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A EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Daiana Felix de Oliveira

Eliúde Milca Corrêa dos Santos

Marina Lúcia da Silva

Marcia Maria de Sousa Ferreira

Shislene Loango Araujo

 

 

RESUMO

Este trabalho está voltado para a Educação Infantil: o processo de ensino e aprendizagem e uso das Novas Tecnologias em sala de aula. Que tem como referência outros artigos científicos que tratam do tema. A proposta é discutir sobre as dificuldades e o possível preconceito acerca do uso da Tecnologia como parte do processo educativo na prática do professor, suas dificuldades de acesso a esse suporte e sua formação. A partir dessa inquietação, foi traçado como principal objetivo compreender como as novas tecnologias em sala de aula pode auxiliar no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Diante desse contexto em estudo o trabalho, busca-se mostrar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais em sala de aula quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Sendo assim no ensejo de trazer contribuições metodológicas levando em consideração a influência das Tecnologias Digitais no âmbito educacional, a execução do trabalho proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar a Tecnologia Digital para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico. Sendo assim pode-se concluir que a tecnologia remete-nos à evolução, progresso e comodidade, pois na história da humanidade constatam-se vestígios de uma tecnologia rudimentar, necessária para a realização de tarefas essenciais para a sobrevivência do ser humano. Entretanto o avanço tecnológico vem influenciando a vida das pessoas, transformando o homem e sua cultura. A compreensão do conceito tecnológico vai além dos encantamentos que ela oferece.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino e Aprendizagem.  Tecnologia em sala de aula.

 

 

INTRODUÇÃO

 

O presente tema em estudo ao que se refere as novas tecnologias em sala de aula, causa um certo impacto na esfera educativa, pois há uma série de mudanças no que diz respeito ao ensino e aprendizado nas escolas, onde o professor assume a função de indivíduo responsável por facilitar o aprendizado do aluno, utilizando a tecnologia como aliada no processo educacional. Nesse contexto, o importante é saber como unir as novas formas de informar e aprender à idealização de aula que desejamos e ao currículo escolar. Diante disso o progresso tecnológico aproxima-se do cotidiano a partir de aparelhos conectivos como smartphones e tablets, igualmente na forma da internet e da conectividade plena.

Sendo assim a Base Nacional Comum Curricular acatou diversas modificações para a educação nacional. Uma delas é o importante enfoco na tecnologia nas classes de aulas, visto que os alunos estão viajando em ambientes imaginários. Eles comunicam-se com desembaraço no meio dedal, às vezes mais do que seus progenitores e professores. Impulsionar e orientar o intercâmbio, nesses espaços, tem, abundantemente, a acrescentar ao exercício pedagógico. Dessa maneira a tecnologia investe e contribui em diversos campos da sabedoria.

Portanto quando se fala em novas tecnologias é importante também considerar as dificuldades que são encontradas na sala de aula, pois impedem e/ou dificultam o desenvolvimento de aulas onde o professor pode fazer uso das tecnologias como prática pedagógica. Por isso, é preciso que haja uma reflexão no que diz respeito às condições oferecidas pelo ambiente escolar para que possa haver o desenvolvimento de aulas que façam uso dos aparatos tecnológicos.

Perante esse cenário, a escola precisa avaliar seu desempenho pedagógico, visto que trata-se de um espaço fomentador do desenvolvimento intelectual e social dos educandos, preparando-os para adentrar numa sociedade repleta de informações e exigências, onde os modelos comportamentais são fruto de uma “nova civilização que traz consigo novos estilos. Diante disso as novas tecnologias surgiram para facilitar a vida das pessoas, possibilitando desta forma, recursos importantes para construir conhecimentos.

 

 

BREVE CONCEITO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

 

A tecnologia educacional (TE) é a incorporação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação para apoiar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos de educação formal e não formal.

Entende-se por tecnologia o resultado da fusão entre ciência e técnica. O conceito de tecnologia educacional pode ser enunciado como o conjunto de procedimentos (técnicas) que visam "facilitar" os processos de ensino e aprendizagem usando a ciência.

