Buscar artigo ou registro:

 

 

O IMAGINÁRIO MUNDO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Cintia Rafaela Bernachi Rocha

 

 

 

FIGURA 01

FONTE: Disponível em: < http://antigo.rioeduca.net/blog.php?tag=riodeleitores&pg=10>. Acesso em: 28 julho 2020.

 

“Quem escreve um livro cria um castelo. Quem o lê mora nele!”

É com essa frase de Monteiro Lobato que inicio escrevendo esse e-book, destacando tanto a importância para quem lê um livro, quanto para quem o ouve. A contação de história traz muitos benefícios para adultos e crianças e tem o poder de nos fazer viajar em um mundo imaginário, nos faz transportar para outros tempos, criando inúmeros personagens na nossa cabeça, lembrando que tudo isso sem saímos de casa.

 

FIGURA 02– CONTO DE FADAS

FONTE: Disponível em:<https://www.coladaweb.com/literatura/contos-e-mini-contos>. Acesso em: 28 julho 2020.

 

Nesse tempo de pandemia as crianças estão ficando em casa muitas vezes sem ter o que fazer, e os pais muitas vezes sem saber o que fazer com elas para que estimulem ainda mais seus conhecimentos. Então, assim como na escola na Educação Infantil, em que contar história é um dos principais métodos de levar conhecimento para as crianças pequenas, se torna uma importante opção para os pais que não sabem o que trabalhar com a criança dentro de casa.

 

 

OBJETIVO

 

FIGURA 03– RODA DE LEITURA

FONTE: Disponível em:<http://miartioli.blogspot.com/2011/04/roda-da-conversa.html>.Acesso em 28 julho de 2020.

 

E aí que vem outro dilema: O que fazer para tornar esse método de aprendizagem através da leitura mais estimulante e que traga interesse para a criança?

Espera-se que a partir desta leitura, possibilite um novo olhar para a contação de história e possa promover ações de aprendizado tanto para professores, quanto aos pais que desejam contar uma história ao seu filho de forma prazerosa.

O objetivo para com esse e-book é dar dicas a quem deseja contar histórias, principalmente para crianças menores de modo que a chamem a atenção da mesma para a leitura, e viajem no mundo da imaginação.

 

 

IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIA

 

FIGURA 04– HORA DA HISTÓRIA

FONTE: Disponível em: <http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC820337-2216,00.html>.  Acesso em: 28 julho 2020.

 

Contar história para uma criança é fundamental na construção do seu conhecimento despertando a curiosidade, estimulando a imaginação, ajudando na fala, na escrita e proporciona até mesmo vivenciar diversas emoções, despertando o senso crítico da criança fazendo-a sonhar.

 

 

10 DICAS ESSENCIAIS PARA CONTAR HISTÓRIAS DE FORMA LÚDICA E DIVERTIDA

 

FIGURA 05- IDEIAS

FONTE: Disponível em: < http://www.imagenslivres.com/imagem-gratis-ideias-de-educacao-com-lampada/>. Acesso em: 28 julho 2020.

 

1- Escolha uma história envolvente

Escolher uma boa história para contar é o primeiro passo que deve seguir, principalmente se for de acordo com a faixa etária de idade da criança que deseja contar a história. Escolha um livro em que seja envolvente do começo ao fim, para prender a atenção do ouvinte. Aposte em ilustrações e desenhos de boa qualidade, especialmente se for histórias de animais que as crianças adoram.

 

2- Conheça a história que vai contar

Não que seja especificamente decorar a história, mas um dos grandes erros que muitos contadores fazem é ler somente na hora e isso traz insegurança e poderá atrapalhar na hora de contar. O ideal é se preparar antes.

 

3- Escolha um bom local

Escolha um lugar calmo, sem barulho.  Seria legal se fosse ao ar livre em uma praça ou parque, mas como estamos em época de pandemia você pode improvisar em casa mesmo, monte um cenário aconchegante, com tapete ou almofadas e sente-se no chão junto com as crianças.

 

4- Escolha dos materiais que serão utilizados

Essa é uma excelente dica principalmente para o professor que for gravar um vídeo de contação de histórias, que deve apostar em materiais para prender a atenção ainda mais de quem irá assistir.

Escolha uma roupa de contador, que seja alegre e divertida.

Dependendo da história a ser contada utilize fantoches e bonecos.

Objetos sonoros também são interessantes.

Aposte em fundos coloridos.

Organize todos os recursos antecipadamente. Em muitos casos a utilização desses materiais se tornam mais atrativos que a própria história, então capriche nas ideias.

