma maquete que está relacionada com a natureza (capins, rio e ponte), brincadeiras direcionadas, confecção de livros, músicas, conhecer do que os personagens se alimentam, contagens orais e diversas outras que ainda virão, pois o projeto está em andamento. Ao realizar as atividades os alunos estão praticando o conto e reconto da mesma, pois relembram a história novamente de acordo com o que fazem, incentiva também a criatividade, imaginação e a interação com os colegas.

Além destas atividades os alunos tem contanto com uma diversidade de livros que tem na sala de aula. O projeto da escola: Sacola Viajante auxilia muito neste contexto, é uma interação Escola X Pais, onde a família tem o compromisso de ler a história para os filhos e eles deverão reproduzi-la no caderno de desenho e no dia seguinte contar para seus colegas, professora e auxiliar da sala.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Portanto, a presente pesquisa teve um olhar positivo, pois a maioria dos alunos da sala do Pré I B conseguiram alcançar os objetivos propostos.

A leitura é de suma importância para a educação infantil, pois é nesta fase que os professores e também a família tem que despertar o prazer para as crianças ter em relação a leitura, despertar a imaginação, a criatividade pela contação e reconto de histórias de livros, imaginárias e reais.

 

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. - Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

CRAMER. Eugene H.; CASTLE, Marrietta. Incentivando o amor pela leitura. Porto Alegre: Artmed,2011.

 

D585 Diniz, Célia Regina. Metodologia científica / Célia Regina Diniz; Iolanda Barbosa da Silva. – Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN - EDUEP, 2008 – acesso: 24 maio de 2018.