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DESAFIOS PARA O USO DAS TDICs NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Alexandra de Oliveira Carvalho Vieira[1]

Augusta Monica de Oliveira[2]

Jucele de Fátima dos Santos Gregório[3]

Mariana Mendes Rodrigues[4]

 

 

RESUMO

Esse trabalho tem a finalidade de analisar o uso das TDICs no ensino, demonstrando a importância da utilização das novas tecnologias para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da aprendizagem. Assim como as aulas passaram da esfera tradicional, pautadas no ato de decorar, para a modernidade, cheia de atrativos e tecnologia, a cultura popular também experimenta alterações que permeiam os aspectos econômicos, administrativos, educativos e sociais. Nesses termos buscamos valorizar o educando, suas descobertas e o esforço do educador bem como seus desafios frente a essa nova realidade. Inserir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), especialmente com o uso das mídias sociais com Instagram, Facebook, E-mails, listas de discussões, no ambiente escolar significa oferecer ao educando condições para a melhoria da aprendizagem uma vez que a educação hoje se constitui em um mundo dinâmico que acompanha a evolução e modernidade.

 

 

ABSTRACT

This work aims to analyze the use of TDICs in teaching, demonstrating the importance of the student, emphasizing the primacy of the use of new technologies for the development and improvement of learning. Just as classes moved from the traditional sphere, based on the act of decorating, to modernity, full of attractions and technology, popular culture also undergoes changes that permeate economic, administrative, educational and social aspects. In these terms, we seek to value the learner, his discoveries and the educator's effort, as well as his challenges in the face of this new reality. Inserting Digital Information and Communication Technologies (TDICs), especially with the use of social media such as Instagram, Facebook, E-mails, discussion lists, in the school environment means offering the student conditions for the improvement of learning, since education today it constitutes a dynamic world that accompanies evolution and modernity.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Analisar o uso dessas TICs no ensino, demonstrando a importância do educando como produtor de conhecimento, enfatizando a primazia da utilização das novas tecnologias para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da aprendizagem, valorizando o educando, suas descobertas e o esforço do educador bem como seus desafios frente a essa nova realidade.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Pesquisar sobre esse tema é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança pois as TDICs são hoje poderosas ferramentas de aprendizagem oferecendo aos educandos e educadores novidades e inovações que impactam de maneira positiva o cotidiano escolar. O objetivo da utilização das tecnologias é proporcionar as melhorias na aprendizagem que hoje com o auxílio destas as metodologias se tornam tão diversificada e despertam o interesse e a curiosidade dos discentes.

 

 

METODOLOGIA

 

Trata-se de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Em conformidade com os estudos de Reis (2012, p.61): “a abordagem qualitativa está no modo como interpretamos e damos significados ao analisarmos os fenômenos abordados sem empregar métodos e técnicas estatísticas para obter resultados sobre o problema ou tema estudado”. A Revisão Sistemática buscou identificar e interpretar pesquisas disponíveis que se constituíssem relevantes a questão de pesquisa.

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

As TDICs são hoje poderosas ferramentas de aprendizagem oferecendo aos educandos e educadores novidades e inovações que impactam de maneira positiva o cotidiano escolar. O objetivo da utilização das tecnologias é proporcionar as melhorias na aprendizagem que hoje com o auxílio destas as metodologias se tornam tão diversificada e despertam o interesse e a curiosidade dos discentes.

Porém essa nova realidade, além de oferecer possibilidades e oportunidades, aponta aos educadores a necessidade de se adequarem as diferentes faces que são oferecidas, a fim de entre outros objetivos, tornar a prática inovadora, atraente e efetiva.

O fracasso escolar é uma triste realidade que ocorre quando o estudante não atinge os estudos mínimos, e é um grave problema para o sistema educativo de uma nação. Não conseguir completar os estudos, gerando um abandono precoce da escola é um gargalo que com a construção de experiências coletivas com ferramentas adequadas, podem propiciar que educando e educador interajam, discutam possíveis mudanças com a finalidade de sanar problema que ainda assola o mundo. Almeida explana que:

 

O uso dessas ferramentas é importante para trabalhar em sala de aula, pois auxilia o professor nos conteúdos e o aluno a compreender de uma forma mais clara e dinâmica a realidade em que ele está inserida e que, essas tecnologias seja por celular, televisão ou computadores vieram para ficar e as escolas e os professorem têm que estar preparado, inserindo essas diversas ferramentas na aula, não apenas de geografia, mas também nas outras disciplinas escolares. (ALMEIDA, 2014, p. 2).

