ARTE BARROCA
Kreisiele Adami
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em: ENSINO DE ARTES: TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS.
RESUMO
Neste artigo consiste a delimitação estética e histórica do barroco literário em busca do entendimento de sua periodização brasileira, estudar o contexto histórico da arte Barroca também conhecer e transmitir um pouco mais de conhecimento sobre o período, quando, surgiu e quais escritores se manifestaram na época e ainda expor algumas figuras demonstrando um pouco das obras para que sirva de complementação do tema abordado. Incentivar na execução de projetos em cima de obras de arte a fim de, enfatizar melhor o tema estabelecendo assim, um ato de conhecimento de como foi ocorrido os fatos da época, como foi a vida dos escritores e quais foram eles nos tempos em que começou a surgir o período do Barroco. Para realização do mesmo se deu um processo de pesquisas bibliográficas, meio este, que superou as necessidades para obtenção de êxito na elaboração.
Palavras-chave: Barroco. Surgimento. Artistas.
1 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho declara o cumprimento do curso de Pós-graduação Lato Sensu: Ensino de artes: Técnicas e procedimentos, e a escolha do tema para elaboração do mesmo foi: A Arte Barroca, sendo este, escrito através de pesquisas bibliográficas. Então, segue-se um pouco um pouco do contexto histórico do Barroco.
O Barroco deu origem no decorrer do século XVI, junto a um movimento espiritual causado pela contra-reforma, onde tinham em si o intuito de se aproximarem de Deus, no entanto o Barroco ficou marcado com a fase espiritual e ideológica. Ainda carrega como marcas o rebuscamento e artes de contrastes. Dentro do Barroco, destacam-se vários personagens que marcaram a época e serão enfatizados mais adiante no decorrer dos estudos.
Portanto, os objetivos são: Apresentar o que seja de reconhecimento ou não, quando surgiu e o que foi o período de Barroco; Quais os autores que se destacaram neste período expondo algumas de suas obras, o que fizeram para ter o marco oficial; Dar ênfase no que diz respeito ao período do Barroco, Elaborando-o de maneira descritiva bibliograficamente.
2 DESENVOLVIMENTO
Sendo Barroco a primeira revelação literária realmente brasileira, já que antes dele a literatura não expressava a visão, os Anseios e angustia do brasileiro. Ele é a palavra usado representar todas as manifestações artísticas que ocorreram entre 1600 e inicio de 1700. Em razão do ano de seu surgimento, ficou conhecido por seiscentismo. Manifestou as primeiras artes plásticas, atingindo posteriormente, a literatura, o teatro e a musica, nasceu na Itália sendo divulgado por toda Europa, porém no Brasil, seu inicio foi serôdio, pois só chegou com jesuítas, no final do século XVI.
Os jesuítas pretendiam a catequização, por isso, toda sua obra literária era voltada para esse fim. O homem que estava em crise entre esses valores terrenos e celestiais, entre a razão e a fé, o pecado e o perdão precisava encontrar o caminho essa era a necessidade de salvação que impulsionava os jesuítas. O grande orador sacro do barroco brasileiro foi o padre Antônio Vieira, um dos seus principais sermões foi o da sexagésima.
Nas representações do Barroco ocorreram dos movimentos religiosos nomeados de Reforma e contra-reforma, onde na reforma permitiu a proliferar de ideias que o alto clero católico há tempos combatia, mantendo, sob mão-de-ferro, a unidade ideológica do cristianismo, embora existisse muita insatisfação dentro de suas próprias paredes. Assim os seguidores de Lutero abriram a Bíblia para novas interpretações, foi possível com a tradução da Bíblia para diversas línguas. A relativa liberdade de interpretação levou o próprio protestantismo para múltiplas direções, diferente entre si e naturalmente contrárias às posições dogmáticas de Roma.
A contra-reforma foi especialmente forte na Espanha, mas há de se lembrar que Portugal persistiu católico e esteve sob domínio do rei Espanhol de 1580 a1640. Formando contumácia do interesse de seu povo, a União Ibérica com aquele país.
“a principal providência tomada na Contra reforma foi a convocação do Concilio de Teatro, que aconteceu entre os anos de 1545 e 1563. Neste, foram reafirmados os dogmas e os princípios católicos negados pelos reformadores, bem como elaborada a relação de livros proibidos e um Catecismo para a educação religiosa.[..]”. (PASQUALINI,2011,p.58).
A igreja católica propagou a fé e estimulou a piedade nos devotos fiéis, fatos estes, que marcaram a Contra-Reforma.
Foi assim que aconteceu todo este processo de luta protestantismo e catolicismo, na busca do ideal, resgate de fiéis. A estética Barroca fez com que o ser humano se colocasse no dever de conciliar o claro e o escuro, luz e sombra, o material e o espiritual e ainda unificados entre apelações do corpo e da alma. O Barroco esclarecesse que não se concilia duas coisas, como terrestre e espiritual, ou se vive gozando dos prazeres terrenos ou deixa tudo e obtém a eternidade.
