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UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Lúcio Mussi Júnior

 

 

RESUMO

O ensino de línguas estrangeiras na escola é um processo que busca mais que à aprendizagem de uma língua, sendo necessário o desenvolvimento da compreensão e da apreciação de outras culturas. Para isso, a música se mostra como uma ferramenta valiosa na aproximação dos estudantes com as culturas de países hispanohablantes, sensibilizando-os de forma lúdica e envolvente, estimulando e facilitando o processo de ensino/aprendizagem. Frente a este cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a utilização da música nas aulas de língua espanhola como um meio lúdico de se expandir vocabulário, trabalhar gramática, pronúncia e de aproximação cultural entre o Brasil e os países hispanohablantes. Visando cumprir com os objetivos aqui propostos, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica a partir de trabalhos de autores como: ALMEIDA (2011), ALVES (2018), CARDOSO (2016), CARVALHO (2016), FELIPE (2012), FERREIRA (2019), KATO (2017), LIMA (2019), NASCIMENTO (2017), PAIVA (2018), RUIZ (2012), SILVA (2012), entre outros.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Espanhol. Música. Recursos Pedagógicos.

 

 

INTRODUÇÃO

 

O ensino de línguas estrangeiras é um processo que visa não apenas à aprendizagem de uma língua, mas também ao desenvolvimento da compreensão e da apreciação de outras culturas. Nesse contexto, a música pode ser uma ferramenta valiosa para aproximar as culturas de países hispanohablantes e do Brasil. A música é uma expressão artística que tem a capacidade de transmitir ideias, emoções e valores culturais de forma acessível e atraente. No ensino de língua espanhola, a música pode ser utilizada para sensibilizar os alunos à cultura dos países hispanohablantes e contribuir para uma aprendizagem mais significativa e motivadora.

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a utilização da música nas aulas de língua espanhola como um meio lúdico de se expandir vocabulário, trabalhar gramática, pronúncia e de aproximação cultural entre o Brasil e os países hispanohablantes.

Serão discutidas as vantagens e desvantagens do uso da música no ensino de língua espanhola, bem como serão apresentados exemplos de atividades pedagógicas que utilizam a música como recurso didático.

A utilização da música como recurso pedagógico no ensino de língua espanhola tem sido uma prática cada vez mais frequente nas escolas brasileiras. A música é um elemento que pode tornar as aulas mais atraentes e motivadoras, além de ajudar os alunos a desenvolverem habilidades linguísticas, tais como a compreensão auditiva, a pronúncia e a expressão oral e escrita.

Visando o cumprimento dos objetivos aqui propostos, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, a partir dos trabalhos de autores como ALMEIDA (2011), ALVES (2018), CARDOSO (2016), CARVALHO (2016), FELIPE (2012), FERREIRA (2019), KATO (2017), LIMA (2019), NASCIMENTO (2017), PAIVA (2018), RUIZ (2012), SILVA (2012), entre outros.

Contudo, ficou evidente a importância da utilização das atividades ligadas à música no ensino de língua espanhola, entretanto, destacou-se a necessidade de preparo e atenção por parte do professor, tanto na escolha das músicas e das práticas, bem como aplicação das mesmas junto aos estudantes, para que sejam de fato aproveitados os recursos de forma positiva e completa no ensino da língua. Haja vista que, sem os devidos cuidados tais práticas podem acabar funcionando apenas como atividades recreativas.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Diversos estudos têm destacado a importância da música no ensino de língua espanhola em escolas brasileiras. De acordo com Carvalho (2016), a música é um recurso pedagógico que permite trabalhar diferentes aspectos da língua, como vocabulário, gramática, pronúncia e entonação. Segundo a autora, a música pode ser utilizada em diferentes momentos da aula, como introdução, desenvolvimento e fixação do conteúdo.

O uso da música como recurso pedagógico no ensino de línguas tem sido objeto de diversos estudos na área de Linguística Aplicada. Dentre os trabalhos que abordam o tema, destaca-se o de Kato (2017), que investigou a utilização da música no ensino de língua espanhola para crianças e adolescentes em escolas públicas do estado de São Paulo. Segundo a autora, a música pode ser utilizada para trabalhar o vocabulário, a gramática, a pronúncia e a entonação em espanhol de forma lúdica e efetiva.

De acordo com Lima (2019), o uso da música no ensino de língua espanhola pode ser especialmente útil para trabalhar o vocabulário, pois as letras das músicas muitas vezes apresentam uma grande variedade de palavras e expressões idiomáticas em espanhol. Além disso, a música pode ajudar os alunos a fixar o significado das palavras e expressões aprendidas de forma mais efetiva, uma vez que a música cria uma associação entre as palavras e a melodia.

 

 

Vantagens e desvantagens do uso da música no ensino de língua espanhola

 

A utilização da música como recurso pedagógico no ensino de língua espanhola pode trazer diversas vantagens para o processo de aprendizagem. Entre as principais vantagens, pode-se destacar:

- A música pode ser uma ferramenta lúdica e atraente para engajar os alunos e tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa.

