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ARTE NA ESCOLA: TRABALHANDO NA INTERDISCIPLINARIDADE

Mariela Patricia Curtolo

 

 

RESUMO

O presente trabalho versa sobre a arte na Escola: trabalhando na interdisciplinaridade. Discorremos no texto sobre a importância da arte e sua flexibilidade em relação a (inter) relacionar-se com as outras disciplinas. O entendimento do conceito de arte como área de conhecimento, assim como a importância da formação do professor e o seu entendimento de arte. Para melhor situar-se o texto trabalha o conceito de interdisciplinaridade com o propósito de associar os campos de conhecimento de cada disciplina. Finalizamos pontuando o preparo do ambiente escolar que deve ser propício para estimular a criatividade.

 

Palavras-chave: Arte. Escola. Interdisciplinaridade.

 

 

ABSTRACT

The present work deals with art at school: working in interdisciplinarity. We discussed in the text the importance of art and its flexibility in relation to (inter)relationship with other disciplines. The understanding of the concept of art as an area of ​​knowledge, as well as the importance of teacher training and their understanding of art. To better situate the text, it uses the concept of interdisciplinarity with the purpose of associating the fields of knowledge of each discipline. We conclude by pointing out the preparation of the school environment, which must be conducive to stimulating creativity.

 

Keywords: Art. School. Interdisciplinarity.

 

 

Introdução

 

Nossos objetivos são demonstrar como acontece o ensino da arte e sua importância para o aluno, assim como a importância da formação do professor que vai trabalhar a arte, e como ele trabalhará através da interdisciplinaridade.

A metodologia usada foi a de pesquisa bibliográfica, cujos dados foram sistematizados no presente texto, partindo das problemáticas de como acontece a arte nas escolas, seu conteúdo e o preparo do professor que participa do processo ensino e aprendizagem.

Para melhor compreensão e relevância para a comunidade científica, o texto pretende levar à reflexão e autoavaliação da prática pedagógica. Para que isso aconteça exporemos alguns conceitos pesquisados.

Relatamos com especificidade como acontece o ensino da arte na escola e falamos da flexibilidade da arte em relacionar-se interdisciplinarmente com outras disciplinas.

Dessa forma, concluímos dissertando sobre a importância da arte na escola e como o ambiente escolar deve estar estruturado para que propicie o desenvolvimento da criatividade.

 

 

Desenvolvimento

 

A arte envolve várias áreas do conhecimento, a arte para ser feita exige liberdade e competência, assim como habilidade. Ora, atualmente nas escolas as concepções de aprendizagem visam desenvolver nos alunos as competências e habilidades, eis a importância da arte na escola.

Outra importância da arte é o fato dela ser patrimônio histórico da humanidade. Com a arte faz-se história, perpetua-se momentos, transmite fatos e acontecimentos que ajuda a sociedade construir e registrar sua cultura. De acordo com GUERRA e VENTRELLA (2006, p. 9):

 

A escola, local privilegiado onde os saberes acumulados pelo homem e aqueles que serão produzidos coletivamente são compartilhados na busca da construção do cidadão consciente, participativo, crítico, sensível e transformador da sociedade, não se completa se não contemplar em seu currículo o ensino competente nas linguagens artísticas.

 

A arte no seu universo amplo, contempla todas as linguagens necessárias para o desenvolvimento do aluno. Nos jogos dramáticos, nas danças, no fazer, colar, pintar, criar, compor, desenhar, recitar, cantar, enfim várias são as formas de comunicação através da arte, que deve ser explorada pelo professor.

Hoje em dia reconhece-se a importância da arte na formação e desenvolvimento das crianças. As formas de aprendizagens acontecem através da manipulação, organização, composição, significados, decodificações, interpretações, produções, conhecimento de imagens visuais, sonoras e gestuais ou corporais.

A leitura de mundo, que envolve percepção e emoção vai construindo o conhecimento do aluno no seu contexto social. A arte constrói o conhecimento através das vivências e aproximação entre os indivíduos.

Através da arte a criança constrói e produz no seu fazer diário na escola, quando desenha, pinta, modela, recorta, cola, dança, compõe, toca um instrumento, é importante frisar que essas ações precisam de liberdade, porém com objetivo e mediação do professor.

A arte como linguagem necessita de apreciação estética, reflexão, crítica e interpretação. O professor deverá proporcionar aos alunos as mais variadas formas de leituras das obras de arte focalizando tempo, espaço, culturas e histórias dos povos onde as artes foram produzidas, de forma a visar o conhecimento.

As expressões artísticas das crianças representam suas vivências das interações sociais e tem um significado próprio, assim como registra seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo. O professor deve conhecer seu aluno, pois suas manifestações estão vinculadas as suas colocações culturais.

Segundo a BNCC “As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana.”

A arte na escola deve ser entendida como produção cultural, entende-se por cultura aquilo que o homem produz, a arte é produção. Desta forma a escola torna-se um local de possíveis trocas culturais, e este aspecto da arte deve constar do projeto Político Pedagógico da escola, construído pela comunidade escolar.

