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A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elisabeth Sangaleti

Ilma Camilo dos Santos de Lima

Liandra Celly de Oliveira monteiro

Márcia Mitico Fugihara Tokuda

Orcione Maria Carvalho dos Santos

 

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a importância da música no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. O estudo aborda um pouco do conceito histórico sobre a música e teve como problema entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja, como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. Portanto neste artigo busca-se, oferecer subsídios para viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável para a criança, explicando o desenvolvimento da linguagem musical no contexto da educação infantil, a fim de contribuir para a motivação pessoal e facilitar a integração do educando no contexto escolar. Diante disso, podemos considerar que a música é uma ferramenta essencial para um bom desenvolvimento da criança no aspecto educacional, favorecendo de forma lúdica e construtiva uma melhora significativa nos seus aspectos motivacionais. Entretanto a musicalização é um instrumento mediador que possibilita o processo de construção do conhecimento das crianças, despertando e desenvolvendo o prazer pelas diversas áreas do conhecimento, aprimorando habilidades, favorecendo a imaginação e a criatividade.  Desse modo, pode-se finalizar que existem diversas vantagens que o trabalho com a música em sala de aula pode trazer no desenvolvimento da criança. Pois sabe-se que a música se faz presente em nossas vidas, desde a nossa concepção e está diretamente relacionada com a nossa cultura.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Música. Desenvolvimento. Criança.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Diante da contextualização de pesquisa sobre a importância da música no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, pode-se dizer que o presente artigo, nos remete a analisar como é possível utilizar a música como ferramenta de estímulo para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Sendo assim, considera-se crucial a abordagem deste tema enfatizar a importância de trabalhos musicais que viabiliza novos rumos e novas práticas para a educação, possibilitando aos educadores e educandos oportunidade de aprendizagem prazerosa e motivante que os conduz ao conhecimento de forma lúdica e enfatiza a importância da música na educação infantil.

Portanto, a música tem um papel importante na educação infantil, pois é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano, sendo que também auxilia a despertar habilidades criativas proporcionando que a criança crie e inove sempre que for desafiada, favorecendo assim a ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando a sensibilidade da criança e a capacidade de concentração da mesma.

Sendo assim, através da música podemos perceber costumes, distinguir gostos, dialogar com a subjetividade. A música é um excelente meio de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, permite que a criança possa usufruir de satisfações imediatas, considera- se que esta pode contribuir ao nível da comunicação verbal e não-verbal, no que diz respeito a aspectos cognitivos, efetivo-emocionais e motores, ao mesmo tempo promove interação e o autoconhecimento.

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASL, 2006, p.16),

 

Antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, bebês e crianças são capazes de interagir a partir de outras linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, faz-de-conta, entre outras) desde que acompanhadas por parceiros mais experientes. Apoiar a organização em pequenos grupos, estimulando as trocas entre os parceiros; incentivar a brincadeira; dar-lhes tempo para desenvolver temas de trabalho a partir de propostas prévias; oferecer diferentes tipos de materiais em função dos objetivos que se tem em mente; organizar o tempo e o espaço de modo flexível são algumas formas de intervenção que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

 

Desta forma a música é vista, como um dos principais elementos culturais de uma sociedade, e configura-se como uma linguagem capaz de expressar sensações desde muito cedo na vida do indivíduo, e permeia momentos marcantes da sociedade e acompanha todas as etapas do desenvolvimento humano. Nesse sentido, a música sempre esteve muito atrelada à cultura e à história social nas mais diversas situações cotidianas, integrando o desenvolvimento afetivo, a construção social e cognitiva das pessoas, contribuindo para a elevação da competência e criatividade mental do ser humano.

Entretanto a música na educação infantil vem ao longo da sua história atendendo vários objetivos como a formação de hábitos atitudes e componentes. Pois desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Parece mesmo que a receptividade à música, é um fenômeno corporal e que a relação da criança com a música começa quando ela entra em contato com o universo sonoro que a cerca a partir de seu nascimento.

De acordo com (SANTOS, 2017, p4) concorda com esse ponto de vista e defende que:

 

A música na Educação Infantil vai além de cantar para que as crianças se distraiam, em um período do dia. Quem está em contato com uma criança sabe que a música é um importante meio para que estas possam trabalhar sua expressão corporal, já que provoca estímulos, os quais permite que as crianças se expressem através de gestos. A coordenação motora também pode ser explorada através da música, tanto através da motricidade fina como da ampla, pelo simples tocar ou manusear um instrumento, ou pela a dança (SANTOS, 2017, p. 4)                                           

 

Diante disso, todo e qualquer processo na educação infantil requer cuidados e monitoramento, pois se trata da formação da criança, porem para que isso ocorra com tranquilidade e de forma lúdica temos que utilizar ferramentas que nos conduza a um bom retorno da aprendizagem das crianças, e a música é uma ferramenta valiosa, porém tem que saber envolver os conteúdos, enriquecendo assim sua metodologia.

