A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Sueli Maria Damaso de Santana
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Gestão Ambiental, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.
RESUMO
O presente artigo tem por tema: A educação ambiental no espaço escolar. O objetivo geral deste artigo visa analisar como a educação ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar. Os objetivos específicos tratam de verificar se de fato a escola contribui nesse aprendizado do aluno, realizar um estudo com autores que abordem sobre a educação ambiental no ambiente escola, constatar os pontos positivos que a educação ambiental traz para a preservação do meio ambiente. Na questão bibliográfica, foi utilizado autores que serviram como embasamento teórico nesse artigo, onde podemos destacar: Azevedo e Fernandes, Medeiros, Saçala, Santos. A questão metodológica seguiu a linha de pensamento dos autores, sendo este estudo todo de pesquisa bibliográfica, onde foi selecionado os autores e seus pensamentos que se encontra neste trabalho. Percebe-se que no ambiente escolar a educação ambiental deve ser trabalhada constantemente, uma vez que o aluno é o que repassa o aprendizado adquirido em sala de aula.
Palavras-chave: Ambiente Escolar. Alunos. Educação Ambiental.
INTRODUÇÃO
O ambiente escolar é o local em que o professor se utiliza de metodologias para cativar seus alunos, onde por vezes trabalhar com conteúdos que os chamam para a preservação do planeta Terra.
O professor tem um papel fundamental nessa conscientização, pois ele precisa trabalhar de maneira produtiva, sempre levando em conta que os alunos entendam da grandeza desse problema.
A educação ambiental é um assunto que tem vários norteamentos, entretanto voltá-la para o ambiente escolar, faz com os alunos conheçam, aprendem sobre os efeitos negativos. A escola é vista como a segunda casa do aluno, portanto é primordial trabalhar sobre as questões ambientais, atreladas ao plano de aula elaborado pelo professor, isso não deve ficar a cargo de somente um professor, mas sim de todos os professores.
A parte das teorias é fundamental que seja trabalhada com os alunos, mas é necessário mostrar aos alunos sobre a realidade, dos efeitos causados por essa poluição, a fim de que os alunos tomem a consciência dessa situação em que o planeta Terra está vivendo.
O objetivo geral deste artigo visa analisar como a educação ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar. Os objetivos específicos tratam de verificar se de fato a escola contribui nesse aprendizado do aluno, realizar um estudo com autores que abordem sobre a educação ambiental no ambiente escola, constatar os pontos positivos que a educação ambiental traz para a preservação do meio ambiente.
A parte metodológica deste artigo é de revisão bibliográfica, onde inicialmente foi realizado a escolha do tema e seleção dos autores com visões referentes ao tema, em outro momento foi realizado a elaboração de todo o artigo.
CONTEÚDO DO TEMA
2.1 O AMBIENTE ESCOLAR COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A educação ambiental não é um tema atual, desde muitos anos vem sendo debatido sobre esse problema mundial, entretanto poucas pessoas davam a devida atenção, porém com a realidade encontrada e vivida por todos, é de responsabilidade de cada pessoa o seu dever com a educação ambiental.
De acordo com Santos:
A Educação Ambiental é um processo educacional criado ao longo dos anos
através de estudos de especialistas, com visão das necessidades do homem e da natureza entrelaçadas em um objetivo comum que é a manutenção da qualidade de vida de todos os seres do planeta. Em vista da existência de problemas ambientais em quase todas as regiões do país, torna-se importantíssimo o desenvolvimento e implantação de programas educacionais ambientais, os quais são de suma importância na tentativa de se reverter ou minimizar os danos ambientais. (2007, p.13).
O ambiente escolar, é rico em conhecimentos, proporciona ao aluno um vasto campo de estudos em diversas áreas do conhecimento. Segundo Azevedo e Fernandes (2010, p.97) “A escola é historicamente o espaço de sociabilidade do saber humano e, portanto, aí ele pode ser construído, transformado e transmitido com e na ação humana.” Sendo que a escola é o embasamento da formação do aluno como pessoa cidadã, responsável pelos seus atos praticados na sociedade, sendo estes voltados para o meio ambiente.
