Buscar artigo ou registro:

 

 

RELATO DE UMA PROFESSORA RECÉM FORMADA

Rafaela Lucilia Silva Bandeira
Treicy Daiane R. Carneiro

 

 

Me formei no ano 2016, licenciatura plena em pedagogia. Acreditava que depois de formada encontraria um ambiente voltado para a aprendizagem e para a formação de cidadãos. No primeiro ano de formada, passei a trabalhar como professora na educação infantil, no “CMEI Governador José Garcia Neto”. O lugar era lindo, tudo novinho com muitos materiais pedagógicos disponíveis à inteira disposição ao educador. O CMEI é uma creche escola, as crianças são matriculadas de 0 à 5 anos de idade. Começam no berçário até a pré-escola. São oferecidas 4 refeições diárias, café da manhã, almoço, lanche da tarde, e janta. As crianças começavam a chegar às 6h30 e saiam às 17hs. E na pré-escola as crianças ficam só meio período. Fui muito bem acolhida na unidade de ensino. Uma equipe gestora maravilhosa.

No meu primeiro dia tive muitas dificuldades em me adaptar, pois não tinha experiência nenhuma como professora. Fiquei bastante preocupada se iria conseguir continuar com o meu trabalho. Lembro-me das crianças chorando e correndo sem parar de um lado para o outro, me senti tão perdida! Não sabia por onde começar. Foi então que a minha colega de sala percebeu o meu desespero, e falou: “ Calma respira, é assim mesmo, aos poucos você irá se acostumar com a rotina.” Essas palavras foram essenciais me fizeram entender que “dificuldades existem , mas a perseverança também! “

Passei a buscar incessantemente por meios preparatórios, onde eu pudesse realmente ter uma experiência mais integrada. Então comecei a fazer cursos de práticas pedagógica, pesquisas e trocando experiências com outros educadores, e experimentando várias técnicas nas formações. Que passei a consolidar e a ter uma visão na prática que a preparação de um bom professor está nas suas experiências vividas em sala de aula, no dia a dia, a formação acadêmica é importante, porém são nas experiências vivenciadas que aos poucos passamos ter uma visão ampla da realidade. Diante disso para a realização de um trabalho bem desenvolvido, é necessário ter conhecimento na prática, conhecer as espeficidades de cada aluno, buscando práticas pedagógica que realmente consolidam esse aprendizado. Trabalhei lá por dois anos, e ano seguinte, decidi trabalhar em uma unidade educacional Nomeada de “CEIC Helenita Paes de Assunção”. É basicamente uma creche. Temos uma equipe gestora composta por duas pessoas a diretora e a coordenadora, é onde trabalho nos dias atuais. Lá fui bem acolhida por todos, e fiz boas amizades. O Ambiente é bem diferente do CMEI, a rotina é diferente, o espaço é bem menor, mas tive uma boa adaptação. Comecei a trabalhar nesse local no ano de 2019. No fim desse mesmo ano prestei concurso público e consegui com as graças de Deus passar, e finalmente ser efetivada.