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INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Euzenete Alves da Silva

Durcilene Marcelo dos Santos

Luzinete Alves do Nascimento

Maria de Jesus Rodrigues da Silva Teodoro

Naiane de Souza Madruga Carvalho

 

 

RESUMO

Atualmente, as novas tecnologias estão sendo cada dia mais utilizado como recursos pedagógicos, colaborando para a efetivação de um mundo globalizado, onde os mais diversos conhecimentos são distribuídos em uma grande velocidade. Todo esse processo reflete na escola e na educação, representando um novo ambiente que envolve a assimilação da leitura, da escrita e a elaboração de diferentes sentidos. O objetivo principal desta pesquisa envolve analisar e compreender sobre a inserção das novas tecnologias no ambiente educacional como instrumento de informação, comunicação e propagação de conhecimentos. O desenvolvimento desta pesquisa se justifica pelo fato de que com o passar dos anos, as novas tecnologias foram sendo inseridas no âmbito educacional como estratégias diferenciadas que oportunizam aos alunos um contato mais rápido e ativo com inúmeras informações e conhecimentos que auxiliam direta e eficazmente na construção da aprendizagem, necessitando para tanto que toda a instituição educacional se adapte as novas exigências tecnológicas. A problemática que envolve esta pesquisa é: Como as novas tecnologias podem auxiliar os alunos no processo de aquisição, compreensão e disseminação de conhecimentos? Para responder a estas e outras questões, optou-se pela metodologia de pesquisa bibliográfica, que procura exibira importância da tecnologia dentro do âmbito educacional através de materiais apresentados em livros, revistas, artigos científicos, monografias e textos apresentados em acervos virtuais, levando o pesquisador a aprimorar o desenvolvimento de sua prática pedagógica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimentos. Contexto Escolar. Contribuição. Educação. Novas Tecnologias.

 

 

ABSTRACT

Currently, new technologies are being increasingly used as pedagogical resources, contributing to the realization of a globalized world, where diverse knowledge is distributed at great speed. This entire process is reflected in schools and education, representing a new environment that involves the assimilation of reading, writing, and the development of different meanings. The main objective of this research is to analyze and understand the integration of new technologies into the educational environment as instruments for information, communication, and dissemination of knowledge. The development of this research is justified by the fact that over the years, new technologies have been integrated into the educational sphere as differentiated strategies that provide students with faster and more active access to numerous information and knowledge, which directly and effectively assist in the construction of learning, requiring that the entire educational institution adapts to new technological demands. The problem addressed by this research is: How can new technologies assist students in the process of acquiring, understanding, and disseminating knowledge? To answer these and other questions, a bibliographic research methodology was chosen, which seeks to demonstrate the importance of technology within the educational context through materials presented in books, magazines, scientific articles, monographs, and texts presented in virtual collections, leading the researcher to improve the development of their pedagogical practice.

 

KEYWORDS: Knowledge. SchoolContext. Contribution. Education. New Technologies.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Atualmente, as novas tecnologias estão sendo cada dia mais utilizado como recursos pedagógicos, colaborando para a efetivação de um mundo globalizado, onde os mais diversos conhecimentos são distribuídos em uma grande velocidade. Todo esse processo reflete na escola e na educação, representando um novo ambiente que envolve a assimilação da leitura, da escrita e a elaboração de diferentes sentidos.

Muitos são os autores que se sugerem debater sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem através das novas tecnologias, uma vez que tal perspectiva oferece, na atualidade, soluções antigamente inconcebíveis.

O objetivo principal desta pesquisa envolve analisar e compreender sobre a inserção das novas tecnologias no ambiente educacional como instrumento de informação, comunicação e propagação de conhecimentos.

