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O LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Vagner Frozza 1

Laura Vanessa Silva Santos Frozza

 

RESUMO

 

Este estudo tem como foco principal a importância dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, visando compreender o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil. A metodologia desenvolvida no presente estudo foi através de pesquisas em livros, sites e artigos científicos, encontrados em sites como: sciello, google, google acadêmico. Enfatizando os inúmeros benefícios da ludicidade, do prazer de brincar e jogar, desempenhando uma grande melhora na coordenação, agilidade, flexibilidade, socialização, todo aspecto motor e cognitivo. Sendo as atividades lúdicas ingredientes fundamentais e indispensáveis no processo de crescimento, desenvolvimento e de aprendizagem das crianças nessa fase da vida. Tendo em vista que as vivencias da prática lúdica juntamente com saberes teóricos dos conteúdos ensinados geram implicações no ensino, são métodos fundamentais para promover um ensino de qualidade e ressaltar a capacitação dos profissionais, considera-se que promover uma articulação positiva entre essas duas instancias é um caminho seguro e em potencial para lidar com a sala de aula e seus inúmeros desafios.

 

Palavras-chaves: jogos. Brincadeiras. Educação física. Lúdico e aprendizagens.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

O tema a ser abordado é muito discutido atualmente, pois o ensino lúdico nas aulas de educação física ganhou destaque no cenário mundial, na busca da inclusão como fator essencial para que crianças e jovens encontrem a relação entre educação, aprendizagem, desenvolvimento e qualidade de vida.

A ludicidade por meio de brincadeiras e jogos torna-se um excelente meio de auxiliar a aprendizagem em diferentes áreas, agregando e atuando de forma multidisciplinar, integrando o conhecimento escolar com a realidade que estão inseridos. Será desenvolvido no ensino fundamental, enfatizando o jogo e a brincadeira como elementos fundamentais para a iniciação de várias formas de ensino-aprendizagens lúdicas através das vivencias motoras.

Os materiais utilizados como bolas, cones, bambolês, colchonetes, aparelho de som, instrumentos para que haja um ensino de qualidade, explorando ao máximo a ludicidade e o prazer da criança no momento da aula.

Traz como justificativa atender as necessidades e os interesses das crianças aumentando a contribuição para o conhecimento motor e cognitivo, gerando oportunidade do aluno tornar-se crítico e participativo.

O objetivo principal é de se trabalhar a ludicidade de forma consciente e crítica, gerando ensino-aprendizagem prazeroso e despertando o interesse na Educação Física, contribuindo para a construção do conhecimento.

 

    1. O LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O tema a ser abordado é de suma relevância pelo grande beneficio que a ludicidade engloba no meio escolar, passando por mudanças extremamente importantes nas ultimas décadas, enfatizando a ideia principal desta pesquisa de explorar as várias formas de se trabalhar o lúdico nas aulas de educação física.

 

1.2 JUSTIFICATIVA

A palavra ludicidade tem origem latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se fosse encontrada sua origem, o termo lúdico seria referido somente ao jogo, brincar e movimento livre. No decorrer dos anos tornou-se elemento essencial deixou de ser o simples sinônimo de jogo, e agregou grande importância na psicofisiologia do comportamento humano, desenvolvimento cognitivo e motor.

Le Boulch (1987) destaca que através do movimento se efetivam aquisições, mudanças de hábitos, ideias e sentimentos construtivos. Sendo o movimento humano o elemento de formação e transmissão de conhecimentos.

É oportuno salientar que no ambiente escolar as aulas de educação física mostram-se muito atrativas nas idades iniciais, por explorarem muito as brincadeiras, a criança expressa pela ludicidade o que tem dificuldade com palavras.

Segundo (Kishimoto, 2001, p.83) ao permitir que a criança manifeste o imaginário da cultura infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia de forma integral desenvolvimento.

