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RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II DURANTE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

Elizeti Poleti de Oliveira Dias[1]

 

 

RESUMO

O presente relato tem a intenção de documentar minhas experiências durante o estágio de observação no ensino fundamental II especificamente na disciplina de História no Munícipio de Sinop- MT. A instituição atende alunos do 1° ao 9° ano nos períodos matutino e vespertino. A observação foi feita no período vespertino, totalizando 40 horas. No decorrer das minhas observações que vivenciei, busquei sempre relacionar a teoria e a prática, pois é notório que o estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação docente. Essa é a ocasião em que o estudante acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e fazer uma reflexão sobre esse processo que é indissociável. De acordo com Castro (2002 apud Fiorentini, 2008) e Rocha (2005 apud Fiorentini, 2008) as práticas de ensino e os estágios supervisionados representam uma instância importante na formação do professor, sendo marcada por intensa e significativa aprendizagem profissional. Aja visto que o mesmo permite o contato direto dos licenciandos com a realidade escolar, levando estes professores em formação a vivenciarem o processo de ensino e aprendizagem sob a ótica docente. A análise reflexiva também contou com alguns referênciais teóricos como: Paulo Freire, Lima e os Parâmetros Curriculares Nacionais, que falam sobre a educação num contexto geral e também a sua importância nesse processo de formação. Observamos, também, os espaços dentro e fora de sala de aula, a rotina dos estudantes, como eles iriam reagir a minha presença em sala de aula. A presente observação foi realizada na disciplina de história do Ensino fundamental II e tem como objetivo relatar a vivência e as práticas pedagógicas, dessa modalidade de ensino.

 

Palavras-chave: Educação; Educação no Ensino Fundamental; Alunos de 6 a 14 anos de idade; Rotina. Construtivismo.

 


INTRODUÇÃO

 

O presente relatório traz informações que fizemos durante o estágio de observação no Ensino Fundamental II em uma escola da rede estadual de educação de Sinop-MT, onde constam informações que obtive a partir das observações das práticas e metodologias desenvolvidas pelo professor regente em sala de aula com alunos dos 6° anos.

Observa-se, que a escola atende uma clientela nos períodos matutinos e vespertinos das 7h às 11h das 11h às 17h, as salas de aula são compostas por 30 alunos entre 11 e 12 anos de idade, por um professor com licenciatura plena em pedagogia e formação de história.

A coordenação é composta por direção e coordenação pedagógica. Observa-se também que as estruturas externas possuem quadras coberta, quadra aberta, refeitório e um pátio bastante amplo.

As salas de aula são espaçosas que comportam bem os 30 alunos. Portanto, no dia 27 de fevereiro de 2023 iniciou-se a observação aula no período vespertino das 13horas às 17 horas. Como pode - se perceber, a meta proposta pela instituição de educação de ensino fundamental II, é trabalhar a educação dentro das normas estabelecidas pelo MEC / Secretaria Estadual de Educação. Ou seja, propiciar aos alunos uma educação com respeito, qualidade e dignidade, tendo como objetivo geral favorecer uma aprendizagem significativa, considerando os conhecimentos e valores culturais que os alunos já trazem com eles, de forma a possibilitar a construção da autonomia.

 

 

METODOLOGIA

 

O presente relato é resultado das observações vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental II, oferecido pelo  curso de segunda Licenciatura em história, de uma universidade particular.

De acordo com as propostas do curso, compreende quatro estágios (um no fundamental II, dois na Educação Especial, três no Ensino Médio, quatro em Gestão), totalizando uma carga horária de 300 horas. Entretanto, somente será relatado o estágio no ensino fundamental II com total de 100 horas. Ele foi realizado em uma instituição de ensino público, localizada em Sinop – MT.

A análise é do tipo qualitativa que objetiva “aprofundar-se na compreensão dos fenômenos que estuda ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente ou contexto social, interpretando-os segundo a perspectiva dos próprios sujeitos que participam da situação, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito (GUERRA, 2014, p. 15)

A metodologia adotada na pesquisa foi o descritivo que segundo Gil (2002, p. 42) “as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.

 

 

REFERÊNCIAL TEÓRICO

 

A realização do estágio se configura como um campo de oportunidades e aprendizagem, em que o acadêmico pode pensar e refletir em novas estratégias de ensino para aplicação em sala de aula e também possibilita na capacidade de aplicar possíveis soluções em problemas encontrados recorrentes (ROSSI, 2012). Assim, é um momento indispensável na vida acadêmica do aluno, pois é o acontecimento mais próximo para atuação do profissional em uma unidade de ensino (RODRIGUES, 2013).

Com tudo, a partir dessa aproximação por meio do estágio, é possível que contribuíam para a quebra de preconceitos e mitos no ensino, já que as vivencias no cotidiano em sala de aula permitem que o estagiário tenha um olhar mais crítico fundamentado, permitindo uma melhor análise da situação (PIMENTA; LIMA, 2019).

Portanto, os estágios são momentos privilegiados que permite uma aprendizagem significativa para os futuros docentes. Uma vez que ele permite uma inclusão efetiva do aluno acadêmico no ambiente escolar, onde o mesmo encontrará situações reais relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, a organização escolar e as políticas públicas que viabilizam o ensino (CASTRO; SALVA,2012).

