A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES
Cássia Regina Alves de Oliveira
Claudia Regina Pinto Costa
Irilene Conceição Santos Silva
Marli Scartezenii
Patrícia Juchem
RESUMO
O presente trabalho de pesquisa bibliográfica visa fazer uma análise em alguns autores e Leis referentes a importância da formação continuada dos professores. O que é a formação continuada? Como ela deve acontecer? E qual a sua importância tendo em vista o mundo globalizado e em constantes transformações em que vivemos? E por vivermos em uma sociedade em constante evolução surge a necessidade de um aperfeiçoamento na pratica docente, pois somente a formação inicial não é suficiente diante de tanta diversidade. Portanto, o educador deve buscar especializações, cursos de formação em diversas áreas pois recebem uma clientela diversificada e precisam estar preparados para lidar por exemplo com a inclusão, a diversidade étnica e cultural e até mesmo com dificuldades encontradas quanto a recursos disponíveis para o desenvolvimento das aulas. Nosso objetivo é levar os professores a não se conformarem com o tradicionalismo, mas, buscar uma renovação constante de sua prática para que desta forma promova um aprendizado significativo sem deixar de levar em conta as especificidades de cada aluno.
Palavras chave: Formação continuada, professor, educação, crianças, aluno
INTRODUÇÃO
Diante de uma sociedade em constantes transformações, grandes são os desafios frente a posturas ideológicas que muitas vezes estão enraizada no tradicionalismo, e isto pode ser observado em muitas instituições onde alguns professores se recusam a participar dos encontros semanais de formação continuada realizadas semanalmente nas instituições de ensino. Diante disto, torna-se necessário uma sensibilização quanto a importância desses momentos de estudos, reflexões e trocas, pois, diante das transformações que acontecem na sociedade constantemente é necessário atualizar-se. As crianças que as escolas recebiam a alguns anos eram diferentes em muitos aspectos das crianças que as escolas recebem hoje e uma das mudanças que podemos citar sem sombra de dúvidas são as diversidades religiosas, étnicas e tecnológicas. Quanto a este último, percebe-se que cada vez mais cedo as crianças estão conectadas a internet e outras tecnologias o que leva a importância de os professores também se atualizarem nas novas tecnologias fazendo o uso desta em suas aulas para que as mesmas se tornem mais atraentes para os alunos.
Devemos pensar que apesar de difícil, a mudança é essencial e é possível, não podemos nos conformam com ideias antigas e sempre trabalhar da mesma forma. A educação precisa acompanhar as mudanças na sociedade, se adequar as leis e regras que regem o sistema de ensino no Brasil.
A educação formal precisa ser vista como parte indissociável da realidade local e deve dialogar com a cultura, com a diversidade e a identidade dos educandos de modo que os conhecimentos adquiridos na escola possam fazer uma ligação entre escola e comunidade, sempre respeitando as diferenças e dando sentido aos saberes produzidos em suas práticas sociais.
Temas como Psicologia educacional, inclusão, teorias de aprendizagem, didática, planejamento e adequação curricular, Reflexão e auto avaliação do trabalho desenvolvido, planejamento e intervenções, gestão de sala de aula, sociologia da educação uso de novas tecnologias, Estudo das leis documentos que regem a educação, relações impessoais, dentre outras. São temáticas que podem ser trabalhadas na sala do educador/formação continuada, afim de desenvolver habilidades e competências nos professores para que, estes desenvolvam um trabalho com excelência.
Sabe-se que a formação dos professores é um processo contínuo e que não se encerra ao concluir a graduação ou a especialização, os professore devem estar em constantes atualizações ao longo de sua carreira e por isso a formação continuada é fundamental.