Percebe-se que através das atividades lúdicas a criança encontra a possibilidade de conviver com diferentes sentimentos, pois através da brincadeira o mundo ao seu redor torna-se compreensível assim diminuindo seus medos.

 

1.3 SÉRIE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA

Séries iniciais do ensino fundamental.

1.4 PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a melhor forma para trabalhar esporte enfatizando importância educacional lúdica e a melhora na vivência motora no inicio da vida escolar?

 

    1. OBJETIVOS

      1. Objetivo Geral

Analisar a melhor opção para desenvolver a ludicidade juntamente com seus benefícios nas séries iniciais do ensino fundamental?

      1. Objetivos específicos

Embasado no objetivo geral foram sugeridos objetivos específicos:

a) Avaliar a interferência das brincadeiras lúdicas nas aulas.

b) Verificar a melhor opção para o ensino-aprendizagem-motor.

c) Simular outras práticas esportivas dentro do lúdico.

2 REVISÃO DE LITERATURA

 

Ao investigar se a ludicidade se faz presente nas aulas de Educação Física, surge uma grande preocupação em verificar como os professores tratam tal assunto, e também o modo como é oferecida aos alunos, principalmente, se a ludicidade, condiz com a realidade do aluno e da escola, de forma que estimule a confrontação e a reflexão entre a teoria e a vivência prática.

Desta forma, a aprendizagem depende em grande parte da motivação, pautando-se nas necessidades, interesses e satisfação de cada criança, tornando a vivência motora importantíssima em outras atividades. Ser cooperativa, independente, confiante e capaz de construir pensamentos e atitudes próprias, assim como exprimir com convicção seus ideais são características que fazem parte da personalidade integral da criança. (FRIEDMAN, 1996).

Várias literaturas apontam como essencial o ensino com ludicidade, onde a Educação Física deve ser respeitada quanto disciplina da grade curricular contribuindo para a formação do aluno e direcionado para a pratica do movimento corporal, devidamente planejado a partir da realidade e necessidades com o meio que estão inseridos. Considerando alguns pontos importantes para ensino fundamental; interação entre professor e aluno, variações entre diversas atividades, participação de todos os alunos, dinamismo do professor, relação entre conteúdo e objetivos propostos durante as aulas.

Notavelmente, o esporte é o conteúdo mais utilizado e sugerido pelos alunos durante as aulas de Educação Física nas escolas. No decorrer dos anos a prática ficou tão significativa no sistema de ensino escolar que deixou de ser o esporte da escola, para ser o esporte na escola, como se a Educação Física fosse meramente dedicada aos princípios do esporte. Evidenciando uma relação entre professor-treinador e aluno-atleta. (COLETIVO DE AUTORES (1992), apud CAPARROZ, 2007).

Percebe-se que os jogos e brincadeiras mais utilizados nas escolas estão extremamente ligados com bola. Sendo exemplificados como; tiro a alvo, câmbio, queimada, estafeta, corridas de pega, jogos cooperativos, pula corda, pegador, tacobol, passe dez, vôlei gigante, casa e sítio, futebol de dois pontos, vôlei e alguns jogos de perseguição. Atividades que desenvolvem as habilidades motoras e de raciocínio do aluno. Os jogos infantis fundamentam-se em momentos de grande socialização da criança, abrangendo as oportunidades de partilhar dúvidas, inovar, moldar as regras de acordo com objetivos. Sendo através dos jogos que as crianças traçam e melhoram o ritmo do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Assim inserindo-se de forma critica e participativa na sociedade, compreendendo as mais diversas inter-relações da vida entre ganhar, perder, cooperar, participar ativamente interagindo com o meio.

Segundo TUBINO (1996), devemos propor sempre modalidades que respeitem, protejam e valorizem as raízes e heranças culturais, de forma a resgatar e preservar a identidade cultural. Dessa forma, a escolha deve se dar mediante as necessidades e cultura da comunidade. Mostra-se extremamente urgente e essencial a necessidade de uma intervenção pedagógica inclusiva e consciente para que o esporte lúdico eduque rompendo barreiras e oportunizando um ensino de qualidade atingindo metas e objetivos para melhoria da educação e qualidade de vida na formação do aluno como cidadão ativo, participativo e cooperativo na sociedade.

