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A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Rosa da Silva Gama[1]

 

 

RESUMO:

Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. O brincar consiste em um excelente método que facilita a aprendizagem das crianças na educação infantil, pois o educador através desse método poderá propiciar situações que despertem nas crianças o respeito interpessoal de ser e de estar com os outros, priorizando a aceitação, respeito e confiança e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. O presente trabalho tem por objetivo abordar a importância do lúdico como ensino aprendizagem na educação infantil, contextualizando o lúdico no ambiente escolar, bem como os benefícios e a aprendizagem das crianças na escola. A metodologia presente no trabalho deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica de autores que dão embasamento teórico a esta pesquisa. Esta pesquisa tem por intuito geral relatar a importância do lúdico na educação infantil como requisito básico para o processo de aprendizagem dos alunos através do lúdico. Como objetivos específicos, buscou-se abordar o lúdico como uma importante ferramenta no ensino aprendizagem das crianças, bem como os benefícios que a ludicidade traz por meio dos jogos e das brincadeiras. Portanto, O lúdico compreende os jogos as brincadeiras e os próprios brinquedos, tanto as brincadeiras de antigamente, bem como as atuais, pois são de cunho educativo e auxiliam na aprendizagem dos alunos, assim como no convívio social. É com a interação que as crianças vão desenvolvendo suas criatividades e liberdades. Sendo assim, é fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver.

 

PALAVRAS CHAVE: Lúdico. Educação Infantil. Ambiente Escolar

 

 

INTRODUÇÃO:

 

O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças na educação infantil. Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem de maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.

O presente trabalho tem por objetivo abordar a importância do lúdico como ensino aprendizagem na educação infantil, contextualizando o lúdico no ambiente escolar, bem como os benefícios e a aprendizagem das crianças na escola.

A metodologia presente no trabalho deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica de autores que dão embasamento teórico a esta pesquisa.

Esta pesquisa tem por intuito geral relatar a importância do lúdico na educação infantil como requisito básico para o processo de aprendizagem dos alunos através do lúdico.

Como objetivos específicos, buscou-se abordar o lúdico como uma importante ferramenta no ensino aprendizagem das crianças, bem como os benefícios que a ludicidade traz por meio dos jogos e das brincadeiras.

Este trabalho está organizado em dois capítulos. O primeiro refere-se a uma contextualização do lúdico no ambiente escolar, no qual busca mencionar que o lúdico é uma das principais vias de aprendizagem e comunicação da criança com o mundo, possibilitando a aquisição de valores já esquecidos, o desenvolvimento cultural, e, com certeza, a assimilação de novos conhecimentos, desenvolvendo, assim, a sociabilidade e a criatividade. No segundo capitulo aborda-se a importância do lúdico, os benefícios e a aprendizagem, uma vez que a brincadeira exerce uma situação importante de aprendizagem a ser valorizada e incentivada, com a brincadeira as crianças têm a oportunidade de conferir novos significados aos elementos da realidade que vivenciam em seu dia a dia, podendo expressar sua forma particular de compreendê-lo.

Na sequência, as considerações finais, será tecido alguns argumentos sobre a importância do lúdico como ensino aprendizagem, tornando a criança protagonista de sua história social, a peça chave na construção de sua identidade. Nas referências são listadas as fontes que fundamentaram este estudo.

 

 

DESENVOLVIMENTO:

 

Contextualizando o lúdico no ambiente escolar

 

O lúdico é uma das principais vias de aprendizagem e comunicação da criança com o mundo. Portanto, é imprescindível que os jogos estejam presentes no processo de evolução dos pequenos, e dentro do espaço escolar, deve ser visto como auxiliador no processo de ensino- aprendizagem. O lúdico é uma importante ferramenta na mediação do conhecimento, pois enquanto a criança brinca com material concreto, jogos, ou seja, tudo o que ela possa manusear ela está sendo estimulada a refletir e reorganizar; por outro lado se a brincadeira é de faz de conta o estímulo é voltado para o recriar e o inventar, e assim se pode dizer, imaginar fantasiar. (CUNHA,2014).

 

Segundo Cunha (2014) A partir das ideias acima, verifica-se que atividades quando entrelaçadas com o lúdico a aprendizagem acontece com mais facilidade e entusiasmo, pois a criança aprende sem perceber, pois, ela aprende brincando.

