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PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

Kamila Alexandra da Silva Apolinario

Artigo apresentado ao Grupo Educacional Faveni, no ano de 2019, como requisito para obtenção do título de Especialista em Educação Infantil.

 

 

RESUMO – A psicomotricidade está presente em todas as faces da vida do ser humano, porém seu processo inicial é na educação infantil. As crianças que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem, podem ter como causa um desenvolvimento psicomotor defasado. O objetivo geral do estudo foi analisar a importância da psicomotricidade da aprendizagem, e as práticas pedagógicas na educação infantil. A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica em monografias, livros, revistas e artigos científicos, com diversos autores que falam sobre a psicomotricidade na educação infantil. As brincadeiras e os jogos lúdicos devem ser entendidos e usados como práticas que promovem a aprendizagem e desenvolvem vários aspectos do ser humano, como o motor, o psicológico, o social e o afetivo. As atividades psicomotoras devem ter ludicidade e acontecer num ambiente agradável e motivador. O professor deve por em pratica atividades que desenvolvam corpo e mente. Através das brincadeiras a criança consegue compreender melhor os conteúdos e expressar seus desejos e emoções.

 

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade. Práticas Pedagógicas. Educação Infantil.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Este artigo tem como intuito analisar as práticas pedagógicas voltadas para a psicomotricidade durante a Educação Infantil, e assim contribuído para o desenvolvimento psicomotor.

Ao se falar de psicomotricidade, estamos falando do desenvolvimento cognitivo, corporal, motor e emocional, por isso é de suma importância que a criança desde a educação infantil seja estimulada a desenvolver seus movimentos corretamente pois nesse sentido a psicomotricidade pode contribuir, no desempenho escolar da criança, pois é através dela que a criança vai descobrindo os seus movimentos corporais e seu poder de se expressar através dele.

Onde meu problema é saber quais são as práticas pedagógicas e como vem sendo desenvolvidas com as crianças, para um bom desenvolvimento da psicomotricidade na educação infantil.

Através da psicomotricidade, devem ser trabalhadas ações educativas que visam movimentos espontâneos da criança, que contribuem para a formação de sua personalidade, desenvolvendo as habilidades psicomotoras primordiais, como a coordenação motora ampla, coordenação motora fina, raciocínio logico, noção de espaço e tempo, entre outras que futuramente irão contribuir para a leitura, a escrita e a fazer cálculos.

O objetivo geral do estudo foi analisar a importância da psicomotricidade da aprendizagem, e as práticas pedagógicas na educação infantil. Pois é de suma importância que a professora estimule as funções psicomotoras dos seus alunos, pois é através dela que o aluno se desenvolve adequadamente. E o objetivo específico identificar e compreender o desenvolvimento da criança quando se trabalha com ela as atividades psicomotoras corretamente. O ato de brincar não pode ser visualizado como um ato de passar o tempo, mas sim entendido como uma atividade que possibilita a aprendizagem de diversas habilidades, sendo escolhido e planejado em um ambiente motivador, que seja de acordo com a realidade de cada aluno respeitando seu tempo e seus limites.

Sendo justificada que a pesquisa se faz relevante por que a psicomotricidade além de tratar dos estímulos corporais da criança, desenvolve de forma concreta, seus aspectos psicológicos, qualificando seu processo de ensino aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos, como compreender melhor o seu corpo e suas possibilidades de expressar através dele.

Para a realização da pesquisa em questão foram utilizados como metodologia de pesquisa bibliográfica em monografias, livros, revistas e artigos científicos, com diversos autores que falam sobre a psicomotricidade na educação infantil.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

ORIGEM E DEFINIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE

Iniciou no século XIX, vários estudos sobre o tema psicomotricidade, e assim começa a surgir diversos discursos médicos neurológicos, de acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (1980), foi no ano de 1979 que o Ministério da Educação convida a Dra. Dalila Costallat e Dra. Giselle Soubiran para comparecerem ao Brasil para divulgar sua pesquisa: a psicomotricidade como processo de reabilitação em pessoa com deficiência mental.

E foi por meio da Dra. Beatriz Loureiro, que a psicomotricidade conseguiu se estabelecer no Brasil, e surgiu a fundação GAE- Grupo de Atividades Especializadas em São Paulo, com o objetivo de atender crianças com dificuldade psicomotoras. E com a sua contribuição surgiu formação universitária pública e particular, cursos de Pós-graduação, intercâmbio entre os países Brasil/França. Desde 1996 foi criada em São Paulo a O.N.P- Ordem Nacional dos Psicomotricistas de São Paulo, (S – B – P).