O desenvolvimento desta pesquisa se justifica pelo fato de que com o passar dos anos, as novas tecnologias foram sendo inseridas no âmbito educacional como estratégias diferenciadas que oportunizam aos alunos um contato mais rápido e ativo com inúmeras informações e conhecimentos que auxiliam direta e eficazmente na construção da aprendizagem, necessitando para tanto que toda a instituição educacional se adapte as novas exigências tecnológicas.

As tecnológicas estão presentes na vida dos indivíduos de maneira muito intensa, e, sua inserção educacional torna-se imprescindível, melhorando o processo ensino aprendizagem e assim fazendo toda a diferença tanto na vida dos alunos quanto dos professores que necessitam contar com constantes aperfeiçoamentos e capacitações para que consigam desenvolver seu trabalho de maneira significativa e qualitativa.

A problemática que envolve esta pesquisa é: Como as novas tecnologias podem auxiliar os alunos no processo de aquisição, compreensão e disseminação de conhecimentos?

Para responder a estas e outras questões, optou-se pela metodologia de pesquisa bibliográfica, que procura exibira importância da tecnologia dentro do âmbito educacional através de materiais apresentados em livros, revistas, artigos científicos, monografias e textos apresentados em acervos virtuais, levando o pesquisador a aprimorar o desenvolvimento de sua prática pedagógica.

O embasamento teórico a ser desenvolvido visa ressaltar a importância de se admitir como as práticas pedagógicas envolvendo as novas tecnologias desenvolvem e manifestam a conexão existente entre a exposição e a realidade vivenciada no sistema educacional, permitindo vínculos teóricos e práticos, auxiliando a elucidar o tema abordado.

 

 

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

O termo “educação” envolve administrar, orientar, encaminhar e desenvolver aprendizado, visando alcançar transformações, autonomia, aprendizagens e vivências concretas. (FREIRE, 2000).

Todo processo educacional deve ir além do ambiente escolar, compreendendo casa, rua e igreja, ou seja, todo ambiente onde é possível aprender e ensinar.

A principal finalidade de uma instituição educacional abrange adaptar diferentes ambientes e espaços onde seja possível estabelecer o conhecimento, defendendo o desenvolvimento de aprendizagens delineadas, conhecimentos autenticados pela sociedade, formando assim os alunos como indivíduos sociais.

Atualmente, as escolas estão passando por constantes transformações envolvendo as rotinas de leitura e escrita, incitadas principalmente pela utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, onde o professor deixa de priorizar os textos impressos como única causa válida de conhecimento e passa a encontrar na internet as informações necessárias para construir aprendizagens significativas e qualitativas. (MAMEDE-NEVE; DUARTE, 2008, p.778).

Os elementos tecnológicos surgem para modificar culturas e direcionamentos, aumentando sucessivamente sua constante utilização junto a diferentes campos, inclusive no âmbito educacional.

Segundo Tajra (1998), não compete mais a escola dispor o aluno apenas para as aptidões linguísticas e matemáticas, apresentando conhecimentos fragmentados onde o professor é o único detentor do saber, é necessário desenvolver nos alunos suas diferentes habilidades, facilitando sua evolução e para tanto, o uso de novas tecnologias na educação vem oportunizar inúmeros subsídios para o processo ensino aprendizagem, tornando-o mais veloz frente à competência de buscar e escolher diferentes informações, solucionar problemas e aprender de maneira mais autônoma.

A ampliação das novas tecnologias vem auxiliar na disposição espacial e temporal, onde é possível desenvolver variadas atividades sem sair do lugar, tornando-se um delineador de águas entre os velhos e novos costumes e, ao mesmo tempo, tornando-se um elemento segregador para aqueles que não governam seu uso.

É válido destacar que a transposição tecnológica tem transformado de maneira considerável a maneira de como o ser humano se comunica, contrai e comunica informações e conhecimentos, portanto, faz-se necessário a inserção de novas tecnologias nos ambientes educacionais, visando tornar mais encantador e dinâmico o processo ensino aprendizagem, remodelando desta maneira o padrão de ensino, excluindo o tradicionalismo e assim formando alunos capazes de construírem sua própria formação.

