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A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL LIGADA AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

 

Antonia Maria Custodio
Bruna da Cruz Andrade
Josiane Aparecida de Oliveira
Maria da Penha Silva Cunha
Aparecida Muniz

 

RESUMO

Na atualidade as brincadeiras tornaram-se muito remotas, devido isso o presente trabalho tem como finalidade relatar sobre a importância do brincar na educação infantil, destacando diversas maneiras de envolver o aluno através de brincadeiras, levando a interação, diversão, comunicação e expressão. Lembrando que o método tradicional de ensino não se adequa a atualidade em que vivemos. Portanto é de fundamental relevância o brincar na educação infantil pois o mesmo previne o uso excessivo de tecnologia e o aparecimento de doenças ligadas ao sedentarismo. O artigo também ressalta o valor de resgatar as brincadeiras antigas, sendo elas capazes de transformar a criança de uma forma que a mesma aprende e desenvolve suas habilidades psicomotoras, cognitivas, afetivas e sociais. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil. Brincar. Tecnologia.

 

ABSTRACT-

At the present time the games have become very remote, due to this the purpose of this work is to report on the importance of playing in children's education, highlighting various ways to involve the student through play, leading to interaction, fun, communication and expression. Remembering that the traditional method of teaching does not fit the actuality in which we live. Therefore, it is of fundamental relevance to play in children's education because it prevents the excessive use of technology and the emergence of diseases linked to the sedentary lifestyle. The article also emphasizes the value of rescuing the old games, being able to transform the child in a way that the child learned and develops his psychomotor, cognitive, affective and social skills.

 

KEYWORDS: Child education. Play. Technology.

 

  • INTRODUÇÃO

 

Atualmente quando pensamos na educação infantil, logo o brincar aparece como principal atividade para o desenvolvimento da coordenação motora, intelectual e cognitiva, permitindo assim que a criança vivencie o lúdico dentro do ambiente escolar.

“A brincadeira está colocada como um dos princípios fundamentais defendida como um direito, uma forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação entre as crianças” (Queiroz; Maciel; Branco, 2006 p. 1).

O Brincar não significa apenas diversão, é muito mais, caracterizando-se como um dos meios mais complexos que a criança tem de aprender a comunicar se consigo mesma e com o mundo, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança pode ampliar suas capacidades como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, propiciando à criança desenvolver áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade (OLIVEIRA, 2000, Apud BIAZOTTO, 2014).

Os brinquedos aparecem como aliados em uma ação de brincar, com sua manipulação, ocasiona uma sensação de posse e consumo, a criança se apropria da cultura que a cerca e simula suas experiências vivenciadas, conservando seu significado. A função do brinquedo e sua junção ao brincar e a realidade torna o objeto um mediador entre o indivíduo e o contexto sócia (LOBO, 2013).

O brincar está presente em diferentes tempos e lugares, de acordo com o contexto social e histórico que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com seu poder de imaginação e criação. Brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano sendo ele prazeroso e espontâneo (Hungria, 2012).

O presente artigo tem como finalidade relatar a importância do brincar na educação infantil, principalmente nos anos iniciais, onde a brincadeira atua como uma ação para o desenvolvimento, interação, ludicidade, experiências e aprendizado, eternizando assim seu significado.

 

2- MATERIAL E MÉTODOS

           

Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre os principais trabalhos científicos abordando o tema escolhido.  O referencial teórico, é um grande aliado fundamental, para o enriquecimento da pesquisa, sendo de suma importância, pois são eles que fornecem dados atuais e relevantes. Ela abrange: publicações avulsas, livros, jornais, revistas, vídeos, internet, etc (LUNA, 1999 apud QUARESMA, 2005).

 Segundo Gil (2000) esse levantamento é importante tanto nos estudos baseados em dados originais, assim como numa pesquisa de campo, bem como aqueles inteiramente baseados em documentos ou dados sem um processo analíticos. 

 

3-RESULTADOS E DISCUSSÃO

         Atualmente as escolas vem empregando diversas maneiras de brincar na educação infantil, sendo ela a base para as demais informações no processo de aprendizagem da criança.

            Segundo Rodrigues (2006) a brincadeira auxilia o desenvolvimento da criança de forma tão intensa e marcante que a criança leva todo o conhecimento adquirido nesta fase para o resto de sua vida.

            O uso da brincadeira vem tomando grande impacto nas salas de aula, bem como as variadas maneiras de brincar, os professores a cada dia buscam inovar com dinâmicas e diversas brincadeiras como amarelinha, esconde-esconde, pique no ar, cobra-cega, bandeirinha estourada, pega-pega, passa anel dentre outras.

            As adaptações utilizadas pelos professores em sala de aula, pode transforma o ambiente de aprendizagem exemplo uma brincadeira que era realizada no pátio pode ser transformada e elaborada dentro da sala de aula exemplo a amarelinha. O uso dos bambolês traz uma diversidade na brincadeira, chamando mais a atenção da criança pois a brincadeira torna-se inédita aos olhos do aluno (Figura 1).