- A música pode ser utilizada para trabalhar o vocabulário, a gramática, a pronúncia e a entonação de forma contextualizada e natural.

- A música pode ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão mais profunda da cultura dos países hispanohablantes, por meio da letra, da melodia e dos instrumentos musicais utilizados.

- A música pode ser utilizada para incentivar a criatividade dos alunos, permitindo que eles componham suas próprias músicas em espanhol.

Porém, é importante destacar que a utilização da música no ensino de língua espanhola também pode apresentar algumas desvantagens. Entre elas, pode-se destacar:

- A seleção inadequada de músicas pode levar à transmissão de valores culturais equivocados ou inapropriados.

- O uso excessivo de músicas pode comprometer o tempo dedicado a outras habilidades e competências que são igualmente importantes no ensino de língua espanhola.

- A falta de preparação do professor para utilizar a música como recurso pedagógico pode comprometer a efetividade da estratégia.

Já no que se refere à gramática, a música pode ser utilizada para ensinar a conjugação dos verbos, os pronomes, os advérbios, as preposições, dentre outros elementos gramaticais da língua espanhola. Nesse sentido, Cardoso (2016) destaca que a música pode ajudar os alunos a compreender a estrutura gramatical da língua de forma natural e contextualizada, o que facilita a aprendizagem e a fixação dos conceitos.

Outro aspecto importante da utilização da música no ensino de língua espanhola é o seu potencial para trabalhar a pronúncia e a entonação. Segundo Alves e Santos (2018), a música pode ajudar os alunos a desenvolverem uma pronúncia mais correta e natural em espanhol. Ao cantar as letras das músicas, os alunos podem praticar a pronúncia das palavras e a entonação adequada para cada situação comunicativa. Além disso, a música pode ajudar os alunos a distinguir entre as diferentes variedades do espanhol, o que é especialmente útil.

Além disso, a música também pode ser utilizada como um meio de aproximação cultural entre Brasil e países hispanohablantes. De acordo com Paiva e Barbosa (2018), a música pode ser um recurso eficiente para estimular o interesse dos alunos pela cultura dos países de língua espanhola e promover a interculturalidade.

 

 

Aproximação cultural entre Brasil e países hispanohablantes

 

A música é um importante meio de aproximação cultural entre o Brasil e os países hispanohablantes. Através da música, é possível conhecer e apreciar as diferentes culturas presentes na América Latina e na Península Ibérica. A música é um elemento que permeia a vida cotidiana dos países hispanohablantes, seja nos ritmos musicais populares, nas festas tradicionais, ou nas letras das músicas que expressam sentimentos e ideias.

Ao utilizar a música no ensino de língua espanhola, os alunos têm a oportunidade de se aproximar da cultura dos países hispanohablantes de forma lúdica e prazerosa. A música permite que os alunos experimentem diferentes sonoridades, ritmos e melodias, contribuindo para uma compreensão mais profunda e significativa da língua espanhola.

Além disso, a música pode ser um meio para promover a diversidade cultural e o respeito às diferenças. Ao conhecer as diferentes culturas presentes nos países hispanohablantes, os alunos podem ampliar suas perspectivas e compreender a riqueza das diferenças culturais.

Outro aspecto importante da utilização da música no ensino de língua espanhola é o seu potencial para desenvolver a competência comunicativa dos alunos. De acordo com Ferreira (2019), a música pode ajudar os alunos a desenvolverem a compreensão auditiva, a pronúncia correta das palavras e a expressão oral e escrita em espanhol. Além disso, a música também pode ser um recurso eficiente para trabalhar a compreensão textual e a produção escrita.

 

 

Exemplos de atividades pedagógicas com música no ensino de língua espanhola

 

Existem diversas atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas com o uso da música no ensino de língua espanhola. A seguir, serão apresentados alguns exemplos de atividades que podem ser adaptadas aos diferentes níveis de ensino e objetivos pedagógicos:

Análise de letra de música: os alunos podem ser convidados a analisar a letra de uma música em espanhol, identificando o vocabulário, a gramática, a pronúncia e a entonação utilizados. Além disso, podem ser discutidos aspectos culturais presentes na letra da música.

Composição de músicas: os alunos podem ser incentivados a compor suas próprias músicas em espanhol, utilizando o vocabulário e a gramática aprendidos em sala de aula. Essa atividade pode ser realizada em grupos ou individualmente, dependendo do objetivo pedagógico.

Karaoke em espanhol: os alunos podem ser convidados a cantar músicas em espanhol utilizando a letra projetada em uma tela ou quadro. Essa atividade pode ser realizada de forma individual ou em grupo, incentivando a prática da pronúncia e da entonação.

Atividades de escuta: os alunos podem ser convidados a ouvir músicas em espanhol e identificar o vocabulário, a gramática, a pronúncia e a entonação utilizados. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula ou como tarefa de casa.

Aulas temáticas: os professores podem utilizar a música como tema central de uma aula, abordando aspectos culturais dos países hispanohablantes, tais como música folclórica, ritmos musicais, cantores e compositores famosos, entre outros.

