PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ECONOMIA BRASILEIRA
Marta Regina Woiciechoski Leimann
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
NÍVEL DE ENSINO: 8º ANO “A” E “B”
JUSTIFICATIVA
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância da agricultura familiar para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre participação da agricultura familiar na produção de alimentos básicos disponíveis em nossa mesa. Pretende-se também averiguar se a aplicação dos conhecimentos da escola rural é apresentado da mesma forma que as escolas urbanas.
OBJETIVOS
- Identificar as atividades econômicas de cada setor, e verificar qual a influência deles para o desenvolvimento da região e do país.
- Através de visita à escola rural e produtores rurais da região, esta atividade tem como objetivo trazer ao aluno o conhecimento da importância da agricultura familiar, já que esta é responsável por garantir parte considerável da segurança alimentar do país.
METODOLOGIA
O projeto “a importância da agricultura familiar” será desenvolvido em etapas, sendo que na primeira teremos aulas expositivas sobre os setores da economia e a importância da agricultura familiar para economia brasileira. Na próxima etapa será aplicado um questionário onde identificaremos qual setor da economia a população de Sorriso se destaca, logo após os resultados obtidos serão interpretados e tabulados.
No momento seguinte faremos uma visita a pequenos produtores rurais do Assentamento Jonas Pinheiro e a escola rural do local, em que serão observados os tipos de cultivares. Diante das explicações obtidas, outro item a ser observado é relacionado a sua renda, se sobrevém da propriedade ou de outro setor da economia local. Também questionaremos sobre os incentivos dos governos: federal, estadual e municipal.
O encerramento do projeto se dará na sala de aula com relatos falados e escritos, exposição de fotos e registros sobre todos os momentos do projeto.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE AULA
- Aplicação de questionários referente aos setores da economia que prevalecem no município e interpretação dos resultados obtidos.
- Leitura de materiais didáticos.
- Aula de campo.
- Multimídia.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
- 6 horas aulas teóricas.
- 4 horas aulas de campo.
AULAS TEÓRICAS ANTES DAS VISITAS
Produção econômica no espaço global.
RECURSOS NECESSÁRIOS
- Materiais didáticos.
- Multimídia.
- Ônibus para visitas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma processual no decorrer do projeto, analisando participação, interesse, trabalho em equipe, disciplina e comprometimento com as atividades. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, pesquisas e visitas, é importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus colegas.