REFERENCIAL TEÓRICO
Ao observarmos as instituições de ensino não é difícil encontrar professores, estressados, desmotivados e desanimados com a profissão, profissão esta, que muitos nem mesmo tiveram oportunidade de escolher, mas uma vez concluído os cursos estão atuando por não terem outra opção. Diante do exposto surge a necessidade de se reinventar, buscar parcerias, então entra em ação a coordenação pedagógica da escala com propostas de formações que tragam incentivo, segurança para o desenvolvimento do trabalho, motivação e o suporte necessário para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de maneira significativa e prazerosa. Segundo Libâneo (2004, p.227),
O termo formação continuada vem acompanhado de outro, a formação inicial. A formação inicial refere-se ao ensino de conhecimentos teóricos e práticos destinados à formação profissional, completados por estágios. A formação continuada é o prolongamento da formação inicial, visando o aperfeiçoamento profissional teórico e prático no próprio contexto de trabalho e o desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.
É importante ressaltar que a formação continuada é um processo continuo, após a formação inicial deve haver especializações e cursos de aperfeiçoamento que venham somar à formação inicial para que o profissional possa realizar um trabalho com segurança e sinta prazer ao ver os resultados de um trabalho bem feito, desenvolvido por um professor capacitado e motivado que inova utilizando em suas aulas novas tecnologias, pesquisas, experiências, para isto torna-se necessária dedicação, busca de conhecimentos e troca de experiências.
A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial…A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer. (DELORS, 2003, p. 160).
A qualidade do ensino não depende exclusivamente da formação acadêmica do professor, mas sim de um aprendizado continuo, precisa ser criativo estar sempre buscando proporcionar aulas lúdicas com material concreto onde as crianças possam ter experiências enriquecedoras com os seus pares e com os adultos, em ambientes diferentes e com materiais diversificados.
Os gestores da educação, que trabalham com os professores, devem aclarar os objetivos pretendidos com a formação e devem apoiar os esforços dos docentes de mudarem suas práticas. Os esforços de mudanças curriculares, no ensino e na gestão das aulas, devem contribuir com o objetivo último de melhorar a aprendizagem dos alunos. Uma formação continuada mais adequada, acompanhada dos apoios necessários durante o tempo que for preciso, deve contribuir para que novas formas de atuação educativa sejam incorporadas à prática (IMBERNÓN, 2010, p. 34
Como cita o autor, é importante que a equipe gestora em especial a coordenação pedagógica deixe claro os conteúdos e objetivos das formações semanais, apoiando os docentes quanto à adequação de suas práticas. Deve haver dialogo para que a os temas estudados venham contribuir com as reais necessidades que os professores estão enfrentando na pratica.
Os problemas da formação de professores só podem encontrar soluções satisfatórias se compreendermos que formação e profissionalização docentes são aspectos indissociáveis e que estão profundamente imbricados na escolha da profissão, na forma de ingresso no campo de atuação, no acolhimento no local de trabalho, nas formas de organização e produção do trabalho escolar, no grau de satisfação profissional com a carreira e com a profissão e nas perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional ao longo da vida. (Guimarães, 2006, p.111)
Somente a formação acadêmica não é tudo para o bom desenvolvimento do trabalho pois, é na pratica, que se aprende verdadeiramente realizar um trabalho de excelência, conhecendo a realidade dos alunos e do ambiente de trabalho é muito importante a harmonia, a troca o acolhimento entre os pares e a formação continuada se trata de um momento imprescindível para este fim.
A formação terá como base uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente, de modo a permitir que examinem suas teorias implícitas, seus esquemas de funcionamento, suas atitudes etc., realizando um processo constante de auto avaliação que oriente seu trabalho. A orientação para esse processo de reflexão exige uma proposta crítica da intervenção educativa, uma análise da pratica do ponto de vista dos pressupostos ideológicos e comportamentais subjacentes. (Imbernón 2001 p.48-49)
Como cita o autor acima são nestes momentos de encontros dos professores que os mesmos farão uma reflexão sobre sua pratica, uma auto avaliação e receberão as orientações necessárias para uma possível mudança de estratégias, uso de novos recursos afim de que os objetivos alcançados sejam satisfatórios.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – (LDBEN) – 9394/96 Art. 61, estabelece que:
A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos :1º- a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; 2º aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituição de ensino e outras atividades.