Para Santos (2010) a utilização do lúdico na escola é um recurso muito rico para a busca da valorização das relações, onde as atividades lúdicas possibilitam a aquisição de valores já esquecidos, o desenvolvimento cultural, e, com certeza, a assimilação de novos conhecimentos, desenvolvendo, assim, a sociabilidade e a criatividade.

O ensino lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade dos alunos e proporcionar novos conhecimentos através de jogos, brincadeiras, músicas e danças. O intuito dessa forma de docência é ensinar divertindo e interagindo com os demais colegas. Almeida (1994) diz que:

 

“O grande educador faz do jogo uma arte, um admirável instrumento para promover a educação das crianças. ” Isso porque, quando a criança ingressa na escola, ela sofre um considerável impacto físico- mental, pois, até então, sua vida era voltada aos brinquedos e ao ambiente familiar. (SANTOS, 2010).

 

De acordo com Cunha (2014) O termo jogo compreende uma atividade de ordem física ou mental, que mobiliza ações motrizes, pensamentos e sentimentos, no alcance de um objetivo, com regras previamente determinadas, e pode servir como um passatempo, uma atividade de lazer, ter finalidade pedagógica ou ser uma atividade profissional.

O lúdico é uma necessidade do ser humano, mas não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento lúdico é muito importante pois além de facilitar a aprendizagem, também colabora para o desenvolvimento pessoal, cultural e social das crianças. Também é importante destacar que através das atividades lúdicas, os alunos aprendem enquanto brincam e isso torna o desenvolvimento cognitivo fácil e espontâneo. “Dentro da escola acredita ser possível o professor se soltar e trabalhar os jogos como forma de difundir os conteúdos”. Assim, é papel indispensável a professores e gestores escolares refletir acerca da importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora do ensino e da aprendizagem. (FRIEDMANN, 2003, p. 3 apud SANTOS,2010).

Segundo Cunha (2014) nestes termos o que se vê é que o brincar (jogo) enriquece a dinâmica das relações sociais em sala de aula (mas também fora dela), como na brinquedoteca fortalecendo a relação entre o ser que ensina e o ser que aprende.

O lúdico é um adjetivo masculino com origem do latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. Kishimoto (2002) menciona:

 

“Nesse sentido, a brinquedoteca deve ser na escola, um lugar integrado a uma proposta pedagógica que incorpora o lúdico como eixo do trabalho infantil”. Lendo esta afirmação o que se pode dizer é que essa é uma visão viável, pois muitas vezes algumas crianças só têm a escola para se soltar e interagir com seus colegas através da brincadeira. (KISHIMOTO, 2002, p.23 apud CUNHA,2014).

 

Santos (2010) relata que é através do lúdico que a criança encontra o equilíbrio entre o real e o imaginário, desenvolvendo a aprendizagem de forma prazerosa e significativa, possibilitando que as aulas sejam um sucesso e resultando na satisfação de professores e alunos.

Sobre o lúdico, Piaget (1975) enfatiza:

 

“A criança ao brincar externa traços de sua aprendizagem através da interação com atividade lúdica que está sendo desenvolvida”. Como se vê é uma grande verdade, pois existem crianças consideradas como introvertida na sua vida cotidiana, mas elas conseguem expor de maneira sucinta sua capacidade de aprendizagem. (PIAGET, 1975, p. 55 apud CUNHHA, 2014).

 

A brincadeira é um tema que vem conquistando o espaço escolar, focada em recreação e lazer, oferece grandes contribuições para a educação infantil, favorecendo a aprendizagem, a produção de conhecimento e a melhora do corpo, desenvolvendo aspectos da emoção, prazer, afetividade, saúde e bem-estar das crianças, nesta fase de desenvolvimento. De acordo com Almeida (1998, p.19) citado por Gomes (2009), Platão afirmava que “os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos”.

Na afirmação de Cunha (2014) O brincar consiste em um excelente método que facilita a aprendizagem das crianças na educação infantil, pois o educador através desse método poderá propiciar situações que despertem nas crianças o respeito interpessoal de ser e de estar com os outros, priorizando a aceitação, respeito e confiança e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Sobre a aprendizagem na educação infantil, Pestalozzi (1746-1827) afirmava que:

 

A escola é uma verdadeira sociedade, na qual o senso de responsabilidade e as normas de cooperação são suficientes para educar as crianças; e o jogo é um fator decisivo que enriquece o senso de responsabilidade e fortifica as normas de cooperação. (PESTALOZZI, 1746-1827 apud GOMES. 2009, p. 16).

