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A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA

Luzinete da Silva Mussi[1]

 

 

RESUMO:

A utilização da música como recurso didático em sala de aula pode trazer diversos benefícios para os alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. A música é capaz de despertar emoções, facilitar a memorização e estimular a criatividade, além de possibilitar uma conexão entre os conteúdos estudados e o cotidiano dos alunos. O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais benefícios da utilização da música como recurso didático em sala de aula, bem como discutir algumas práticas que podem ser adotadas pelos professores para incorporar a música em sua prática pedagógica.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Criatividade. Música. Recurso didático.

 

 

Introdução

 

A música é uma linguagem universal, presente em todas as culturas e capaz de despertar emoções e sensações únicas em cada indivíduo. Além de seu valor artístico e cultural, a música também pode ser utilizada como recurso didático em sala de aula, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. A música é capaz de estimular a criatividade, facilitar a memorização e possibilitar uma conexão entre os conteúdos estudados e o cotidiano dos alunos. Nesse sentido, é importante que os professores conheçam as possibilidades e os benefícios da utilização da música como recurso didático em sala de aula, e saibam como incorporá-la em sua prática pedagógica.

 

 

Desenvolvimento

 

Primeiramente, se faz necessário enfatizar que o estilo de música escolhido faz toda a diferença no resultado obtido com a prática, haja vista que o ritmo, os instrumentos utilizados e a mensagem da letra tendem a despertar sentimentos, emoções, recordações e interesses diversos nos alunos.

Neste sentido, Artur (2020), acrescenta que:

 

Diferentes tipos de música despertam diferentes emoções e evocam lembranças, provocando uma série de respostas no corpo humano. Assim, escutar música não é apenas lazer: a música pode ter efeitos terapêuticos e ser parte das estratégias de estímulo de áreas do cérebro que despertam os potenciais de aprendizagem. (ARTUR, 2020, s.p.)

 

A música é capaz de despertar emoções e sensações únicas em cada indivíduo.

Para Leonardo (2017):

 

A música contribui para o desenvolvimento integral da criança nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social. Provoca sentimentos de bem-estar, estrutura o movimento, fomenta uma melhor interação e fortalece a atenção e a concentração. A função cultural, social e de expressão de sentimentos da música é incontestável. (LEONARDO, 2017, p. 10)

 

Em sala de aula, a música pode ser utilizada como um estímulo emocional para os alunos, ajudando a criar um ambiente mais descontraído e acolhedor. A música também pode ser utilizada para transmitir mensagens e valores importantes, contribuindo para a formação cidadã dos alunos. Por exemplo, uma música que aborde temas como diversidade e respeito às diferenças pode ser utilizada para promover uma reflexão crítica entre os alunos.

A música também pode ser utilizada como ferramenta para a memorização de conteúdos, já que a repetição de palavras e melodias pode ajudar os alunos a fixar conceitos e informações. Por exemplo, uma música que utilize a letra do hino nacional para ensinar história ou geografia pode ser uma forma mais eficiente e prazerosa de fixar esses conteúdos na mente dos alunos.

Neste sentido, as paródias educacionais também podem ser bastante úteis. Fazendo uso de músicas conhecidas, os professores podem trocar a letra, fazendo uma paródia com o conteúdo que deve ser memorizado. Muitas podem ser encontradas na Internet já prontas e disponibilizadas gratuitamente por seus criadores.

Com relação às paródias educacionais, destaca-se:

 

Quando bem trabalhada e inserida na prática pedagógica, a paródia se torna um recurso inovador e dinâmico, uma vez que as músicas provocam, naturalmente, o interesse e a participação dos alunos. Além disso, a atividade também desperta mais motivação e estímulos na turma, enriquecendo o processo de aprendizagem e tornando a construção do conhecimento um momento divertido e prazeroso. (PLATAFORMA ELEVA, 2021, s.p.)