A educação contemporânea tem o dever de buscar constantemente por processos educacionais que se mostrem cada dia mais agradáveis e interpretativos, despertando o anseio por aprender e conseguintemente oferecer, experimentar e vivenciar o novo.

Com as novas tecnologias fazendo parte do processo ensino aprendizagem é possível auxiliar o aluno na efetivação do saber, no acesso às informações, colaborando para o progresso na qualidade educacional.

Para Kenski (2006), as novas tecnologias são muito mais do que simples apoios, visto que intervêm na maneira de pensar, sentir, agir, se relacionar e contrair conhecimentos, indicando novas culturas e novas amostras sociais.

O uso diário de novas tecnologias tende a direcionar o ser humano para transformações comportamentais, situando não apenas conhecimentos e aprendizagens diversas, mas também a relação com diferentes pessoas e situações. (SILVA, 2014).

É preciso compreender que a abrangência das novas tecnologias no âmbito educacional vai muito além da inclusão digital, constituindo a competência humana de registrar, recuperar, cultivar e anunciar informações, levando a escola a instigar, ressaltar, distinguir, adquirir e colaborar para a concretização de novas culturas de aprendizagem.

 

 

O uso de novas tecnologias no campo educacional

 

As novas tecnologias transformaram relacionamentos, as comunicações e a aprendizagem, sendo indissociável atualmente ao trabalho, aos estudos e as tecnologias.

Para que a criação de conhecimentos contemporâneos ocorra de maneira qualitativa, Valente (2003, p.3) destaca que é imprescindível que o aluno busque diariamente por “[...] novos conteúdos e estratégias para incrementar o nível de conhecimento que já dispõe sobre o assunto que está sendo tratado via computador”.

Nesta perspectiva, Romero (2005) salienta que as escolas necessitam considerar além do ensino aprendizagem da leitura e da escrita, a elaboração de outras linguagens que oportunizam explanar a realidade de maneira analítica.

Para que o aluno possa usufruir de uma formação tecnológica participativa é necessário que todos os indivíduos inseridos na educação desenvolvam um trabalho conjunto, envolvendo cognição, cooperação, convivência, relacionamento e troca, pois, o conhecimento é um processo continuado que acompanha o ser humano ao longo de toda sua vida.

Cabe a escola atrair seus alunos para aprendizagens mais encantadoras, utilizando-se para tanto de instrumentos audiovisuais, afetivos e motores que os direcione a diferentes maneiras de envolver, entender, conhecer e aprender, sem desconsiderar a afetividade, as relações, a imaginação e os valores que ajudam diretamente na integração, escolha e participações sociais e educativas. (PORTO, 2006).

Ao analisar as novas tecnologias utilizadas pelos alunos contemporâneos, estas são debatidas como

 

[...] a interação do professor com os seus alunos, a linguagem que ele utiliza para se fazer entender pelos educandos, bem como as escolhas que ele faz ao selecionar os conteúdos curriculares a serem ensinados e a metodologia diferente que utiliza para um mesmo conteúdo em turmas diversas. Também falamos em tecnologia quando o docente utiliza de seus conhecimentos e experiência, “provoca” uma aula participativa, por parte dos alunos, e promove, então, a aprendizagem de uma forma contínua, ao longo do ano. (BIANCHINI, 2003, p.16).

 

As novas tecnologias auxiliam as práticas pedagógicas a partir do momento que torna o processo ensino aprendizagem mais fáceis e oportuniza a aproximação de diferentes informações, de níveis variados, de dificuldades e de lugares diversos, porém, não basta utilizá-las como mero apoio, é necessário sugar delas o seu melhor, usufruindo de tudo o que ela tem a prover, convertendo as informações em conhecimentos e comunicações entre os alunos.