 

Mediante este contexto, Cunha (2014) diz que:

 

Na escola a ludicidade deve acontecer nos momentos de brincadeira livre como o recreio, e nas atividades fora e dentro de sala de aula. Mas, também é possível se constatar o ato de ludicidade em forma de atividades direcionadas desde a chegada dos alunos a entidade escolar, incluindo a hora da alimentação até a chegada dos pais, e toda essa estrutura e planejamento será compreendida como o lúdico e pode ser disponibilizado integralmente favorecendo essa ligação entre o brincar e o aprender sendo mediado e realizado pelos professores com a total participação das crianças. (CUNHA, 2014).

 

Segundo Froebel (1782-1852) citado por Gomes (2009) “o grande educador faz do jogo uma arte, um admirável instrumento para promover a educação para as crianças”.

Pereira (2005) citado por Cunha (2014) relata que as atividades lúdicas são muito mais que momentos divertidos ou simples passatempos e, sim, momentos de descoberta, construção e compreensão de si; possibilitam, ainda, que educadores e educandos se descubram, se integrem e encontrem novas formas de viver a educação.

Sobre as atividades lúdicas, Gomes (2009) menciona:

 

O jogo não é apenas entretenimento, é um meio de enriquecer o desenvolvimento intelectual; brincando a criança se sente pertencente a um grupo. O brincar envolve emoções, afetos, inteligências e movimentos. Brincar deixa a criança mais flexível, e busca alternativas de ações para situações cotidianas. (GOMES, 2009, p. 17).

 

Ainda segundo Gomes Sabendo da importância do lúdico para o desenvolvimento da criança, não se pode deixar de defender seu valor dentro do contexto escolar, uma vez que a escola acolhe crianças em fase de crescimento, ativas e dispostas a aprender.

O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar. O uso do lúdico no âmbito escolar faz da sala de aula um espaço de reelaboração do conhecimento vivencial e constituído, tanto no coletivo quanto no individual e a criança passa a ser a protagonista de sua história social, a peça chave na construção de sua identidade. Pois, a criança que convive com atividades lúdicas percorre de forma natural o caminho pela busca de uma autoafirmação social, dando a ela continuidade nas suas ações e atitudes, possibilitando o despertar para aprender. (CUNHA, 2014).

Sobre o uso do lúdico no âmbito escolar Froebel aborda:

 

É brincando que a criança realiza sua interação social. Sua vida social fica mais sadia devido à troca de experiência e liberação de energias, onde as mesmas valorizam as regras de convívio e amplia seus conhecimentos e consequentemente sua criatividade, tornando-se cidadãos capazes de transformar sua realidade. “Brincar é a fase mais importante da infância, do desenvolvimento humano; neste período pode ser a auto ativa representação do interno, a representação de necessidade e impulsos internos”. (FROEBEL apud KISHIMOTO, 2002; p.68 CITADO POR BARROS, et al, 2005, p.10).

 

É necessário que ao chegar na escola o indivíduo se depare com um ambiente atrativo que relacione os conhecimentos prévios aos novos conhecimentos. Uma vez que, O lúdico toma dimensões mais amplas, principalmente na educação, pois contribui para a formação de alunos que sejam capazes de buscar conhecimentos e construí-los de forma prazerosa, vivenciando atitudes de vida em grupo, enfim, tornando-se pessoas sem medo de enfrentar as dificuldades que encontrarem pela frente e mais, poderem contribuir para o processo de transformação da sociedade que estão inseridos, tornando a aprendizagem significativa. (BARROS, et al, 2005, p.10),

Segundo Santos (2010) o jogo pode envolver cooperação, conflito e uma série de outros sentimentos tais como: insegurança, autoafirmações, medo, e curiosidade, que são situações da vida real. Não dão só prazer à criança, mas para ela em primeiro lugar estão as experiências de prazer [...].

