SE LIGA AÍ! PROVA BRASIL!
Fabiana Bernachi Batista da Silva
Cândida Regina Bin
Anderson Junior da Silva Cruz
Rita Iolanda Krause
INTRODUÇÃO
Idealize um lugar onde os alunos possam interagir com os colegas de sala, onde ele se depare momentos de desafios, alegria, incertezas, realizações e muita diversão...
Onde o jogar, o brincar, o correr, o aprender e interagir com natureza possa se transformar em um caminho para crescimento e desenvolvimento individual e do grupo.
Um ambiente onde os adultos ajam com carinho e respeito à individualidade, um lugar onde favoreça o estreitamento da relação aluno professor.
O projeto “Se liga aí! Prova Brasil” será realizado pelos professores e colaboradores da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes. O mesmo tem por finalidade promover um dia de estudos fora do ambiente escolar com o intuito de preparar os alunos da 3ª fase do 3º ciclo do ensino fundamental II (9º ano) do período vespertino para a Prova Brasil. Pretendemos mostrar por meio deste projeto que é possível promover o ensino/aprendizagem de forma lúdica, divertida e interativa.
Carvalho salienta que
[...] o ensino absorvido de maneira lúdica, passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador em ludicidade, denotando-se, portanto em jogo”. (CARVALHO, 1992, p. 28).
JUSTIFICATIVA
Sabemos da importância da Prova Brasil - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas. Mediante a um diagnóstico realizado no início do ano letivo percebemos certa dificuldade dos alunos em relação à leitura, compreensão, interpretação e o raciocínio lógico. Para sanar ou suavizar tais desafios optamos por planejar e desenvolver atividades diferenciadas que fossem atrativas, divertidas, lúdicas, e que contemple o objetivo proposto. Segundo Rizzo (2001, p.40) “A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual” ,ou seja, acreditamos que por meio de atividades lúdicas e divertidas poderemos despertar no aluno o interesse pelos conteúdos da prova, uma vez que aulas tradicionais e monótonas não são atrativas e não despertam interesse no aluno.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II sobre a função e importância da Prova Brasil de maneira lúdica, atrativa e interativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
» Educar brincando;
» Estimular desenvolvimento cognitivo;
» Estimular desenvolvimento físico;
» Estimular autonomia, responsabilidade e senso crítico;
» Estabelecer limites respeitar individualidade dos participantes;
» Estimular a leitura, escrita e interpretação;
» Estimular o raciocínio lógico;
» Direcionar os alunos do 9º com foco na Prova Brasil;
» Proporcionar ao aluno um momento de aprendizagem fora do ambiente da sala de aula;
» Promover a interação entre os professores e os alunos;
» Envolver alunos e professores em um momento de lazer educativo com ambos trabalhando em equipe;
METODOLOGIA
Professores escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, juntamente com a direção e coordenação realizará o “Projeto Se liga aí! Prova Brasil”. Este projeto tem por finalidade promover um dia de estudos fora do ambiente escolar com o intuito de preparar os alunos da 3ª fase do 3º ciclo do ensino fundamental II (9º ano) do período vespertino para a Prova Brasil - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que mede o índice de desenvolvimento da educação básica. No ano de 2017 as provas serão aplicadas nas séries finais de cada ciclo nos meses de outubro e novembro nas escolas de educação básica.
Sobre a avaliação Caldeira salienta que:
A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e da aprendizagem, expresso na teoria e na prática pedagógica (2000 p. 122).
Sabendo da importância da prova Brasil para a escola, e das dificuldades apresentadas no processo de ensino/aprendizagem em relação à leitura, interpretação e raciocínio lógico. Buscamos estratégias que possibilitassem sanar ou amenizar tais dificuldades. Para tanto optamos em promover atividades que fossem atrativas, divertidas e que viessem ao encontro do objetivo proposto.
Para darmos início ao projeto o grupo de professores e colaboradores da escola preparará um curso preparatório intensivo com o foco na prova Brasil, para esclarecer as dúvidas dos alunos em relação às normas, metas, objetivos e a importância da avaliação denominada prova Brasil, ressaltando sempre a importância da leitura para uma melhor compreensão e interpretação das questões da prova Brasil.
Ciente que a escola não terá condições financeiras para realizar o dia de estudos fora da escola, e que teríamos algumas despesas como o aluguel do lugar, o transporte e a alimentação. Surgiu então a ideia de vendermos pastéis para arrecadarmos o dinheiro necessário pera executarmos o projeto.
