Buscar artigo ou registro:

 

 

BIOMAS BRASILEIROS E UM DESTAQUE PARA A CIDADE DE SINOP-MT

Luzinete da Silva Mussi[1]

Lúcio Mussi Júnior

 

 

RESUMO

A presente pesquisa apresenta inicialmente os Biomas encontrados no Brasil, apontando em mapa suas regiões. Em seguida é destacada a região do município de Sinop, no norte de Mato Grosso. Busca-se, portanto, uma visão mais detalhada das especificidades dessa região, além do levantamento de informações gerais com relação ao município.

 

Palavras-chave: Biomas. Brasil. Regiões. Sinop.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Frente à manutenção e preservação dos biomas que compõem o nosso país, este trabalho busca primeiramente apresentar um mapa com a divisão por área dos seis biomas encontrados no Brasil.

Contudo, o foco principal deste estudo está em analisar o município de Sinop – MT, bem como o bioma no qual está inserido e a forma com que vem ocorrendo a interação homem/bioma nesta região.

Na sequência apresenta-se o mapa com os biomas agora assinalada a localização do município de Sinop, como também um mapa onde é destacada a localização de Sinop no estado de Mato Grosso e no país.

Em seguida são apresentadas as características do município, os cuidados com o meio ambiente, as principais atividades econômicas e os impactos sobre o meio ambiente.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

De acordo com a EMBRAPA, Bioma pode ser definido como sendo: "... grande comunidade de plantas e animais de forma equilibrada e estável, com condições climáticas ou ecológicas semelhantes de determinada região, caracterizada por um tipo principal de vegetação".

O Ministério do Meio Ambiente acrescenta que o Brasil é constituído por seis biomas que apresentam características bem distintas, sendo eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Assim, cada ambiente citado apresenta diferenças e especificidades com relação a sua flora e fauna.

Neste sentido, a vegetação mostra-se como um dos componentes de maior importância dentro de um bioma, haja vista ser ela a responsável por constituir os habitats para as espécies animais, além do fornecer as condições essenciais também à sobrevivência humana. (BRASIL, Ministério do Meio Ambiente)

Assim, cada bioma é capaz de impelir à região uma série de características específicas relacionadas às condições por ele oferecidas. Tais questões impactam diretamente na produção tanto no setor primário, quanto no secundário e terciário, influenciando também a economia local, bem como uma série de fatores envolvendo a vida e organização humana.

Deste modo, pode-se perceber que a preservação dos biomas garante a manutenção de espécies vegetais e animais, ajuda a manter a estabilidade climática, preserva o relevo e permite a continuidade de fornecimento de recursos naturais essenciais à vida humana.

A seguir, apresenta-se o mapa do Brasil com a divisão por cores, destacando os seis biomas aqui encontrados, elaborado no software QGIS a partir da base de dados baixada do portal mapbiomas.org:

 

Fonte: formulado pelo autor através no software QGIS, através da base de dados baixada no portal mapbiomas.org.

 

O município brasileiro estudado neste trabalho é o de Sinop, localizado no norte do estado de Mato Grosso. Pode-se perceber que este município se localiza no bioma amazônico, conforme observado no mapa abaixo:

 

Fonte: formulado pelo autor através do mapa criado no QGIS, de mapa baixado no portal gratispng.com e do Google Maps.

 

A seguir, apresenta-se a localização do município de Sinop no estado de Mato Grosso e no Brasil, conforme apresentado pelo Google Maps:

Fonte: Google Maps.

 

A cidade de Sinop fica localizada a aproximadamente 500 quilômetros de Cuiabá, capital do estado, às margens da rodovia BR 163, principal rodovia do estado de Mato Grosso, fazendo limites com os municípios de Santa Carmem, Cláudia, Sorriso, Tapurah, Vera e Itaúba. A cidade fica em uma planície de altitude aproximada de 384 m e coordenadas 11º50’53” de latitude sul, 55º38’57” de longitude oeste de Greenwich. (SINOP, 2021)

De acordo com as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021 a cidade tem aproximadamente 148.960 habitantes, sendo que desse total, cerca de 119.148 residem na cidade e aproximadamente 29.792 estão na zona rural.

Estima-se ainda que a população economicamente ativa do município de Sinop esteja hoje em torno de 49.455 pessoas.

Ainda de acordo com o IBGE o PIB per capita antes do início da pandemia de Covid-19 estava entorno de 45.050,74.

Já com relação ao saneamento básico e infraestrutura, cerca de 80% dos domicílios urbanos de Sinop têm água tratada, sendo que os 20% restantes utilizam água de poços semiartesianos ou cisternas. Mais de 95% contam com coleta de lixo e apenas cerca de 30% contam com esgotamento sanitário, sendo que os quase 70% restantes utilizam em sua maioria o sistema de fossas rudimentares. Quase a totalidade das vias urbanas possuem pavimentação asfáltica e iluminação pública.

A economia local está fortemente amparada pelo agronegócio, embora existam indústrias e o setor de serviços também seja fortalecido pela posição de polo regional ocupada pela cidade.