Porto (2006) comenta que quando o professor faz uso das novas tecnologias em sala de aula ele está auxiliando seus alunos para a aquisição de uma melhor aprendizagem, ajudando a ler, escrever, visualizar, ouvir, comunicar, pois, o mundo globalizado não aceito memorização de conteúdo, é almejado que os alunos desenvolvam aptidões para aprender a pesquisar, permitindo o desenvolvimento contínuo de sua aptidão de aprender.

O uso de novas tecnologias na educação leva a preparação de diferentes saberes, porém, a constituição de conhecimentos vai provir das experiências pessoais de cada aluno, bem como de seus conceitos e ponderações, construídas a partir dos textos lidos, das relações estabelecidas com diferentes saberes, comunicações obtidas por meio das tecnologias, entre outros.

A escola se encontra ligada a construção e a formação cidadã, portanto, é imprescindível que esta instituição atualize, habilite e torne o aluno apropriado para atuar na sociedade contemporânea demasiadamente competitiva, que cobra diariamente por mais conhecimentos. Para tanto, a escola deve cogitar sobre quais estratégias vai adotar para melhorar as condições de aprendizagem de seus alunos junto ao mundo tecnológico e, ao pensar neles, modificar os seus espaços, ambientes e o ensino embasado nas novas tecnologias. (MALUSÁ, 2004).

Atualmente, é indispensável que os alunos contem com laboratórios de informática com acesso à internet que venham favorecer o acesso a informações, textos e mapas que facilitem a rápida aquisição de conteúdo, contribuindo para melhorar o ensino.

 

Ficar reduzido somente à apresentação em slides, pendrive e recursos tradicionais não atende mais a grande demanda em que as informações são processadas atualmente. É necessária uma grande revisão no ambiente educacional para que possamos acompanhar tal evolução. (SEGANTINI, 2014, p.11).

 

As novas tecnologias juntamente aos recursos tecnológicos oportunizam aos alunos diferentes elementos, tais como, agilidade, interatividade, conhecimento, hipertextualidade, vivência virtual, digitação, meios comunicacionais e informativos, que representam a realidade e o habitual de maneira geral. (PORTO, 2006).

Diante da inserção tecnológica na educação, é necessário que os professores se mantenham em constante aperfeiçoamento, pois trabalhar com as novas tecnologias solicita uma constante organização, visto que as mesmas evoluem continuadamente.

Dentre as inúmeras vantagens proporcionadas pela inclusão tecnológica educacional destacam-se a estimulação permanente e efetiva dos alunos, aceleração de conteúdo, incentivo da independência e criatividade, diminuição da exclusão digital e, as desvantagens só existirão caso o professor não saiba utilizá-las de modo ordenado ou se não se habilitar continuadamente, o que pode acarretar na formação de alunos esmorecidos e sem senso decisivo.

Vale destacar que a tecnologia necessita ser utilizada com atenção, principalmente em sala de aula para que não se transforme em um problema, pertencendo aos professores o dever de desenvolver uma Pedagogia direcionada para o uso crítico da informação na educação.

 

Nesse sentido, cabe também e principalmente à escola o trabalho educativo de formar e sensibilizar as novas gerações para a especificidade dessa linguagem, tanto para as suas potencialidades na leitura do mundo e da vida, quanto para os perigos e as armadilhas que ela comporta. (TEIXEIRA; SOARES, 2003, p.14).

 

Para que as novas tecnologias, em especial o computador possa ser utilizado com responsabilidade, ele deve ser aproveitado tanto pelos professores quanto pelos alunos para análise, desenvolvimento e solução de determinadas atividades e conteúdo, necessitando para tanto de planejamento prévio da aula e apontamento de objetivos dentro da disciplina, para que assim possa auxiliar na administração correta da aprendizagem, buscando por informações conexas, representações linguísticas e interações na formação de concepções práticas. (BRASIL, 1996).