 

Em psicomotricidade, o corpo não é entendido como fiel instrumento de adaptação ao meio envolvente ou como instrumento mecânico que é preciso educar, dominar, comandar, automatizar, treinar ou aperfeiçoar; pelo contrário, o seu enfoque centra-se na importância da qualidade relacional e na mediatização, visando à fluidez eutônica, à segurança gravitacional, à estruturação somatognósica e à organização práxica expressiva do indivíduo. Privilegia a totalidade do ser, a sua dimensão prospectiva de evolução e a sua unidade psicossomática, por isso está mais próxima da neurologia, da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da fenomenologia, da antropologia, etc. (FONSECA, 2008, p.29).

 

Para Molinari e Sens (2002, p. 85) a educação psicomotora permite que a criança conheça seu corpo através de jogos e atividades lúdicas. Dessas habilidades psicomotoras a criança desenvolve e faz ajustamento do seu comportamento psicomotor.

A psicomotricidade e seu desenvolvimento se fazem através da evolução da criança, na sua troca com o meio em que está adaptando às suas necessidades, com uma intervenção docente, buscando e planejando atividades lúdicas para sanar as dificuldades de aprendizagem e as disfunções psicomotoras. (KAMILA, 2010, p. 32).

Para Campão e Cecconello (2008, p. 10) as aulas tem que ser interessantes e para isso o professor deverá organizar as atividades de acordo com as necessidades de aprendizagem de seus alunos, saber exatamente os objetivos e qual a finalidade dos exercícios propostos. Para isso faz-se necessário uma definição de todos os passos a serem dados, o caminho a ser trilhado, o material a ser utilizados, espaços adequados, enfim organização de ideias, metodologias e metas.

A psicomotricidade é uma ciência onde seu objetivo é estudar o homem, através do seu corpo em movimento, tanto seu mundo interno como seu mundo externo. (SABOYA, 1995, p. 13).

 

 

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

 

É na Educação Infantil que a criança começa a sua vida social, interage com os outros indivíduos. A partir daí, ela estará exposta a conhecer novas culturas e conviver com pessoas diferentes. As crianças também aprendem a conhecer a si mesmas, o seu corpo e seus sentimentos. (RCNEI, 1988, p.23).

A criança começa a desenvolver o seu comportamento motor deslocando seu corpo no tempo e no espaço, tendo um certo equilíbrio corporal. Através da motricidade, ela consegue se expressar demonstrando seus sentimentos e emoções. A partir dessa teoria, é possível que o educador inove sua prática pedagógica, adicionando desafios à ação motora e lógica do aluno. (MAHONEY, 2005, p. 20).

Segundo o RCNEI (1998, p. 22), a educação tem que ser sempre considerando a criança e respeitando sua idade, interesse, realidade e necessidades. O professor da Educação Infantil estará em contato com a fase inicial de desenvolvimento do aluno dentro da escola, sendo de suma importância que se trabalhe à psicomotricidade. Deve ser oferecida às crianças uma variedade de atividades e brincadeiras que irão desenvolver tanto suas habilidades motoras como seu raciocínio lógico.

A psicomotricidade não é um método exclusivo, de uma escola, de uma equipe de gestores, ou de docentes, nem tão pouco pode ser usada como uma técnica, ou um processo, mas busca soluções educativas do desenvolvimento de ensino aprendizagem dos alunos, desenvolvendo em cada criança uma boa coordenação motora ampla e fina, lateralidade, equilíbrio, noção e organização de tempo e espaço, ritmo, imagem e esquema corporal, noções de posição de costa e frente, cima e baixo, na frente e atrás, primeiro e último, dentro, fora, longe e perto, etc. (AJURIAGUERRA, 1980, p. 210).

 

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A educação psicomotora iniciasse a partir do nascimento, com o corpo em movimento, levando em conta todas as aprendizagens da criança e seu desenvolvimento, de acordo com o ritmo de cada indivíduo. Quando às crianças estão na sua fase escolar, mais especificamente Educação Infantil ou pré-escola. Pode ser realizada pelos cuidadores ou educadores que possuem conhecimento sobre o desenvolvimento psicomotor infantil. Atividades educativas que estimule e ajude a desenvolver suas habilidades motoras. (LE BOULCH, 1986, p.24).

Para Velasco (1196, p. 44), na Educação Infantil a criança tem que ser incentivada a brincar, amar, conhecer interagir, pois ela se desenvolve brincando. Sendo assim, o desafio e o faz-de-conta, precisam estar presentes constantemente na rotina escolar. É fundamental a boa acolhida, a segurança o espaço para a emoção, a sensibilização, a expressão, como também, a ampliação das habilidades, o desvendar do corpo e do espaço na formação da identidade e autonomia de cada um.

Segundo Le Boulch (1986, p. 24), a educação psicomotora é o ponto de partida de todas as aprendizagens, e deve ser considerada como uma educação de base na escola iniciando se na pré-escola. Pois ela possibilita a criança a conhecer seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilidades de coordenar seus gestos e movimentos

 

 

CONCLUSÃO

 

Por meio deste estudo comprovou se que a psicomotricidade é de suma importância nas aulas, tanto nos espaços internos quanto nos externos, pois ao se trabalhar atividades psicomotoras com os alunos eles conseguem assimilar melhor os conteúdos, aprendem e se desenvolvem com mais facilidade.

