O LÚDICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucineia de Oliveira Barbosa Zunarelli
Luciana Cabral Santos de Oliveira
Luciana dos Santos Silva
Jaqueline Pozzebon
Sueli Souza de Oliveira Barbosa
RESUMO
O presente artigo apresenta conceitos e procedimentos relacionados a ensinar através de brincadeiras, visando o interesse das crianças em aprender através do lúdico. A ludicidade sendo uma ferramenta importantíssima, podendo ser trabalhada nas series iniciais do ensino fundamental ou na educação infantil, ou em todo estágio de aprendizado, por meios de jogos, brincadeiras. Ficando muito evidente a importância de o professor perceber, incluir e levar o lúdico para o ambiente escolar através de brincadeiras, músicas e jogos. Sendo que esta pratica pedagógica e essencial para o aluno se desenvolver a criatividade enriquecer o bom relacionamento entre os pares, aceitar regras e lidar com frustrações superando suas expectativas e dificuldades. Propõe um conceito de mudanças para as práticas cotidianas, na escola com as crianças, fazendo com que os profissionais que atuam nessa área repensam a sua práxis. Procurando sempre as didáticas, que influenciam e envolvam a autoestima das crianças, compreendendo os fundamentos teóricos da ludicidade e sua importância na prática educativa, na formação do professor. Dessa forma, consideram-se oficinas pedagógicas como um instrumento que promove a cultura a sociabilidade e o desenvolvimento da aprendizagem dos indivíduos, sendo este processo dentro do espaço formal ou informal do contexto escolar, é possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica importantíssima que o professor pode usar e abusar em sala de aula, pois o lúdico transforma a criança, e os resultados alcançados é gratificante para o professor e para a criança, entretanto cabe ao professor apresentar contradições entre o aprender com a teoria e o aprender na pratica pedagógica, se o professor deixar o lúdico de fora de seus planos de aprendizado, ele está privando a criança de aprender de forma prazerosa e desmotivada com conteúdo exaustivos.
Palavras-chave: Lúdico. Aprendizado. Desenvolvimento.
SUMMARY
This article presents concepts and procedures related to teaching through play, aiming at the children's interest in learning through play. Playfulness is a very important tool, and can be worked on in the early grades of elementary school or early childhood education, or at any stage of learning, through games and games. It becomes very evident the importance of the teacher to understand, include and take the ludic to the school environment through games, songs and games. Since this pedagogical practice is essential for the student to develop creativity, enrich the good relationship between peers, accept rules and deal with frustrations, surpassing their expectations and difficulties. It proposes a concept of changes to everyday practices, at school with children, making professionals who work in this area rethink their praxis. Always looking for didactics that influence and involve children's self-esteem, understanding the theoretical foundations of ludicity and its importance in educational practice, in teacher training. In this way, pedagogical workshops are considered as an instrument informal space of the school context, it is possible to say that the ludic is a very important pedagogical tool that the teacher can use and abuse in the classroom, because the ludic transforms the child, and the results achieved are rewarding for the teacher and for the child, however, it is up to the teacher to present contradictions between learning with theory and learning in pedagogical practice , if the teacher leaves play out of his learning plans, he is depriving the child of learning in a pleasant and unmotivated way with exhaustive content.
Keywords: Playful. Apprenticeship. Development.
1 Introdução
O lúdico pode ser usado de várias formas, brinquedos, jogos, brincadeiras, jogos, dança, teatro, fantoche, através do lúdico a criança se diverte, aprende, interagi, usa sua imaginação. Uma brincadeira simples como os jogos, ativa a concentração faz com que desperte o lado competitivo de cada um, ensina a criança a perder e ganhar, sendo que é possível ver no rosto de cada um quando o resultado é de derrota.
Durante o estágio pude perceber o quanto é importante o papel do professor nas atividades lúdicas, não basta só dar os brinquedos é preciso brincar junto, é preciso sentar no chão, se sujar de tinta, colocar a mão na massa, ou seja, ensinar e brincar junto. O lúdico é uma forma satisfatória da criança, trabalhando com o real e concreto, aprender com o lúdico é uma forma prazerosa para o desenvolvimento e o aprendizado de cada aluno.
2 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICA
O Lúdico é uma atividade que pode ser usada em todas as idades, e tem várias concepções teóricas por autores como Piaget (1982), a onde mostra a importância da brincadeira para o desenvolvimento e aprendizado através do Lúdico.