Destaca-se como fundamental a junção entre jogo, brincadeira no ensino do esporte, podendo ser realizado com as equipes e com regras flexíveis sem caráter de competição, com ênfase não somente em jogos com bolas, buscando até mesmo o folclore da região, motivar a participação e interesse do grupo para escolhas dos jogos é de fundamental importância.

Nota-se que as relações cognitivas e afetivas a partir da ludicidade, promovem um grande amadurecimento emocional, juntamente com desenvolvimento da inteligência e da sensibilidade da criança, garantindo assim que suas maiores potencialidades e afetividades se harmonizem gradativamente, implicando de forma positiva na educação escolar. Deve se inserir o lúdico em sua prática a partir de um planejamento, agregado ao conhecimento dos alunos, de suas necessidades e não oferecer as atividades lúdicas só por oferecê-las, pois, sem o planejamento adequado, não haverá aprendizagem significativa, mas mera reprodução de movimentos, que já era oferecido no ensino tradicional.

Ao se utilizar o lúdico buscam-se agregar materiais comuns como, cones, cordas, cadeiras, bambolês, balões, petecas, bolas, aparelho de som. Brincadeiras de pega-pega, pegador de corrente, corrida de obstáculos, queimada, dança das cadeiras, futpar, basquete cooperativo, ou seja, inúmeras atividades que vão incrementando aos poucos modalidades esportivas sem cunho competitivo. As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas.

 

3 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Ao verificarem-se várias literaturas nota-se que a educação está de forma direta relacionada ao ensino de esportes, deixando totalmente caracterizado que não há como separar o ensino de esporte da educação como se fossem questões opostas ou de aspecto meramente similar. Pois o esporte é tão presente no cotidiano das pessoas que carrega consigo inúmeras implicações simbólicas e concretas no decorrer do seu aprendizado e vivência dentro e fora do ambiente escolar.

Nas series iniciais é de grande importância que haja um desenvolvimento e transmissão do componente especialmente lúdico de ensino-aprendizagem, enfatizando a prática de jogos já conhecidos, tendo variações de modalidades e incorporando inúmeros esportes no decorrer das aulas, agregando valiosas vivências motoras, assim deixando de lado a competitividade sendo a diversão uma ponte do aprender bem para toda vida.

As atividades lúdicas algumas vezes são excluídas por muitos professores, por causa da sociedade que busca através da ideologia e interesses que cada uma delas possui. Por isso, a uma grande necessidade de resgatar a ludicidade existente para ajudar no desenvolvimento psicossocial e motor na vida dos alunos. Tendo como finalidade o desenvolvimento integral de todas as crianças, inclusive as com deficiências, promovendo seus aspectos físicos, psicológico, social, intelectual e cultural. Pois é através da inclusão é que as crianças aprendem a gostar da diversidade, adquirir experiência direta com a variedade das capacidades humanas, demonstrando crescentes e inúmeras responsabilidades, destacando a aprendizagem através do trabalho em grupo. Tornando-se mais preparadas para a vida adulta em uma sociedade diversificada, entendendo que são diferentes, mas não inferiores.

Nota-se em muitos casos, que as aulas de educação física não passam de situações onde os alunos decidem o que fazer, geralmente sugerem algum esporte porque, praticam ou aprenderam fora da escola ou jogam algo porque o professor determinou, tornando um momento de descontração ou, no máximo, de aprendizagem de um conteúdo restrito, que é pouco objetivo, o famoso “rola bola”.

Cabe à Educação Física escolar levar o aluno a conhecer a lógica interna que contextualiza o esporte, de uma forma mais ampla e dinâmica, bem como seus determinantes sociais inclusos cultural e historicamente, a partir da vivência dos movimentos, agregando a ludicidade a prática consciente, tanto de jogos coletivos, individuais e principalmente de cooperação.