Um professor reflexivo deve estar aberto a novas maneiras de desenvolver o trabalho a auto avaliação e a reflexão devem ser constantes em sua profissão deve estar preparado para atender as especificidades de cada fase fazendo relação entre a teoria e a pratica podendo dessa forma ter uma visão mais crítica sobre suas práxis.
As novas tecnologias e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem
As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) são meios altamente contributivos para criar condições de modificar as formas das pessoas se relacionarem, construírem e transmitirem conhecimentos. Por meio dessas tecnologias, é possível a construção do conhecimento coletivo com sujeitos localizados em espaços e tempos distintos [...]. (FERREIRA; BLANCHETTI, 2004, p. 254)
Com advento das tecnologias digitais e o crescente processo de globalização, surge a necessidade de aprender mais, estar sempre atento as mudanças e transformações, conscientes de que não aprendemos tudo de uma vez, trata-se de um aprendizado continuo, não podemos parar no tempo e achar que o que aprendemos na graduação é suficiente para desenvolver o trabalho durante toda a vida profissional, lembrando que o excesso de informação não significa formação, cada coisa a seu tempo, mas continuamente.
Percebe-se que as tecnologias digitais estão ganhando espaço no mundo do trabalho, no lazer etc. E nos estabelecimentos de ensino têm auxiliando no processo de ensino e aprendizagem como ferramentas que facilitam o aprendizado dos conteúdos. Com isso, há uma grande percepção, por parte da maioria dos docentes, quanto a importância do uso dessas tecnologias, não só no ambiente escolar, mas também fora deste, como recursos de pesquisas e planejamento das aulas.
Aulas planejadas e desenvolvidas com auxílio de recursos tecnológicos como laboratório de informática, lousa digital, tabletes, multimídias entre outros, tornam as aulas mais interessantes e chamam a atenção do aluno pois a grande maioria das crianças em suas casas tem acesso a internet, jogos e outros recursos tecnológicos e ao fazer uso dessas tecnologias na escola também estará privilegiando aqueles que não têm acesso a essas tecnologias em suas casas.
A formação de professores é uma ação continua e progressiva que envolve várias instancias, atribui uma valorização significativa para a prática pedagógica, para a experiência, como componente formador, em nenhum momento assume se a visão de dicotomia da relação teoria-prática. A prática profissional da docência exige uma fundamentação teórica explicita. A teoria também é ação e a prática não é receptáculo da teoria. Esta não é um conjunto de regras. É formulada e trabalhada com base no conhecimento da realidade concreta. A prática é o ponto de partida e de chegada ao processo de formação (VEIGA, 2009, p. 27)
Para Veiga (2009) a prática pedagógica e a formação docente andam juntas, pois a prática pedagógica exige uma fundamentação, um embasamento teórico, não se faz algo por fazer é necessária intencionalidade no ato, por exemplo, quando trabalhamos um conteúdo com as crianças é porque estudamos e temos um objetivo a alcançar, habilidades a serem desenvolvidas por meio desta atividade por tanto na pratica é preciso haver embasamento teórico.
Vantagens da formação continuada
Fica evidente que participar da formação continuada traz muitos benefícios tanto para o profissional da educação como também para os seus alunos. Podemos citar por exemplo:
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O educador torna-se um orientador, facilitador e não apenas um transmissor de informações;
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O educador pode se adaptar de maneira mais fácil
às mudanças no contexto educacional;
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O educador enfrenta e resolve as dificuldades encontradas em sala de aula de forma mais fácil;
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Por meio dos constantes encontros passa a existir uma união e apoio do corpo docente e gestão para desenvolver estratégias com o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos;
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Maior empenho dos alunos em atividades de aprendizagem;
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O educador percebe as dificuldades dos alunos e busca estratégias para sanar essas dificuldades.
