Buscar artigo ou registro:

 

 

 

EDITORIAL

 

"Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar." (Michelle Obama)

Inicio esse editorial da edição do mês das mulheres com essa citação que diz muito sobre nós. Jamais vi uma mulher realmente determinada a fazer algo, entregar um resultado inferior ao que um homem conseguiria. Não se trata de ser homem ou mulher, somos todos humanos e igualmente capazes, independente de gênero ou opção sexual. Na realidade, esses dois fatores deveriam ser levados em consideração apenas quando se tem um interesse romântico e/ou sexual por alguém. Não deveria importar se quem dirige o ônibus, pilota o avião, projeta um viaduto, ou executa qualquer outro serviço é um homem ou uma mulher, o importante é que a tarefa seja cumprida. É preciso que as pessoas que ainda não entenderam, entendam.

Já conheci mulheres que faziam trabalho braçal pesado na lavoura, que atuavam como movimentadoras de mercadoria (popular chapa), que faziam manutenção em máquinas pesadas e nenhuma delas produzia menos ou com menos qualidade do que os homens, mesmo em serviços rústicos e pesados como os que citei aqui.

É evidente que existe um rastro de luta e vitórias na história da busca pela igualdade de gênero, mas é inacreditável que ainda exista uma parcela da população insistindo em manter a mentalidade machista, propagando a desigualdade e a violência.

Essa realidade precisa mudar. Precisamos avançar de maneira mais rápida! É preciso que cada ser humano consciente, que já foi capaz de entender que o gênero não define a capacidade de um ser humano, se posicione de forma ativa na sociedade, se posicione pela igualdade de gênero e não aceite menos que isso. Se cada um de nós fizer a nossa parte, mesmo que demore um pouco, mesmo que hajam mais lutas, conseguiremos construir uma sociedade mais justa.

Parabéns a todas nós mulheres! Parabéns às mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade justa.

Por fim, agradecemos aos autores, leitores, parceiros e colaboradores, por juntos estarmos lançando mais uma edição da ISCI Revista Científica..

  

Prof.ª Ma. Luzinete da Silva Mussi

Diretora Editorial da ISCI Revista Científica

 

Diretora do Instituto Saber de Ciências Integradas. Pedagoga. Licenciada em Educação Física. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Sociologia e Filosofia e em Gestão Educacional. Mestra em Ciências da Educação. Atua na Área Educacional desde 1976. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.