Sobre o jogo, o autor Santos (2010) relata:

 

É importante garantir o espaço do jogo na educação pré-escolar e nas séries iniciais do ensino fundamental, onde a educação esteja em perspectiva criadora, imaginativa e construtiva do significado do seu cotidiano, em uma atividade consciente e voluntária, na busca do conhecimento. Através dos jogos e brincadeiras a criança constrói conceitos e supera dificuldades de aprendizagem, mantendo vivo o prazer de aprender, fazendo disto uma deliciosa aventura. (SANTOS, 2010, p. 25).

 

Para Huizinga (2001) citado por Pereira (2018), o jogo é dotado de regras, porém, essas mesmas devem ser livremente aceitas para aqueles que farão parte do jogo. Tais regras devem ser respeitadas e são, no momento da brincadeira, essenciais para que o mundo inventado naquele momento ganhe sentido, sendo tais normas, portanto, indiscutíveis.

As habilidades e os conhecimentos adquiridos no jogo preparam e tem a capacidade de preparar as crianças para a vida em sociedade. Sant’na e Nascimento (2012) exclamam:

 

“Piaget atribui ao jogo um papel essencial para o desenvolvimento infantil; acredita que ao jogar as crianças assimilam e transformam a realidade” Assim sendo, seja no espaço escolar ou não, o jogo dotado de regras tende a contribuir de forma significativa para o crescimento cognitivo do ser, tendo em vista as regras que envolvem o mesmo assim como a atenção disponibilizada o que certamente contribui para a assimilação e transformação da realidade. (SANT’NA E NASCIMENTO, 2012, p.21 apud PEREIRA, 2018, p. 24).

 

De acordo com Brougére (2003) citado por Pereira (2018), o brincar permite o desenvolvimento das significações da aprendizagem e quando o professor o instrumentaliza, o mesmo colabora para o aprendizado. A brincadeira se constitui assim uma intervenção aberta uma vez que não há como delimitá-la, sob pena de acabar com o jogo. Nesse sentido o autor considera o brincar do momento com o jogo, e conforme o planejamento e intenção do educador este jogo tem a possibilidade de provocar o aprendizado.

 

Importância do Lúdico: Benefícios e a Aprendizagem

 

A brincadeira exerce uma situação importante de aprendizagem a ser valorizada e incentivada, com a brincadeira as crianças têm a oportunidade de conferir novos significados aos elementos da realidade que vivenciam em seu dia a dia, podendo expressar sua forma particular de compreendê-lo. Silva (2014) nos diz que:

 

O lúdico está associado a jogos, brincadeiras, interesse, prazer, ajuda a desenvolver a criatividade e proporciona bem-estar aos educandos, cabe ao profissional de educação utilizar a ludicidade como meio para desenvolver inúmeras capacidades em seus alunos para que o ensino aprendizagem aconteça de forma espontânea, divertida e principalmente significativa. (SILVA, 2014, pág. 14).

 

A ludicidade é uma forma de linguagem que permite a criança se comunicar com os outros, possibilitando não só a liberdade de expressão, mas a autonomia criativa, ampliando o seu conhecimento sobre o mundo e proporcionando seu desenvolvimento emocional e social, e auxilia no desenvolvimento da criança, quando brinca, inventa, cria e fantasia fatos que presencia em seu cotidiano. De acordo com o Referencial Curricular (1998) citado por Silva (2014) “se trata de uma atividade que permite que a criança imite uma realidade por ela vivenciada, onde a brincadeira se torne uma “imitação transformadora”.

Quando a criança brinca, e se relaciona com brinquedos educativos ela é levada pela mediação do professor e a partir disso, ela cria, experimenta, monta, usa a imaginação e através disso ela começa a distinguir a diferença entre o certo e o errado, assim ela começa a refletir e superar suas limitações. Silva (2023) relata:

 

O lúdico é uma metodologia pedagógica que ensina brincando e não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade. Tanto os jogos como as brincadeiras proporcionam na educação infantil desenvolvimento físico mental e intelectual. (SILVA, 2023).

 

Por meio dos jogos é possível experimentar coisas novas, interagir com o outro, desenvolver a capacidade de comunicação, aprender a dividir, a respeitar regras e a adquirir autonomia, hábitos e atitudes de suma importância para uma vida em sociedade saudável. Segundo Horn (2004, p.24) citado por Silva (2023), o lúdico, ou seja, as brincadeiras jogos e brinquedos, na Educação Infantil são de suma importância para o desenvolvimento das crianças, pois são atividades primárias, as quais trazem benefícios nos aspectos físico, intelectual e social.

