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A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NA ESCOLA

Vania dos Santos Silva

Irene Alves Viana

 

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Licenciatura em Biologia (MAD-0186) -Psicologia geral e do desenvolvimento - 06/07/2013.

 

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar, através de prática em sala e pesquisa bibliográfica, a importância da psicologia escolar para pais, alunos e educadores que por sua vez devem caminhar lado a lado para uma educação de qualidade. Tendo em vista a elaboração de projetos junto ao corpo docente para que melhor desempenhem suas funções, e possam contribuir para um melhor aprendizado. Alunos com dificuldades de aprendizado, nem sempre são por falta de vontade própria, mas muitas vezes por algum tipo de distúrbio emocional provenientes por vários fatores que o psicólogo pode identificar sem que ele se agrave, que a presença dos pais é fundamental para uma vida escolar promissora, sendo que educação não é um método que se aprende somente na escola, mas que ela vem de uma boa convivência obtida desde o inicio da vida em casa junto dos pais. Dar limites é preciso, para que se forme um bom cidadão, que saiba lidar com os possíveis problemas vindouros no decorrer de sua vida. Contudo, pais, alunos e educadores bem orientados muito mais vem a somar para toda a sociedade, que cada vez mais se depara com a falta de tempo para a participação ativa na vida de seus filhos, e que costumam justificar sua ausência com presentes que por sua vez com o passar do tempo perdem seu valor, e uma brincadeira pode ser muito mais evolutiva no processo educacional.

 

Palavras chave: Papel da Família. Psicólogo Escolar. Psicologia.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

A psicologia tem como objetivo principal analisar o comportamento das pessoas, na sua forma de se expressar, agir diante das pessoas, sua atenção diante de determinados fatos, enfim são inúmeros os comportamentos analisados.

O psicólogo tem um papel libertador e evolutivo na vida do ser humano, e na escola não poderia ser diferente, sua presença só vem a somar, tanto para os pais, quanto para os alunos, e educadores que também precisam de sua orientação, sua participação ativa dentro do campo educacional é primordial, uma vez que os problemas podem ser sanados ainda no inicio, sem que tome maiores proporções. Assim podemos acompanhar algumas funções que o psicólogo pode desenvolver dentro do âmbito educacional, contribuindo para toda a sociedade. Neste ponto de vista este trabalho ira desenvolver-se com o objetivo de mostrar a importância da psicologia na escola.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

A psicologia escolar contribui para a qualidade do processo pedagógico junto ao corpo docente, ou seja, professores, diretores e coordenadores. O psicólogo pode elaborar projetos pedagógicos que capacitem o corpo docente para que tenha um melhor desempenho em sala de aula, para lidar com os inúmeros problemas que possam surgir, nos quais podem ser de comportamento, as frequentes repetências, a falta de atenção, dificuldades de entendimento, são muitos os problemas encontrados em sala.

 

Para isto o psicólogo escolar desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. A partir de uma visão sistêmica, age em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudanças. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar. (CRP, 2007 p. 17 apud PAULA JR. 2008 p. 149).

 

O psicólogo escolar pode também desenvolver atividades para que os educadores levem para suas aulas, para incentivar seus alunos e diminuir as distancias entre si. “Dessa forma o trabalho do professor não pode ser o de padronizar ou tornar os alunos iguais nos comportamentos. Sua preocupação deve ser de promover a evolução e o progresso de todos os alunos. ” (PAULA JR. 2008 p. 157).

Os professores em si não podem investir em um aprendizado onde professor fala e aluno escuta, o correto é que aja uma dinâmica entre ambos, onde o professor esteja aberto para ouvir e interagir junto com seus alunos.

 

A educação que foca apenas a informação não permite o amadurecimento adulto (sadio), assim temos, hoje em dia, adultos informados, mas que olham o mundo com uma mentalidade infantil, aprisionados nos estágios iniciais propostos por Piaget, alguns ainda são pré- operatórios, outros são operatórios concretos e, muito poucos, são operatórios formais. (PAULA JR. 2008 p. 157).

 

Investir nas inovações dentro do campo educacional é muito importante, desde que, quem a aplica tenha pleno conhecimento do que se está fazendo, para que as atividades venham a somar no aprendizado, [...] “o educador não pode ser um mero operário da educação que, de forma alienada, simplesmente apresenta o conteúdo sem estar envolvido com a evolução do aluno e dos reflexos sociais de seu trabalho. ” (PAULA JR. 2008 p. 147).

Não é correto termos o psicólogo apenas como um médico clínico, pois podemos ver que sua atuação no meio pedagógico também é essencial. Podemos ver essa diferença no quadro abaixo:

 

FIGURA 01: MODELO CLÍNICO VERSUS MODELO PEDAGÓGICO

 

Modelo Clínico

Modelo Pedagógico “Método” Clínico

Foco Clínico (nos sintomas)

Foco Pedagógico (na aprendizagem)

É terapêutico (ação remediativa)

É profilático (ação proativa)

Foco na patologia (limitação – o que não faz)

Foco nas capacidades (potencialidades – o que sabe fazer).