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) teve um desenvolvimento explosivo na última parte do século XX e início do século XXI, ao ponto que deram lugar ao que é chamado de "Sociedade do Conhecimento" ou "das informações". Praticamente não há uma única área da vida humana que não tem sido impactada por este desenvolvimento: saúde, finanças, os mercados de trabalho, produtividade industrial de comunicações, governo, etc. O conhecimento se multiplica mais rápido do que nunca e é distribuído quase que instantaneamente. O mundo tornou-se um lugar menor e mais interconectado. Para bem e para mal, as boas e más notícia vem antes: as descobertas da ciência, novos remédios e soluções, descobertas e inovações, mas também as crises econômicas, infecções, novas armas e formas de controle.

As mudanças provocadas pelo uso das tecnologias educacionais geram a necessidade de competências que até então não eram necessárias, mas que neste novo contexto deverão ser desenvolvidas pelos indivíduos. Consequentemente, a tecnologia educacional é o meio e não o fim do processo educativo e como tal deve ser inserida nas atividades de sala de aula como companheira e não apenas como uma forma de automatizar processos antes realizados, pois assim assumimos a produção de novos conhecimentos e não somente a reprodução.

A tecnologia educacional não é uma atividade recente se levarmos em conta a inserção de mídias na educação. Desde o começo do registro da palavra escrita, passando ao uso de novas mídias, vemos evidências de discussão sobre o impacto dessas mediações no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente tendemos a associar a tecnologia a artefatos eletrônicos como o computador ou o tablet. No entanto, o giz e a lousa, tido como artefatos antiquados (antigamente eram feitas de pedra - ardósia) bem como os livros impressos são tecnologias sofisticadas, largamente utilizadas ao redor do planeta. Um dos grandes desafios para os sistemas de ensino é a reflexão sobre o papel do desenvolvimento tecnológico e seus artefatos e sistemas (atualmente associados às TICs) no ambiente educacional, tais como o papel da internet, da televisão e do rádio que funcionam como meios educativos formais ou informais.

Nos estudos da tecnologia educacional, procura-se pensar em formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, ou seja, as funções maiores da escola serão enriquecidas com a grandeza das novas fontes de informações e ferramentas tecnológicas modernas preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.

Contínuas transformações tecnológicas em todo o mundo vêm influenciando as relações sociais. Neste contexto os espaços formais de ensino (escola, universidade) e os espaços não formais tem mais uma vez buscado refletir sobre a influência da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Nestes termos, como resultado do avanço das pesquisas em torno do computador e da Internet no final do século XX trouxeram renovado interesse na inserção desses sistemas na educação. A tecnologia educacional deixa de ser encarada como "ferramentas" que tornam mais eficientes e eficazes os processos já sedimentados, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de diferentes metodologias. A múltiplas mídias (desde o livro até a Internet) permitem a utilização de diversas linguagens e novas forma de comunicação. É crescente o número de escolas e centros de educação que estão usando ferramentas on-line e colaborativas para aprendizado e busca de informações.

Todas as ferramentas podem ser utilizadas como instrumentos educacionais. Parte da função da tecnologia educacional é avaliar sua integração nas práticas educativas de modo a promover um momento de ensino-aprendizagem que seja coeso.

O educador tem papel primordial na avaliação e seleção de mídias e ferramentas para uso no ensino, independente da perspectiva pedagógica na qual se baseia. Para alguns, a tecnologia educacional pode ser pensada para facilitar a "assimilação" do conhecimento; para outros como um mediador na construção de estruturas mentais; ainda para outros como uma "ferramenta cognitiva" que funciona como um mediador do processo de aprendizagem. Na mídia popular, o dispositivo é muitas vezes apenas pensado como um "motivador" ou estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais popular.

 

 

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

 

A era digital está cada vez mais se adentrando nas sala de aulas, as ferramentas digitais que vão nascendo aprimoram cada vez mais as novas composições de aprendizado. Este processo tecnológico não oferece, tão-somente, maneiras mais vivas para trabalhar os teores abordados nas salas de aula. Elas promovem inovações nas formas de instruir-se, permitindo, aos estudantes, assumirem um caráter muito mais crítico e influente no processo de incremento educacional.