O brincar não significa apenas diversão, mas também proporciona o desenvolvimento de capacidades como atenção, imitação, memória, além do desenvolvimento nas áreas da criatividade, sociabilidade, motricidade e inteligência. É por meio dos jogos que as crianças passam a interagir entre elas trocando assim experiências. Friedmanm (1996) aborda:

 

As brincadeiras estão presentes na vida das crianças, com diferenciações em diversos tempos e culturas, mas destaca-se praticamente em relação ao desenvolvimento da aprendizagem das crianças na Educação Infantil, ação esta natural na vida das crianças, integrada ao seu dia a dia, a sua rotina, além de propor prazer e alegria, são ações universais, estão na história da humanidade ao longo dos tempos, fazem parte da cultura de um país, de um povo. (FRIEDMANN, 1996, p. 69 apud SILVA, 2014, pág.14).

 

Para a criança o ato de brincar é algo vital, é sinônimo de vida ativa, ou seja, por meio do jogo a criança passa adquirir mais confiança nela mesma, pois uma vez que consegue resolver um problema percebe que é capaz, buscando ir mais além, trabalhando assim sua autoconfiança e autonomia. O brincar atualmente é uma ação considerada lúdica no qual trabalha na criança seu desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo, principalmente por ser uma ação no qual proporciona a socialização e interação com outras crianças, estimulando consecutivamente a autonomia, curiosidade, criatividade, raciocínio, ou seja, ela prende brincando, se divertindo, pois, a brincadeira proporciona as crianças uma aprendizagem alegre e prazerosa (FRIEDMANN, 1996, p. 71 apud SILVA, 2014, pág. 14).

O lúdico compreende os jogos as brincadeiras e os próprios brinquedos, tanto as brincadeiras de antigamente, bem como as atuais, pois são de cunho educativo e auxiliam na aprendizagem dos alunos, assim como no convívio social. É com a interação que as crianças vão desenvolvendo suas criatividades e liberdades. Para Silva (2023) no processo de ensino aprendizagem é fundamental valorizar o lúdico, pois para a criança o mesmo é espontâneo e permiti sonhar, fantasiar e realizar desejos como crianças de verdade.

A utilização dos recursos materiais é muito importante e desenvolve a capacidade de concentração nas crianças, justamente por permitir que ela manipule e possa pensar no que está realizando. Por meio do lúdico o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. (KISHIMOTO, 1996, p.24 apud SILVA, 2023).

Contudo, todas as atividades que vão ser aplicadas aos alunos devem ser estudadas e preparadas previamente, para que durante a exposição seja apresentado de acordo com o desenvolvimento particular de cada área do conhecimento, pois isto possibilitará maior assimilação e aprendizagem por parte da criança, que por sua vez se sentirá mais convicta e segura na realização de suas atividades do seu conhecimento. É com as atividades lúdicas, que as crianças conseguem reproduzir muitas situações vividas por elas em seu cotidiano, as quais, pela imaginação e pelo faz de conta, são reelaboradas. Esta reprodução do cotidiano acontece por meio da combinação entre experiências vividas e a possibilidades de novas interpretações e representações do real, de acordo com aquilo que para elas representem suas afeições, necessidades, desejos e paixões. (DALLABONA; MENDES, 2010, p.06 apud CUNHA, 2014).

Segundo Silva (1019) deste modo, as atividades lúdicas exercem um papel importante para elaboração do conhecimento, tendo em vista que através desta prática os sujeitos exercem a compreensão do próprio corpo, valores, conceitos, percepção de si mesmo como parte integrante no processo de construção de sua aprendizagem.

Sobre as atividades lúdicas, Cunha (1997) expõe:

 

A ludicidade facilita no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que as crianças podem aprender de maneira prazerosa, tornando- se mais fácil a interação em grupo, fazendo-se a percepção do mundo mais significativa. A ludicidade depende, diretamente, da compreensão do texto e as figuras do livro como brinquedo, contribuem na formação de um futuro leitor. Em suas palavras: “O objeto, sons, movimentos, cores, figuras, pessoas, tudo pode virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo” (CUNHA, 1997, p. 29 apud SILVA, 2019, pág. 15).