Sendo assim o professor que trabalha na educação infantil, deve sempre optar por trazer para as suas aulas jogos e brincadeiras, não como uma forma de passar o tempo, mas sim como uma forma divertida de promover a aprendizagem, onde todos se sentirão à vontade para participar, principalmente se forem realizadas em um ambiente motivador e agradável.

Através da psicomotricidade a criança começa a ter um controle dos seus medos, começa enfrentar alguns obstáculos, pois brincado ela desperta o desejo de explorar mais suas emoções, seus movimentos, e explorar seu corpo como um todo.

Com esse estudo confirmei que os objetivos da minha pesquisa foram alcançados, pois se confirmou que as práticas pedagógicas utilizando a  psicomotricidade é uma aliada ao bom andamento da vida escolar dos alunos começando já nos seus primeiros anos de vida por isso é muito importante que ela seja trabalhada de forma correta iniciando na educação infantil.

A psicomotricidade tem contribuído no desenvolvimento motor, no cognitivo da criança, ela possibilita uma socialização, interação com o mundo em que vive e no seu processo de ensino aprendizagem e futuramente na sua escrita.

Pode se trabalhar a psicomotricidade de diversas formas, porem a pratica que tem sido mais utilizada é através de circuitos com vários graus de dificuldades, onde sempre se começa por movimentos simples e vai aumento suas dificuldades de pouco a pouco. Onde assim estimula nas crianças a usar suas habilidades, aprender a ter confiança e superar seus medos.

Para um profissional que atua na área da educação infantil, dentro do seu planejamento, tem que conter pelo menos uma atividade onde se trabalhe a psicomotricidade por aula, pois é através psicomotricidade que podemos tanto diagnosticar algumas dificuldades e falta de habilidades nos alunos, como também através de atividades psicomotoras trabalhadas diariamente com esses alunos essas dificuldades podem ser sanadas.

As práticas usando a psicomotricidade são planejadas através de atividades onde o aluno encontrara certos desafios usando o seu corpo e mente, atividades essas que podem ser executadas tanto com movimentos rápidos como correr, pular e saltar, e movimentos lentos como engatinhar, rastejar, andar, montar quebra cabeça, jogo da memória, encaixar peças nos lugares certos, jogos onde são colocados números, letras e cores onde é indicado, pois assim também se trabalha seu raciocínio logico. Ao se falar de psicomotricidade, temos que conhecer e gostar do nosso corpo, pois ela nos possibilita várias formas para que aconteça essa exploração e conhecimento do próprio corpo, sendo assim se comprova que ela é de suma importância para o desenvolvimento.

 

 

REFERÊNCIAS

 

AJURIAGUERRA, Jean. Manual de psiquiatria infantil. Trad. de Paulo César Geraldes e Sônia Regina Pacheco Alves. 2ª ed. Rio de Janeiro: Masson do Brasil LTDA, 1980.

CAMPÃO, Daina dos Santos; CECCONELLO, Alessandra Marques. A Contribuição da Educação Física no Desenvolvimento Psicomotor na Educação Infantil. Revista Digital. Bueno Aires. n.123 p.01-29, agos. 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/revistadigital-buenosaires/html>. Acesso em: 25 out, 2018.

FONSECA, Vitor da. Terapia Psicomotora: Estudos de Casos.1. ed. Petrópolis:

Lisboa, 2008.

KAMILA, Ana Paula Folador; et. al. A estimulação psicomotora na aprendizagem infantil. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v.1, n.1, p.30-40, maio/out. 2010. Disponível em: <http://www.faema.edu.br/revistas/index.php/Revista FAEMA/article/view/9/5>. Acesso em: 20 ago. 2016.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem : contribuições de Henri Wallon. Psic. da Ed., São Paulo, n.20, p.11-30, 2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n20/v20a02.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.

Ministério da educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; Volume 1. Brasília: MEC/ SEF, 1988.

MOLINARI, Ângela Maria da Paz; SENS, Solange Mari. A Educação Física e Sua Relação com a Psicomotricidade. Revista. PEC, Curitiba, v.3, n.1, p.85-93, jul. 2002/jul. 2003. Disponível em: <http://www.revistapec.curitiba.com.br/html>. Acesso em: 6 mai,2018.

S-B-P. Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em: <http://www.psicomotricidade.com.br.html>. Acesso em: 10 dez,2019.

SABOYA, Beatriz. Bases Psicomotoras: Aspectos Neuropsicomotores e Relacionais No Primeiro Ano de Vida. Rio de Janeiro: Trainel,1995.

VELASCO, Cassilda Gonçalves. Brincar: O Despertar Psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint,1996.

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: Do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.