Segundo Wallon (s.d., p.60) a atividade lúdica é uma etapa completamente total quando se refere à evolução da criança, em períodos sucessivos. Classificando os jogos infantis em quatro tipos.

O primeiro chamado de jogos funcionais, caracterizando-se por movimentos simples e atividades circulares, provocando efeitos sensitivos e estimulando e ampliando o domínio de novas realizações motoras.

O segundo de jogos de ficção ou imitação, definidos como faz de conta, imaginação simbólicos, deixando a criança livre para criar seu próprio mundo imaginário e espontâneo, ampliando o conhecimento de si mesma e da realidade que a cerca.

Sendo o terceiro denominado jogo de aquisição, a criança atenta-se totalmente para a atividade buscando interpretar, imitar, questiona escuta tudo. Torna-se essencialmente participativa como no ato de manusear livro, ouvir uma musica atentamente.

O quarto chamado de jogos de construção, constituído por atividades que permitem a criança construir, combinar elementos, criar objetos e até modela-los, aguçando ainda mais o aprendizado e novas descobertas.

Ao determinar e planejar todo conteúdo que se trabalhará no decorrer do bimestre, semestre ou ano, o professor terá uma base sólida para desempenhar um trabalho dinâmico e coerente com a realidade da escola. Pois varias literaturas apontam como essencial a ludicidade na infância, assim ao incorporar o jogo, brinquedo a brincadeira no ensino de esportes gera uma grande parceria entre o ensino e o grau de aprendizagem, que atinge valores imensos para o decorrer da vida escolar das crianças.

O desenvolvimento é um fator importantíssimo e responsável pela formação dos conhecimentos, pois, sempre resulta de uma interação entre o sujeito, principal fonte do desenvolvimento, e o meio que está presente. Nota-se que a criança constrói e adquire seu conhecimento cognitivo através da vivência, interação participativa com o meio físico, social e afetivo, assim fica evidenciado que para cada nova aquisição no ensino-aprendizagem forma-se novos suportes para as aquisições motoras futuras.

As atividades lúdicas podem contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento da criança, pois o jogo é uma fonte de imenso prazer que instiga e contempla a descoberta de novas vivencias para a criança. Sugerindo, ao educador físico uma pedagogia inovadora amplamente lógica e progressiva, explorando por completo a lateralidade, domínio corporal, espacial e temporal, habilidades específicas, adquirindo um amplo repertório de experiências nas diversas formas de aprendizagem motora.

Segundo Bijou (1978), o jogo estruturado e o livre (espontâneo) são importantíssimos para o desenvolvimento infantil e os distingue da seguinte forma: Jogo estruturado: quando há pré-estabelecida uma situação e a criança se engaja no espaço, e materiais já determinados às vezes até por outras crianças, recebendo instruções e ajuda, implícitas e explícitas, para que ela alcance um objetivo. Sendo, quando professor esta estruturando determinado jogo e entrega um objeto para a criança e estipula a finalidade.

Jogo livre: ocorre sempre quando o jogo e o objeto do brinquedo são selecionados livre e espontaneamente pela criança. Assim a criança brinca livremente, detendo o comando da situação.

Dessa forma tanto o jogo estruturado como o livre, se combinados adequadamente e supervisionados sempre maneira apropriada podem colaborar significativamente para o ensino-aprendizagem. Portanto, o lúdico os jogos as brincadeiras devem estar atrelados ao projeto pedagógico, assim o professor deve ter preestabelecido suas metas, ou seja, de onde partir e ainda aonde quer chegar, desenvolvendo competências e habilidades vertentes do processo educativo nos aspectos sociais, afetivos, motores e cognitivos. Brincando e jogando a criança aplica os seus esquemas mentais à realidade que está inserida.