 

Portanto, as atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades têm por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional. “O jogo é essencial para que seja manifestada a criatividade e a criança utilize suas potencialidades de maneira integral, indo de encontro ao seu próprio eu”. (MODESTO & RUBIO, 2014, p. 03 apud CUNHA, 2014).

De acordo com Cunha (2014) ao brincar a criança desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, sendo assim, depois de aprendida tal capacidade dificilmente será esquecida ou mesmo perdida. Pode- se assim dizer que a aprendizagem se dá a partir da formação de conceitos, e tais conceitos são formados muito mais facilmente no ato do brincar.

As atividades lúdicas propiciam a criança um momento para expor seus sentimentos, pensamentos, medos e preocupações que estão em seu interior, demonstrando-as através das brincadeiras como, por exemplo, o faz de conta, ou seja, a criança expressa a forma como vê o mundo ou como gostaria que ele fosse por meio da brincadeira. A atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança, compreendendo suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível linguístico, sua formação moral (RODRIGUES, 2000, p. 46 apud SILVA, 2019, p. 17).

Segundo Silva (2019) o ato do brincar também é relacionado com a aprendizagem, tendo em vista que é aprender, uma vez que na brincadeira, encontra-se o suporte daquilo que posteriormente, proporcionará à criança aprendizagens mais aprimoradas. O lúdico converte-se em uma proposta educacional para enfrentar as dificuldades no encadeamento da aprendizagem. Ao brincar, a criança relaciona-se consigo mesma, conhece suas singularidades e amplia seu olhar sobre o mundo. Ao estreitar o vínculo com o outro por meio do brincar, ela divide seu imaginário e desenvolve diversas habilidades socioemocionais. “Crianças precisam brincar, seja sozinha ou com amigos. “... quanto mais se permite à criança explorar, mais ela está perto do brincar”. Assim, o brinquedo seja entendido sempre como objeto, suporte de brincadeira, brincadeira como a descrição de uma conduta estruturada, com regras e jogo infantil para designar tanto o objeto e as regras do jogo da criança. (KISHIMOTO, 2005, p. 7 apud SILVA, 2014, p. 17).

A brincadeira aparece como um grande instrumento de aprendizagem para a Educação Infantil, permitindo a criança ter liberdade de agir, criar e dar significado a sua ação enquanto brinca. Brincar auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança, sendo a brincadeira a criadora das chamadas zonas de desenvolvimento proximal, apresentando aumentos satisfatórios no que  diz respeito ao desenvolvimento e a aprendizagem infantil. (VYGOSTSKY, 1991 apud SILVA, 2014, p. 17-18).

O lúdico é uma característica fundamental do ser humano, do qual a criança depende para se desenvolver. Para crescer, brincar e para se equilibrar frente ao mundo precisa do jogo. Aprender brincando tem mais resultados, pois a assimilação infantil adapta-se facilmente à realidade. Silva (2011) explana:

 

[...] A atividade lúdica quando bem aplicada desencadeia momentos de integração dos pensamentos, dos sentimentos e dos movimentos em sua prática pedagógica cotidiana. Sendo assim, vê-se que “essas atividades são relevantes para a formação da criança, pois contribuem com o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança. (SILVA, 2011, p. 27 apud CUNHA, 2014).

 

É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção (...) como se fora brincadeira de roda. Durante as atividades lúdicas, o professor precisa criar situações para o desenvolvimento da autonomia, com incremento de ações que favoreçam as interações, surgindo trocas. (SANTOS, 2010, p. 28).

Jogar/brincar é uma das formas mais comuns de comportamento durante a infância. O brincar não significa apenas diversão, mas também proporciona o desenvolvimento de capacidades como atenção, imitação, memória, além do desenvolvimento nas áreas da criatividade, sociabilidade, motricidade e inteligência. É por meio dos jogos que as crianças passam a interagir entre elas trocando assim experiências. Silva (2014) exclama:

 

A brincadeira valoriza o espaço para que a criança possa brincar o professor utilizar o lúdico como forma de poder facilitar a construção da aprendizagem, além de possibilitar reconhecer a identidade, despertar a autonomia, local cheio de estímulos, agrados, alegria, diversão, desenvolve muitas habilidades, considera-se um local transformador. (SILVA, 2014, p. 15).

