O PROJETO MENINO GOURMET
Ana Eloiza Witeck Marqui
Eletiva
- Título: O Projeto Menino Gourmet
- Disciplinas: Matemática, Ciência, Português, Geografia.
- Professores colaboradores: Paulienne Bispo de Souza; Guilherme de Oliveira Copini; Janilce.
- Justificativa:
A competitividade, a exclusão social, a precariedade na educação dificultam o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. E tendo em vista que as crianças e adolescentes sofrem diretamente os efeitos desta exclusão social, nasce o projeto Menino Gourmet, oferecendo oficinas pedagógicas de panificação e culinária.
- Objetivo:
- Despertar nas crianças, adolescentes o gosto pelo aprendizado, discutindo questões éticas, estimulando o raciocínio e a responsabilidade;
- Estimular o empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho;
- Desenvolver habilidades e competências básicas de higiene, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comprometimento e educação financeira;
- Criar condições adequadas para o desenvolvimento saudável, estimulando hábitos de vida, habilidades, talentos e potencialidades;
- Desenvolver a sensibilidade sensorial para degustação e preparação de novas receitas, de forma a valorizar novos sabores e saberes;
- Promover a geração de renda aos jovens e familiares motivando-os para o trabalho
- Promover o resgate da auto-estima através do desenvolvimento pedagógico, buscando superar os efeitos da defasagem escolar;
6.Proposta para culminância:
Elaborar uma barraca com fotos do decorrer do projeto. Fazer uma venda de biscoitos e bolos e o que produzimos durante o projeto;
- Conteúdo programático:
Matemática:
* Aprender a calcular e a ter noções de custo, lucro e prejuízo. Isso faz importante porque, a cada dia de venda, faremos a somatória dos gastos com base em notas fiscais de compra.
* Quatro operações: Contar o dinheiro arrecadado, fazer cálculos para verificar se tínhamos lucro ou prejuízo.
* Peso e quantidades: unidades de medidas utilizadas em receitas;
* Conjuntos numéricos: Quais conjuntos fazem parte.
* Tabelas, Gráficos: Tabelas de preços; gráficos de gastos e lucros;
Língua Portuguesa:
*Gêneros textuais;
*Comunicação;
Ciências:
*Digestão dos alimentos;
* Conservação dos alimentos;
*Tipos de Gordura;
Educação Física:
* Calculo calórico dos alimentos;
* Alimentação saudável;
- Metodologia:
Oficinas lúdicas – gastronômicas direcionadas ao público ensino fundamental, contemplando alunos 7°, 8º e 9° ano com o intuito de despertar o gosto pela aprendizagem, associando de forma interativa e participativa à produção de alimentos e a nutrição. Através de uma ampliação em seu repertório culinário, cultural, social e sensorial, o alimento serve para estimular a aprendizagem em diferentes aspectos. Através do projeto, as crianças podem se desenvolver e minimizar os efeitos da defasagem educacional e social que a maioria carrega, oriundos de seu processo de exclusão, violência e discriminação social.
As aulas teóricas são voltadas ao: marketing pessoal trabalha em equipe, vendas, mercado de trabalho, atendimento ao cliente e empreendedorismo. Nas aulas práticas, os alunos têm a oportunidade de aprender novas receitas, tendo uma relação direta com os alimentos. Além disso, são oferecidos conhecimentos voltados a conservação de produtos e higiene.
O projeto Menino Gourmet realiza um evento chamado feirão do Pastel e dos biscoitinhos doces, com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição. Neste evento, será vendido pasteis e biscoitinhos. O evento será noticiado na TV local e na rádio para atraindo público.
- Recursos didáticos necessários:
- Quadro branco, pincel;
- Datashow;
- Impressões coloridas e em preto e branco;
- Papel pardo;
- Papelão;
- Refil de cola-quente;
- E.V.A. colorido;
- Cola branca;
- Papeis coloridos;
- E outros;
- Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento.
Auto avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas.
- Referências Bibliográficas:
GOWDAK, Demétrio Ossowski. Ciências novo pensar: corpo humano, 8ª ano. 1 ed. São Paulo:
FDT, 2012.
Boscolo, L. (27 de 10 de 2020). https://www.webrun.com.br/conservacao-de-alimentos-
preservar-nutrientes/. Fonte: webrun: https://www.webrun.com.br/conservacao-
de-alimentos-preservar-nutrientes/
https://www.gazetanews.com/autoridades-suspend-aviso-de-fervura-da-agua-em-area-
de-miami-dade/. (27 de 10 de 2020). Fonte: gazeta news:
https://www.gazetanews.com/autoridades-suspend-aviso-de-fervura-da-agua-
em-area-de-miami-dade/
https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-Representacao-grafica-das-23-funcoes-
dos-aditivos-alimentares-agrupadas-por_fig2_316673069. (27 de 10 de 2020).
Fonte: researchgate.net: https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-
Representacao-grafica-das-23-funcoes-dos-aditivos-alimentares-agrupadas-
por_fig2_316673069
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos6.php. (27 de 10 de 2020).
Fonte: So biologia: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos6.ph
- Cronograma
DATAS |
DISCIPLINA |
PROFESSOR |
CONTEÚDOS |
21/02 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
*Apresentação da Eletiva aos professores; |
28/02 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
*Apresentação da Eletiva para alunos; |
06/03 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
* Peso e quantidades: unidades de medidas utilizadas em receitas; Receita de Biscoitinhos de Polvilho;
|
13/03 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
*Preparar uma receita de biscoito; |
20/03 |
CIÊNCIAS |
PAULIENNE |
*Conservação dos alimentos e higienização;
|
27/03 |
ED. FISÍCA |
GUILHERME |
*Cálculo Calórico dos alimentos; |
03/04 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
*Receitas de pasteis; |
17/04 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
*Preparo de receitas e degustação no grupo;
|
08/05 |
ED. FISÍCA |
GUILHERME |
*Alimentação saúdavel e atividades fisícas;
|
15/05 |
PORTUGUES |
JANILCE |
*Texto instrucional; |
22/05 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
*Cálculos Matemática Financeira; |
29/05 |
PORTUGUES |
JANILCE |
*Texto instrucional; |
05/06 |
CIÊNCIAS |
PAULIENNE |
*Conservação dos alimentos e higienização;
|
19/06
|
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
*Preparação para Culminância; |
03/07 |
MATEMÁTICA |
ANA ELOIZA |
CULMINÂNCIA |