 

O trabalho com música em sala de aula também é capaz de estimular a criatividade dos alunos, permitindo que eles expressem suas ideias e emoções de forma livre e espontânea. Por exemplo, uma atividade em que os alunos são convidados a criar uma música sobre um determinado tema pode ser uma forma eficiente de estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Oliveira (2020) corrobora ao afirmar que:

 

A música, por sua vez, estimula o pensamento e a ordenação de espaço e tempo. Pela música, é possível que o indivíduo interaja socialmente, quando o exercício da música é realizado em grupo, como a prática de conjunto. A utilização dos instrumentos musicais também possibilita a exploração da parte cognitiva, mas principalmente a motora e afetiva do indivíduo, já que possibilita vantagens adquiridas, entre as quais estão o desenvolvimento cognitivo, parte motora, social, até o desenvolvimento de habilidades como a coordenação. (OLIVEIRA, 2020, s.p.)

 

A musicalização ainda se mostra como forma de conectar os conteúdos estudados em sala de aula com o cotidiano dos alunos. Por exemplo, uma música que aborde temas como meio ambiente ou saúde pode ser utilizada para conscientizar os alunos sobre a importância desses assuntos em suas vidas diárias. Além disso, a música pode ser utilizada como forma de apresentar diferentes culturas e tradições, contribuindo para uma educação mais plural e diversa.

Existem diversas práticas que os professores podem adotar para incorporar a música em sua prática pedagógica. Entre elas, destacam-se:

- Utilizar a música como estímulo emocional para criar um ambiente mais descontraído e acolhedor em sala de aula.

- Utilizar a música para transmitir mensagens e valores importantes, contribuindo para a formação cidadã dos alunos.

- Utilizar a música como ferramenta para a memorização de conteúdos.

- Utilizar a música como estímulo à criatividade dos alunos, permitindo que eles expressem suas ideias e emoções de forma livre e espontânea.

- Utilizar a música como forma de conectar os conteúdos estudados em sala de aula com o cotidiano dos alunos.

- Utilizar a música para apresentar diferentes culturas e tradições.

 

 

Conclusão

 

A utilização da música como recurso didático em sala de aula pode trazer diversos benefícios para os alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. A música é capaz de despertar emoções, facilitar a memorização e estimular a criatividade, além de possibilitar uma conexão entre os conteúdos estudados e o cotidiano dos alunos. É importante que os professores conheçam as possibilidades e os benefícios da utilização da música como recurso didático em sala de aula, e saibam como incorporá-la em sua prática pedagógica de forma eficiente e criativa.

 

 

Referências

 

ARTUR, Margareth Artur. Música pode estimular do desenvolvimento do cérebro à saúde emocional Portal de Revistas USP. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/musica-pode-estimular-do-desenvolvimento-do-cerebro-a-saude-emocional/. Acesso: mar. 2023.

 

Gurgel, L. C., & Santos, A. M. (2016). A música como recurso pedagógico em sala de aula. Revista Eletrônica de Educação Musical, 10(2), 25-37.

 

LEONARDO, Ana Maria Manito. O Ensino da Música e o Despertar de Emoções. Escola Superior de Educação. 2017. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/18629/1/ANA_LEONARDO.pdf. Acesso: mar. 2023.

 

OLIVEIRA, Francisco Lindoval de. A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 20, nº 10, 17 de março de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/10/a-musica-no-contexto-da-psicopedagogia-e-a-utilizacao-de-instrumentos-musicais-como-ferramentas-de-aprendizagem. Acesso: mar. 2023.

 

Pereira, R. (2014). A música como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Intermeio, 1(1), 24-32.

 

PLATAFORMA ELEVA. O QUE SÃO AS PARÓDIAS EDUCATIVAS E COMO USÁ-LAS NA EDUCAÇÃO? Plataforma Eleva. 2021. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/parodias-educativas/. Acesso: mar. 2023.

 

Silva, L. P., & Soares, J. P. (2015). A música como recurso pedagógico na educação infantil. Revista de Educação Musical, 140(2), 12-23.

 

[1] Diretora do Instituto Saber de Ciências Integradas. Pedagoga. Licenciada em Educação Física. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Sociologia e Filosofia e em Gestão Educacional. Mestra em Ciências da Educação. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.