Buscar artigo ou registro:

 

 

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

 

Título: Projeto Alfabetização e Letramento

PROFª. Mara Helena Martins

PROFªMarlene Almeida de Araujo

Turma: ano

 

PUBLICO ALVO: Alunos

LOCAL: EMEB Prof. Jurandir L. de Mesquita

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

É muito comum confundir letramento com alfabetização, a alfabetização diz respeito ao conhecimento e aprendizado da escrita alfabética, visando o domínio do sistema alfabético e ortográfico para sua decodificação, ou seja, a aquisição do sistema convencional da escrita. O letramento é um processo mais amplo, possibilita o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos inseridos nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.

O Letramento visa os processo de demanda mas realizada junto com o sistema com a interação, o projeto de letramento se transforma, e melhora, a alfabetização é um componente do letramento. Sendo assim, o ideal é ensinar a ler e escrever de modo que a criança não apenas decodifique as palavras, mas entenda o que lê. A fim de alcançar esse ideal, o professor alfabetizador precisa reconhecer o significado de alfabetização e letramento no processo de ensino e aprendizagem.

Espera-se que uma criança seja alfabetizada ao frequentar os anos iniciais do ensino fundamental. Isso não depende exclusivamente de sua idade, mas sim de fatores importantes, que determinam a rapidez e a facilidade com que ela .Além de codificar e decodificar as palavras, elas devem compreender os usos sociais da escrita.

Este projeto é de grande valor para os educadores, pois proporciona uma abordagem sobre alfabetizar e letrar e, principalmente faz um alerta aos docentes da alfabetização, com vista a uma reflexão sobre os seus procedimentos didáticos.

Neste sentido, o estudo caracteriza-se como exploratório pautado numa pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos que buscam esclarecer as informações necessárias que asseguram a abordagem desta temática a fim de atingir os objetivos propostos.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O projeto de Letramento é um processo de perceber as memorias que aprende a ler e escrever ,para obter conhecimento que constroe junto a alfabetização de natureza conceitual, ele não só precisa saber o que é a escrita, mas também de que forma a ela representa graficamente .

É por meio da interação com o objeto de conhecimento que as crianças vão construindo hipóteses de forma progressiva, são essas especificidades do processo de alfabetização que não podem ser esquecidas. Não basta apenas o convívio com o material escrito, é necessário ter uma direção e uma sistematização por meio de uma reflexão metalinguística, partindo de textos reais de vários gêneros que circulam socialmente.

O processo de ensino-aprendizagem da alfabetização deve ser organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas em uma linguagem real, natural, significativa e de acordo com o cotidiano da criança. A alfabetização tem como objetivo criar situações para que a criança perceba o seu desenvolvimento e consequentemente adquira a sua autonomia, tornando-se fase adulta um ser crítico e conhecedor de seus direitos.

 

 

NÍVEL DE LETRAMENTO

 

Este, é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se leem livros, jornais, revistas, bulas de remédios, enfim, e qualquer outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou mesmo, em que uns leem para os outros em voz alta, leem para a criança enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato com o mundo letrado.

Nesse processo a criança passa por vários estágios ou fases.

De acordo com os estudos feitos por Ana Teberosky e Emília Ferreiro esses estágios estão divididos em pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Esse processo foi chamado de a Psicogênese da leitura e escrita.

 

PRÉ-SILÁBICO- Quando a criança não consegue relacionar ainda as letras com os sons da língua falada.

SILÁBICO- Quando a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra.

SILÁBICO ALFABÉTICO- Passagem da hipótese silábica para a alfabética. A criança se aproxima de uma análise de fonema a fonema.

ALFABÉTICA- Quando as crianças tem domínio sobre o valor das letras e sílabas.

 

 

Uma pessoa alfabetizada conhece o código alfabético, domina as relações grafônicas, em outras palavras, sabe que sons as letras representam, é capaz de ler palavras e textos simples, mas não necessariamente é usuário da leitura e da escrita na vida social (CARVALHO, 2010, p.66).

