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 A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Marinalva de Jesus Oliveira Freitas

                                                                                  Marta Ferera Carvalho

 

RESUMO

Diante de um mundo em constante evolução onde as tecnologias vieram facilitar a vida das pessoas em todos os seus aspectos, o presente trabalho realizado por meio de pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa visa mostrar que as tecnologias podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Os estudos feitos em (GUTIERREZ MARTIN 1995), (GRAEML 2012), SEABRA 2012), VERMELHO 2012) entre outros, deixaram avidente que as escolas necessitam estar equipadas com as novas tecnologias essenciais ao desenvolvimento dos alunos e os professores em constante capacitação afim de que estejam preparados para lidar e utilizar as tecnologias a seu favor incluindo em suas aulas todos os meios tecnológicos disponíveis para tornas as aulas mais atrativas e dinâmicas de forma que prenda a atenção dos alunos aulas torna estas mais agradáveis e eficientes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Educação. Alunos. Ensino-aprendizagem.

 

 

1 INTRODUÇÃO

           

O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica objetiva mostra a importância do uso das tecnologias, como por exemplo, a internet como fonte de pesquisa que auxilia no processo de ensino aprendizagem. Sabendo primeiramente que os professores precisam aprofundar seus conhecimentos sobre as tecnologias e seus usos em sala de aula, ou extra classe, estimulando desta forma a aprendizagem dos alunos em fontes de pesquisas na internet, propiciando aos mesmos uma aprendizagem tecnológica, que irá prepará-los para o mundo globalizada em que vivemos hoje.

Diante do exposto, também é necessário trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica apresentando aos alunos recursos tecnológicos que podem auxilia-los nos estudos e pesquisas conforme os temas trabalhados sem deixar de orientá-los quanto aos pontos positivos e negativos no uso da Internet.

Mesmo em meio a um mundo globalizado podemos perceber que ainda existem escolas que não possuem o básico como: Laboratórios de Informática e sala de multimídia e as escolas que possuem ainda existem professore que não se sentem a vontade para fazer o uso, nesse caso, torna-se necessário que a equipe gestora em especial a coordenadora pedagógica observe, auxilie e oriente estes profissionais em formações continuadas.

Tendo em vista que a tecnologia aplicada ao estudo estimula o educando a buscar novas perspectivas e amplia seu conhecimento sobre o assunto em estudo, torna-se necessário sua aplicação como auxilio no desenvolvimento das aulas.

Diante dos fatos gestores das escolas públicas e privadas precisam buscar nos órgãos competentes programas de incentivos para que haja equipamentos nas escolas e constante formação e atualização dos conhecimentos tecnológicos por parte dos professores e demais profissionais da escola.

Diante do exposto torna-se necessário compreender que vivemos na era da inovação, podemos ver que a tecnologia e a educação estão cada vez mais próximas. Em um mundo onde tudo fica a um clique, e onde os professores por vezes tentam e muitas vezes sem sucesso, disputar a atenção de um aluno com o seu smartphone, é necessário ser criativo, buscar meios onde esses instrumentos possam ser seu auxiliador e nãespaço  um inimigo. Proibir é inviável, por vezes, isso poderá gerar insatisfação nos alunos, gerando descontentamento e até mesmo evasão escolar.

Por tanto surge a necessidade de buscar meios, recursos que chamam a atenção dos alunos e estes venham a desenvolver métodos que possam contribuir no processo de ensino das disciplinas. Dessa forma gestores de escolas públicas e privadas precisam também buscar adquirir junto ao governo os equipamentos necessário, investir nas formações e cursos de capacitação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pois, elas exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos no mundo.

 

 

2 DESENVOLVIMENTO

 

2.1  Unesco

O programa da UNESCO acredita que as TICs podem contribuir com o acesso universal da educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a administração educacional ao fornecer a mistura certa e organizada de políticas, tecnologias e capacidades.

 

  • Capacitação e aconselhamento de políticas públicas para o uso de tecnologias na educação, particularmente nos domínios emergentes como a aprendizagem móvel.
  • Garantia de que professores tenham as habilidades necessárias para usar as TIC em todos os aspectos da prática de sua profissão por meio de ferramentas como o Marco Político de Padrões de Competência em TIC para Professores.
  • Apoio do uso e desenvolvimento de recursos e softwares educacionais plurilíngues, que sejam disponíveis para uso e reuso como resultado de licenças abertas (recursos educacionais abertos – REA; software livre e aberto [free and open source software – FOSS]).
  • Promoção de ITC para educação inclusiva, que inclua pessoas com deficiências e proporcione a igualdade de gê
  • Coleta de dados estatísticos e desenvolvimento de indicadores sobre o uso de TIC na educaçã
  • Provisão de apoio à políticas públicas que garantem que o potencial de ITC seja aplicado efetivamente por todo o sistema educacional.
  • O Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação (UNESCO Institute for Information Technologies in Education – IITE), com sede em Moscou, se especializa em intercâmbio de informações, pesquisa e treinamento sobre a integração das TIC em educaçã