Em outras palavras, a arte na escola não deve ser entendida só como o fazer arte, mas sim como objeto de conhecimento, formas de produções culturais. Esta forma de conhecimento de arte não a desvincula das outras produções humanas, porém que possui suas especificidades como a ética, estética e criação.

Nas séries iniciais o brincar é uma forma de ensinar arte, pois brincar resgata valores, constrói valores sociais e ajuda na aprendizagem. Na faixa etária das séries iniciais, o brincar é espontâneo e isto facilita a mediação e intervenção do professor. A brincadeira estimula a criatividade, facilita a integração no coletivo.

As brincadeiras nas séries iniciais devem ter objetivo e ser bem preparadas de maneira que construa o conhecimento na criança. Hoje em dia temos várias literaturas que tratam do assunto, e o professor que pesquisa, estuda, prepara sua aula tem uma diversidade de material para atingir seus objetivos. Segundo as autoras Ferraz e Fusari :

 

O brincar nas aulas de arte pode ser uma maneira prazerosa de a criança experienciar novas situações e ajudá-la a compreender e assimilar mais facilmente o mundo cultural e estético [...] a prática artística é vivenciada pelas crianças como uma atividade lúdica, onde o fazer se identifica com o brincar, o imaginar com a experiência da linguagem ou da representação (Ferraz e Fusari 1999, p. 84).

 

Como pudemos perceber com a citação das autoras, onde a autora aponta as imensas possibilidades que o brincar proporciona no processo do ensino e aprendizagem, esta é uma forma de atividade que não pode faltar nas aulas de arte, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental.

Para se trabalhar hoje como professor, o conhecimento adquirido na formação inicial não é suficiente, porém é necessário ter uma formação continuada e valorizar as experiencias do professor, onde a pesquisa, estudo e leitura são peças essenciais para ser um professor que faça uma educação de qualidade, aquela que a criança tem o direito de aprender

Entendemos aqui educação de qualidade, aquela que o aluno realmente aprende, ou melhor, aprende a aprender.

As linguagens não devem ser fragmentadas, mas sim ter um relacionamento que objetive a aprendizagem artística. Devem os alunos ir adquirindo conhecimentos dos mais simples para os mais complexos no domínio artístico. O conjunto dos conteúdos articulados para o ensino aprendizagem caminham sobre três eixos: a produção, a fruição e a reflexão.

Nas Artes Visuais a criança se manifesta no fazer artístico quando desenha, pinta, cola, esculpe, faz gravura, modela, faz instalação, produz vídeo, fotos, história em quadrinhos etc. Aprende a apreciar as suas e outras produções.

A educação visual deve considerar a complexidade de uma proposta educacional que leve em conta as possibilidades e os modos de os alunos transformarem seus conhecimentos em arte, ou seja, o modo como aprendem, criam e se desenvolvem na área". (PCN ARTE 2001, p. 61).

Na Música a criança deverá aprender a interpretar, fazer arranjos, improvisar, compor individualmente ou em grupos. Hoje as escolas usam aparelhos tecnológicos mais modernas para o desenvolvimento e apreciação da música. A criança aprenderá a identificar elementos de linguagem musical, identificar instrumentos e materiais sonoros. As manifestações culturais e históricas farão parte dos conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos.

 

A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc. (PCN ARTE, 2001, p. 75).

 

Na Dança desenvolve o fazer artístico nas interpretações, arranjos, improvisações individual e coletivamente baseados nos elementos da linguagem corporal. Aprende a reconhecer os variados estilos de dança, desde clássica até dança de rua. Deve reconhecer as danças de vários povos como manifestação cultural.

De acordo com PCN ARTE, (2001, p. 67) “A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões a as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem”.

No Teatro a escola trabalhará com jogos de atenção, observação, improvisação, reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática. Os jogos dramáticos trabalham o espaço cênico, personagem e ação dramática.

A importância do corpo como forma expressiva na dramatização faz com que o aluno reconheça e desenvolva suas competências e habilidades de comunicação e expressão. A criança também deverá reconhecer a importância do teatro como expressão da história e da cultura de um povo.

 

Dramatizar não é somente uma realização de necessidade individual na interação simbólica com a realidade, proporcionando condições para um crescimento pessoal, mas uma atividade coletiva em que a expressão individual é acolhida. Ao participar das atividades teatrais, o indivíduo tem a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual e o coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher e a ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações, com a finalidade de organizar a expressão de um grupo. (PCN ARTE, 2001, p. 83).

 

Os conteúdos de arte nas escolas colaboram para a formação do cidadão. Através da arte a criança aprende a ser participativo, viver em coletividade, construir-se e construir a cultura na sociedade em que está inserida. Os conteúdos objetivam a criança compreender a produção nacional e internacional da arte, portanto insere-o no mundo globalizado.

Na escola a criança tem a oportunidade de vivenciar inúmeras formas de arte, e esta oportunidade dependerá de toda equipe escolar que esteja preocupada com a aprendizagem de seus alunos. Hoje através das novas tecnologias, principalmente do computador, alunos de qualquer região tem acesso virtual a museus, apresentações teatrais, musicais e de danças.