Para Demo (1999) apesar de todas as dificuldades, uma escola acessível para as classes populares se constitui em constante busca e qualquer transformação exige vontade política dos educadores, sendo necessário que todos busquem continuamente novas perspectivas. E, embora seja necessário muito mais do que simples vontade política dos professores para transformar a educação, é preciso que haja políticas públicas voltadas para a garantia de uma educação de qualidade, sabemos que apesar de existirem, ainda deixam muito a desejar e assim, os educadores ficam encarregados de utilizar a alternativa mais concreta e próxima da sua realidade numa tentativa de construção de mundo melhor e mais igualitário, o esforço e desempenho estão ligados a motivação de cada um.
Posteriormente os professores se organizaram em grupos e ficarão encarregados de organizar e ministrar gincanas direcionadas as dificuldades de aprendizagem constatada por meio de um diagnóstico interno realizado no inicio do ano letivo.
Para participarem do projeto Se liga aí! Prova Brasil! Os alunos terão algumas regras a serem seguidas, dentre elas as atividades de todas as disciplinas em dia, não ter nenhuma ocorrência no caderno de registros de sala, e as notas acima da média nas avaliações do decorrer do bimestre.
O dia de estudo voltado à prova Brasil será em uma chácara e contará com várias atividades como “caça ao tesouro”, “torta na cara”, “trilha do conhecimento”, “estoura balão na piscina” dentre outras. No dia do passeio os alunos estarão devidamente uniformizados com camisetas confeccionadas especialmente para o projeto, eles serão divididos em grupos que serão representados por cores, estes devem formar as equipes e realizar as diferentes atividades, cada prova terá uma pontuação específica conforme o grau de dificuldade. Todos os alunos terão oportunidade de participar das atividades. Os ganhadores serão definidos ao final do dia conforme o total de pontos juntamente com premiação da equipe vencedora e do aluno que se destacar no decorrer do projeto.
Emerique ressalta que:
[...] penso que o próprio processo de aprendizagem possa ser visto como uma grande brincadeira de esconde-esconde ou de caça ao tesouro: tanto uma criança pré-escolar brincando num tanque de areia quanto um cientista pesquisando no laboratório de uma universidade estão lidando com sua curiosidade, com o desejo da descoberta, com a superação do não saber, com a busca do novo, que sustentam a construção de novos saberes (EMERIQUE, 2004, p. 4).
CRONOGRAMA
Mês |
Descrição |
Maio/2017 |
Reunião com os professores e colabores juntamente com a direção sobre a proposta projeto Se liga aí! Prova Brasil. Sugestões de lugares, para levarmos os alunos. |
Junho/2017 |
Apresentação do projeto para os alunos. Falar sobre alguns requisitos que precisam cumprir para participarem do projeto. |
Julho/2017 |
Preparar aulas com o foco na prova Brasil. Esclarecer dúvidas em relação às normas, metas, objetivo e a importância da prova Brasil. |
Agosto/2017 |
Aplicar simulado com exercícios baseados na prova Brasil dos anos anteriores. Venda de pastel para arrecadar dinheiro para realizar o projeto. |
Setembro/2017 |
Organizar as dinâmicas e gincanascom atividades voltadas para a prova Brasil. Confeccionar as camisetas. Venda de pastel para arrecadar dinheiro para realizar o projeto. |
Outubro/2017 |
Organizar o dia de estudo fora do ambiente escolar. Organizar as dinâmicas e gincanas. Levar os alunos para passar o dia em uma chácara. Finalizar o projeto com a aplicação da prova Brasil. |
AVALIAÇÃO
Diagnóstica e contínua com acompanhamento do desenvolvimento e intervenção do professor quando necessário.
REFERÊNCIA
CALDEIRA, Anna M. Ressignificando a avaliação escolar. In: ________. Comissão Permanente de Avaliação Institucional: UFMG-PAIUB. Belo Horizonte: PROGRAD/UFMG, 2000. p. 122-129 (Cadernos de Avaliação, 3)
CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
DEMO, Pedro. Participação é conquista. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.
EMERIQUE, P. S. Aprender e ensinar por meio do lúdico. In: SCHWARTZ, G. M. (Org.). Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri: Manole Ltda., 2004.
GILDA Rizzo. A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos. Autora: Monalisa Lisboa.