 

Como podemos perceber a UNESCO vem abordando esse tema tão importante que são os setores de comunicação e informação, desafio este, que as escolas vêm enfrentando já há algum tempo, por isso tem buscado apoio do governo, pois, entende que as TICs no processo educacional podem contribuir grandemente para uma equidade na educação, mas, sabe que ainda enfrentará dificuldades causadas pela exclusão digital das populações menos favorecidas.

 

2.2 conectados e não conectados

Pode-se perceber que mesmo nos tempos atuais ainda existem povos/pessoas que vivem sem nenhum tipo de tecnologias como auxilio em suas atividades diárias. Como cita a autora o conceito de tecnologia vai muito além do simples uso do computador, pois, qualquer recurso de apoio usado para resolver problemas do dia a dia e podemos considerá-los como recursos tecnológicos. “Há a necessidade de ações coletivas concretas para evitar que as tecnologias em vez de reduzir as diferenças já existentes em nossa sociedade acentue-as” (Graeml 2012 p.4).

Podemos perceber claramente nas salas de aulas que ainda existem uma grande quantidade de alunos que não possuem computador, outros que possuem o computador mas, não têm acesso a internet, ainda existem alunos que nem mesmo possuem um simples celular.

 

No entanto é papel da escola apresentar a estes alunos “não conectados” as tecnologia existentes, orientá-los quantos aos benefícios e riscos, implantar o uso das tecnologias como, por exemplo, os softwares educacionais na escola para que todos os alunos tenham acesso, aprendam a manusear e percebam sua importâ O grande número de analfabetos e de pessoas com baixo gral de instrução associado ao elevado preço de computadores e de acesso a internet constitui-se em uma importante barreira para a inclusão digital no Brasil. Outro dificultador nos programas de inclusão digital desenvolvidos pelo governo é que alguns governantes ainda estão pensando em formas de abastecer a população com computadores, sem perceber que, para que essa tecnologia seja realmente produtiva pra o ser humano, é necessária a ação intelectual  (Graeml  2012, p. 4-5)

 

Como podemos ver não basta apenas tem um computador ou um smartphone para estar incluído digitalmente, é necessário saber usá-los, ter conhecimento do que pode ser  bom e o que é ruim e no que esses instrumentos pode lhe ser útil no dia-a-dia. Conforme cita (Silveira 2012 p. 01) “De um modo muito simples é possível afirmar que tecnologia é todo instrumento utilizado para realizar alguma tarefa, algum proposito, com a intenção de facilitar a ação humana e conseguir se chegar a bom termo”.

 

O grande problema do uso das novas tecnologias, atualmente, é a formação de dois grandes grupos sociais: os incluídos digitalmente e os excluídos da sociedade em rede. A desigualdade social entre ricos e pobres, fenômeno particularmente acentuado no Brasil e em outros países em desenvol­vimento, não sendo, entretanto, uma exclusividade dos países pobres, está adquirindo novos tons na Era Digital. Configura‑se, assim, um apartheid digital, conforme já mencionado, que se caracteriza pela grande diferença entre a minoria dos que possuem e a maioria dos que não possuem acesso ao mundo tecnológico, ficando à margem da nova onda tecnológica e das oportunidades por ela proporcionadas. ( Hazan,apud Graeml 2012, p. 4).

 

Infelizmente existe um grande número de pessoas que ainda não estão conectados a internet, ainda não estão incluídos digitalmente, talvez por condições financeiras, por não terem informações sobre seu uso e de como podem facilitar a vida em muitos aspectos ou mesmo por opção.

Para aqueles que não possuem acesso a internet por condições financeira eu falta de informação a escola pode e deve ser um canal de conhecimento, sobre tudo, tecnológico garantindo acesso aos alunos e a comunidade escolar.

Para (Cortelazzo 2012 p. 05) “Tecnologia é a aplicação de conhecimento sistematizado de um “saber como fazer”, de métodos e materiais para a solução de um dado problema e/ou para a melhoria da vida humana”.

Ainda segundo (Graeml 2012 p. 8) “A Inserção das TICs no cotidiano escolar estimula o desenvolvimento do pensamento criativo, crítico e o aprendizado cooperativo”. Como vimos não é apenas usar a tecnologia, mas, desenvolver o conhecimento.