 

É importante ressaltar que o lúdico não pode ser visto, apenas, como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral. É a construção de conhecimento principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, agindo sobre os objetos, as crianças desde pequenas estruturam seu espaço e seu tempo, desenvolvem a noção da casualidade chegando a representações e a lógica. Modesto & Rubio (2014) explanam:

 

Ao se fazer uso do lúdico, a sala de aula torna-se um espaço de reelaboração do conhecimento vivencial e constituído, isso de forma coletiva ou mesmo de forma individual e a criança passa a ser a protagonista de sua história social, a peça chave na construção de sua identidade. Cabe ainda ressaltar, que a criança que convive com “as atividades lúdicas percorre de forma natural o caminho pela busca de uma autoafirmação social, dando a ela continuidade nas suas ações e atitudes, possibilitando o despertar para aprender. (MODESTO & RUBIO, 2014, p. 05 apud CUNHA, 2014).

 

O educador precisa ter um olhar diferenciado sobre o seu próprio trabalho, observando os alunos, analisando as ações do processo de ensino aprendizagem e seus resultados, transformando a sua sala de aula um ambiente de experimentações, e novas descobertas e múltiplas emoções na hora de aprender, pois a ludicidade trabalhada em sala de aula propícia, por meio de teatros, jogos, dinâmicas, contação de histórias, são importantíssimas para que os alunos adquiram o seu autoconhecimento, isto e muito mais a ludicidade pode proporcionar em uma aula, podendo despertar talento e habilidades do aluno. Desta forma cada atividade educacional se transforma em uma arte que encanta e gera resultados muito além dos tradicionais. “À ação de brincar proporciona as crianças o desenvolvimento de uma aprendizagem que valoriza a criatividade, os valores, a vontade de aprender como um ser integral”, destacando-se na pré- escola. (VASCONCELLOS, 2005, p. 78 apud SILVA, 2014, p. 15).

Quando uma atividade de jogo é realizada no momento certo e adequado pode fornecer para a criança condições de desenvolver seu raciocínio, desenvolver relações sociais, com isso aprendendo a se conhecer melhor e a conhecer os outros também. O professor precisa despertar em seu aluno o espírito de cooperação, trabalhando em grupo, com metas em comum, precisa aprender, compreender e aceitar. Santos (2010) relata:

 

O brincar deve ser visto como um fato marcante na vida da criança, assim, a ludicidade passa a ter característica marcante na vida da criança. As escolas precisam primar pela valorização da criança, buscando, através da brincadeira dentro dos conteúdos curriculares, a dinamização do processo construtivo do conhecimento. É preciso entender a contribuição da brincadeira no desenvolvimento cognitivo- afetivo-social das crianças. (SANTOS, 2010, p.28).

 

É de suma importância que durante o processo de aprendizagem a criança adquira a capacidade de superar desafios e barreiras e os jogos é uma forma de mostrar as crianças desde cedo que existem regras a seguir, que há obstáculos a pular e que podem ser realizados de forma divertida. O brincar e o educar são atividades complexas que devem ser estudadas as relações, pois de uma forma ou outra auxiliam no desenvolvimento humano, sendo mediadoras na construção do conhecimento, onde a criança através do lúdico, poderá encontrar o equilíbrio entre o real e o imaginário. (SANTOS, 2010, p. 29).

De acordo com a citação acima na educação infantil, o lúdico é uma maneira de oferecer à criança um ambiente de aprendizagem prazeroso, planejado e motivador. Portanto, cabe aos professores proporcionar um ambiente adequado aos olhos infantis, uma vez que o perfil da criança ao ingressar na educação infantil se caracteriza pela imaginação, curiosidade, movimento e vontade de conhecer o mundo, principalmente pelo brincar. Cunha (2014) enfatiza que:

 

O brincar consiste em um excelente método que facilita a aprendizagem das crianças na educação infantil, pois o educador através desse método poderá propiciar situações que despertem nas crianças o respeito interpessoal de ser e de estar com os outros, priorizando a aceitação, respeito e confiança e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (CUNHA, 2014).

 

Nesse contexto, durante as brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. Vigotsky (1998) expõe:

 

(...) o brinquedo promove o desenvolvimento da criança, criando o que chama zona de desenvolvimento proximal, no qual a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário, no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade. (VIGOTSKY, 1998, p. 117 apud SANTOS, 2010, p.20).