Diante desse contexto pode-se dizer que a educação e tecnologia caminham juntas ao que se refere ao desenvolvimento humano, pois a tecnologia trata-se de uma ferramenta, ou um meio para o uso humano, no qual configura a cultura e a sociedade, o que reflete na apropriação das práticas pedagógicas, isto se revela nos estudos que abordam a integração das tecnologias à educação. Diante disso sabe-se que a tecnologia é um recurso eficaz dentro do ambiente escolar, e que necessita de uma mudança na postura docente, pois a escolha de recursos passa pelo professor e a possibilidade de torná-lo significativo também. Sendo assim, o incremento de tecnologias de comunicação e informação no contexto da educação tem como objetivo promover a diversidade cultural e a quebra do paradigma da cultura de massa. Com um olhar significativo em relação a evolução tecnológica e o desenvolvimento humano, Kenski (2003), afirmou que:

 

A evolução tecnológica conduziu o desenvolvimento humano para usos que vão da memória fluida dos relatos orais às interfaces com as memórias tecnológicas registradas nos equipamentos eletrônicos de última geração. A tecnologia moderna reestrutura ainda mais profundamente a consciência e a memória, impondo uma nova ordem nos nossos modos de compreender e de agir sobre o mundo” (KENSKI, 2003, p. 32).

 

Portanto as tecnologias digitais já são realidades na área educacional e não podemos negar a revolução que provocou, no sistema de ensino e na vida das pessoas. O sistema digital possibilita o contato virtual através de informações em tempo real com o mundo inteiro e os jovens já estão imerso nesta realidade há algum tempo e por isso, tornam-se críticos diante de metodologias tradicionais usadas pelos professores.  Diante disso as escolas estão cada vez mais aliados aos recursos tecnológicos, com intuito de promover o uso correto dos mesmos, a fim de impulsionar o aprendizado.

Sendo assim o avanço das tecnologias possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.

Entretanto o uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser visto sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar os seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação. Pois a tecnologia ocupa um lugar importante na vida dos estudantes. Quando eles não estão na escola, quase tudo o que eles fazem está conectado de alguma forma à tecnologia. Diante disso ao integrar a tecnologia na sala de aula, os professores estão mudando a maneira como eles ensinavam, deixando de lado a tradicional aula em forma meramente expositiva e levando para sala novos recursos didáticos.

Diante disso, a tecnologia muda a cada minuto e com isso surge a necessidade de preparar os alunos para esse mundo em constante mudança em que vivemos. Integrar a tecnologia na sala de aula tem seus benefícios, contudo é importante não esquecer que os processos tradicionais de aprendizagem também são essenciais. Reservar um espaço de tempo para aprender sobre cada elemento tecnológico a ser utilizado em sala melhora a sua afinidade com a tecnologia.

Sendo assim pode-se concluir que os recursos tecnológicos que a princípio foram criados para facilitar nossas ações ou substituir determinadas tarefas, ora nos fascina ora nos assusta. E assim, com a evolução o homem deixou de buscar a satisfação de suas necessidades e passou a “criar necessidades” conforme aprimorou seus conhecimentos.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A partir dos estudos realizados para a composição deste trabalho, foi possível refletir criticamente a respeito da tecnologia, tanto na sociedade quanto na educação. Ao reconhecer o papel da tecnologia, entendemos que estamos inseridos neste contexto como consumidores e educadores, qual atitude devemos tomar diante de tais apontamentos trabalhados no decorrer do texto. Dessa forma com a inovação proporcionada pela tecnologia, olhamos uma forma de transformar a realidade de maneira que a sociedade e a educação sejam as principais beneficiadas.

Diante do atual contexto, a sociedade moderna vive em um mundo de tecnologias que gera vários benefícios no seu dia a dia e, quando introduzidas no processo de ensino-aprendizagem, favorecem novas metodologias de ensino e, com isso, surgem novas maneiras de aprender, em tempos que conceitos, valores e culturas estão se transformando na sociedade, cobrando de todos os cidadãos novas maneiras de comunicação e novas formas de obter conhecimento.

Entretanto com base nas observações, a utilização das novas tecnologias na sala de aula traz um melhor desenvolvimento cognitivo, com essa ferramenta o professor consegue despertar no aluno a curiosidade com o auxílio de atividades, gerando nele a capacidade de gerar e criar novas ideias e com isso estimulando a sua relevância pelas tarefas, tornando possível uma transformação no modo de aprender.

Através dos estudos em torno desse trabalho, concluí-se, que o homem deve utilizar a tecnologia para o bem comum, seguindo a linha do raciocínio que vise agir sobre o meio em que vive de forma consciente, afinal o uso dos recursos naturais é fundamental para a sobrevivência da espécie humana.

 

 

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