Buscar artigo ou registro:

 

 

PROJETO DE PINTURA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTES: EM SALA DE AULA

 

Título: Projeto de Pintura no Processo de Criação em sala de aula

PROFª. Noraneuza Rodrigues Lima

Turma: Artes/ 6° /9° anos

INICIO: 08/08/2023

TÉRMINO: 11/12/2023

PUBLICO ALVO: Alunos

LOCA: Escola Estadual Professora Maria de Fatima Gimenez Lopes

 

 

INTRODUÇÃO

 

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Arte faz parte da vida dos alunos como leitura do mundo e expressão pessoal (plástica, sonora, dramática e verbal dessa leitura). A arte é objeto de conhecimento, através da obra de arte podemos conhecer a leitura do mundo de outra pessoa, com outra história de vida, outra experiência, sentimentos, vivendo em outro lugar ou época. Temos um artista em pauta: um pintor, um músico, um escultor para conhecermos sua vida e sua obra. Os alunos apreciam e analisam uma obra de arte com um olhar crítico e observador.

 

 

METODOLOGIA

 

Esse projeto pretende por meio de a pesquisa bibliográfica contemplar de forma sucinta, o tema abordado, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na área educacional, para no sentido de oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos e contribuir para a transformação da realidade de cada estudante no processo de criação criativo .

 

  • Desenvolver um projeto coletivo, envolvendo as turmas do ao ano do ensino fundamental II

  • Estabelecer uma parceria constante entre os alunos e desenvolver um processo de criação junto com os desenhos e suas pinturas e suas ações no seus conhecimentos do livros didaticos do seus dia- dia, a fim de obter conhecimento na interação.

  • Proporcionar a busca e integração das turmas na socialização dos conhecimentos.

 

 

OBJETIVOS GERAIS:

 

  • Oportunizar através da arte;

  • Dar proposta de atividades que levem os alunos a relacionar-se e a fazer o artístico com o conhecimento adquirido;

  • Dar oportunidade de vivenciar com atividades propostas e saberes;

  • Propor atividades que levem os alunos a desenvolver a sua criatividade;

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Estimular a criatividade, gosto, habilidades e coordenação através de jogos, histórias, dramatizações e confecção de trabalhos. visuais, pintura, desenho, dobraduras, recorte, colagem, danças, músicas, apreciação de obras de arte, representação teatral e a utilização do corpo como forma de expressão artística. Desenvolver atividades artísticas como área de conhecimento tanto no aspecto histórico-cultural como na vivencia artística;

  • Desenvolver a habilidade artística; Proporcionar momentos de descobertas;

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Conteúdo :

 

  • (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  • (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

  • (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

  • (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

  • (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

  • (EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

  • (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

 

 

Cronograma:

 

  • 1°etapa: Apresentação do projeto e como vai ser desenvolvido em cada turma , em sala de aula, usando todas tintas coloridas e sua criatividade de cada um

 

  • 2°etapa :Desenvolver o processo de criação em cada turma, usando as cores para representar a artes,na criação dos desenhos nas obras e paisagens , desenhos de ruas, e pontilismo.

 

  • 3°etapa Em Duplas , realizar os trabalhos com as tintas e o processo de criação.

 

 

Recursos utilizados:

 

  • Cartolina

  • Internet;

  • Impressora;

  • Papel;

  • Tintas

  • Livros Didaticos

 

 

Culminância do Projeto:

 

No final do Projeto os alunos podem, inclusive, organizar todas as atividades desenvolvida e apresentar para os alunos.Todos os trabalho para demonstração criando para toda a escola .

 

 

Avaliação:

 

A avaliação tem como objetivo verificar se o projeto atingiu seus objetivos gerais e específicos. Ou seja, o instrumento de avaliação determina quais mudanças sociais foram geradas no público alvo.

 

 

ANEXOS

 

Atividades desenvolvidas pela as turmas do ano ao ano

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Introdução ao fazer e suas regras. S.P.: Brasiliense, 1982.

 

BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

 

BIASOLI, Carmem Lúcia Abadie. A Formação do professor em arte: do ensaio…à encenação. Campinas, SP: Papirus, 1999.

 

BOGDAN, Robert e BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

 

FILHO, José Camilo dos S. e GAMBOA, Sílvio S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez,1995.

 

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.