 

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem combater o fracasso escolar na medida em que sabemos que a maioria dos estudantes tem familiaridade com as mídias digitais, e a dinâmica que a tecnologia hoje oferece instiga a aprendizagem como ferramentas alinhadas aos objetivos educacionais alcançando a formação de estudantes cidadãos, atuantes em sua realidade, aptos a atender as necessidades do mercado de trabalho que exige pessoas sempre qualificadas. Nos dizeres de Menezes:

 

Para a criação e produção de conhecimentos com o uso das TDIC, o aluno deve estar envolvido neste processo de forma autônoma, relacionando seus interesses e assuntos de seu cotidiano. Caso contrário, a tecnologia não se torna produtiva, pois perde seu caráter de auxiliar a aprendizagem e seu uso torna-se apenas entretenimento para o aluno. (Menezes, 2014, p.397).

 

Celulares, computadores, tablets, notebooks, jogos e aplicativos estão presentes na vida da maioria de nossos estudantes. A familiaridade deles com essas tecnologias pode direcionar os objetivos educacionais com o grande potencial de aprendizagem por meio de atividades dinâmicas que deverão ser o canal possível para a transformação dos conteúdos curriculares que tem que estar contextualizados a realidade do estudante e não desvinculados da deles. Estamos em busca de um conhecimento significativo, correlato a vivência de cada estudante, que atraídos pela amplitude da tecnologia irão demonstram interesse em desenvolver atividades utilizando essas ferramentas.

 

Desta forma, são os alunos, descendentes da cultura digital, que adentram com os artefatos tecnológicos nos espaços da escola e a integração das TDIC e das mídias digitais ao currículo torna-se um desafio para professores e gestores. A integração das tecnologias na escola não é um processo simples, mas sim um desafio constante, que demanda tempo, formação e interesse dos gestores e professores em integrá-las ao currículo, de forma inovadora e construtivista. (MENEZES,2014p.392)

 

Nos estudos de Menezes, (2014, p. 394) “Desta forma, o aprendizado torna-se mais atrativo para o aluno, pois ele faz parte disso, através de uma interação com seus colegas, professores, conteúdos e tecnologia, deixando de ser um mero receptador de informação”. Carvalho (2004, p. 144) também nesta mesma linha de pensamento nos oferece o pensamento de que: “O equipamento não deve (e não vai) se constituir em um substituto do professor e sim um meio tecnológico capaz de contribuir para a construção do conhecimento por parte do aluno e do próprio professor”.

 

Portanto as novas tecnologias não vão, de forma alguma, substituir o professor dentro da sala de aula, pois essas tecnologias é um instrumento da utilizado pelo professor e que “a primeira etapa para a mudança da inserção desta tecnologia seria a especialização do professor frente a esse recurso didático” (CARVALHO, 2004, p. 145).

 

O que a tecnologia oferta hoje vem somar a nossa prática docente no contexto atual, pois o uso das TDIC integrado ao currículo proporciona o alinhamento rumo as mudanças que queremos na nossa realidade escolar, viabilizando o sucesso dos nossos estudantes e sua capacidade de criticar, atuar e ser cidadão.

A capacitação dos docentes consiste em um dos fatores primordiais para a obtenção do sucesso na utilização da informática na educação perante a nova realidade educacional. Quando esse profissional for capacitado espera-se que esteja pronto para integrar a tecnologia com a sua proposta de ensino, estando propenso a mudanças, principalmente em relação a sua nova postura: o de facilitador e coordenador do processo de ensino-aprendizagem; ele precisa aprender a aprender, a lidar com as rápidas mudanças, ser dinâmico e flexível.

A capacitação do professor deverá envolver uma série de vivências e conceitos, tais como: conhecimentos de informática; conhecimento pedagógico; integração de tecnologia com as propostas pedagógicas; gerenciamento da relação recursos tecnológicos versus recursos físicos disponíveis em sala de aula; interação com o “novo” aluno, que passa a incorporar e assumir uma atitude ativa no processo; revisão das teorias de aprendizagem, didática, projetos multi, inter e transdisciplinares.

Um dos fatores primordiais para a obtenção do sucesso na utilização da informática na educação é a capacitação do professor perante a nova realidade educacional.

Sabemos que a formação do profissional da educação é contínua, permanente, pois as mudanças ocorrem em velocidade expressiva e sempre há algo novo a se aprender, mas ao término dessa capacitação espera-se que o professor esteja pronto para integrar a tecnologia com a sua proposta de ensino, estando propenso a mudanças, principalmente em relação a sua nova postura: o de facilitador e coordenador do processo de ensino-aprendizagem; ele precisa aprender a aprender, a lidar com as rápidas mudanças, ser dinâmico e flexível.