 

 

CONCLUSÃO

 

Em suma, a utilização da música no ensino de língua espanhola em escolas brasileiras pode ser uma estratégia eficiente para tornar as aulas mais atraentes e motivadoras, além de desenvolver as habilidades linguísticas e interculturais dos alunos.

A música pode ser utilizada em diferentes momentos da aula e pode ser um meio de aproximação cultural entre Brasil e países hispanohablantes. A pesquisa sobre o tema é ampla e traz diversas contribuições que enriquecem o debate sobre a utilização da música como recurso pedagógico no ensino de língua espanhola.

Assim, percebe-se que a utilização da música no ensino de língua espanhola pode ser uma estratégia pedagógica eficiente para trabalhar o vocabulário, a gramática, a pronúncia e a entonação. Os estudos citados neste trabalho demonstram que a música pode ser uma ferramenta lúdica e atraente para engajar os alunos e ajudá-los a fixar o conteúdo de forma mais efetiva. Além disso, a música pode ajudar os alunos a desenvolverem uma pronúncia mais natural e correta em espanhol, o que é essencial para a comunicação efetiva em uma língua estrangeira.

Porém, é importante ressaltar que a utilização da música como recurso pedagógico não deve ser vista como uma panaceia para todos os problemas do ensino de línguas. É necessário que os professores tenham uma formação adequada para utilizar a música de forma efetiva em sala de aula, selecionando as músicas adequadas ao nível e interesse dos alunos, adaptando as atividades aos objetivos pedagógicos e avaliando os resultados do uso da música no ensino de língua espanhola.

É importante ainda, que o uso da música no ensino de língua espanhola seja planejado adequadamente, de forma a atender aos objetivos pedagógicos e linguísticos da aula. Os professores devem estar atentos às especificidades dos alunos e às diferentes formas de utilização da música no processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola.

Por fim, é importante destacar que a música é um elemento cultural presente em todos os países e pode ser utilizada como uma ferramenta para a promoção do diálogo intercultural e da compreensão mútua entre os povos. Ao utilizar a música no ensino de língua espanhola, os alunos podem desenvolver habilidades linguísticas e culturais, e se aproximar dos países hispanohablantes de forma prazerosa e significativa.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, W. A música como recurso pedagógico no ensino de línguas estrangeiras. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE ESPANHOL, 15, 2011, Uberlândia. Anais... Uberlândia: ABPE, 2011.

 

ALVES, F. R. A.; SANTOS, F. R. A música como recurso pedagógico para o ensino de língua estrangeira. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 1, n. 2, p. 116-127, 2018.

 

ARANDA, M. P. Música y didáctica del español como lengua extranjera. In: FRAGA, L.; GONZÁLEZ, M. (Orgs.). Enseñanza de español como lengua extranjera: tendencias actuales. Buenos Aires: Ediciones de la Universidad de Buenos Aires, 2006.

 

CARDOSO, A. S. S. O uso da música no ensino de língua espanhola: uma proposta didática. Revista Cenários Linguísticos, v. 1, n. 1, p. 14-28, 2016.

 

CARVALHO, D. F. Música no ensino de língua espanhola. 2016. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/41851104/artigo-musica-no-ensino-de-lingua-espanhola. Acesso em: 10 mar. 2023.

 

FELIPE, T. M. A música no ensino de línguas estrangeiras: um estudo sobre a sua eficácia como recurso didático. Revista Língua & Literatura, v. 13, n. 24, p. 75-90, 2012.

 

FERREIRA, J. S. O uso da música no ensino de espanhol. Revista de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas, v. 8, n. 2, p. 47-56, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/relm/article/view/67124. Acesso em: 10 mar. 2023.

 

JOLIBERT, J. Formação de leitores para a diversidade cultural. São Paulo: Ática, 2002.

 

KATO, M. S. O uso da música no ensino de língua espanhola para crianças e adolescentes em escolas públicas do estado de São Paulo. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Paulo, 2017.

 

LIMA, M. A. F. O uso da música no ensino de vocabulário em língua espanhola. In: L. R. P. de Oliveira; M. A. F. Lima (Orgs.). Aprendizagem de línguas na perspectiva do letramento: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Scortecci, 2019. p. 51-63.

 

MIRANDA, E. A música como recurso didático no ensino de língua espanhola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA, 5, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2009.

 

NASCIMENTO, M. A. O uso da música no ensino de língua estrangeira: uma revisão bibliográfica. Revista Litterae, v. 7, n. 1, p. 61-70, 2017.

 

PAIVA, D. L.; BARBOSA, E. B. O uso da música no ensino de língua espanhola: uma revisão bibliográfica. Revista Índex, v. 5, n. 1, p. 89-103, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/index/article/view/38252. Acesso em: 10 mar. 2023.

 

RUIZ, M. J. Música en el aula de ELE: actividades y recursos. Madrid: Edinumen, 2012.

 

SILVA, M. P.; GODOY, S. A música no ensino de língua espanhola: reflexões sobre a prática. Revista do Centro de Estudos da Linguagem, v. 20, n. 2, p. 103-118, 2012.