LITERATURA EM SALA DE AULA
Tereza Luciana do Nascimento Alves Almerce
Eliane Bartolina
A literatura compreende uma vasta área da forma humana de comunicar suas ideias, pensamentos e sentimentos, entre outros. Desta maneira o termo literatura abrange todas as ciências, exatas e humanas, por exemplo; a literatura do direito, da medicina, literatura de cordel, podendo assim retratar algo real/existente ou do campo ficcional, portanto faz-se necessário uma breve preleção do conceito de literatura que utilizaremos nesse trabalho.
A literatura precisa ser vivida como momento de alegria, fruição, fermento da imaginação, da criatividade. Ela envolve os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa. Um bom livro é capaz de nos transportar a outros mundos, alimentar nossos sonhos, tocar nossas mais caras emoções. (BRASIL, 2006, p. 53)
Muitas vezes a literatura é vista como o instrumento mais atrativo para falar sobre problemas sociais, questões relacionadas a valores, assuntos escolares ou situações pessoais. Quando essa perspectiva predomina a linguagem artística corre o risco de ficar reduzido tão somente a uma representação de fachada sedutora pela qual se sentia para tratar de diversos temas.
A literatura especializada proporciona aos alunos participarem na releitura de textos já consagrados e que, de certa forma, reformulados (e mais ou menos memorizados) para ajudar na compreensão das relações entre o escrito e o oral, e, assim, ser suporte do reconhecimento de palavras e na construção de sentido, e com a ajuda do professor ajudar os mesmos na leitura independente e na escrita de textos novos para aumentar as competências autônomas na leitura e escrita.
A leitura no contexto da BNCC é tomada em um sentido mais amplo dizendo a respeito não somente ao texto escrito, mas também à imagem estática (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos, etc.) e ao som (música) que acompanham em muitos gêneros digitais. (p.72), um bom livro é capaz de nos transportar a outros mundos, alimentar nossos sonhos, tocar nossas mais caras emoções.
A história da literatura infantil inicia-se em meados do século XVIII, de acordo com o desenrolar da concepção de criança que se tinha na época, sendo que a origem dessa literatura tem uma ligação estreita com a Pedagogia; dessa forma, confunde-se muito seu caráter artístico com sua função didático-pedagógica.
A literatura infantil, apesar de ser uma vertente da literatura geral que prima, na maioria das vezes, pela escrita direcionada à determinada faixa etária, possui obras com conteúdos capazes de reconstruir o imaginário humano e auxiliar a compreensão e a resolução de conflitos internos de cada indivíduo em particular.A literatura infantil está em crise de valores, conceitos e funções, percorrendo a trajetória da literatura infantil desde sua origem histórica, observando o seu conceito, sob o qual esta literatura foi observada e rotulada chegando ao caráter pedagógico na atualidade, verificando, assim, as questões que implicam a crise presente neste campo literário.
Segundo Regina Zilberman.
[...] a concepção de uma faixa etária diferenciada, com interesses próprios e necessitando de uma formação específica, só acontece em meio à Idade Moderna. Esta mudança se deveu a outro acontecimento da época: a emergência de uma nova noção de família, centrada não mais em amplas relações de parentesco, mas num núcleo unicelular, preocupado em manter sua privacidade (impedindo a intervenção dos parentes em seus negócios internos) e estimular o afeto entre seus membros. (1985, p.13).
Os autores do Livro “Alfabetizar letrando pela tradição oral” citam os dizeres do filósofo alemão Walter Benjamin sobre os apontamentos da historicidade da literatura na Idade Médiacomo se fosse comum a coexistência de dois tipos arcaicos de contadores de histórias anônimos: os nômades e sedentários. O avento do romance no inicio da Idade Modernasurge como primeiro indicio do processo decadente da narrativa. A Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções do final do século XX e da primeira metade do século XXI, sendo marcada por uma multiplicidade de tendências.
Ela reúne um conjunto de caraterísticas de diversas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma mistura de tendências que irão inovar a poesia e a prosa (contos, crônicas, romances, novelas, etc.) do período.
