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A CULTURA DA DANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Cristiane da Silva Moreira

Daiana Felix de Oliveira

Evanderson dos Santos Antunes

Marina Rolim Aragão

Renata Rayane Pereira dos Santos

 

 

RESUMO

O presente trabalho sobre a cultura da dança no espaço escolar e o processo de ensino e aprendizagem da criança, tem como objetivo demonstrar, através da literatura, que a dança traz diversos benefícios, desenvolvendo inúmeras capacidades. Sendo assim, a dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. Diante disso, o uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento. Portanto a dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará as crianças novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem. Sendo assim pode-se dizer, que a dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá estar contribuindo para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. Além de favorecer no processo de construção de conhecimento. Por fim conclui-se que a cultura da dança na escola é uma estratégia inteligente para que as crianças aprendam a expressar as suas emoções. Pois o movimento corporal é essencial para o desenvolvimento dos pequenos, visto que expande os conhecimentos e aprimora habilidades motoras. Nesse contexto a pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. O estudo mostrou que a dança pode melhorar a aprendizagem, o comportamento social dos alunos, desenvolvendo aspectos motores e cognitivos, que levam à cidadania moral, moldando suas perspectivas e ideias.

 

Palavras chaves: Dança, cultura,espaço escolar, processo ensino aprendizagem.

 

 

INTRODUÇÃO

 

O presente artigo tem como reflexões a cultura da dança no espaço escolar e o processo de ensino e aprendizagem da criança, diante disso a dança entra nos espaços escolares como componente lúdico capaz de oferecer aos alunos um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento corporal, além de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem.

Diante disso pode-se dizer que a dança é cultura, é expressão corporal, é comunicação e por isso reforça-se que a mesma precisa ser entendida, estudada de uma forma específica, pois abrange muitos conceitos (DARIDO; SANTOS, 2012).

Nesse contexto a dança pode ser um meio de motivar os alunos a vivenciar a novas práticas, trazendo exemplos passados de que ela é importante, de que é necessária. Os professores devem dar a túnica formal e estimular a criatividade para se expressarem. Fomentar que a mesma os envolva de forma integrada, pois não se trata apenas de conteúdo, os sentimentos, as emoções, são importantes para sua formação (VARANDA, 2012).

Assim sendo, este trabalho justifica-se pela necessidade de conscientizar que a dança como componente curricular não pretende formar bailarinos, antes disso, pretende oferecer ao aluno uma relação mais efetiva e intimista com a possibilidade de aprender e expressar-se criativamente através do movimento. Entretanto a dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte. Pois a dança tem suma importância para alcançar os objetivos da Educação, um deles sendo o desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, portanto esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.

Os objetivos desse artigo foram investigar, sob forma bibliográfica, de que forma a cultura da dança como prática educativa pode contribuir com o processo ensino aprendizagem. A fim de levar os educadores a refletirem sobre suas práticas pedagógicas, contribuindo de maneira significativa para a entrada definitiva da dança no currículo das escolas brasileiras. Conscientizar sobre a importância da dança no espaço escolar. Incentivar a reflexão de novas idéias e discussões sobre a educação pela dança.

O artigo trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, inserida na metodologia de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados dados, selecionando apenas os resultados que expressam significados sobre o tema cuidado, obtidos pela análise temática de conteúdo. Assentada nos pressupostos teóricos do tema em ação, que propõem a cultura da dança no espaço escolar e o processo de ensino e aprendizagem da criança.

Diante desse estudo pode-se concluir que tais estudiosos acreditam que a dança é tão importante para a criança quanto falar, cantar, brincar. Inclui uma riqueza de movimentos que envolvem corpo, espírito, mente e emoções, que enriquecem a aprendizagem. Os gestos e movimentos expressivos nela existentes favorecem uma ação livre e prazerosa. Por meio de ações que envolvem a dança, o processo de aprendizagem ocorre de forma direta e íntima, pois a criança assimila informações com o corpo, mente e emoções.

 

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DA DANÇA

 

dança nasceu com os primeiros seres humanos.Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história. A dança é uma expressão artística que usa o corpo como instrumento. Assim como o pintor utiliza pincéis e tela para criar seus quadros, o bailarino serve-se do corpo. Presente em todos os povos e culturas, a dança pode ser executada em grupo, duplas ou solos. Pela dança se expressa a alegria, a tristeza, o amor e todos os sentimentos humanos.

O surgimento da dança, se deu ainda na época da Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Com o passar do tempo, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que seriam capazes de criar outros ritmos, conciliando os passos com as mãos, através das palmas.

Sendo a dança uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.

A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico (século XV), as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo. Em 1982, o Comitê Internacional da Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu o dia internacional da dança em "29 de abril", em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

 

DANÇA NO BRASIL 

Originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira.

Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forróaxé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rockpoppop rockK-popheavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar o título do estilo. Por isso podemos deduzir que as danças brasileiras tem origem de diferentes lugares no mundo.

 

A DANÇA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A dança na escola não deve ser formar artistas, ainda que isso possa acontecer. Em primeiro lugar, a atividade extracurricular deve ser vista como uma ferramenta de aperfeiçoamento da aprendizagem. Ou seja, ela deve ser parte das práticas pedagógicas, estando integrada com outras atividades e objetivos escolares. Portanto por meio da dança, os alunos podem explorar sua capacidade de criar, de aprender e de se expressar.

VERDERI (2009) declara que:

 

a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno desenvolva todos os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, o professora contribua para a formação de estruturas corporais mais complexas.

 

Dessa forma, a atividade contribui para o processo de aprendizagem, pois ajuda o aluno na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de habilidades. Do mesmo jeito, a dança também possibilita que os alunos desenvolvam diferentes domínios do comportamento humano — social, emocional, corporal e intelectual. Além de ampliar o repertório cultural. Por isso, atua na formação integral do indivíduo. Com isso a a cultura da dança na escola pode ir além das experiências corporais. Ela deve ser integrada com outras disciplinas. Assim, contribui positivamente com a aprendizagem de conteúdos de outros domínios, o que é muito importante no processo escolar.

Nessa perspetiva a dança no ambiente escolar, pode ser um processo e uma ferramenta de aprendizagem importantes. Mas, além disso, essa atividade também gera muitos benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos em diferentes aspectos. A dança é uma excelente atividade para o desenvolvimento motor. Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo. Essas competências são importantes para realizar diferentes atividades do dia a dia. Ainda em relação ao corpo, a dança também aperfeiçoa diferentes sentidos de crianças e adolescentes. Eles precisam usar a visão, a atenção e a concentração para aprender as coreografias e a audição para ouvir a música e interpretar os ritmos, por exemplo.

Sendo assim a cultura da dança é muito útil para o processo de ensino e aprendizagem da criança, pois ela pode criar condições que se estabeleçam relações interativas, proporcionando o conhecimento do próprio corpo e de suas possibilidades, tendo uma compreensão de modo crítico do mundo em sua volta. Entretanto ao vivenciar a cultura da dança, seja ela em expressão artística, recreativa, expressão humana, de sentimento entre outras, tais expressões leva ao enriquecimento. Segundo SARAIVA (2009), é preciso uma vivência da dança, pois ela afirma:

 

Os processos que envolvem a aprendizagem da dança visam o “sujeito criador”, a partir de sujeitos cuja expressão interior e emoções humanas já estão mediatizados pela vivência cultural e pelo meio que os cerca; um sujeito histórico, que emerge nos processos educativos imprimindo, também, seu “registro” nas suas “produções”. (SARAIVA – 2009).

 

A dança na escola também é muito importante no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, competências cada vez mais apreciadas na sociedade. Isso porque a expressão corporal é uma forma dos indivíduos se comunicarem com os outros. Dessa maneira o trabalho com a dança também possibilita a descoberta do próprio corpo, o reconhecimento de que cada indivíduo possui diferentes maneiras de se movimentar, o que resultara na conscientização do aluno com relação ao respeito à individualidade dos seres humanos.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A cultura da dança no espaço escolar, precisa-se continuar avançando, pois a dança contribui no processo ensino aprendizagem. Por meio dessa arte adquiri-se um desenvolvimento gradativo, com melhora no rendimento escolar, mudança positiva no comportamento, entre muitos outros aspectos, devido à dança ser uma atividade completa que exercita corpo, mente e alma. Por isso é necessário a introdução dessa arte nas escolas, a fim de que as crianças tenham acesso à arte e à cultura.

Nesse contexto em estudo o aprendizado por meio de atividades como a dança, possibilita uma melhora significativa no comportamento social dos alunos, além de desenvolver os aspectos cognitivos e motor, resultando na formação de um cidadão ético, formador de suas opiniões e idéias. Portanto, o educador deve ter uma atitude consciente na busca de uma prática pedagógica mais coerente com a realidade, como a dança, que leva o indivíduo a desenvolver sua capacidade criativa numa descoberta pessoal de suas habilidades, contribuindo de maneira decisiva para a formação de cidadãos críticos autônomos e conscientes de seus atos, visando a uma transformação social.

Dessa forma conclui-se que espera-se que essas reflexões levem a novas idéias e discussões, sobretudo, do aprofundamento da cultura da dança, nos espaços escolares enquanto um conteúdo importante para auxiliar o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Assim a dança, entendida como a arte de expressão em movimento, destaca na educação a ótica da sensibilidade, da criatividade e da expressividade, como uma nova direção que se quer dar para a razão, a ética, e cultura – pelo saber através do sentir, da intuição, e com o objetivo de uma formação integral do aluno.

 

 

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