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Durante esse período foi analisado a prática docente, como o professor faz o planejamento de suas aulas, trabalhos, avaliações e atividades pedagógicas. Também foi observado a postura didática, material utilizado em sala de aula, infraestrutura da escola e o comportamento dos alunos. As observações foram feitas na disciplina de história, abordando vários temas de acordo com o planejamento do professor. Porém, o professor apresentou as mesmas metodologias de ensino em todas as turmas. Nos primeiros encontros, o mesmo utilizou o quadro branco, livro didático, livros para leitura, e lista de exercícios.

As turmas eram compostas por 30 alunos bastante agitados, mas participativos, nota-se, que muitos alunos são aplicados e dedicados, mas tem alguns que demostram pouco interesse. Outros apresentavam desafios na assimilação do conteúdo e na leitura. Pois, alguns alunos ainda não estão alfabetizados.

O ambiente era bem iluminado e climatizado com dois ar-condicionado e quatro ventiladores. O professor apresentava anos de experiência na profissão, no entanto não utilizava metodologias de ensino inovadoras, fazendo sempre o mesmo uso do método de ensino tradicional com utilização do quadro branco e livro didático.  

Durante os dias de observação o professor utilizou basicamente somente o livro didático com os alunos, porém em suas falas não podemos nos prender totalmente a ele. Pois devemos ter outras ferramentas pedagógicas. O professor evidencia todo tempo o interesse na aprendizagem dos alunos, promovendo a oralidade, leitura individual e compartilhada.

A metodologia utilizada pelo professor é a tradicional, no entanto as aulas são ministradas com atenção e carinho por ele. O mesmo consegue manter o respeito entre ambos predominado sempre o diálogo.

Segundo os autores supramencionados, o ensino tradicional, muitas vezes, é descartado pelos professores, mas muitos ainda fazem o uso deste método sem perceber. Portanto, é preciso ter uma visão ampla nesse campo da docência. Precisa-se aprender a se autoanalisar criticamente e, o principal, propor mudanças didáticas para este uso tradicional.

Durante o estágio de observação não surgiu nenhuma dificuldade, o único problema foi o medo e curiosidade dos alunos, do professor ser substituído por mim. Nota-se também que os alunos se dispersam muito com pequenas brigas e xingamentos, sendo bem trabalhoso para o professor, que a todo momento precisa interromper a aula para conversar com os alunos. As salas de aula são amplas, razoavelmente conservadas, tem em média de 27 a 30 alunos com a faixa etária entre (11-12 e 14 anos).  

O estágio de observação configura-se apenas como um momento em que, embora estejapresente, o estagiário apenas observa como as aulas são ministradas pelo professor daescola pública e não participa efetivamente da aula (KRASILCHIK, 1996).

A ausência do saber, conhecer a matéria a ser ensinada, implica principal dificuldade que os docentes possuem hoje no âmbito escolar. Assim, interfere em ele ser um professor inovador, pois para ser inovador precisa-se da utilização de pesquisas, de atualizações na área de ensino. Precisa o mesmo buscar novas medidas para que esse conhecimento se propague não fique retido.

Alguns autores relatam que muitas vezes os professores fazem o uso desse método sem perceber. É preciso ter uma visão mais ampla, precisa aprender a se avaliar, se autoavaliar criticamente, e com isso propor mudanças em sua didática. Foi vivenciado alguns desafios relacionados a indisciplinas por parte de alguns alunos e infraestrutura da escola como goteiras no meio da sala de aula, barulho externo de carros que faz com que alunos se dispersam durante a aula.

Porém, segundo Libâneo (2009), “espera-se que as construções, os mobiliários e o material didático sejam adequados e suficientes para assegurar o desenvolvimento do trabalho pedagógico e favorecer a aprendizagem.” Sendo a infraestrutura escolar uma forte influência na qualidade da educação prestada, onde é necessário conhecer mais a fundo as melhores condições atuais das escolas do país.

A escola não é um lugar perfeito, onde tudo funciona bem, existem problemas
que precisam ser analisados e resolvidos por sua gestão, ou seja, precisam ser
identificadas quais são as demandas sociais existentes neste espaço, no qual serão tratadas.

O tempo de estágio de observação foi satisfatório. Este se configurou como sendo fundamental para o aprender docente, propiciando ao aluno acadêmico uma reflexão sobre as práticas e os métodos pedagógicos que o professor precisa buscar para fazer uma educação inovadora e libertadora. Onde o aluno seja protagonista da sua própria aprendizagem.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Portanto, as vivências no estágio observação proporcionaram um olhar maiscrítico ao ensino, onde foi presenciado uma educação ainda voltada para o tradicional. Outro fator observado, foi a questão de alunos da indisciplina dos alunos e os desafios de aprendizagem dos mesmos. Aja visto, que ainda encontramos alguns alunos no ensino fundamental II que não sabendo ler e escrever. Isso tudo nos mostrou como futura professora de história que o professor necessita usar diferentes recursos pedagógicos para ensinar diferentes maneiras de aprender.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CASTRO, A. T. K. A; SALVA, S. Estágio como Espaço de Aprendizagem Profissional da Docência no Curso de Pedagogia. IX Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul, 2012.

 

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

 

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de
Educação, v. 24, p. 1-20, 2019.

 

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções Revista Poíesis, V. 3, n. 3 e 4, p.5-24, 2006.

 

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

 

 

[1] Acadêmica de Segunda Licenciatura de História. FAVENI, campus Universitário polo de Sinop..