Figura 1: Brincadeira de amarelinha

Fonte: Autor, 2018

           

            Essa dinâmica foi realizada com a turma do pré I onde o objetivo era desenvolver as habilidades motoras e cognitivas da criança. A função desta brincadeira e não pisar fora da linha ou círculo aqui representado pelo bambolê, a criança deve pular de acordo com a quantidade de círculos, (exemplo 2 círculos pular com os 2 pés, 1 círculo pular de um pé só). Essa amarelinha pode fazer parte de um circuito de atividades onde o aluno deve exercitar seu raciocínio logico e agilidade.

            Os jogos e as brincadeiras tradicionais ou populares são transmitidos de geração para geração, por meio da oralidade. São universais e fazem parte da cultura popular (Hungria, 2012).

            O uso dessas brincadeiras faz com que as crianças, se desenvolva de forma saudável pois a tecnologia vem tomando grande espaço na programação e rotina das nossas crianças.

            A tecnologia com uma ampla visão seduz os olhos de uma forma colorida e atrativa para as crianças, sendo essas imagens hipnotizantes, deixando-as presas durante horas der seu dia, além de não ser nada saudável pois a mesma traz diversão fictícia, maus hábitos e pouco aprendizado (figura 2).

Figura 2. Uso da tecnologia nos anos iniciais

Fonte: Getty Images / BBC News Brasil 2018

            O mal-uso de tecnologia nos anos inicias pode ser prejudicial para a saúde da criança segundo pesquisas a maior causa da obesidade e sedentarismo infantil estão ligados ao uso inadequado dos meios de comunicação (televisores, vídeo games, computadores, aparelhos de celulares dentre outras tecnologias). Esse mal impede a criança de um aprendizado adequado e o descobrimento do novo que seria as brincadeiras de pátio (subir em arvores, dar cambalhotas etc).

            Segundo Figueiredo, 2016;

Os brinquedos de hoje não exigem muito da criatividade infantil, tudo já vem pronto, basta apenas “brincar”.  Com o surgimento da internet essa tendência aumentou mais ainda. Aparelhos eletrônicos como smartphones, vídeos games, notebooks, computadores e tablets tornaram-se obrigatórios na vida das crianças, sem eles é o mesmo que estar fora de sintonia com o mundo. [...] infelizmente tudo em excesso é prejudicial, não sendo diferente às crianças em relação ao uso precoce da internet e brinquedos mais modernos. Esses hábitos podem ocasionar problemas como obesidade infantil, sedentarismo, noites mal dormidas, dores cabeças e dependência. A falta de atividades físicas já se tornou algo muito preocupante para o público infantil. Para se ter uma ideia o sedentarismo mata mais que o diabetes, custa duas vezes mais que a obesidade e três vezes mais que o tabagismo (FIGUEIREDO, 2016).

 

            A falta do descobrimento do novo faz com que as crianças se torne pessoas com limitações, problemas na coordenação motoras, dificuldade no aprendizado que envolva atividades físicas, sendo ela uma fase muito importante para se ter uma vida saudável, assim como o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa. 

            O uso da brincadeira na alfabetização vem tomando grande espaço, pois ajuda a desenvolver o cognitivo da criança, dessa forma a brincadeira na alfabetização passa a ser um estimulo para o aprendizado sendo ele de forma dinâmica, prazerosa e de fácil assimilação.

            O método tradicional de aprendizagem passa por um processo de transformações pois os estudantes dessa geração, necessitam de novos métodos para o desenvolvimento do seu aprendizado. Atualmente com avanço da tecnologia, nossas crianças, possui conhecimentos mais elaborados, devido a facilidade de a informações chegarem até elas, dessa forma, fazem com que estejam sempre conectadas ao mundo virtual, criando e elaborando suas imaginações.

            Segundo Aguaio 2013 p. 42;

 Na alfabetização, por muito tempo os alunos ficaram “presos” a fazer cópias, cobrir pontilhados e a aprender o som das letras, ficando assim a mercê de um método que não priorizava os desafios para alcançar o conhecimento, muito menos colaborava para a motivação ao aprender. Não que hoje esses métodos foram totalmente excluídos da escola, pois os alunos precisam de exercícios de fixação e repetição, porém há uma grande necessidade de que essas atividades sejam realizadas a partir de meios concretos e com o uso de materiais lúdicos adequados à faixa etária e a aprendizagem de cada um (AGUAIO, 2013).

 

            Sendo assim a inovação do método tradicional é essencial na educação infantil. A mudança pode ser refletida em todo o ambiente escolar, tendo como base princípios do método tradicional com ideais mais atualizado de acordo com o momento vivido pela criança. O professor pode adequar o método de acordo com o caráter da turma, sendo ele o mediador do conhecimento teórico e prático. Algumas maneiras de intervir nesse processo de brincar e trazer historinhas e contos infantis, para o desenvolvimento da imaginação e oratória, o uso de fantoches chamam muito a atenção das crianças que através da imagem, conseguem criar seus próprios contos.

