A APLICAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Ana Laura Cavalcante Teixeira
Eliana Patrícia Martins Borges
Norma Maria Galindo De Sousa
Rosenil Moreira Magalhães
Silvana do Nascimento Magalhães Guia
RESUMO:
O presente artigo trata sobre a aplicação dos jogos educativos na educação infantil e a sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem da criança, partindo do pressuposto de que esses recursos pedagógicos contribuem de forma significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos. Sendo assim temos como objetivo geral demonstrar a importância dos jogos educativos no processo de aprendizagem das crianças. Para isso, realizamos revisão bibliográfica de livros, artigos, monografias, dentre outros. Justificamos a escolha desse tema pela necessidade em desmistificar a ideia de que jogos educativos não são perca de tempo ou simples passatempos, demostrando a importância de ambos na educação infantil no que tange o desenvolvimento integral das crianças. Entendemos que os jogos fazem parte da natureza da criança, e que toda criança saudável se reconhece no brincar, com isso, vale ressaltar a importância da compreensão da criança, o seu envolvimento e interação com os colegas no momento da recriação e da brincadeira, enquanto a criança brinca incorpora valores que resultam na aprendizagem de uma forma prazerosa na qual ela se identifica. Diante desse contexto, pode-se concluir que os jogos educativos assumem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças que ao brincar são estimuladas a perceber e explorarem o espaço em que estão inseridas, criando diversas formas de representar o mundo através da imaginação, isso demonstra que o uso desse importante recurso pedagógico facilita a aprendizagem e torna as aulas mais agradáveis, estimulantes, prazerosas e eficazes.
Palavras-chave: Jogos Educativos. Educação Infantil. Aprendizagem. Criança.
INTRODUÇÃO
Diante do contexto atual sobre o processo de ensino e aprendizagem, a educação infantil entende os jogos educativos em seu aspecto livre como uma forma simbólica e funcional para o desenvolvimento de crianças, os jogos fazem parte do universo infantil e é por meio delas que a criança desenvolve suas habilidades, acumula conhecimento, e assim contribuem de forma significativa no processo de aprendizagem de cada criança motivando-as para uma maior socialização e interação escolar, fatores indispensáveis para uma compreensão de mundo e interação social.
Sendo assim, o presente artigo trata de uma reflexão acerca da importância dos jogos para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil, visto que nessa fase as crianças começam a descobrir o mundo e a se autodescobrirem, compartilham informações, trocam experiências vivenciadas no seu dia a dia e caraterizadas na brincadeira, a partir daí ela passa a atribuir significados aos seus movimentos e gestos.
No entanto, é fundamental priorizar os jogos pois a criança desenvolve sua autonomia de forma livre e prazerosa. Os jogos por prazer caracterizam a ação da criança e o próprio ato de brincar é uma linguagem, nele a criança desenvolve atividades sensomotoras, corporais, sonoras, verbais e passa a se autodescobrir, nesse sentido ressaltamos o quanto os jogos são significativos na vida da criança, que se reconhece e desenvolve múltiplas linguagens dentro da brincadeira.
Entretanto, vale ressaltar que o mais importante é que a criança compreenda, que seja desenvolvido o seu envolvimento e interação com os colegas no momento da recriação e do jogo, o que com muita clareza facilitará o papel do professor durante a transmissão do conhecimento e aprendizagem das mesmas. Dessa forma o jogo aliado às brincadeiras tem sido utilizado há vários anos nas escolas, primeiramente como método de preparação para vida e aos poucos se tornaram marcas da infância, desde os primeiros anos de nossas vidas somos estimulados a vivenciarmos essa interação com o mundo a nossa volta, de forma que a utilização de métodos mais eficazes pudesse favorecer essa interação com o mundo a nossa volta.
Sendo assim, pode-se ressaltar que as crianças estão sempre buscando entender parte da grande diversidade a sua volta, e os jogos e o ato do brincar tornam-se ferramentas essenciais para essa interação com o meio em que estão inseridas.
