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O PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Fernanda Braga Silva

Jucilene Brandão Pereira

Juliane Martins Chagas

 

 

INTRODUÇÃO

 

A escola tem um papel ativo na formação dos jovens por todo mundo, o conhecimento básico é passado de geração, após geração. Não é possível questionar o papel da escola e como as experiências vividas moldam o futuro dos alunos. O Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos é a nova matéria a ser implementada nas escolas. Um grupo de leis foram criadas e redigidas a fim de implantar a política, sendo a primeira Lei no 13.415/2017 (conhecida como a Lei do Novo Ensino Médio) a qual prevê que os currículos escolares devem considerar a formação integral do aluno e colocar o Projeto de Vida como conteúdo obrigatório, independente do curso superior que possam escolher.

O intuito é guiar cada vez mais os jovens para a fase adulta. O ensino básico já administrado e o Projeto visando abrir os horizontes dos alunos em uma fase da vida tão delicada, o ensino médio. O momento de descobertas e decisões sobre o futuro profissional e pessoal, já era algo que a escola involuntariamente auxiliava e agora terá participação ativa com o Projeto Vida.

O estudo a seguir mostra a importância da conclusão real e implantação do projeto e conta com alguns itens que podem ser utilizados durante sua administração.

O projeto de vida foi criado para ajudar os jovens na fase de descoberta deles, como o eu de suas vidas, o próximo jovem adulto a exercer um papel na sociedade. O intuito não é uma doutrina, é lhes mostrar um caminho básico da vida e como é o que podem se tornar a partir daquele momento.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

O Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos é a nova matéria a ser implementada nas escolas. Um grupo de leis foram criadas e redigidas a fim de implantar a política, sendo a primeira Lei no 13.415/2017 (conhecida como a Lei do Novo Ensino Médio) a qual prevê que os currículos escolares devem considerar a formação integral do aluno e colocar o Projeto de Vida como conteúdo obrigatório, independente do curso superior que possam escolher.

A escola tem um papel primordial na formação de jovens adultos e nos seus desempenhos acadêmicos, entretanto também auxilia na formação social e emocional dos jovens. As crianças crescem aprendendo as matérias básicas, como geografia, matemática, português, história (...) e saindo do ensino médio, muitos não tem um plano de metas, não sabem o que gostariam de trabalhar ou lidar com coisas recorrentes no mundo adulto, como a criação de um conta bancária, estruturas econômicas simples, a dimensão pessoal e social, o papel da escola nessa fase importante da vida das crianças é além do ensino básico, preparar nossos jovens para viver em sociedade, sendo assim, a matéria tem como principal função abrir os horizontes para os jovens durante essa fase de formação.

Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive.

O projeto terá alguns índices de avaliação (essas não contarão como pontuação, servirá apenas para monitoria dos professores que administram a matéria), sendo eles baseados em:

Cooperação;

Comunicação;

Compartilhamento de ideias;

Escuta;

Prazer;

Interação;

Felicidade.

A escola vai ajudar na formação de milhares de jovens sendo vista como um espaço de acesso ao conhecimento, ampliando seu universo cultural, os tornando assim, capazes da ascensão social e profissional.

A seguir será apresentado um estudo e o método de aplicação prática da nova matéria introduzida, O Projeto Vida e a formação integral dos sujeitos.

O infográfico serve para a visualização dos docentes que administram a matéria e se necessário, informativo para os pais e alunos.

 

 

CONCLUSÃO

O trabalho sobre o Projeto Vida mostra a real importância da matéria na vida dos jovens, como citado anteriormente muitos adolescentes tem como base a escola, suas vivências na mesma, durante o período do ensino médio é proposto que aprendam uma ampla grade curricular que irão utilizar como base durante suas graduações escolhidas. Tendo em mente que uma parcela baixa de jovens sai diretamente da escola para o ensino superior abrimos outra questão. Aqueles que não escolheram cursar uma faculdade, tem alguma preparação para o mercado de trabalho e a vida em sociedade? E aqueles que se formaram, tem alguma experiência prática ou apenas as teóricas que lhes foram passadas?

A escola não tem como obrigação a formação do caráter ou de habilidades do mercado e durante muitos anos foi apenas o meio de ensino onde crianças e jovens passam grande parte de suas vidas, sendo em média doze anos. Doze anos aprendendo como somar, geolocalização, a história do país entre outros, conjugar verbos, tabela periódica, estrutura molecular, são inúmeros ensinamentos, mesmo que algumas escolas aplicassem a filosofia, sociologia e até mesmo a matéria ética, ainda assim não tinha uma ênfase grande nas grades curriculares. Existe a necessidade de compreender que muitas crianças têm uma divergência em suas criações, a escola é vista como um local seguro de aprendizado, questões raciais e socioeconômicas causam uma diferença entre as crianças e como a escola é vista por elas. A escola para muitos é o refúgio e até mesmo o local de aprendizado moral, o que as crianças passam dentro das salas de aula podem ajudar a moldar seus caráteres e futuros.

Fazer parte da formação do jovem em adulto, orientá-lo para se conhecer e guiá-lo a ser um adulto ciente de seus deveres para com ele e a sociedade, isso sim, irá fazer muita diferença dos próximos jovens que tiverem essa matéria.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

INTERSABERES. O que é Projeto de Vida. Disponível em: https://www.intersaberes.com/blog/novo-ensino-medio-o-que-e-projeto-de-vida/ Acesso em: 26/07/2022

 

KUAU. Projeto de Vida Ensino Médio. Disponível em: https://blog.kuau.com.br/projeto-de-vida/projeto-de-vida-ensino-medio/ Acesso em: 27/07/2022

 

MEC. Projeto de Vida Ser ou Existir. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir Acesso em: 28/07/2022

 

SAE. Projeto de Vida no Ensino Médio. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ Acesso em: 27/07/2022

 

 

ANEXO