Como visto a ludicidade deve fazer parte do ato pedagógico da Educação Física, tendo em vista a formação cidadã do aluno e seu desenvolvimento integral, o que faz importante que o professor conheça as fases de desenvolvimento das crianças e utilize atividades lúdicas adequadas a cada fase. Aplicando-se experiências motoras diversificadas, para que alunos criem novos movimentos e sejam desafiados constantemente na construção do saber.

Enfatizando a relação professor e aluno, através de conversas para que haja participação de todos além sanar as duvidas que surjam no decorrer das aulas. Quanto à variação das atividades torna-se fundamental, pois, evita-se a rotina e o desinteresse, buscando sempre iniciar com aquecimento atividades moderadas, sugerindo pega-pega, ou estoura balões. Sendo primordial a cada troca de atividade e descanso uma roda de conversas para identificar pontos positivos e negativos. Agregar as sugestões dos alunos em cada atividade proposta entre o esporte, jogo e brincadeira.

A participação dos alunos nas atividades deve ser prazerosa, envolvente na medida em que eles entendem as orientações, e buscam a inovação, organização e cooperativismo.

O dinamismo propõe atividades diferenciadas, ao mesmo tempo coerentes com a realidade que os alunos estão inseridos, evitando que muitos alunos não consigam acompanhar a dinâmica da aula e desistam.

Cabe-se a relação entre conteúdo e objetivos propostos, que o professor consiga identificar adequadamente o grau de ensino-aprendizagem, abrangendo-se uma iniciação ao esporte através do lúdico gerando um conhecimento para a vida toda, dentro e fora da escola.

Para Teixeira (1997, p. 34), destacam-se essas três formas quanto à classificação dos jogos variando entre a maneira de jogar e suas finalidades educativas.

Sensoriais com características para o desenvolvimento dos sentidos. O jogo cabra-cega apresenta grande valor, pois aguça o sentido da audição, além da tomada de decisão para obtenção do resultado de movimento.

Raciocínio, desenvolve a qualidade na tomada de decisão tornando o raciocínio ágil e criativo. Jogos de xadrez, damas, palavras cruzadas, incrementam positivamente a aula auxiliando no desenvolvimento do aprendizado.

Motores destacam-se pela participação corporal e muscular. Atividades pega-pega, queimada, futebol, voleibol, atividades relacionadas à música, circuitos motores são fundamentais para bom desempenho motor.

A Educação Física gera gradualmente o educar por meio do corpo, proporcionando o desenvolvimento de cada aspecto da criança, entendendo-a como um ser único e complexo, pronto a desenvolver a cognição, psicomotricidade, sócio afetividade, assegurando também o desenvolvimento funcional, levando em conta, as possibilidades de ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através da inter-relação com o ambiente humano.

Fica evidenciado claramente na grande maioria das literaturas que ao propor uma didática inovadora que tenha objetivos específicos traçados, utilizando-se de um bom planejamento anual, tratando pedagogicamente as vertentes do esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, organização espaço-temporal, o resultado surge de forma crescente implicando no modo de vida saudável e ativa das crianças. Pois a prática de esportes e ludicidade são fundamentais no desenvolvimento cognitivo, motor, social, psicológico e social.

O ato de organizar e planejar destaca-se pelos benefícios que são advindos dessa prática, na Educação Física é de fundamental importância por gera valores que serão aproveitados no decorrer de toda vida. Sendo elementos fundamentais abordados desde o primeiro no ensino fundamental, ludicidade, consciência corporal, lateralidade, coordenação motora, habilidades motoras, desenvolvimento motor, cultura popular, visão critica, habilidades básicas, habilidades específicas, Jogo, esporte, dança, ginastica, brincadeiras populares, conhecimento sobre o jogo, estratégias para solução de problemas, são elementos de ordem qualitativa ao estimular e resgatar o conhecimento do aluno, desde a vivencia adquirida em casa, na rua em vários ambientes até ser instigado e melhorado no ambiente escolar promovendo assim um conhecimento proveitoso. Assim, todos participam havendo inclusão e respeito entre os participantes, tornando-os mais solidários e conscientes dentro do processo ensino-aprendizagem.