 

Mediante o sentido acima, torna-se essencial e imprescindível perceber a relação que o jogo, a brincadeira e o brinquedo desenvolvem na criança. É através dessa atividade lúdica que o desenvolvimento da criança acontece e fornece estruturas para evoluir do simples para o complexo; é a forma como ocorre o processo de ensino e aprendizagem. O jogar, o brincar, o fantasiar são meios naturais pelos quais a criança aprende e entra em contato com o meio em que está inserido. A imaginação criadora é a principal atividade da infância, sendo assim a aprendizagem torna-se significativa a partir do momento em que a criança relaciona a teoria com fatores imaginários tentando substituir o concreto atribuindo-lhe novas características para a resolução dos problemas. (BARROS, et al, 2005, p. 15)

Portanto, os professores precisam conscientizar-se de seu papel enquanto educadores, buscando ser o elo entre os alunos e a aprendizagem. Os mesmos necessitam confiar nos discentes, pois eles não são “caixas vazias” que necessitam ser preenchidos. Pelo contrário, são pessoas que possuem uma grande bagagem intelectual, que necessitam apenas de aperfeiçoamento. Quando explorado traz resultados surpreendentes. (BARROS, et al, 2005, p.10) Nesse sentido, percebe-se que a aprendizagem significativa tem como referência ao processo de o discente aprender fazendo de forma dinâmica, questionadora, participativa, interativa e critica assumindo um papel atuante perante sua construção do saber.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Conclui-se que o lúdico é uma importante ferramenta para o ensino aprendizagem das crianças, pois por meio dos jogos, das brincadeiras favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral dos pequenos.

Que o jogo não é apenas entretenimento, é um meio de enriquecer o desenvolvimento intelectual; brincando a criança se sente pertencente a um grupo. O brincar envolve emoções, afetos, inteligências e movimentos. Brincar deixa a criança mais flexível, e busca alternativas de ações para situações cotidianas.

Durante as brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores, uma vez que a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar. O uso do lúdico no âmbito escolar faz da sala de aula um espaço de reelaboração do conhecimento vivencial e constituído, tanto no coletivo quanto no individual e a criança passa a ser a protagonista de sua história social, a peça chave na construção de sua identidade.

A brincadeira valoriza o espaço para que a criança possa brincar o professor utiliza o lúdico como forma de poder facilitar a construção da aprendizagem, além de possibilitar reconhecer a identidade, despertar a autonomia, local cheio de estímulos, agrados, alegria, diversão, desenvolve muitas habilidades, considera-se um local transformador.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

BARROS, Adriana Andrade; Silva; Claúdia Gomes dos Santos; ROCHA, Maria Alcina Pimentel da; FREIRE, Maria de Fátima da Silva. Lúdico na aprendizagem escolar, 2005. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/6678/1/40300026.pdf. Acesso: 09 de junho de 2023.

 

CUNHA, Edilene Batista da. A contribuição do lúdico para a aprendizagem das crianças da educação infantil, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4188/1/EBC06022015.pdf. Acesso: 08 de junho de 2023.

 

GOMES, Kálita Fernanda. O lúdico na escola: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119288/gomes_kf_tcc_rcla. pdf?sequen.%20Pagina%2018. Acesso: 09 de junho de 2023.

 

PEREIRA, Roseane Ramos. Uma revisão bibliográfica sobre o lúdico com enfoque no ensino de ciências, 2018. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ biolic/tccc/category/10-2018-1? Download=30: Roseane-ramos-pereira. Acesso: 09 de junho de 2023.

 

SANTOS, Simone Cardoso dos. A importância do lúdico no processo ensino- aprendizagem, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/393/Santos_Simone_Cardoso_do s.pdf. Acesso: 09 de junho de 2023.

 

SILVA, Natália Zanatta da. A importância do lúdico na educação infantil, 2014. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21111/3/MD_EDUMTE_VII_201 4_94.pdf. Acesso: 08 de junho de 2023.

 

SILVA, Thamíris Cristina Alves da. Educação Infantil: a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/16270/1/TCAS10102019.p df. Acesso: 08 de junho de 2023.

 

SILVA, Benedita da Conceição Mendes. A importância do lúdico na educação infantil, 2023. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na- educacao-infantil.htm. Acesso: 08 de junho de 2023.

 

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