Muitas características da literatura contemporânea estão relacionadas com o movimento modernista, por exemplo, a ruptura com os valores tradicionais. Entretanto, a identidade nesse momento não é mais uma busca, sendo revelada por uma crise existencial do homem pós-moderno.
Os livros de imagens trazem o ato de ler muito além do reconhecimento das letras e das palavras, pois podemos fazer a leitura das milhares de informações que nos rodeiam todos os dias, assim “[...] A leitura de mundo precede a leitura da palavra”, conforme Freire (2002, p. 11). Essa leitura nos dá os conhecimentos prévios para que possamos interagir no mundo em que vivemos facilitando a comunicação.
As imagens são grandes atenuadores no processo de aprendizagem, pois, quando a pessoa tem dificuldade em decodificar o código escrito ou quando a criança começa a entender o mundo, são as imagens que fazem a ligação delas com o meio através dos símbolos, como placas, desenhos e figuras ou até mesmo mídias, como a televisão, utilizando os desenhos animados para que a criança aprenda valores e reconheça os objetos. Dessa maneira, é muito importante que as crianças que estão sendo alfabetizadas possam ser colocadas em confronto com imagens as mais variadas possíveis, desde as de livros ilustrados até as de pinturas, fazendo-se com que as crianças sejam capazes de utilizar a imaginação e de reconhecer qualquer ilustração.
As imagens são uma maneira de comunicação e informação muito poderosa e abrangente, utilizadas com frequência, sendo importante saber interpretá-las e decifrá-las. Entre os vários tipos de imagem, temos as fotografias, as dos livros ilustrados, os desenhos e as pinturas, que devem ser apreciados pelos alunos. Todos esses objetos de apreciação dão ao aluno a oportunidade de utilizar o imaginário e a percepção.
O professor deve, em primeiro lugar, escolher uma imagem que esteja dentro do contexto do seu plano de aula, deixando que os alunos deem sua opinião sobre a imagem que estão observando sem influenciá-los. Ele deve fazer com que o aluno possa emitir suas próprias impressões sobre o que vê para depois reconhecer quem é o artista ou, se for o caso, explicar que história aquela imagem está contando.
Os gêneros literários para as crianças nas histórias cantadas. As cantigas populares, pode-se dizer que no primeiro contato da criança com a poesia ocorre no berço, com os acalantos, e prossegue com as cantigas de roda. As brincadeiras e os jogos com palavras, onomatopeias, repetições e rimas presentes nas brincadeiras, cantigas, quadrinhas e parlendas são muito apreciadas pelas crianças que, por meio da repetição, as memorizam facilmente, muitas vezes sem entender seu significado, mas atendendo a sonoridade, à cadência e ao ritmo dessas composições. Fica evidente, portanto, que parlendas, quadrinhas e cantigas podem ter um papel importante no processo de alfabetização e nas práticas de letramento, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também por favorecerem, de modo lúdico, a conquista da linguagem.
As histórias rimadas são breves e possuem uma estrutura fixa facilita a memorização. É comum às crianças desejarem que o professor repita a leitura dessas histórias para se certificarem de que suas hipóteses sobre o som e o sentido apreendidos durante a leitura são verdadeiras. É também muito comum desejarem contar, elas próprias, a história ouvida, na tentativa de concretizar o máximo possível àquela experiência cheia de significados. Esses desejos tão comuns só confirmam a importância dessas histórias no dia a dia das crianças.
Enfim os gêneros literários têm a função formadora capaz de transformar indivíduos em seres pensantes e críticos. A literatura é vista como uma arte que transforma e humaniza o homem e a sociedade, e também formadora do sujeito.
Referências
Características da Literatura Brasileira Contemporânea>https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-da-literatura-brasileira-contemporanea/< acessado em Dez. 2019.
GOMES, Lenice. Alfabetizar letrando com a tradição oral/Lenice Gomes, Fabiano Moares, -1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.