Por isso, num processo de longo prazo, a Educação Física deve levar o aluno a descobrir e explorar motivos e sentidos nas práticas corporais, favorecendo o desenvolvimento de atitudes para que esteja engajado a levar uma vida mais saudável, rica em aprendizagem de comportamentos adequados à sua prática, agregando conhecimento, compreensão e análise do mundo que o cerca.

O desenvolvimento ocorre de forma ascendente evolutivo e, nesse trajeto, a imaginação se intensifica a criança brinca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde esta capacidade. É com a formação de conceitos que se dá a verdadeira aprendizagem e é no brincar que está um dos maiores espaços para a formação de conceitos da cultura corporal.

3.1 METODOLOGIA

 

O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos científicos e materiais disponibilizados em sites. Busca promover uma melhor interação literária com o tema destacado e as lacunas existentes, obtendo informações e opiniões similares e divergentes no contexto atual dessas produções literárias.

Assim, para a elaboração deste artigo, os procedimentos foram baseados na exploração das várias fontes de artigos, teses, relatórios de pesquisa que contêm não só informação sobre o tema abordado, mas indicações de outras fontes de pesquisa. Em seguida a leitura e elaboração de fichas com resumos dos materiais consultados, agregando valor pedagógico.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Conclui-se que o planejamento lúdico é fundamental para contemplar a diversidade no contexto escolar, sendo que os jogos e brincadeiras estimulam no desenvolvimento da concentração e habilidades, deixando uma base sólida para o transcorrer da vida escolar, propiciando uma melhora na relação cooperativa entre os alunos. Percebe-se que a atividade lúdica estimula a criança, o jogo torna as aulas motivadoras enriquecendo e possibilitando o aprendizado, tornando-se extremamente sérios e necessários no ambiente educacional.

Abrangendo situações intensas no uso de criatividade espontânea e crescimento intelectual, interagindo na prática do ensino do esporte partindo do jogo e brincadeira, fundamentando-se numa essência rica de movimentos motores. Evidenciando que a ludicidade deve estar presente no contexto escolar, nas aulas de Educação Física contribuindo para a formação de cidadãos, desde que os professores se proponham a valorizar e respeitar o conhecimento e saberes já adquiridos pelos alunos, e utilizar o lúdico como instrumento de aprendizagem e motivação. Cabendo ao educador preocupado com a formação plena da criança, resgatar e valorizar o brincar e o jogar, superar as inúmeras dificuldades e empregar tais conteúdos como recursos pedagógicos.

 

REFERÊNCIAS

 

KISHIMOTO, M.T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5º ed. São Paulo, 2001.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

Introdução. V.1. Brasília: MEC, 1997.

 

MARCELLINO, N. C. Lúdico Educação e Educação Física. Ijuí/Rio Grande do Sul: Editora UNIJUÍ, 1999.

 

TEIXEIRA, Undson Ventura. Educação física e desporto. São Paulo: Saraiva 1997.

 

BIJOU, S.W. Child Development. The basic stage of early childhood. Englewood

Cliffs. New Jersey: Prentice Hall, 1978.

 

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Editorial Andes, Rio de Janeiro: [s.d.]

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

 

GODOY, A. et al. Cartilha da Inclusão. Nov. 2000. Disponível em: http://www.sociedadeinclusiva.pcuminas.br/cart.def.php. >Acesso em: 22 de maio de 2018.

FERREIRA, Rosalina Gomes. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-de-brincar-na-educacao-infantil/11903/>. Acesso em: 20 de maio de 2018.

1 Graduado em Educação Física pela Unopar. Aluno do curso de Pós-graduação em Educação Física escolar: praticas de ensino, pela UNINTER.