Sendo assim podemos concluir que a música é uma ferramenta essencial para o educador que tenta renovar e trabalhar sua metodologia de forma lúdica e criativa, desenvolvendo a criatividade da criança no aspecto educacional, no qual favorece de forma lúdica e construtiva para uma melhora significativa nos seus aspectos motivacionais.

 

 

BREVE CONCEITO SOBRE MÚSICA

 

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.

A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.

A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos.

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

O significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. A música pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

Diante de todo o contexto apresentado até aqui, podemos perceber que o conceito de música se amplia, é a arte que trata da relação entre som e silêncio, e é construída culturalmente.

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A MÚSICA

De cordo com estudo realizado pode-se elencar que a música na educação infantil vem ao longo da sua história atendendo vários objetivos como a formação de hábitos atitudes e componentes. Pois desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais.

Dessa forma a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes a serem trabalhadas na educação infantil, ao lado linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Nesse sentido, não é exagero afirmar que os efeitos da música sobre os sentimentos humanos estão, cada vez mais, migrando da sabedoria popular para reconhecimento cientifico.

A respeito da linguagem musical, Hummes a firma que:

 

A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de se expressar através de uma linguagem não verbal e os sentimentos e emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade [...] a música se presta para favorecer uma série de áreas da criança. Essas áreas incluem a 'sensibilidade', a 'motricidade', o 'raciocínio', além da 'transmissão e do resgate de uma série de elementos da cultura' (HUMMES, 2010, p.22).

 

Nesse contexto pode-se dizer que a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes a serem trabalhadas na educação infantil, ao lado linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Nesse sentido, não é exagero afirmar que os efeitos da música sobre os sentimentos humanos estão, cada vez mais, migrando da sabedoria popular para reconhecimento cientifico.

Diante disso a música tem um papel importante na educação infantil, pois é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano, sendo que também auxilia a despertar habilidades criativas proporcionando que a criança crie e inove sempre que for desafiada, favorecendo assim a ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando a sensibilidade da criança e a capacidade de concentração da mesma.

Na educação infantil as crianças que convivem com a música, logo a maioria delas possuem o gosto por ouvir e cantar músicas. Nesse sentido, ouvir, aprender uma canção, brincar de roda, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem além do gosto musical.

A criança que convive com a música na educação infantil desde cedo, propicia um contexto escolar de aprendizagem interessante e ativo, sendo a musicalização uma grande aliada do professor mediador para a descoberta e a construção de novos saberes educacionais.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Tendo em vista a importância da música no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil, o presente artigo mostra o quanto à utilização da música nas escolas pode modificar de maneira de aprendizagem das crianças, a música colabora com a promoção afetiva, alarga determinadas áreas de reações, e como reforço dá as crianças maior segurança, desenvolve suas ideias e a sua própria expressão.

Entretanto esta pesquisa, proporcionou algumas questões referentes a importância da música no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil, pela qual procuramos refletir sobre as contribuições da música no aprendizado da criança, é notório  que essa arte é extremamente importante no desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas, por isso precisa ser valorizada no ambiente escolar como ferramenta pedagógica porque pode proporcionar um aprendizado significativo e estimulante.

Diante desse contexto a música possui um forte poder de atração sobre as crianças, sua utilização nas atividades escolares de forma planejada favorece a ampliação da aprendizagem de maneira mais alegre e prazerosa. Portanto, percebemos a urgência de se criar espaços na escola para a inserção da musicalização e todos os benefícios inerentes ao ser humano.

Com isso as reflexões em torno do tema, permitiram perceber o quanto a música contribui e continua contribuindo para o desenvolvimento humano. Pode-se relatar que foi possível perceber, ao longo do levantamento teórico, os inúmeros significados da música no cotidiano e nas atividades escolares da criança, como um agente que pode facilitar o raciocínio e a aprendizagem infantil. Contribuindo de maneira significativa para qualidade na educação Infantil e favorecendo a formação humana integral em sua plenitude.

Nesse contexto concluímos que a música é uma importante ferramenta do desenvolver pedagógico. Na Educação Infantil desenvolve um papel crucial sendo uma facilitadora para agregar valores no processo de ensino/aprendizagem das crianças. Acreditamos que a música vai além da mediação da aprendizagem, sendo uma contribuição prazerosa para a construção do próprio eu, instigando a interação social do meio em que os sujeitos estão inseridos.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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HUMMES, Julia Maria. Por que é importante o ensino de música?: considerações sobre as funções da música na sociedade ce na escola. Revista da Abem, n. 11, p. 17-25, set. 2010.

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