Diante disso, existe uma grande diversidade de jogos das mais variadas formas e que podem estimular o cérebro, o corpo e a interação da criança com o meio social, o brinquedo de cunho educativo se torna um excelente agente capaz de transmitir e desenvolver variados métodos de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das crianças em seus aspectos: físico, cognitivo, sensorial, motor, cultural e social.
Nessa perspectiva foi desenvolvido trabalho com o título “a aplicação dos jogos educativos na educação infantil e a sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem da criança” abordando a importância em utilizar os jogos educativos como recurso pedagógico na educação infantil, tendo como problema: de que forma os jogos educativos podem contribuir no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil? Tornando o ambiente mais lúdico, desenvolvendo os jogos educativos dentro e fora do ambiente escolar, visto que a criança aprende brincando, por isso o ambiente precisa ser pensado de acordo com as especificidades das crianças, deve ser acolhedor, atraente, prazeroso e agradável, assim como a escolha dos jogos, a maneira como estes serão apresentados as crianças, e não podemos esquecer do cuidado na escolha dos brinquedos, pois é de suma importância que estes sejam adequados e atendam as especificidades de cada criança.
Sendo assim definimos como objetivo geral: refletir acerca da importância dos jogos educativos para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. Especificamente, procurou-se refletir sobre a importância do uso de jogos como recurso pedagógico na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças, ampliar as possibilidades de comunicação e socialização infantil através de jogos e brincadeiras e estimular as linguagens múltiplas, sejam elas corporal, oral e escrita, demonstrando que é possível promover uma aprendizagem significativa através do lúdico, nesse caso, da utilização de jogos educativos no processo de aprendizagem. Nesse contexto pode-se finalizar que os jogos educativos têm um papel específico na vida das crianças, tornando-se imprescindível para o processo de construção do conhecimento e na realidade compreendida por elas, a escola é um ambiente indispensável para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A escola deve assumir uma função de caráter indispensável na construção desse conhecimento, por ser a entidade especializada para essa finalidade. Pois a utilização de jogos educativos na primeira infância é um convite especial para o estímulo desse aprendizado, a escola por sua vez deve identificar quais os aspectos que favorecem mais a aprendizagem das crianças.
AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os jogos educativos na educação infantil têm se tornado cada vez mais fundamental para aprendizagem de crianças e fomentam uma prática significativa dando maior qualidade durante o desenvolvimento de crianças, promovendo o desenvolvimento de várias habilidades e competências. Dessa maneira os jogos fazem parte do cotidiano infantil de crianças, isso possibilita a interação da criança com o mundo ao seu redor desde os primeiros anos de vida através da imaginação e as interações existentes nas práticas de seu cotidiano.
Sendo assim pode-se dizer que as atividades lúdicas devem fazer parte da vida de toda criança e é um período de grande aprendizado, além de influenciar por toda a vida. Pois a educação lúdica e sua diversidade, repleta de jogos e brincadeiras influencia na formação do caráter e no desenvolvimento das mesmas, interferem diretamente no processo de formação da personalidade e do intelecto de cada criança. Diante desse fator através do jogo a criança emprega e manifesta as mais variadas emoções, durante sua interação com os demais, desenvolvendo assim suas habilidades motoras e psíquicas, além de construir sua moral. A criança se desenvolve e aprende em outros ambientes e em outras circunstâncias que não envolvam unicamente o ambiente escolar. Há fatores alheios, além da escola que também podem influenciar no processo de desenvolvimento da criança, sendo esses, adultos, brinquedos, brincadeiras e jogos, entre outras experiências vivenciadas em seu cotidiano.
Entretanto, a contribuição dos jogos, no campo do desenvolvimento infantil, ocorre em diversas áreas, sendo assim ao se relacionar com o outro, a criança aprende a respeitar as regras que são inicialmente impostas e com situações que nem sempre lhe são favoráveis. Ao longo de seu desenvolvimento, essas regras, gradualmente, ganham significado e sentido, provando sua relevância ao tempo em que se mostram necessárias para a organização das mais variadas relações.