O Lúdico e a brincadeira possibilitam no processo de desenvolvimento mental, motor e cognitivo da criança, podem dizer o bem necessário na utilização de brinquedos, brincadeiras e jogo no cotidiano da educação do aluno.
Os brinquedos e jogos reconhecidos por educadores como fator importante na educação. É superimportante utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação apropriada para as crianças, para termos a aprendizagem mais prazerosa e atraente, através do Lúdico é possível prender a atenção e o interesse da criança, sem perder o foco nas aprendizagens.
Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades. A Ludicidade é indispensável à saúde física e mental da criança. As crianças fazem das brincadeiras o imaginário, que pode muito ser trabalhado como, cantar, ouvir historinhas, dramatizar, jogar.
Segundo Paulo Freire:
O lúdico se baseia na atualidade, ocupa-se do aqui e do agora, não prepara para o futuro inexistente. Mas sim sendo o hoje a semente de qual germinará o amanhã, podemos dizer. Que o lúdico favorece a utopia, a construção do futuro a partir do presente. A teoria sem a prática vira verbalismo, assim como a prática sem teoria vira ativismo. No entanto une-se a pratica com a teoria, tem-se a práxis.
2.1 O LÚDICO E O APRENDIZADO
O Lúdico em sala de aula ajuda o desenvolvimento escolar através da arte de brincar, aprender brincando é mais satisfatório, é uma forma de construir o conhecimento da criança.
Vivemos em uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar, porque a alternativa de trabalhar de maneira Lúdica em sala de aula é muito atraente e educativa. Devemos adotar as estratégias do lúdico na intervenção pedagógica, oferecendo oportunidades de momentos lúdicos. A ludicidade como ciência se fundamenta sobre os pilares de 4 eixos, das diferentes naturezas, isto é sociologia, psicologia, pedagogia e epistemológica.
Foi feito um levantamento bibliográfico inspirados na observação das atividades práticas, num enfoque das teorias de Piaget, Vygotsky, Bruner, Dieneies e outros, a importância da estimulação e integração para despertar o interesse da criança, por meios de estimulação e integração. É necessário que os educadores procurem um equilíbrio em todos os processos de desenvolvimento do educando cognitivo, psicomotor, afetivo, social, físico e moral, para o êxito do processo ensino-aprendizagem.
Segundo Dalme 2003,
... ludicidade refere-sé´aos jogos pedagógicos, brincadeiras, dinâmica de grupo, recorte e colagem, dramatização, exercícios físicos, cantigas de roda, atividades rítmicas e atividades no computador. O lúdico consiste na satisfação da criança, trabalhando o real e o concreto, tocando, deslocando, montando e desmontando.
A finalidade do lúdico é o prazer do funcionamento da brincadeira importantíssimo, pois ajuda o desenvolvimento facilitando a aprendizagem e a interação entre colegas de sala. As atividades lúdicas podem colocar o aluno em diversas situações, onde ele pesquisa e experimenta. Fazendo com que ele conheça suas habilidades e limitações, que exercite o diálogo e liderança. Seja solicitada ao exercício de valores ético e muitos outros desafios, que permitirem.
Vivência na educação infantil é enriquecer as atividades escolares, através do lúdico a criança brinca com sua fantasia, constrói uma ponte no tempo repetindo o passado e vivendo o presente e projeta seu futuro. O lúdico como brincadeira faz enquanto brincadeira, atividades livres, gratuita através da imaginação associando com sua própria realidade.
Negrini (1994, p.19) sustenta que:
As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsicamente vinculadas: A inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança.
Vygotsky (1994) atribui relevante papel do lúdico na constituição do pensamento infantil, segundo ele é através do lúdico que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor com seu modo de aprender com o mundo, pessoas, coisas e símbolos.
As atividades lúdicas promovem ou restabelecem o bem-estar psicológico da criança, no contexto e desenvolvimento social da criança, tais atividades são partes do repertorio infantil. O lúdico pode ser usado em diversas formas e faixas etárias, pode sofrer intervenção nas metodologias em sua real estratégia. A escola pode proporcionar as crianças espaços, com atividades lúdicas, oferecer melhores condições para que seja apto em diferentes circunstâncias, aprender por si mesma, conhecendo suas capacidades e limitações.