Portanto Barroco foi por sua vez a arte dos contrastes, a posição do homem em dois termos: homem e Deus, pecado e perdão, teocentrismo e antropocentrismo, estas e outras foram as classificações para Barroco.
“Como características exploradas pelo barroco, vale destacar o forte contraste, a dramaticidade, a exuberância e uma tendência ao decorativo, além de expressar uma tensão entre materialidade e necessidade da vida espiritual”.(PASQUALINI,2011,p.49).
Dentro do contexto histórico do Barroco algumas de suas características podem ser encontradas no seu período final, fase esta que recebe o nome de rococó. São muitos os destaques e não é possível destacar todos aqui, mas adiante terá um pouco mais de informatização sobre este período.
2.1 BARROCO NO BRASIL
Após o período de colonização passam-se quase cem anos para ocorrer a chegada do Barroco no Brasil. Logo em seguida surge a primeira obra que é lançada pelo escritor Bento Teixeira a prosopopeia que é a epopeia brasileira, um poema épico. E assim surgem outros escritores que revelam suas obras dando ênfase naquelas que foram mais inéditas.
“O período colonial em que floresceu o Barroco no Brasil esteve representado especialmente pelos escritores Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira, Botelho de Oliveira e Nuno Marques Pereira, os quais souberam relatar o sentimento de apego à terra e contribuíram sobremaneira para a cultura das letras do Brasil”.( PASQUALINI,2011,p.85)
Gregório de Matos era no campo da literatura. Neste tempo Barroco possuía uma ideologia que era voltados para homem real, onde se utilizavam as figuras de linguagem e na literatura havia o rebuscamento que revelava a opressão do homem e normalmente esses escritores escreviam expondo a tristeza e a angustia em busca de alivio para alma.
O Barroco brasileiro teve um importante representante famoso na arte da escultura e pintura conhecido como Aleijadinho que por nome Antonio Francisco Lisboa. Suas obras eram de carácter religioso feitas em madeiras e pedras de sabão. Uma de suas obras é a dos doze profetas, passos da paixão, ultima ceia e outras, de acordo com (PASQUALINI, ,2011, p. 88) “Recebeu reconhecimento devido ao seu talento em criar obras concebidas dentro de um barroco rigorosamente brasileiro”.
Sua obras eram tão inspiradas no gosto de pintar e esculpir que. O olhar e a expressão presente nas imagens revelava a sensação de movimento, sendo assim a escultura da ultima ceia foi esculpida na igreja de São Francisco. Assim Barroco se estendeu na classificação das artes.
Em 1768 hã a transição do Barroco para o Arcadismo, este último que se opõe as ideias do Barroco e prega uma nova posição de crenças e o uso das cores, estas eram mais discretas. Portanto fica claro que em se falando de Barroco ele foi caracterizado pela arte dos contrastes, traduz uma arte realista e popular com ostentação, pelo esplendor e pela propagação dos elementos decorativos. Os fatores que explicam o seu surgimento são ordem cultural, econômica e política.
Nesta época houve também referência da literatura Barroca, escrevia poemas e autos de cunho pedagógico, foi o padre José de Anchieta, considerado uma pessoa de característica boa excelente na arte dos sermões, ficou marcado na história da Colônia pelo seu exemplo de religioso e zelo espiritual. Tinha a função de catequizar, transmitir conceitos morais e éticos, seus teatros, eram expressados por peças que combinavam com a religiosidade e costumes indígenas e neles mesclavam a língua tupi, português e espanhol.
Contudo através de suas obras muitos indígenas puderam ser salvos por ele. E a essência do Barroco foi isso, as angustias, falta de um total equilíbrio, conflitos de religiões e muitas emoções com suas artes.
.
2.2 Características da arte Barroca brasileira: Estilo Artístico caracterizado pela exuberância, pelo movimento e emoção.
Arquitetura: Suas características são: construções de igreja e conventos, ornamentos nas fachadas e frontões de portas e janelas, talha Barroca dourada em ouro, ( feitas em madeiras ou pedra de sabão) de estilo português, espalhou-se pelas regiões do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais. A arquitetura externa é mais simples que a interna..: Estátua sacra. As esculturas eram símbolos de devoção, por isso, eram encontradas tanto nas igrejas quanto nas casas.
No século XVII foram criadas, pelos religiosos franciscanos e beneditinos, escolas que ensinam a arte de esculpir. Os artistas passam a se preocupar com a estéticas das obras, nesse período, além disso existia uma aparente preocupação em se reproduzir movimentos de conteúdo dramático.