            O uso da música na sala de aula juntamente com a dança, estimula a coordenação motora e auxilia na eliminação de energia, sendo a música capaz de inserir cultura, aprendizado, respeito, afeto, limites e amor pelo próximo. Através da brincadeira e da dança a criança consegue desenvolver cognitivo assim como o intelectual.

            Segundo Almeida, 2016 p.1:

É necessário salientar que as atividades que envolvem música e dança são, sem dúvida, um importante meio de inserção de cultura e prazer, julgando que as crianças sabem relacionar música e dança, pois é algo materno e com certeza elas irão perceber essa atividade como uma possibilidade de brincar, e não há nada mais grandioso do que aprender brincando (Almeida, 2016).

 

            Sendo que através da dança o estudante pode adquirir conhecimentos sobre o espaço, padronização e sequência, fatores esses que serão de fundamental importância para a ampliação de seu aprendizado.

 

4- CONCLUSÃO

O brincar na educação infantil torna-se essencial devido a evolução tecnologia estar muito presente no dia a dia das crianças. Dessa forma faz se necessário que o professor resgate brincadeiras que faça o aluno interagir com o espaço que está inserido.

Vale ressaltar que as brincadeiras ajuda no desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual da criança. Desse modo o aluno aprende brincando, sendo esse aprendizado através da imaginação que o mesmo utiliza para as brincadeiras em grupo e até mesmo individual. 

O uso da música e da dança nas salas de aula torna-se muito importante, ajudando no desenvolvimento da fala, coordenação motora e a interatividade da criança. Também auxilia o aluno na forma de se expressar comunicar e viver em sociedade.

No que diz respeito a tecnologia, o uso excessivo a esse recurso tem afetado nossas crianças, deixando elas ligada ao mundo virtual onde nada além daquilo lhe chama atenção. Sendo as brincadeiras infantis a única capaz de desfazer essa alienação entre criança e tecnologia.

 O hábito exagerado da tecnologia, torna-se o grande vilão da saúde humana, pois nossas crianças sofrem muito com isso, é possível observar através dos sedentarismos e diabetes, que vem ocorrendo em grande escala, em crianças com idade inferior a 10 anos.

Portanto, as atividades físicas por meio das brincadeiras são de fundamental importância, pois auxiliam no desenvolvimento de uma criança saudável. O brincar na educação infantil é indispensável, devido o reflexo que o mesmo traz para a criança, através das brincadeiras e possível que aluno aprenda de uma forma única e divertida.

 

5- REFERÊNCIAS

AGUAYO, Maíza Iridã Bachixta Dias. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS A ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEDIANEIRA, 2013. Disponível em: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4408/1/MD_EDUMTE_2014_2_58.pdf > acesso em 29 de setembro de 2018.

ALMEIDA, Valeria. A Importância da Dança na Educação Infantil. Site de ballet.  Disponível em < https://www.valmeida.pro.br/blog-dinamico/43-a-importancia-da-danca-na-educacao-infantil > acesso em 29 de setembro de 2018

FIGUEIREIDO, Tarcísio. Como brinquedos e jogos eletrônicos podem influenciar na saúde física e mental das crianças. Artigos 2016. Disponível em: < https://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/como-brinquedos-e-jogos-eletronicos-podem-influenciar-na-saude-fisica-e-mental-das-criancas/94189/ > acesso em 29 de setembro de 2018.

FIGURA 2. Getty Images / BBC News Brasil ano 2018 disponível em: < https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/belinda-parmar-a-pioneira-da-tecnologia-que-proibe-aparelhos-eletronicos-e-telas-em-sua-casa,cebb10bde7b99ffab3598ba50bc53f9br0wkg3tq.html> acesso em: 06 de outubro de 2018

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

HUNGRIA, Ticiana Maria Dantas. CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DAS BRINCADEIRAS POPULARES NA PRÉ-ESCOLA. Disponível em < file:///D:/Downloads/tcc4.pdf > acesso em 06 de outubro de 2018

LOBO,Jadiane Cristina. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS. UNISALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Curso de PEDAGOGIA. LINS –SP 2013. Disponível em:< http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56200.pdf> Acesso em 03 de agosto de 2018.

QUARESMA, Sílvia Jurema. BONI, Valdete. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1  janeiro-julho/2005, p. 68-80. Disponível em: < https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1255603/mod_resource/content/0/Aprendendo_a_entrevistar.pdf> acesso em: 19 setembro 2018.

QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil: Um Olhar Sociocultural Construtivista. Paideía 2006,16(34) 169 – 179. Disponível em <www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf > Acesso em 02 de Agosto de 2018

RODRIGUES, Luzia Maria, A Criança e o Brincar. Monografia de Pos-Graduação, Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro – UFRRJ Decanato De Pesquisa E Pós-Graduação – DPPG. Disponível em < http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_RODRIGUES.pdf > Acesso em 02 de agosto de 2018.