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A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Lais Ramos

Madalena Lacerda Cintra

Norma Maria Galindo de Sousa

Silvana do Nascimento Magalhães Guia

Shirley Lúcia Pedroso

 

 

RESUMO

O presente artigo trata de questões que relacionam a importância da musicalização na educação infantil e o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, inicialmente, o trabalho destaca-se que o conceito de desenvolvimento da criança através da música é entendido de forma ampla, abarcando não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos linguísticos, motores, afetivos e sociais. Diante disso pode-se dizer que quando a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa.  Entretanto é possível apresentar reflexões a respeito do papel da música no processo de ensino e aprendizagem, objetivando oferecer subsídios para viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável para a criança, explicando o desenvolvimento da linguagem musical no contexto da educação infantil, a fim de contribuir para a motivação pessoal e facilitar a integração do educando no contexto escolar. Diante disso pode-se considerar que a música é ferramenta essencial para um bom desenvolvimento da criança no aspecto educacional, favorecendo de forma lúdica e construtiva uma melhora significativa nos seus aspectos motivacionais. Diante do contexto em estudo, pode-se concluir que a música na educação infantil pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta para ajudar a criança a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias e valores culturais.

 

Palavras-chave: Musicalização. Educação Infantil. Aprendizagem.

 

 

INTRODUÇÃO

Diante do contexto atual sobre a importância da musicalização na educação infantil e o processo de ensino e aprendizagem, pode-se dizer que a música na vida dos seres humanos é vista como formas de comunicação e ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, buscando integrar o processo de crescimento da criança ao conhecimento de forma lúdica e criativa. Sendo assim ao falarmos sobre musicalização na educação infantil, podemos abordar várias perspectivas, tendo a atenção com os sujeitos e o contexto em que se está.

Nessa perspectiva, buscando um ensino que esteja em contato com as diversas sonoridades, bem como do mundo, trabalhando a contextualização e a compreensão crítica de maneira pedagógica e formativa, proporcionando a aprendizagem entre conhecimentos extramusicais e os relacionados ao campo musical. Dessa maneira a música assume um papel enriquecedor sendo trabalhada na escola e proporcionando um grande enriquecimento. Pois cabe ao professor planejar suas aulas de uma maneira em que todos os alunos participem e que planejem bem quais os objetivos que pretendem alcançar através da utilização da música.

 

A educação musical além de auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades, poderá auxiliar na aprendizagem dos alunos, lembrando sempre que qualquer atividade deve ser pré-planejada. Trabalhar com música não é simplesmente ligar o som e dizer que a escola oferece a disciplina de arte musical, é preciso ter consciência dos objetivos que se deseja alcançar através da música (COPETTI; ZANETTI E CAMARGO, 2011, p. 02).

 

Dessa maneira a música não deve ser vista somente como conhecimento, mas um conhecimento que desenvolve, amplia os campos a frente da criança na educação infantil. Pois o processo de musicalização é um processo de desenvolvimento para um aluno na construção do conhecimento musical com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto musical da criança, contribuindo para sua capacidade de criação e expressão artística. A música pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo.

Diante disso é importante ressaltar que os conhecimentos não se configurem em apenas um grande número de informações, transformados em receitas educacionais. Se faz necessário a busca de novas formas metodológicas e didático-pedagógicas a serem desenvolvidas e introduzidas no espaço escolar. Sendo assim é possível apresentar maneiras de transmitir e produzir o conhecimento, e também repensar a educação.

Portanto a linguagem musical no processo de ensino e aprendizagem apresenta-se como instrumental metodológico e pedagógico de significativa importância, pois além das vantagens já colocadas, traz a sua natureza e caráter, a interdisciplinaridade com a qual se dinamiza todo o processo de ensino-aprendizagem.

Dessa maneira, quando a criança ouve uma música, ela aprende uma canção, brinca de roda, participa de brincadeiras rítmicas ou receber estímulos que despertam para o gosto musical, o despertar que floresce o gosto pelo som, ritmo, movimento., introduzindo em seu processo de formação um elemento fundamental do próprio ser humano, favorecendo o desenvolvimento do seu gosto estético, aumentando e melhorando sua visão de mundo. Pois a música representa mais que uma forma de expressão e integração com o meio; é um elemento que possibilita desenvolver habilidades, conceitos e hipóteses, contribuindo para a formação integral do sujeito.

Nesse contexto pode-se finalizar que quando a música é percebida pelos educadores como fonte de ensino-aprendizagem, as ações mais comuns realizadas no dia a dia transformam-se em vivências capazes de estimular o desenvolvimento da criança. Entretanto garantir a presença da música nos currículos dos cursos que formam professores e, por conseguinte, assegurar a formação musical para o docente, não é suficiente para introduzir a prática da musicalização no contexto escolar, mas é o começo para a reconstrução da sua identidade dentro das instituições de ensino.