Pode-se entender que a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a obter conhecimentos acerca das questões ambientais, onde ele passa a ter uma nova visão sobre o meio ambiente, sendo um agente transformador em relação à conservação ambiental. As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. (MEDEIROS, et. al. 2011, p.02).
Portanto, na escola o aluno começa a entender realmente sobre o que é de fato a educação ambiental, pois esse é um assunto muito debatido em nosso dia a dia, e muitas das vezes o aluno não têm o devido conhecimento desse problema ambiental.
De acordo com Saçala:
A educação ambiental no nível formal ocorre durante a educação escolar, acompanhando o currículo das instituições de ensino, da educação básica (educação infantil e ensinos fundamental e médio), superior, especial, profissional e de jovens e adultos. (2013, p.20).
Em todas as etapas da vida escolar do aluno, a educação ambiental se faz presente, desde o inicio de sua jornada estudantil até na vida acadêmica, assim como cita Santos (2007, p.19) “A ação do professor é fundamental, porque é ele quem vai proporcionar aos alunos as condições necessárias à mudança de comportamento que se espera deles para que se tornem cidadãos conscientes.” não ficando em nenhum momento de ser trabalho esse conteúdo com os alunos, pois no ambiente escolar os alunos se interagem com a temática e se propõem em realizar atividades práticas de campo.
A escola é o lugar onde o aluno irá dar sequência ao seu processo de socialização, no entanto, comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no decorrer da vida escolar com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, contudo a escola deve oferecer a seus alunos os conteúdos ambientais de forma contextualizada com sua realidade. (MEDEIROS, et. al. 2011, p.03).
Isso só tem a somar resultados positivos, pois a partir do momento em que o aluno tem o devido conhecimento e colocar em prática o que aprendeu, ele começa a repassar esse aprendizado a seus familiares e demais pessoas.
Para Saçala:
A escola é o espaço onde o aluno dará sequência a sua socialização com os demais indivíduos e com o meio em que vive, e onde ele forma sua consciência do mundo, por isso é de extrema importância que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, contribuindo assim para um ambiente saudável. (2013, p.21).
A escola é um ambiente de conhecimentos, onde o aluno se interage com os demais colegas, é o local onde se inicia a interação dos alunos, assim como explica Oliveira et. al. (2012, p.05) “Entende-se que a educação ambiental desenvolve o papel de trabalhar conceitos, valores, atitudes, posturas, éticas, e, principalmente a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.” Pois sendo a escola de extrema importância para essa formação do aluno, mas que para que isso ocorra o professor deve se atentar a realidade de seus alunos.
De acordo com Azevedo e Fernandes:
Para estimular o aprendizado de valores e atitudes “ambientalmente corretos” dos alunos, tanto a escola como os professores devem buscar constantemente informações a respeito da realidade local, por ser um universo mais próximo, conhecido e, por isso mesmo, mais suscetível de ser um campo de aplicação de conhecimento. (2010, p.103).
Além disso, na escola pode-se apresentar aos alunos sobre a realidade ambiental, de como essa poluição e as atitudes das pessoas ocasionam esses danos ambientais.
Assim, cabe a todos os educadores ensinar e conscientizar os alunos que é fácil e necessário preservar a natureza, pois faz parte do mundo integral e se faz presente no cotidiano. Com a mesma, é possível se ter uma vida melhor, por isso, deve - se cuidar do “verde” existente no planeta, através de uma convivência diária e prática de um bom cidadão que busca a um mundo melhor. Trabalhando este tema no cotidiano escolar, explorando em todas as disciplinas, é possível “amenizar” a preocupação quanto à preservação do meio ambiente; pois as crianças se preocupam com algo novo que elas aprendem na escola e “colocam as suas mãozinhas na obra”, vigiam a mamãe, os vizinhos com a ânsia de buscar um mundo melhor para si mesmo e o próximo. (MEDEIROS, et. al. 2011, p.07-08).
É imprescindível que a escola e professores estejam sempre atualizados de como a educação se encontra, seus índices, apresentando a eles toda sua história até os dias atuais, segundo Effting (2007, p.26) “Dentro da escola deveremos encontrar meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo.” Pois assim o aluno entende sobre a situação e para que possa associar isto ao seu cotidiano.