A Pintura: Barroco apresentou as seguintes características: contraste claro- escuro para contribuir com a profundidade; (jogo entre luz e sombra), intenso realismo; uso do vermelho, azul, dourado e branco, cenas dramáticas; usa-se o efeito ilusionista, as feitas no teto das igrejas, impressão de infinito ênfase ao movimento; a impressão de uma cena em ato.
2.3 Principais artistas do Barroco Brasileiro:
O escultor, arquiteto e decorador Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, o pintor Manuel da Costa Ataide, e o escultor carioca Mestre Valentim, são os principais representantes da Arte Barroca no Brasil. Ambos criaram estilo próprio que eliminou qualquer tipo de proximidade com obras de Barroco europeu. As obras eram feitas em pedra-sabão e madeiras.
Estados brasileiros com influência Barroca; Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, região missioneira, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O principal representante do Barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa conhecido como Aleijadinho. Suas obras de forte carácter religioso, eram feitas em madeiras e pedra-sabão. Os principais materiais usados pelos artistas Barrocos do Brasil.
Segundo Ataide (1830) é considerado a principal figura da pintura Barroca mineira. Foi contemporâneo de Aleijadinho. Não se sabe ao certo quando Ataide começou a pintar. Seu primeiro trabalho conhecido é a encarnação de duas imagens de Cristo para o santuário do senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (1781).
Dos painéis e telas que deixou em 18 igrejas de Minas Gerais, sua obra mais famosa é a pintura do teto da igreja de são Francisco de Assis, em Ouro preto para qual Aleijadinho fez estuques e esculturas, representando a ascensão da Virgem Maria.
Principais artistas do Barroco Brasileiro:
O escultor, arquiteto e decorador Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, o Pintor Manuel da Costa Ataíde, e o escultor carioca Mestre Valentim, são os principais representantes da Arte Barroca no Brasil. Ambos criaram estilo próprio que eliminou qualquer tipo de proximidade com obras do barroco europeu. As obras eram feitas em pedra-sabão e madeiras.
Estados Brasileiros com influencia Barroca; Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Região missioneira), Paraná e Mato Grosso do Sul.
• O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte carácter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
• Manuel da Costa Ataíde é considerado a principal figura da pintura barroca mineira. Foi contemporâneo de Aleijadinho. Não se sabe ao certo quando Ataíde começou a pintar. Seus primeiro trabalho conhecido é a encarnação de duas imagens de Cristo para o santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (1781).
• Dos painéis e telas que deixou em 18 igrejas de Minas Gerais, sua obra mais famosa é a pintura do teto da igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto – para a qual Aleijadinho fez estuques e esculturas, representando a ascensão da Virgem Maria.
3 CONCLUSÃO
Na finalização deste trabalho, destaca-se a arte Barroca foi reconhecida por ter influenciado muitas manifestações artísticas no Brasil. Barroco pode ter sido intendido como a maneira de transformação de qualquer tipo de arte, sendo que o Barroco se estendeu por muitos outros lugares e não apenas no Brasil. Os arquivos encontrados superaram as necessidades, visando à unificação do útil ao agradável, onde se torna útil todo conhecimento adquirido e que a leitura sobre as obras de arte seja agradável, pois é fonte inesgotável.
Salientando ainda que, o trabalho com conteúdo artístico deve ser trabalhado em todas as fases escolares realizando de modo prazeroso, pois contribui no crescimento ideológico, crítico e social do indivíduo. Contudo a finalidade foi de conhecer e transmitir um pouco mais de conhecimento sobre o período do Barroco, quando surgiu e quais escritores se manifestaram na época e ainda expor algumas figuras demonstrando um pouco das obras para que sirva de complementação do tema abordado e ter ideia de como era realizada a pintura e a escultura daquela época, que até nos dias atuais estão disponíveis para visitação e comprovação das obras esculpidas por renomados artistas, bem como, autor citado aqui, Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.
REFERÊNCIAS
PASQUALINI, Joseni Terezinha Frainer. Literatura brasileira: do período colonial ao romantismo. Indaial. Asselvi, 2011.
SARADGMA, Antonio. Literatura portuguesa. Indaial: ASSELVI,2010
PASQUALINI, Joseni Terezinha Frainer. Literatura brasileira: do período colonial ao romantismo. Indaial. ASSELVI,2011.
BOSI, Alfredo. Historia concisa da literatura brasileira. 36 ed. São Paulo:cultrix, 1999.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia ltda, 2000.
ANEXO
Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, arquitetada por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)
Anjos no frontispício da Igreja de São Francisco de Assis, esculpidos por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)
Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão, feitas entre 1795 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. As esculturas estão localizadas no município de Congonhas do Campo, mais precisamente no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. (Amós, Abdias, Jonas, Baruc, Isias, Daniel, Jeremias, Oséias, Ezequiel, Joel, Habacuc e Naum)
A visita dos anjos a Abraão. Acima a gravura de Demarne; abaixo, a interpretação de Ataíde num painel lateral da capela-mor da Igreja de São Francisco, Ouro Preto.