 

 

BREVE CONCEITO DE MÚSICA

 

Música é um substantivo feminino singular, com origem na palavra música, em Latim. Dependendo do contexto, o termo pode ser considerado um adjetivo feminino singular. A música é considerada uma arte e uma questão cultural e humana, pois envolve a combinação de diversos sons e ritmos, associados também com melodias e harmonias. A música promove a criação de um som coerente e lógico, pelo qual se busca um significado através do contexto sonoro, podendo ter transmissão através da voz ou de instrumentos musicais. No sentido de questão cultural, a música traz a relação da manifestação artística de um certo grupo ou povo, em qualquer época ou região. Nesse caso, ela se transforma em uma forma de expressar os sentimentos.

A música é uma das chamadas Belas Artes , ou seja, um gênero artístico, que consiste em alcançar efeitos estéticos por meio da manipulação de sons vocais ou instrumentais, de acordo com padrões culturais de ritmo , harmonia e melodia.

A música é uma das maiores formas de expressão artística desde os tempos antigos. Constitui também o suporte de uma gigantesca indústria global , uma vez que a cultura tem lugar em tipos muito diferentes de música, usada para fins recreativos, cerimoniais, publicitários ou outros.

Existem muitas e diversas formas de produzir música, algumas muito tradicionais, como uma orquestra clássica, e outras mais contemporâneas, como uma banda de rock . No entanto, o princípio orientador é semelhante. Cada um pertence a um contexto específico sobre história , cultura, valores e considerações sobre o que é e o que não é arte . Por outro lado, a música está associada a certos aspectos da mente humana e é considerada um importante estímulo para o pensamento lógico e matemático , a aquisição da linguagem , o desenvolvimento psicomotor e uma ampla gama de outras atividades sociais e mentais típicas da raça humana . É por isso que geralmente é incluído em diferentes programas escolares.

 

 

HISTÓRIA DA MÚSICA

 

A origem da música é misteriosa, embora se calcule que tenha começado na pré-história da humanidade e esteja ligada aos ritos de acasalamento e ao trabalho coletivo.

A dança e o canto parecem ter estado desde o início associados à forma como o ser humano entende o mundo. Na verdade, eles faziam parte de suas manifestações religiosas ou xamânicas, como rituais de cura, canções de batalha ou de caça, ou danças para atrair chuva.

Os instrumentos mais antigos são flautas de osso com mais de 30.000 anos. Muito mais tarde, na Suméria de 3.000 aC. Havia instrumentos de percussão e cordas primitivos. Por outro lado, no Novo Reino do Antigo Egito eles usavam escalas de sete sons diferentes e vários instrumentos como a harpa, o oboé e a bateria.

No entanto, os primeiros tratados sobre a música do Ocidente são de origem grega , visto que os antigos helenos davam grande importância ao valor educacional e moral da música, sempre ligada ao trágico poema e à mitologia . Seu equivalente oriental é encontrado na China Antiga, cuja música já respondia no século 4 aC. C. em uma escala cíclica própria.

Mais tarde, a música no Ocidente evoluiu de mãos dadas com o pensamento religioso medieval , dando ao canto gregoriano um lugar de destaque como canto litúrgico da Igreja Católica. No Renascimento , novos estilos surgiram na Europa, dando origem à música flamenca, à chanson francesa e à música barroca .

Em seguida, ele voltou ao classicismo , sob cuja influência nasceu a famosa música clássica europeia executada por orquestras. Os famosos Bach, Haydn, Mozart e Beethoven pertencem a este período.

Com o Romantismo foram criados novos registros e novas sensibilidades ligadas à cultura local e popular. Após diversas variantes programáticas, impressionistas e modernistas, iniciou-se o palco da música contemporânea, caracterizada por uma enorme diversidade e uma exploração constante dos géneros musicais.

A música pode ser definida amplamente como um som organizado, coerente e significativo. É caracterizado pela utilização de sons (e dos instrumentos para os produzir) com o objetivo de produzir uma sequência esteticamente apreciável e significativa.

Como todo som, ele se propaga pelo ar (ou pelo meio no qual está inserido) e, portanto, suas propriedades dependerão das condições em que o instrumento é tocado.

Tem um executor ou intérprete, que é quem usa o instrumento musical, mas também um compositor, que é quem concebeu a linguagem rítmica e sonora que posteriormente será interpretada em palco. Ambas as pessoas podem ser iguais.