O uso do lúdico na educação requer um olhar amplo, para o ensino de todos. Desde muito pequena a criança necessita de cuidados especiais, alguém que zele pelo seu bem estar e ensine, através desses cuidados e ensinamentos. Segundo Vygotsky (1989) o lúdico é considerado educativo quando desperta o interesse do aluno pela disciplina. Por tanto o professor pode aproveitar, os jogos e brincadeiras como facilitador da aprendizagem.
Quando se trabalha o lúdico na educação, abrem-se espaços para que a criança expresse seus sentimentos oferecendo a ela a oportunidade de desenhar novos conhecimentos. Podemos afirmar que é função do professor proporcionar aos seus alunos um aprendizado de forma interessante, de maneira que o aluno tenha prazer em aprender. É dever de o professor mudar os padrões de conduta em relação aos alunos, deixar de lado os métodos tradicionais e trabalhar com o lúdico em desenvolvimento na sala de aula.
2.2.A ORIGEM DO LÚDICO
A origem do lúdico se deu pela palavra “lodus”, que quer dizer “jogo”, mas ele passou a ser muito mais que um simples jogo, está inserida no brincar, movimentar, cantar, dançar, jogar e muitas outras formas de aprender. Existente há muitos anos, pois pode considerar lúdico desde o movimentar do bebe na barriga da mãe. Os homens primitivos já usavam de maneira rude e peculiar, através de suas curiosidades demonstravam em suas atividades, como forma de comunicação, através de desenhos, símbolos e pinturas, onde a tinta era tirado das arvores e também de carvão feita por eles mesmos. O lúdico faz parte de todas as atividades seja em dinâmicas na família, na escola ou através do movimento de seu próprio corpo, sendo uma necessidade básica da personalidade de cada um. Ao anualizarmos o lúdico usado pelos primitivos, podemos dizer que foi um importante
Segundo Riedel (apud Almeida, 2000, P.78):
Ao longo da história, o prestigio dos jogos sofreu oscilações. Platão, por exemplo, os colocava em igualdades de importância com a instrução formal na transmissão de valores educativos e morais. Entre os gregos, os romanos e os maias, os jogos eram utilizados pelos mais velhos para transmitir as novas gerações: valores, conhecimentos e normas sociais. Com ascensão do cristianismo, as atividades lúdicas, como os jogos caíram em descrédito e passaram a ser vistos como profanos e imorais e destruídos de qualquer significado.
2.2.1 DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES LÚDICAS
Os primeiros anos de vida são muito importantes para as expectativas e aprendizado, por isso para o crescimento saudável é preciso cuidar, orientar, educar, são ações que complementam o desenvolvimento, cognitivo e social infantil. Na educação infantil a escola precisa dar atenção e dar oportunidades de aprendizagem. É na brincadeira que as crianças expressam suas emoções, desejos, sentimentos o lúdico proporciona uma variedade de experiências para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social da criança.
De acordo com Almeida (2000) os jogos se tornam mais significativos a medida que a criança se desenvolve, através da manipulação de diferentes materiais que a rodeiam, servem de estímulos onde ela começa a reconstruir suas ações reinventando as coisas e favorecendo seu aprendizado.
Já Rizzi e Haydt (2001), em estudos realizados por Jean Piaget sobre a evolução do jogo na criança, o estudioso percebeu e dividiu a estrutura do jogo infantil em três categorias que veremos a seguir:
2.2.2 JOGOS DE EXERCÍCIOS SENSÓRIO-MOTOR
Nos primeiros meses de vida a criança já demonstre o impulso lúdico, o que foi chamado por Piaget do “jogo de exercício sensório motor”, que consiste em reflexo de repetição de gestos ou movimentos como esticar e encolher as pernas, observar as mãos em movimentos, chupar os dedos, manipular e tocar objetos pequenos, a criança pode fazer gestos para produzir sons e se expressar, favorecendo o desenvolvimento e o domínio da motricidade.
Segundo Almeida (2000, p.42),
Nesta fase a criança desenvolve seus sentidos, seus movimentos, seus músculos, sua percepção e seu cérebro. Olhando, pegando, ouvindo, apalpando, mexendo em tudo que encontra a seu redor, ela se diverte e conquista novas realidades. Em sua origem sensório-motor, o jogo para ela é pura assimilação do real ao “eu” e caracteriza as manifestações de seu desenvolvimento. O bebê brinca com o corpo, executa movimentos como estender e recolher braços, as pernas, os dedos, os músculos.