Alfabetizar é muito mais do que codificar e decodificar o código alfabético, por isso letramento visa que, o educador precisa saber o momento certo para articular leitura e produção de texto, fazer as intervenções adequadas para o aluno progredir, pois é uma fase de libertação, aquisição da escrita e não pode ser entendida como um recurso memorativo, alfabetizar é oferecer ao aluno a oportunidade de se expressar dando a oportunidade do mesmo construir o seu próprio conhecimento.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Com as habilidades e as praticas ,visa a situação da integração dos conhecimentos juntos com as capacidades e as suas visão concreta na construção do saber ,dos métodos práticos na construção do aprender e conhecer as práticas e poder interagir com o contexto da leitura.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Objetivamente visa um processo de resultados, encontrar de forma correta e buscar o novo ensino aprendizagem, que esta ligando a alfabetização e o letramento junto com cada situação. Que busca obter conhecimento e desenvolver uma abordagem concreta junto com as habilidades e capacidades do sistema letrar.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Conteúdo :

 

  • (EF01LP01) Reconhecer que textos de diferentes gêneros são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo na página.

  • (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

  • (EF01LP07) Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.

  • (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto.

  • (EF01LP09) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre seus sons e suas partes (aliterações, rimas entre outras).

  • (EF12LP01) Ler palavras tomando como referência palavras conhecidas e/ou memorizadas (estáveis), como o próprio nome e o de colegas.

  • (EF01LP10) Recitar as letras do alfabeto sequencialmente.

  • (EF01LP19) Recitar parlendas, quadrinhas, trava-línguas, entre outros textos, observando a entonação e as rimas. parlendas, trava-línguas, cantigas, entre outros textos do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero.

  • textos do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do texto.

 

 

METODOLOGIA

 

Esse projeto pretende por meio de a pesquisa bibliográfica contemplar de forma sucinta, o tema abordado, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na área educacional, para no sentido de oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos e contribuir para a transformação da realidade de cada estudante no processo educativa.

Alfabetização e Letramento, Segundo Magda soares, alfabetização é tornar o individuo capaz de ler e escrever, é o processo pelo qual a pessoa adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja domínio de técnicas pra exercer a arte e a ciência da escrita, e também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e interpretação e uso da linguagem de uma maneira geral.

O surgimento do termo literacy (cujo significado é o mesmo de alfabetismo), nessa época, representou, certamente, uma mudança histórica nas práticas sociais: novas demandas sociais pelo uso da leitura e da escrita exigiram uma nova palavra para designá-las. Ou seja: uma nova realidade social trouxe a necessidade de uma nova palavra (SOARES, 2011, p. 29,).

Na verdade estar alfabetizado é poder ir além do código escrito, é apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, estar apto a escrever com total compreensão, ou seja, saber o que está lendo e escrevendo sem somente juntar as silabas, é poder no mundo da cultura conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico.

 

 

Cronograma:

 

1°etapa: Apresentação do projeto e como vai ser desenvolvido em sala de aula, usando todas mídias e tecnologias na lousa digital.

 

2°etapa : Desenvolver as atividades em sala de aula ,com os níveis alfabéticos e demonstrar as suas competências e habilidades junto com todos alunos.

 

3°etapa : atividades escritas e leituras individual e aulas na lousa digital para verificação como vai ser a interação de cada um.

 

 

Recursos utilizados:

 

    • Computadores;

    • Internet;

    • Impressora;

    • Papel;

    • Lousa digital;

    • Livros de literatura, e outros.

 

 

Culminância do Projeto:

 

Apresentação dos avanços e resultado obtido do projeto, a proposta para a culminância do Projeto de Letramento e Alfabetização será trabalhados durante o projeto,publicação do projeto e produção de atividades produzidos pela a Cuminância e suas exposição de trabalhos em murais e lousa digital.

 

 

Avaliação:

 

Para a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de letramento na alfabetização, tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto ,a avaliação será continua no processo de aprendizagem, pois a mesma representa um importante momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a execução do projeto de Letramento e Alfabetização.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a pratica. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

 

FERNANDES, Maria. Os segredos da alfabetização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

 

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 12. ed. São Paulo: cortez, 2004.

 

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes médica sul, 1999.

 

LIRA, Bruno Carneiro. Alfabetizar letrando: uma experiência na Pastoral da Criança. São Paulo: Paulinas, 2006.

 

MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e letramento. Construir Notícias. Recife, PE, v. 07 n.37, p. 5-29, nov/dez, 2007. RIOS, Zoé;

 

LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

 

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2001