 

FIGURA 06– ALEGRIA NA ESCOLA

FONTE: Disponível em: http://educandomundo.blogspot.com/2009/11/pratique-alegria-em-suas-aulas.html. Acesso em: 28 julho de 2020.

 

5- Utilize músicas

Utilizar música na hora de contar uma história, sem dúvidas deixa as crianças mais animadas.  Sem falar nas histórias musicais que são lúdicas e as crianças podem até memorizar, cantar junto e até dançar, já pensou que divertido?!

Dica de música:

 

O Cravo brigou com a Rosa

 

O cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O cravo saiu ferido,

E a rosa, despedaçada.

O cravo ficou doente,

A rosa foi visitá-lo.

O cravo teve um desmaio

E a rosa pôs-se a chorar

[...]

 

FIGURA 7 - MÚSICA

Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2599/dancando-em-dose-dupla>. Acesso em 30 julho 2020.

 

Dona aranha

 

Dona aranha

Subiu pela parede

Veio a chuva forte

E a derrubou

 

Já passou a chuva

E o sol já vem surgindo

E a dona aranha

Na parede vai subindo.

[...]

 

Invista muito nesse recurso, além de emocionar, impulsiona ainda mais a interação das crianças.

 

6- Diálogo com as crianças

Conversar com as crianças antes, durante e depois da história é muito importante. Saber a opinião, ver se realmente ela está compreendendo o que você quer que ela entenda. Pergunte a elas o que elas acharam, se gostaram do que que aconteceu durante a história.

 

7- Olhe nos olhos das crianças

Quando você olha nos olhos das pessoas na hora de conversar ou contar algo, traz segurança para quem estiver escutando.

 

8- Gestos e voz

Os gestos e a voz também é algo importante e que deve ser levado em conta. Procure ter um tom de voz claro de acordo com o personagem que estiver contando e tanto as expressões do rosto quanto a gesticulação das mãos fazem uma enorme diferença.

 

9- Improvise

Imagina que divertido contar a história até a metade e pedir para que as crianças mesmo terminem? Se preferir até crie em conjunto novas histórias a partir da que você leu. Utilize a criatividade e deixe as das crianças estimulá-las a pensar em algo interessante.

 

10- A última dica são links de vídeos de histórias para se inspirar:

 

FIGURA 08 - A Menina do Vestido Azul:

FONTE: Disponível em: <https://youtu.be/D368BPqCpLk>.

 

FIGURA 09 - A ilha dos sentimentos:

FONTE: Disponível em: <https://youtu.be/-5L51NUcgac>.

 

FIGURA 10 - O gato Xadrez:

FONTE: Disponível em: <https://youtu.be/h0h3XTJmysM>.

 

 

 

Conclusão

 

FIGURA 11 - IMAGINAÇÃO

Disponível em: <https://artrianon.com/2017/01/26/o-poder-da-imaginacao/>. Acesso em 30 julho 2020.

 

Agora que você já viu todas as dicas, é só se preparar e viajar por esse mundo da imaginação com as crianças. Não são tempos fáceis, mas tenho certeza que você professor ou pai que deseja contar uma história para uma criança, vai trazer esperança de um mundo melhor para elas e leva-las para o mundo da imaginação. Saiba que as lembranças que ela terá deste momento será guardado para sempre, então tente ao máximo torná-lo importante. São nos livros que são guardados as maiores descobertas e nada melhor do que os compartilhar de forma atrativa e correta.

FIGURA 11 - IMAGINAÇÃO

--

Disponível em: <https://artrianon.com/2017/01/26/o-poder-da-imaginacao/>. Acesso em 30 julho 2020.

 

 

REFERÊNCIA

 

A ilha dos sentimentos. Varal de história, 2017.Disponível em: <https://youtu.be/-5L51NUcgac>. Acesso em: 15 de julho de 2020 ás 12:00 horas.

 

Contação de história – O vestido azul. Fundação Educar Dpaschoal., 2012. Disponível em: <https://youtu.be/D368BPqCpLk>. Acesso em: 20 de julho de 2020 ás 13:00 horas.

 

MELO, Fabiana Carbonnera Malinverni. Lúdico e musicalização na educação infantil. Indaial: UNIASSELVI, 2011.

 

O gato xadrez. Varal de história, 2016. Disponível em: <https://youtu.be/h0h3XTJmysM>. Acesso em: 15 de julho de 2020 ás 15:30.

 

STEUCK, Cristina Danna. Pedagogia da educação infantil. Indaial: UNIASSELVI, 2013.