2.2.3 O LUDICO E O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Lúdico em sala de aula principalmente na educação infantil ajuda o desenvolvimento escolar através da arte de brincar, aprender brincando é mais satisfatório, é uma forma de construir o conhecimento da criança, a liberdade é importante para a criança se expressar e criar, isto é um impulso natural que a criança tem, tornando mais fácil aprender e aprender brincando é muito mais prazeroso e divertido.
IMAGEM 1:BRINCADEIRAS COM PECINHAS DE MONTAR
Fonte: Disponível em:<www.clickjogos.com.br/jogos de crianças >acesso em:20 JUL.2023.
A infância é uma das fases que as crianças mais brincam, expressam seus desejos e sentimentos, e a forma mais eficiente para o envolvimento da criança nas atividades escolares, porque a brincadeira é inerente a própria criança mostrar a relevância para o desenvolvimento, mostrando a importância de usar esta metodologia para dar significado ao ato de educar.
É necessário que os educadores procurem um equilíbrio em todos os processos de desenvolvimento do educando cognitivo, psicomotor, afetivo, social, físico e moral, para o êxito do processo ensino-aprendizagem.
Segundo Dalme (2003, p.23)
A ludicidade refere-se aos jogos pedagógicos, brincadeiras, dinâmica de grupo, recorte e colagem, dramatização, exercícios físicos, cantigas de roda, atividades rítmicas e atividades no computador. O lúdico consiste na satisfação da criança, trabalhando om o real e concreto, tocando, deslocando, montando e desmontando.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O lúdico na Educação infantil é um instrumento que favorece um aprendizado de qualidade para a criança, com técnicas que ajudam no desenvolvimento das habilidades no processo de aprendizagem.
A partir do estudo realizado foi possível compreender a importância que lúdico pode trazer quando incluídos na educação infantil, proporcionando um desenvolvimento integral uma vez que estimulam diversas áreas no âmbito social, cognitivo, afetivo e motor, além de ser algo inerente na vida da criança, pois para ela brincar é viver seu desenvolvimento global.
Com as brincadeiras a criança tem oportunidade de partilhar seus limites, emoções e testar seus desafios. O lúdico desenvolve na criança a capacidade de interação para sua vida social, proporcionando um ambiente interessante e agradável, o lúdico auxilia a criança a ter melhor desempenho na aprendizagem, faz a criança ter oportunidade para refletir sobre o mundo, com lúdico a criança ordena, desorganiza, destrói e reconstrói pode usar o lúdico para resolver problemas de matemáticas e atuar nos trabalhos do dia a dia de cada um.
É importante utilizar o lúdico como uma ferramenta nas dificuldades de aprendizagem, trazendo resultados positivos, pois a criança está envolvida emocionalmente na ação, ficando mais atenta e a aprendizagem pode se tornar mais significativa.
A infância é uma das fases que as crianças mais brincam, expressam seus desejos e sentimentos, e a forma mais eficiente para o envolvimento da criança nas atividades escolares, por que a brincadeira é inerente a própria criança mostrar a relevância para o desenvolvimento, mostrando a importância de usar esta metodologia para dar significado ao ato de educar.
REFERÊNCIA
Disponível em:<Ângela Cristina Munhoz Maluf. >acesso em 15/jul/2023
Disponível em:<Brinquedoteca. net.br/?p=1818> acesso em:10/maio/2017Fabio pestana ramos. Blogsport.COM. BR /2012/02 importância-do-lúdico-processo-de. HTML. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de janeiro, 2003.
Disponível em:<http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1262_289_ID.pdf >acesso em 20/jul/2023
Disponível em:<www.seduc.mt.gov.br/Paginas A-importância-do-lúdico-para-o-desenvolvimento-da-criança.aspx.>acesso em: 20/jul/2023.
Fonte: Disponível em:<www.clickjogos.com.br/jogos de crianças >acesso em:20 JUL.2023.
Metodologia cientifica/André Bazanella: Elizabete Penzlin Tafner; Everaldo da Silva; Antônio José Muller (org.). Indaial: Uniasselvi, 2003.206p.ll Morais, 1979.
NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de janeiro, Básica do Conselho Nacional de Educação< Brinque e aprenda. Blogsport.com. BRMetadosupera.com. br
WWW. Zemoleza. Com. BR /trabalho- acadêmico kociais- aplicados / pedagogia/ projeto- de pesquisa- a importância do – jogo e do lúdico no processo ensino aprendizagem.