A formação do professor necessitará absorver uma série de vivências e conceitos, tais como: conhecimentos de informática; conhecimento pedagógico; integração de tecnologia com as propostas pedagógicas; gerenciamento da relação recursos tecnológicos versus recursos físicos disponíveis em sala de aula; interação com o “novo” aluno, que passa a incorporar e assumir uma atitude ativa no processo; revisão das teorias de aprendizagem, didática, projetos multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.

Uma vez definida a proposta pedagógica da escola em relação ao uso da informática, os administradores escolares devem proceder à sondagem dos professores passíveis de engajamento com o processo de aprendizagem tecnológica. De preferência, deve ser envolvida a maior quantidade possível de professores, mas nem sempre isso é possível, considerando-se as resistências profissionais e pessoais.

O importante neste momento é que a escola possa contar com alguns professores que de fato estejam disponíveis para esse desafio, e cientes de como ocorre esse processo. Tais professores deverão tornar-se os multiplicadores dentro do ambiente escolar, funcionando como líderes e motivadores para que outros professores possam vir a atuar neste ambiente.

A forma de utilização do computador deve variar de acordo com o objetivo a ser atingido, portanto, não existe uma forma correta, única. Nesses termos o material de estudos aborda que a informática pode ser utilizada como fim; informática como meio para as disciplinas existentes ou a informática como ferramenta pedagógica para os projetos educacionais.

Para tanto, o uso da informática como fim baseia-se no estudo das ferramentas disponíveis nos programas aplicativos, sem nenhuma relação com os assuntos e temas estudados na escola.

O uso da informática como meio, apoia as disciplinas, mas em muitos casos limita-se à utilização de softwares educacionais de uma forma isolada, sem a existência da relação entre os trabalhos disciplinares.

As escolas que utilizam apenas a abordagem pedagógica do computador deixam os alunos muito inseguros quanto ao manuseio do computador e dos softwares de gerenciamento. Já a utilização do computador apenas como enfoque social provoca um desconhecimento por parte dos alunos em relacionar as ferramentas tecnológicas aprendidas com suas atividades escolares cotidianas.

Para exemplificar a questão temos um aluno que aprende a utilizar o editor de textos e não associa esse conhecimento com a prática, ou pode usar uma planilha eletrônica ou outro aplicativo, entretanto não consegue relacionar essas ferramentas com a sua vida escolar; eles não conseguem visualizar o computador como um aliado para suas atividades básicas e rotineiras.

O enfoque social também está relacionado à utilização da tecnologia em nossas vidas, tais como: caixas eletrônicos dos bancos, terminais de consulta entre outros. Logo, a prática indicada é a conciliação dos enfoques pedagógico e social. Em suma, o importante, ao utilizar um dos recursos tecnológicos à disposição das práticas pedagógicas, é indagando o objetivo que se quer atingir, avaliando sempre as vantagens e desvantagens de tais recursos.

 

 

CONCLUSÃO

 

As mudanças provocadas com o advento da informática educativa auxiliam a mudar a postura de todos envolvidos na comunidade escolar, enxergando que a tecnologia exige mudança na postura do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence. As novas tecnologias informacionais de comunicação, hardwares e softwares têm modificado de forma radical a vida de nossa sociedade nos últimos anos e com isso a escola precisa absorver os benefícios da tecnologia. Diante do exposto a escola tem que estar preparada e seu profissional aberto as mudanças e o papel das novas tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem vai ao encontro do interesse de se discutir os rumos que a educação vai tomar com sua inserção pois haverá mudanças na estrutura da escola e na capacitação dos seus profissionais. É preciso também aceitar essa modificação está acontecendo no processo de ensino aprendizagem com a implantação de novas tecnologias educacionais, e adaptar-se a novas posturas do profissional perante tais inovações. Esse trabalho proporcionou grande conhecimento à medida que analisou inserção da ferramenta da informática educativa na Educação. Essa implantação provocou grandes mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem. O uso de softwares educacionais possibilitou a aplicabilidade de atividades de maneira construtiva ofertando ao aluno a interação com o conteúdo ministrado. Nesse contexto o educando deixa de ser passivo para vivenciar o lugar de construtor do seu conhecimento e múltiplas aprendizagens. As tecnologias da informação e comunicação serviram para estimular a imaginação dos estudantes e ofertar opções de atividades mais criativos. A contribuição gira em torno também do forte impacto que teve nos objetivos curriculares.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 8. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, edição câmara, 2011.

MENEZES, Maria Eduarda de Lima, Web Currículo e as potencialidades da autoria. In: Anais [recurso eletrônico] / Colóquio Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento, 08 de outubro de 2014 em São Paulo, SP – São Paulo: PUC-SP, 2014.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educativas e profissão docente / José Carlos Libâneo. 6. ed.- São Paulo : Cortez, 2002.

 

 

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