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Aulas planejadas de maneira que chame a atenção dos alunos, as mesmas tornam-se prazerosas para os alunos;
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Através da troca com os colegas de trabalho os educadores terão sempre algo novo para experimentar.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020 (*)
Art. 1º A presente Resolução dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores, que atuam nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), constante do Anexo desta Resolução, a qual deve ser implementada em todas as modalidades dos cursos e programas destinados à formação continuada de Professores da Educação Básica
Não podemos esquecer que BNCC coloca a formação continuada como essencial e obrigatória para todas as instituições de ensino, dessa forma os momentos dedicados a formação também podem ser dedicados ao estudo da BNCC através de estudos em grupo analisando o material na integra, e também por meio de estudos online.
Conforme versão preliminar da Base:
Da mesma forma que a formação, a carreira do professor se articula à Base Nacional de Formação. [...] As competências auxiliam na construção de uma trajetória profissional que envolve aspectos relativos ao desenvolvimento e à avaliação de desempenho, fundamentais para a qualidade do trabalho docente (BRASIL, 2018, p. 40)
Como cita a BNCC a formação continuada é fundamental sobre tudo para conhecer na Integra a Base, enquanto documento normativo que veio para regulamentar as aprendizagens essenciais a serem ensinadas nas escolas públicas e privadas do Brasil, visando o desenvolvimento pleno de cada aluno.
Sugestão de temas para estudos ou cursos de capacitação de professores.
Como sugestão apresentamos abaixo alguns temas que podem ser trabalhados nas formações continuadas nas escolas.
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Alfabetização e Letramento
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Educação especial
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Transtornos Globais do Desenvolvimento
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Ensino de Braille e Libras
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Psicopedagogia
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Neuropsicopedagogia
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Estudo sobre a BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (de acordo com a etapa em que está trabalhando)
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A musicalização afro-brasileira
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Musicalização infantil
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Primeiros socorros para educadores
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Oficinas para confecção de material pedagógico
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Diversidade cultural e étnica
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Primeira infância
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Fases do desenvolvimento infantil
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Psicomotricidade (entre outros)
CONCLUSÃO
Ao concluir esta pesquisa chegamos à conclusão que a formação continuada tem contribuído para um aperfeiçoamento na pratica docente, pois através dos estudos, pesquisas e trocas com os companheiros os professores podem alinhar o trabalho, podem se auto avaliar e assim, perceber as falhas e e traças estratégias necessárias. Percebemos a importância do uso das novas tecnologias e o planejamento de aulas lúdicas, criativas e estimulantes que levem os alunos a sentirem mais interesse em aprender. Pois o principal objetivo da formação e capacitar e incentivar os professores para que estes, desenvolvam seu trabalho da melhor forma possível. Percebemos que assim como as informações evoluem constantemente o professor precisa acompanhar essas mudanças sempre como um constante pesquisador e para este fim a formação tem sido vista como processo permanente e constante de aperfeiçoamento.
BIBLIOGRAFIA
A importância da formação continuada disponível em: Formação continuada de professores: qual a importância? (soeducador.com.br) acesso em 08 de junho de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília. 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 02 junho de 2023.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 9394/96. Brasília: Câmara dos Deputados, 1997. 47 p.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.
FERREIRA, Simone de Lucena; BIACHETTI, Lucídio. As tecnologias da informação e da comunicação e as possibilidades de interatividade para a educação. Revista da
FAEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 254, jul./dez. 2004
IMBERNÒN, F. Formação docente e profissional: forma-se para mudança e a certeza. São Paulo: Cortez, 2001
GUIMARÃES, Walter Soares. Formação de professores: Saberes, identidade e profissão.3ºed.Papiros, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola – Teoria e.Pratica. Goiania: Alternativa, 2004
VEIGA, I.P.A. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009