 

 

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A importância da música na educação infantil é muito maior que apenas entreter a criançada. A música para crianças trabalha a coordenação motora, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia a percepção sonora e até mesmo a alfabetização infantil. Entretanto a música tem outros benefícios, como o estímulo da percepção espacial, de habilidades cognitivas como a concentração, criatividade, disciplina e imaginação, além do desenvolvimento da linguagem, tanto falada quanto corporal.

Diante disso por estes e tantos outros motivos que o contato com a música na educação infantil é uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento de seu filho de maneira lúdica e divertida. Sendo assim é importante ressaltar que o uso da música na educação infantil não se restringe às aulas de musicalização propriamente ditas, mas pode ser trabalhada também nas aulas regulares, como instrumento pedagógico para enriquecer a aprendizagem. Pois a música para crianças possui um efeito muito benéfico enquanto ferramenta educacional, contribuindo para o processo de aprendizagem.

Todavia, a utilização da música na educação infantil como instrumento de aprendizado está bastante ligada ao protagonismo e autonomia infantil, já que permite que a criança aprenda inúmeras habilidades importantes para seu desenvolvimento de modo prático e divertido. Entretanto, apesar de todos os benefícios da música na educação infantil, ainda deve haver espaço para que ela seja experimentada pelas crianças como uma forma de arte, diversão e expressão.

Diante desse contexto, a importância da musicalização na educação infantil, é de fato um recurso muito significativo para estimular o aprendizado da criança. Ela proporciona um bem-estar para aqueles que a ouvem e de uma forma notória deixa a criança confortável ao compasso da mesma. É necessário estabelecer uma rotina organizada e atrativa que busque proporcionar as crianças experiências positivas, para que assim elas se sintam acolhidas na aula. Pode-se notar que as crianças, através da música, se expressam melhor, pois a participação de cada uma aumenta significativamente durante o aprendizado.

Entretanto pode-se finalizar que a importância da música na educação infantil desperta o lúdico, traz benefícios para a socialização, auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora. Com isso ao trabalhar a música na educação infantil é extensa e não para por aí. Pois a musicalização também contribui para a percepção espacial, matemática e estimula até mesmo áreas do cérebro das crianças que podem beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens na primeira infância.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante das pesquisas realizadas é possível ressaltar que foi de extrema importância todo esse contado com o mundo da música. Com esta pesquisa, evidenciamos o quanto à utilização da música na educação infantil pode modificar de maneira exemplar a aprendizagem das crianças, a música colabora com a promoção afetiva, alarga determinadas áreas de reações, e como reforço dá as crianças maior segurança, desenvolve suas ideias e a sua própria expressão. Sendo assim o prazer gerado a partir da música, resulta mais do que qualquer outro recurso no desenvolvimento da identidade da criança.

Entretanto pode-se dizer que a musicalização na Educação Infantil desempenha um papel muito importante com influência positiva na escola. Entretanto a melhor da música é que além de trabalhar ritmos em assuntos escolares e que a música envolve todo o corpo e sensações ao ouvir e interagir gesticulando os movimentos da música e o relaxamento pelo prazer de uma atividade tão prazerosa quanto o cantar. Desta maneira ao apreciar a música em sala podemos trabalhar a parte motora da criança junto ao ritmo, uma das formas mais simples e bonitas é a expressão de sentimento de uma criança ao cantar.

Nessa perspectiva de aprendizagem, o objetivo deste trabalho foi apresentar a importância da música na educação infantil e através de pesquisas sustentadas cientificamente, comprovando que a música é dinâmica e espontânea, e quando trabalhada de maneira correta pode trazer bons resultados. Desta maneira com a música as crianças aprendem a conviver melhor com os outros, aprendem a dividir seus brinquedos, a se socializar com ao mundo. Sendo assim, a música se faz presente na vida da criança desde a barriga de sua mãe, pois, quando nascem desenvolvem o senso do ritmo e sempre ao ouvir um som começam a se balançar e expressar seus sentimentos.

Diante disso, conclui-se que a música contribui na aprendizagem e no desenvolvimento de todas as crianças favorecendo o psicomotor, o linguístico, cognitivo e socioafetivo das crianças, envolvendo todo seu corpo e mente trazendo bem-estar a todos que ouvem e apreciam. Pois o trabalho com esta maravilhosa ferramenta, proporciona que as crianças expressem seus sentimentos, conheçam seu próprio corpo e estimulem sua coordenação motora. A música é uma das ferramentas mais eficazes para o aprendizado na educação infantil, desde da primeira infância, ela faz parte de uma cultura na vida da criança sendo indispensável na educação. Sendo assim a musicalização vem ocupando um espaço muito significativo, pois, quando está sendo colocada em prática, traz experiências e sensações novas para todos os que a ouvem, fazendo uma grande diferença em sala de aula.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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