Desse contexto conclui-se que os jogos são uma forma privilegiada de interação com os outros sujeitos, sejam estes adultos ou crianças, objetos e com a natureza à sua volta. Pois a criança se apropria gradativamente das práticas sociais e daquelas existentes ao grupo em que pertencem. Assim sendo, compreende-se que os jogos possibilitam experiências de cunho cultural e de interação como meio em que a criança está inserida, fator indispensável para a construção da identidade do sujeito, auxiliando em seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
BREVE CONCEITO DE JOGOS EDUCATIVOS
Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre um determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural. Em resumo, são jogos que têm como objetivo passar algum fundamento ético ou valores de vida. Podem se apresentar de formas variadas, e, dependendo de seu contexto principal, podem ser utilizados até por professores nas escolas.
Os brinquedos e jogos são utilizados para gerar diversão à criança e/ou aos adultos. Contudo, atualmente muitos jogos são levados à sala de aula para que, a partir dele, o professor torne possível a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades requeridas durante as aulas. Quando o jogo ou objeto lúdico é inserido na aula, deixa de fazer parte de uma brincadeira e passa a ser um material pedagógico. De acordo com Kishimoto (1998), essas estratégias metodológicas podem exercer ambas as funções. Os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação, desenvolvendo capacidades cognitivas e a coordenação motora.
A escola é um local em que a criança ou adolescente deve adquirir conhecimentos e habilidades. Muitas vezes a atividade lúdica na escola é desvalorizada pelos professores e pelos pais.
Jogos educativos estimulam e favorecem o aprendizado dos discentes e o processo de socialização, além de contribuir para a formação de sua personalidade. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.
O surgimento do jogo educativo se deu no Renascimento, os jogos de todos os tipos que na era medieval eram abominados ressurgem se incorporando novamente no cotidiano das pessoas e também como um material pedagógico no ensino. Atualmente os jogos na educação são classificados de acordo com duas funções. A primeira é a lúdica que fornece prazer e diversão, a segunda é a educativa o jogo pode auxiliar ou promover a aquisição de saberes. É importante que na aplicação de jogos haja a mediação do professor para que a função lúdica não se sobreponha a função educativa, deve haver um equilíbrio entre essas duas funções gerando maior interesse nos alunos.
A palavra jogo é originária do latim: iocus, iocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros.
De acordo com Leal (2005), o jogo é uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos participam de uma situação de engajamento social num tempo e espaços determinados, como características próprias delimitadas pelas próprias regras de participação na situação “imaginária”.
A maior parte dos jogos educativos é voltada para o público infantil. Existem dois grupos principais de jogos infantis: os de enredo e os de regras. Os jogos de enredo também são chamados de jogo imaginativo, de faz-de-conta, de papéis, simbólico ou sócio-dramático. Os jogos de regras visam promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador. Neles, as crianças se imaginam nos papéis dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que gostariam de vivenciar.
Um bom exemplo de jogo de regras é o xadrez. Nele, a situação imaginária está subentendida e as normas orientam a brincadeira. Os participantes ficam atentos a finalidade do jogo e no atendimento aos códigos por eles compartilhados.
Podemos aproveitar algum momento de alguma aula para fazer com que o aluno memorize de forma descontraída o conteúdo dado. Não perdendo o senso de que a criança precisa brincar, os educadores poderão intervir durante a brincadeira para facilitar o aprendizado e sempre estabelecendo uma relação com o que foi estudado até então.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme estudo realizado sobre o tema foi possível a constatação que os jogos educativos influenciam de forma significativa no processo de aprendizagem e desenvolvimento, pois essas atividades proporcionam uma aprendizagem significativa para a criança na educação infantil. Diante desse contexto ficou evidente à importância do uso de jogo no processo de aprendizagem da criança, sendo reconhecido com um excelente recurso didático e como um elemento facilitador desse processo na ação do educador em sala de aula, tornando assim a aprendizagem prazerosa e envolvente.
Sendo assim é fundamental que educador utilize desses recursos como proposta pedagógica em sala de aula. Pois através de estudo que compreendemos que o jogo é uma ferramenta importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Diante do exposto, espera-se que esse estudo contribua para a prática pedagógica do educando da educação infantil e para que esses profissionais ampliem sua consciência da importância do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
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