Para a inclusão dessas tecnologias na educação, de forma positiva, é necessária a união de multifatores, dentre os quais, pode-se dizer que o mais importante é o domínio do professor sobre as tecnologias existentes e sua utilização na prática, e isso somente acontecerá por meio de capacitação, a escola precisa dispor de uma boa estrutura física e material, que possibilite a utilização dessas tecnologias durante as aulas; que os governos invistam em capacitação, para que o professor possa atualizar-se continuamente e estar preparado frente às mudanças e aos avanços tecnológico.

Para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT 2000), a educação é o elemento chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado conforme cita: (MCT apud Graem l  2012, p. 5).

O mesmo pensamento podemos encontrar a seguir em: (Hazan 2001,apud Graeml 2012, p. 5).

 

Concorda e acrescenta que, mais do que a educação, a capacitação é o conceito chave para a inclusão digital. Ensinar o uso de tecnologia as crianças é fundamental para integrá-la desde cedo, a uma sociedade cada dia mais informatizada.

 

Como cita os autores acima a educação possui um papel fundamental nesse processo de inclusão digital dos alunos e consequentemente da comunidade escolar, sendo uma  escola aberta onde crianças, jovens e idosos tenham acesso aos meios tecnológicos garantindo uma educação tecnológica para todos.

(Valente e Freire apude Graeml 2012 ,p.7) Consideram que as atividades educacionais com o computador na escola possui duas modalidades:

 

A primeira modalidade é a que caracteriza-se por dar ao aluno noções superficiais a cerca dos conceitos de programação, princípios de funcionamento do computador e de utilização de ferramentas, como o editor de textos e a planilha eletrônica. Essa modalidade, que utiliza o computador como ferramenta de trabalho, visa facilitar as atividades do cotidiano, mas contribui pouco para a melhoria da qualidade do ensino. A segunda modalidade é que caracteriza a informática educativa, por meio da qual o aluno utiliza softwares que contribuem para o desenvolvimento de estratégias e de aprendizagem dos conteúdos estudados.

 

Como vimos nessa ultima modalidade o uso da internet faz toda a diferença, pois, o computador passa a ser utilizado de maneira interativa, auxiliando na busca de conteúdos referentes a qualquer disciplina o que amplia as possibilidades de um trabalho multidisciplinar ou interdisciplinar. “o objetivo da introdução do computador na educação não deve ser apenas o modismo ou a preocupação de estar atualizado com relação às inovações tecnológicas” (Graeml 2012, p. 7).

Com a utilização das TICs o professor deixa de ser aquele que apenas transmite conhecimento para ser um mediador orientando os alunos a buscar e fazer suas próprias conclusões, podemos dizer então que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem estimula nos alunos um pensamento critico e criativo participando dessa forma de um aprendizado colaborativo e participativo.

O conhecimento, principalmente no campo da informática deve estar relacionado aos demais campos do saber humano. Trata-se, pois, de uma nova linguagem, um novo elemento do processo de comunicação, um novo código: a linguagem digital.

 

2.3 Recursos tecnológicos que podem ser utilizados na educação

Pode-se perceber que as TICs Tecnologias de Informação e Comunicação podem transformar surpreendentemente a maneira como as pessoas se comunicam, trabalham, decidem e pensam. A utilização das tecnologias pelos alunos fora da escola só vem reforçar a importância da sua utilização no contexto escolar (Perrenoude, 2000 apud Graeml 2012, p.7).

 “A internet também vem contribuindo para uma maior motivação dos alunos, não somente por ser algo novo, mas, também pelo fascínio decorrente do seu inesgotável potencial de pesquisa, lazer, informação e divertimento”. (Graeml 2012,p. 5).

O professore por sua vez, precisam se empenhar em aprender a utilizar a internet a seu favor, chamando a atenção dos alunos para a pesquisa e o aprendizado. São muitos os recursos tecnológicos que podem ser usados pelos professores na aplicação das aulas como cita ( Seabra 2010, p.4-22).