O professor que consegue administrar corretamente o uso da tecnologia em sala de aula possibilita o desenvolvimento de trabalhos mais criativos e práticos, direcionando conhecimentos diferenciados e assim favorece o conhecimento.

 

A inovação por meio das novas tecnologias está forçando a escola a mudar e aceitar mais facilmente essa evolução. O resultado dessa inovação se dá de uma forma lenta, em que a questão a ser abordada não é apenas um abandono das crenças, mas uma substituição gradual por crenças mais relevantes, moldadas por experiências em um contexto alterado. (TAJRA, 1998, p.63).

 

Dentre as novas tecnologias empregadas no processo ensino aprendizagem, Tolentino (2013) destaca:

  • TV e aparelhos multimídias – estimula o aluno a buscar por diferentes conhecimentos em telejornais, músicas, poesias, histórias, favorecendo a reflexão e a interpretação das mesmas;
  • Cinema – inclusão de filmes atuais com o intuito de tornar o aluno um indivíduo reflexivo que sabe interpretar o conceito do autor e assim proporcionar debates sobre diferentes temas em consonância com o conteúdo ministrado em sala de aula;
  • Computador, celular, tablet – visam trabalhar o conhecimento de maneira rápida e tecnológica, educando para a cidadania global em uma sociedade contemporânea desenvolvida tecnologicamente;
  • Microlearning – fragmentação de conteúdos para sua melhor assimilação, podendo ser utilizada para a exposição de conteúdo ou para fiscalizar opiniões através de vídeos, jogos e animações;
  • Comunicação por vídeo – debates, transmissões ao vivo, vídeo aulas, animações, chamadas de vídeo, oportunizando o contato com pessoas de diferentes lugares e realidades, gerando participação com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula;
  • Biblioteca digital – documentos e textos digitalizados que permitem acesso à distância cujo objetivo envolve escolher, estabelecer e espalhar informações;
  • Internet – utilizada para ministrar informações, concluindo o processo ensino aprendizagem e auxiliando na constituição de conhecimentos e na integração entre os alunos. Junto à internet surgem os sites, e-mail, blogs, sites de busca de conteúdos e uma aproximação ilimitada a diferentes informações.

Assim, é indiscutível que os professores estejam habilitados para enfrentarem esta realidade tecnológica, debatendo sobre novos desafios e buscando desenvolver planejamentos com base nas inovações.

 

 

Desafios da inclusão tecnológica

 

No campo educacional, as novas tecnologias são facilmente aceitas pelos alunos, visto que são utilizadas em seu cotidiano, portanto, quando bem empregadas só propendem a contribuir para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem tanto para o aluno quanto para o professor.

Souza Júnior (2007, apud Ribeiro, 2014) enfatiza que as salas de aula contemporâneas se encontram em ação de mudança, reforçando para a efetivação de processos abrangendo informação, ensino, aprendizado e colaboração entre as várias particularidades existentes.

As novas tecnologias alteram o padrão comunicacional atuante, visto que favorece a participação, uma vez que toda informação é difundida de maneira global, dissolvendo padrões e associando os circuitos de vinculação por meio das tecnologias que expedem e auferem informações.

Ribeiro (2014, p.20) destaca que trabalhar com as novas tecnologias abrange “[...] uma complexidade de concepções e de interesses, além de exigir investimentos públicos em equipamentos e na formação de professores”.

A partir da inserção das novas tecnologias no campo educacional, os professores conseguem abrandara distância existente entre eles e os alunos. Para tanto, o governo necessita trabalhar em três linhas: infraestrutura (estabelecimento de estruturas e redes); capacitação e aperfeiçoamento de professores em serviço; desenvolvimento de teor digital.

Ao decorrer de várias décadas, o professor sempre foi respeitado como o único possuidor do saber, em plano teórico e prático. Atualmente, é fácil encontrar alunos que apresentam maior intimidade com as novas tecnologias que o professores, tornando-se essa uma das dificuldades enfrentadas na era tecnológica educacional. (TOGNI, 2007).