No setor primário, a produção de soja e milho se destacam, e a pecuária também ganha espaço em terrenos mais acidentados. Em contrapartida, a extração de madeira vem decaindo desde o início dos anos 2000.

No setor secundário, a indústria madeireira, embora ainda produza tanto para o mercado externo quanto para o interno, também está em redução. No entanto a industrialização vem crescendo em outros setores como produção de álcool de milho (contamos com uma usina), produção de biodiesel, produção de perfilados e estruturas metálicas, produção de adubos e outros insumos agrícolas, entre outras.

Já no setor terciário, os destaques estão nos serviços da área de saúde, de saúde animal, tecnologia, manutenção e no comércio.

O desmatamento ocorreu na região norte de Mato Grosso, e mais especificamente em Sinop, primeiramente devido à exploração comercial da madeira que era a atividade responsável por cerca de 90% da renda do município na década de 1980, já em seguida para implantação de lavoras e pecuária. Estima-se que hoje reste cerca de 25% da vegetação nativa do município em forma de reserva legal.

As principais ameaças ao bioma nos limites do município de Sinop são a expansão da agricultura e da pecuária, a exploração comercial da madeira, a construção da hidrelétrica Sinop Energia – que ocorreu nos últimos anos e os incêndios florestais.

Sinop possui em sua área urbana o Parque Florestal, uma área de preservação ambiental dividida em três fragmentos chamados de R-10, R-11 e R-12. O parque conta ainda com um lago de cerca de 30.000 metros quadrados. Sendo que R-11 possui uma área de 43,56 hectares sendo destinada à visitação pública. O parque abriga uma série de espécies animais e vegetais.

O Projeto de Lei 5172/20 criou a chamada “Zona Franca da Biodiversidade”, no município de Sinop. O projeto ainda tramita na Câmara dos Deputados e busca a destinação de impostos arrecadados para a preservação ambiental na região.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A partir do presente trabalho é possível notar, em primeiro lugar, as áreas em que se encontram cada um dos seis biomas que compõem o Brasil. Apresentou-se um mapa onde os biomas são apresentados diferenciados pela cor de modo a facilitar a visualização.

Percebe-se, contudo, que o bioma amazônico é o mais abundante, mas que também é bastante devastado e ameaçado pelas ações do homem. Contudo, cada bioma possui sua importância e impele características próprias à região, tanto no tocante à vida animal, quanto também à ocupação, organização e produção humana.

Ao focar o estudo no município de Sinop – MT, percebe-se que tal município está localizado no bioma amazônico, sendo possível entender ainda que, desde sua criação até o final dos anos de 1980 a base da economia local foi a extração e exploração comercial da madeira. Deste modo, fica evidente a grande proporção da destruição ambiental ocorrida na região.

No entanto, após esse período, a medida em que a extração de madeira perdia força, a agricultura e a pecuária ganhavam espaço rapidamente.

Deste modo, é possível notar que a vegetação nativa continuou em constante ameaça, já que o agronegócio necessitava de áreas cada vez maiores.

Hoje a economia do município, bem como de toda a região, encontra-se fortemente amparada no agronegócio, principalmente pela produção de soja e milho, bem como na pecuária.

Contudo, percebe-se um fortalecimento também no processo de industrialização, onde o destaque está para a produção de perfilados e estruturas metálicas, uma usina de álcool de milho, produção de biodiesel, entre outras.

O setor de comércio também vem se fortalecendo, já o de serviços tem se destacado bastante, sobretudo na área médica, na área de saúde animal, na área da educação, da tecnologia e de manutenção.

A cidade de Sinop figura-se como um polo regional, de forma que atende toda a região.

Contudo, acaba caracterizando-se como uma cidade economicamente mais ativa que suas vizinhas e cuja degradação ambiental também ocorreu de forma mais intensa.

Atualmente os principais fatores que ameaçam a biodiversidade da região são os desmatamentos para implantação de lavouras ou pecuária, embora ainda haja extração de madeira. Mas há um destaque também para os incêndios florestais, que podem dizimar grandes áreas, eliminando a flora e a fauna.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html. Acesso: out. 2021.

 

EMBRAPA. Amazônia. S.d. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-amazonia. Acesso: out. 2021.

 

IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/sinop/panorama. Acesso: out. 2021.

 

MAPBIOMAS. Brasil Revelado. Disponível em: https://mapbiomas.org/. Acesso: out. 2021.

 

SANORTE. Programa de monitoramento de fauna. Sanorte. 2015. Disponível em: https://sanorteambiental.com.br/files/arquivos/1-monitoramento-meio-biotico---fase-de-implantacao.pdf. Acesso: out. 2021.

 

SINOP. A cidade. Disponível em: https://www.sinop.mt.gov.br/. Acesso: out. 2021.

 

WWF.org. Biomas Brasileiros. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/. Acesso: out. 2021.

 

[1] Diretora do Instituto Saber de Ciências Integradas. Pedagoga. Licenciada em Educação Física. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Sociologia e Filosofia e em Gestão Educacional. Mestra em Ciências da Educação. Atua na Área Educacional desde 1976. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.