A interdisciplinaridade oportuniza a introdução dos Temas Transversais ou até mesmo temas inusitados no currículo escolar. A interdisciplinaridade evoca a reflexão, a exploração de novos conhecimentos e de conhecimentos comuns às disciplinas.

Das linguagens trabalhadas na arte, o teatro é uma linguagem que reúne uma grande forma de linguagens artísticas. O teatro por ter um forte potencial comunicativo torna-se uma ferramenta fundamental ao aprendizado e a difusão científica. No teatro como recurso didático pode estar presente a música, a dança, a arte plástica, usa signos e símbolos em sua comunicação. O teatro tem o poder de fascinar, chamar a atenção e prende a concentração da criança.

Através do teatro preparado interdisciplinarmente com as linguagens artísticas pode ainda no seu enredo, cenário e linguagem oral trabalhar conhecimentos de outras disciplinas, portanto no nosso ver é uma forma mais completa de trabalhar interdisciplinarmente em todas as disciplinas.

O projeto bem elaborado também é um recurso didático-pedagógico que trabalha o interdisciplinar. No projeto fazem-se mais do que apenas ensinar o conteúdo, mas é uma oportunidade de vivenciar experiências, trocas, erros e acertos.

 

Projeto tem um desenvolvimento muito particular, pois envolve o trabalho com muitos conteúdos e organiza-se em torno de uma produção determinada. Um projeto caracteriza-se por ser uma proposta que favorece a aprendizagem significativa, pois a estrutura de funcionamento dos projetos cria muita motivação nos alunos e oportunidade de trabalho com autonomia. (PCN ARTE, 2001, p. 117).

 

As áreas do conhecimento das disciplinas podem ser incorporadas uma às outras no ensino fundamental, para isso é necessário que, os professores envolvidos aceitem e se engajem com objetividade nos projetos educacionais. É importante que o aluno perceba a relação entre as disciplinas, isto só será conseguido através de uma aprendizagem coletiva e cooperativa.

Quando montamos um projeto, devemos nos preocupar com o todo, com todos os momentos que produzam aprendizagem, e não só se preocupar com o produto final. Ele deve ter um tema norteador, objetivos e estratégias, assim como na montagem de uma apresentação teatral. É importante preocupar-se com a participação espontânea de todos os alunos.

Nas atividades interdisciplinares, o professor como mediador, deverá despertar o trabalho coletivo, a participação democrática de todos, e conduzir a harmonia disciplinar, assim como o respeito aos conteúdos.

Aconselha-se o professor explorar este tipo de interação e usá-la como metodologia de ensino. O papel do educador é facilitar as interações, para a criança todos os momentos devem ser de desafios e criatividade.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ler o mundo é perceber-se como sujeito pertencente. A leitura de imagens desenvolve o sentido da percepção, concentração e criticidade. O material de leitura de imagens deve ser diversificado como filmes, obras de arte, gravuras, esculturas, fotografias, cartazes, vídeos, história em quadrinhos, enfim quando mais contato o aluno tiver com a leitura de imagens, mais irá adquirindo conhecimentos.

Hoje mesmo em lugares geograficamente isolados, através da internet podemos ter acesso a museus, danças diversas, teatros, etc.

O ambiente escolar deve ser propício para estimular a criatividade. A criança já nasce criativa, e a escola deve trabalhar para desenvolver mais a sua criatividade.

 

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN ARTE, 2001, p. 15).

 

Para a escola tornar-se um ambiente que desenvolva a criatividade deve ter apoio de toda equipe escolar, principalmente dos gestores, que se tornem facilitadores.

É importante que o aluno sinta no professor um aliado do seu processo de criação, um professor que quer que ele cresça e se desenvolva, que se entusiasma quando seus alunos aprendem e os anima a enfrentar os desafios do processo artístico.

Portanto vimos no nosso texto que é possível através da arte desenvolver conhecimentos e valores culturais e morais no aluno, e que através da interdisciplinaridade, professores e alunos podem ter um conhecimento construído coletivamente e com bastantes significados.

A intervenção, mediação e conhecimento em arte são importantes para que ele possa com o aluno construir o conhecimento e desenvolver habilidades e competências, que inclusive auxiliará o aluno no entendimento de outras disciplinas.

A importância da arte na escola foi uma conquista a favor do aluno, do seu direito de aprender, de criar de se expressar livremente e de se tornar um cidadão pleno através da sua construção cultural.

É importante a escola ter a consciência de que os conteúdos da arte, no seu global fazem parte da necessidade de formação do aluno, portanto precisa ser valorizada pela escola e respeitada como área do conhecimento.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

 

_________Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

_________Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. 3 ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

 

FERRAZ, Maria Heloísa; FUSARI, Maria F. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.

 

FUSARI, Maria F. de Rezende; FERRAZ, Maria Heloísa C. de Toledo. Arte na Educação Escolar. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

 

GUERRA, Maria Terezinha e VENTRELLA, Roseli Cassar. Projeto: Arte no ciclo I. SEE/CENP. O ensino de arte nas séries iniciais: ciclo I. São Paulo: FDE, 2006.