O grande desafio que abrange os professores e o uso das novas tecnologias relaciona-se em concepções que beneficiam a composição do conhecimento, o aprendizado profundo, interdisciplinar e participado, visando ativar a real aprendizagem, onde o objetivo principal compreende a aquisição de informações relevantes, pesquisas, desenvolvimento de projetos, desobrigando a mera comunicação de argumentos característicos.

Muitas vezes, os professores não se encontram preparados para lidar com as tecnologias em sala de aula e assim, o sistema educacional acaba sofrendo com a falta de parceria dos professores, bem como com o despreparo da escola frente a escassez de equipamentos tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento de um processo ensino aprendizagem realmente qualitativo e eficaz.

O que se deve fazer é alcançar atuações que unam os professores a utilização das novas tecnologias, oportunizando o emprego destes recursos em favor ao trabalho desenvolvido.

 

Saber direcionar o uso tecnológico em sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construção do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessa, armazenam, manipula e analisa as informações [...]. (ARAÚJO, 2005, p.24).

 

As escolas contemporâneas necessitam modificar padrões frente a plena aceitação e inserção das novas tecnologias no ambiente educacional de maneira a designar uma profunda afinidade entre aquele que ensina e aquele que aprende, formando indivíduos cidadãos transformadores e construtores de sua própria história.

 

 

CONCLUSÃO

 

A inserção das novas tecnologias no âmbito educacional não é uma tarefa fácil, pois contrasta à fixação de novos estilos de ensino e a adequação do espaço escolar a um novo estilo de proporcionar o saber, especialmente se pensarmos que muitos espaços escolares ainda vivem dentro de uma educação tradicionalista.

Falar de escola e de sua função social solicita refletir sobre inúmeras condições, considerando os impactos existentes no cotidiano, resistindo a velhos padrões existentes, extraindo do comodismo alguns professores e assim erguendo novas formas de trabalho.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, as novas tecnologias inseridas no ambiente educacional vêm se transformando em realidade, exigindo alicerces e planejamento.

As escolas podem e devem utilizar o ambiente educacional como espaços tecnológicos para a elaboração de significados que possam assessorar na formação de diferentes conhecimentos e aquisição de saberes.

As novas tecnologias na educação ajudam a desenvolver um trabalho conjunto com vistas a ascensão de um processo ensino aprendizagem mais conectado.

Os alunos se sentem mais motivados na medida em que a escola estabelece novas probabilidades de aprendizagem que vem abrir novos espaços para que eles passem de sujeitos inativos na educação para sujeitos construtores de sua própria aprendizagem, capazes de se anunciar de maneira objetiva em todo esse processo.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BIANCHINI, D. Sala de aula virtual: contribuição para a comunicação sincrônica em educação mediada por computadores. Campinas: Saraiva 2003.

 

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KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4.ed. São Paulo: Papirus, 2006.

 

MALUSÁ, S. Didática: qualidade e aporias das tecnologias da informação e comunicação do Ensino Superior. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

 

MAMEDE-NEVE; DUARTE, M. A. C. O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola. Educ. Soc. Campinas, v.29, n.104, out./108. Disponível em: <www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 03. Fev.2021.

 

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SOUZA. R. de J.; PATARO, P. R. M. Vontade de saber Matemática. 1.ed. São Paulo: FTD, 2009

 

TAJRA, S. F. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998.

 

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TOGNI, A. C. Construção de funções em Matemática com o uso de objetos de aprendizagem no Ensino Médio noturno. Tese (Pós-graduação em Informática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre, 2007. 290 f. Disponível em: <http://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13291/000642942.pdf> Acesso em: 25.jan.2021.

 

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VALENTE, J. A. (org.). Formação de educadores para o uso da informação na escola. São Paulo: UNICAMP-NIED, 2003.