Redução do sintoma

Desenvolvimento das funções mentais superiores (buscar a cognição)

O aluno é passivo (recebe as receitas pedagógicas, para reproduzi – las mecanicamente)

O aprendiz é ativo (domina as ferramentas para lidar com o conteúdo de forma ativa e intencional)

FONTE: Paula Jr. A Psicologia da Educação na formação do pedagogo e outros educadores- Curitiba: Camões, 2008 p. 14

 

    1. AS FUNÇÕES QUE O PSICÓLOGO ESCOLAR PODE DESENVOLVER DENTRO DO CAMPO EDUCACIONAL NA SUA ATUAÇÃO

 

De acordo com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná apud Chiaratti, o psicólogo escolar pode desenvolver alguns projetos pedagógicos visando à melhoria de todos os envolvidos no ambiente escolar, podemos acompanhar alguns:

 

-Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando à explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.

-Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a autorrealização e o exercício da cidadania consciente.

-Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminha, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnósticos e tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transcenda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre a escola e a comunidade.

-Supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de psicologia educacional.

-Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor- aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar, a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

 

São muitas as contribuições que a escola pode ter em ralação ao psicólogo. Vale ressaltar que sua atuação não é somente importante para o aluno, mas também para seu educador que nos dias atuais sofrem muitas tensões psicológicas, tanto por parte dos alunos, como de seus pais, e também da própria escola em que atua.

O trabalho pedagógico, como em todas as outras profissões, cada vez mais ganha complexidade e exige, portanto, novas habilidades e novos desafios se impõem a cada profissional (PAULA JR., 2008, p.155).

 

2.3 O PAPEL DOS PAIS NA ESCOLA

 

Trabalhar com os pais também pode ser fundamental, pois os tipos de comportamentos que as crianças esboçam, também podem ser provenientes do que elas vivem em casa.

 

A família é o portal da criança para o mundo e para a sociedade. Porém nos últimos anos a estrutura, organização e dinâmica da família vêm mudando, resultando que as crianças chegam ao seio familiar, mas não encontram a infra-estrutura material, afetiva e cognitiva que lhes dê os fundamentos para o ingresso na vida social (PAULA JR. 2008 p. 160).

 

É fundamental que os pais acompanhem seus filhos de perto na escola, tenham interesse em saber que tipo de comportamento eles tem, quais são as suas dificuldades, pois só assim poderão ajudá-los também.

 

[...] o trabalho de educar exige comprometimento de quem convive com a criança, isto implica em trabalho cognitivo, controle emocional e dedicação de tempo e investimento afetivo, algo não parece muito em voga entre os adultos, que estão acostumados a deixar os problemas em suspenso e preferem não enfrenta- los, pois isto exige maturidade (PAULA JR., 2008 p. 160).

 

Muitas vezes os pais por passarem muito tempo fora de casa, superprotegem seus filhos, impossibilitando que eles cresçam, às vezes é preciso dizer um não, para que mais tarde não se sintam frustrados diante dos nãos da vida.

 

As crianças necessitam de orientação. Elas aprendem a falar ouvindo uma determinada língua. Aprendem regras de comportamento vivendo em um certo tipo de sociedade. Na maioria das culturas, os pais têm a responsabilidade direta pela sociabilização de seus filhos. Isso implica não somente o que é socialmente certo e errado, mas também o desenvolvimento moral e ético dos filhos. (CHAPMAN, 1999, p.55).

 

O psicólogo escolar também pode adentrar na família para poder conscientizar os pais que determinadas atitudes não estão corretas. É comum os pais saírem pela manhã, quando os filhos ainda dormem e voltarem à noite, quando os filhos já estão dormindo ou a televisão é prioridade. (PAULA JR. 2008 p. 161).

Conforme Chapman (1999, p.65), à medida que a criança cresce, proporcionar qualidade de tempo torna-se cada vez mais difícil porque isso exige verdadeiro sacrifício por parte dos pais. Dar carinho e atenção aos filhos é primordial para uma boa educação; brincar, ler um livro, dar um passeio de bicicleta, pode ser uma atividade que além de muito prazerosa, traz proximidade entre pais e filhos.

 

FIGURA 02- EDUCAÇÃO PRECISA ACONTECER NO CONTEXTO FAMILIAR

LOPES, Patrícia. Papel dos pais na escola. Equipe Brasil Escola. 2010. Disponível em:

<http://diariodeumadiretora.blogspot.com.br/2012/04/papel-dos-pais-na-educacao.html >. Acesso em: 21/06/2013

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante dessas concepções conclui-se que, o psicólogo escolar vem a somar em todos os quesitos, seja com alunos, professores ou pais; ele por sua vez, age mais como um facilitador pedagógico do que como médico clínico, podendo elaborar e implantar métodos que em sala de aula venha a ajudar, não somente o aluno, mas também o educador.

Professores que tem a oportunidade de contar com seu apoio podem desenvolver ainda melhor o seu trabalho, tendo uma melhor compreensão dos mais variados tipos de comportamentos, levando para suas salas atividades interativas que façam seus alunos se desenvolverem, contando sempre com a ajuda dos pais.

 

REFERÊNCIAS

 

CHAPMAN, Gary. As cinco linguagens do amor. 1 ed. São Paulo: Mundo Cristão,1999.

 

CHIARATTI, Fernanda Germani de Oliveira. Psicologia geral e do desenvolvimento. Indaial: Uniasselvi, 20013.

 

LOPES, Patrícia. Papel dos pais na escola. Equipe Brasil Escola. 2010. Disponível em:

<http://diariodeumadiretora.blogspot.com.br/2012/04/papel-dos-pais-na-educacao.html >. Acesso em: 21/06/2013.

 

PAULA JR., Eugenio Pereira de. A psicologia da educação na formação do pedagogo e outros educadores. Curitiba: Camões, 2008.

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; DA SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Uniasselvi, 2008.