Segundo Santos:
A ação direta do professor na sala de aula é uma das formas de levar a Educação Ambiental à comunidade, pois um dos elementos fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais é o educador, porque este pode buscar desenvolver, em seus alunos, hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país. (2007, p.16).
O aluno é o semeador das informações e aprendizado adquiridos em sala de aula, sendo ele um dos grandes responsáveis em transmitir as informações e mudanças de atitudes referentes à educação ambiental.
A educação formal exerce o papel de preparar o educando a aprender, a aprender a respeitar o próximo, a natureza, enfim a vida, pois através da educação o mesmo aprende a ser ético, humano, aprende a viver em grupo e a lutar pelo seu bem e dos demais. A educação hoje pode ser o principal passo para conduzir o rumo que o futuro habitante da terra terá. (OLIVEIRA et. al. 2012, p.20).
Sendo que essa formação cidadã do aluno é formada no ambiente escolar, cabendo ao professor saber utilizar metodologias voltadas à essa questão. De acordo com Machado (2014, p.124) “Um das missões da escola é educar para a cidadania, para a formação da cidadã e do cidadão conscientes de seus deveres e direitos perante a sociedade.” Essa é uma das tarefas da escola, entretanto essa formação voltada para a cidadania, requer que sejam trabalhadas em consonância com os conteúdos elaborados pelo professor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nos dias atuais, a educação ambiental vem sendo um assunto bem debatido em qualquer setor ou categoria de ensino, e em qualquer lugar do mundo, onde todos somos responsáveis por realizar ações que mude esse cenário ambiental.
A educação ambiental visa conscientizar as pessoas para a redução desses malefícios à natureza e ao planeta Terra, uma vez que a vida humana, animal, ou seja, qualquer forma de vida na Terra depende de uma natureza de qualidade.
Para isso, se faz necessário um trabalho pedagógico intensivo em sala de aula, pois começando esses trabalhos em sala de aula, o aluno começa a despertar em si mesmo a consciência da real situação ambiental em que vivemos. Com isso, se faz de extrema importância que o professor utilize seu espaço pedagógico, para se trabalhar sobre educação ambiental com seus alunos.
Os desafios e dificuldades encontradas ao longo do caminho são inúmeras, mas cabe ao professor utilizar de artifícios de ser trabalhado a questão ambiental em sala de aula, uma vez que essa educação ambiental escolar é o pontapé inicial para a conscientização das demais pessoas.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Denilson Santos de. FERNANDES, Kalina Ligia Ferreira. Educação Ambiental na Escola: um estudo sobre os saberes docentes. 2010. Disponível em: < http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2011/10/Artigo-05-14.2.pdf> Acessado em: 17/agost/2017.
EFFTING, Tânia Regina. Educação ambiental nas escolas públicas:
Realidade e desafios. 2007. Disponível em:< http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/autoresind/EducacaoAmbientalNasEscolasPublicasRealidadeEDesafios.pdf> Acessado em: 17 agost 2017.
MACHADO, Júlia Teixeira. Eduação ambiental: um estudo sobre a ambientalização do cotidiano escolar. 2014. Disponível em: < www.teses.usp.br/teses/.../tde-07072014.../Julia_Teixeira_Machado_versao_revisada.pdf> Acessado em: 17 agost 2017.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de. Et. al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. 2011. Disponível em: < http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf> Acessado em: 17 agost 2017.
OLIVEIRA, Malvina da Silva. Et. al. A importância da educação ambiental na escola e a reciclagem do lixo orgânico. 2012. Disponível em: < http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/OqT8ChKZ3qwitpp_2015-12-19-2-22-31.pdf> Acessado em: 17 agost 2017.
SAÇALA, Márcia. Como a Educação Ambiental vem sendo abordada nos Livros Didáticos de Ciências na Escola Municipal Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho-Canoinhas/SC / Márcia Saçala ; orientadora, Gabriela de Leon Nóbrega Reses -
Florianópolis, SC, 2013. Disponível em: < https://ead.ufsc.br/biologia/files/2014/05/M%C3%A1rcia-Sa%C3%A7ala.pdf> Acessado em: 17 agost 2017.
SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. 2007. Disponível em: < http://jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/download/elaine07.pdf> Acessado em: 17 agost 2017.