  • navegação na internet usando ferramentas de busca como Google, Yahoo, Bing, enciclopédia online entre outros, porém, quando as pesquisas forem feitas na escola o trabalho deve ser monitorado de perto pelos professores para que os alunos não apenas copiem os dados mas, se apropriem desses conteúdos. Para tanto torna-se necessário que os professores tenham habilidade com essas ferramentas.
  • Comunicação a comunicação hoje está muito mais rápida e dinâmica do a pouco tempo atrás podemos nos comunicar por e-mails, mensagens instantâneas, chat, mensagem de voz dentre outros são recursos que podem ser utilizados pelos alunos e professores por exemplo para tirar dúvidas antes das provas.
  • Vídeos usando celulares ou máquinas fotográficas os alunos poderão produzir vídeos como resultado de pesquisas orientadas pelo professor.
  • Som essa tecnologia também pode ser utilizada na escola na forma de música, entrevistas e gravação de áudio.
  • Imagens os alunos podem buscar imagens na internet para ilustrar temas trabalhados nas aulas.
  • Canais ou páginas na internet que possibilitam a publicação e o armazenamento de informações que são utilizadas rotineiramente”.
  • Textos e planilhas são ferramentas que podem ser usadas pelos professores para preparar aulas e elaborar provas. O processador de textos permite que os alunos interajam com a escrita de um modo mais flexível com correção automática dos erros, as planilhas permitem lidar com dados numéricos em diversas disciplinas além de possuírem recursos de geração de gráficos com esses recursos professores poderão dar aulas diferenciadas usando slides por exemplo.
  • Mapas além de cartografiias geográficas, genealogias, hierarquias é possível tornas essas atividades muito interessantes dando um salto na construção do conhecimento.
  • Jogos e simulações quando propostos com objetivo podem abranger situações vivenciadas no dia a dia implicam-na construção de competências a habilidades como planejamento de ações, trabalho colaborativo, dedução lógica e reconhecimento de padrões.

Como pode-se perceber são muitos os recursos tecnológicos que podem ser utilizados nas aulas tornando estas mais interessantes, prazerosas e eficazes.

As novas tecnologias podem ser classificadas em mídia, multimídia e hipermídia. A mídia caracteriza-se por poucos elementos, como por exemplo, o rádio, ou cds que transmitem apenas som, ou seja, é só áudio; a televisão é uma mídia e já possibilita som e imagem. A hipermídia são os documentos que incorporam texto, imagem e som de maneira não linear.

A multimídia, ancorada na palavra latina media que significa vários meios, integra vários elementos ou aparatos, ou seja, recursos diversos que podem ser elementos ou dispositivos diferentes interconectados apresentados como módulos ou como um único produto denominado, geralmente, de computador multimídia. Ainda pode ser conceituado assim:

 

Cada meio (ou cada componente de um único aparato que processa textos, imagens, gráficos e som) trabalha com documentos específicos, cada um com sua função e, se estes 5 documentos estiverem bem interligados, entre todos eles formam um novo documento audiovisual distinto, que podemos chamar de documento multimídia (Gutiérrez Martin, 1995;8/9).

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Com o advento das tecnologias da Informação e Comunicação surge a necessidade de uma inclusão digital onde todos possam ter acesso às tecnologias emergentes. Como diz a constituição Federal à educação é direito de todos.

Ao longo da pesquisa realizada ficou evidente que mesmo a Educação sendo um direito muitos ainda não possuem acesso a equipamentos e meios tecnológicos que podem facilitar a vida acadêmica, pessoal, social e profissional.

Vemos a escola como mediadora nesse processo, pois, aqueles que não possuem acesso à internet, por exemplo, tem a oportunidade de ter esse acesso na escola e esta por sua vez deve estar de portas abertas afim de orientar e mediar o conhecimento.

Ao longo da pesquisa percebemos que o objetivo é que todas as escolas estejam equipadas com o básico, que é ter um Laboratorio de Informática e sala de Multiimidia, vimos ainda que muitos profissionais da educação precisam compreender a importância da atualização das novas tecnologias e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.

Percebemos que ainda existem pessoas que não utilizam as tecnologias por não terem condições financeiras ou mesmo por desinteresse, nestes casos a escolas podem fazer a diferença com as novas gerações, mostrando sua importância e a maneira como quando bem utilizadas podem facilitar a vida em muitos aspectos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Recursos Tecnológicos na Educação ed. FAEL 2012.

 

FAEL. Manual de TCC Cursos de Pós-Graduação.

 

GRAEML. Karin Sylvia.Tecnologia de Informação e comunicação no Ensino Superior ed. FAEL 2012.

 

GUTIÉRREZ MARTÍN, Alfonso. Educación multimedia: una propuesta desmistificadora. Segovia, Espanha, 1995. Texto mimeografado.

 

UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Representação da Unesco no Brasil Disponível em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/ acesso em 15 de nov. 2017.

 

SILVEIRA Maria Helena Pupo. Teorias da Aprendizagem e as TICs  Ed. FAEL Curitiba 2012.

 

SEABRA, Carlos Tecnologias na Escola 1º edição ed. Fronteiras do pensamento Telos Empreendimentos Culturais Porto Alegre 2010.