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A VISÃO E A INTERVENÇÃO DOS PROFESSORES DE ACORDO COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Maria Cristina Ferreira Lima

 

RESUMO

O trabalho tem por objetivo a necessidade de compreensão, por parte do futuro educador, sobre a diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica, e dentro disso, a relevância do professor em reorganizar as táticas e condições de ensino com o intuito de promover a aprendizagem significativa. Esta é apreendida, de forma geral, como uma aprendizagem que se estabelece na estrutura cognitiva do sujeito, por meio de relações coerentes e não arbitrárias com conhecimentos adquiridos anteriormente. Existe várias qualidades e condições para que a aprendizagem seja significativa, e não mecânica. Por seguinte, temos a aprendizagem mecânica, que acontece quando a criança ou aluno incorpora o conhecimento de forma a não estabelecer nenhum tipo de relação com conhecimentos prévios e, portanto, este tipo de aprendizagem leva ao armazenamento de conhecimento de forma temporária, a qual pode ser logo esquecida.

 

Palavras chave: A aprendizado. Educador. Conhecimento e futuro.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O objetivo desse trabalho é compreender melhor sobre o tema aprendizagem significativa, qual sua contribuição e conceitos e qual papel do professor nessa aprendizagem.

Todos nós passamos pelo processo de aprendizagem onde adquirimos conhecimento através de habilidades, comportamentos, competências e valores   o professor tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno, precisa ser levado em consideração o que o aluno já sabe e a partir daí será desenvolvido e assimilado novos conteúdo adquirido.

O conhecimento é algo fundamental para a aprendizagem significativa e através do artigo “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM DESAFIO” vamos entender melhor seu objetivo, conceitos e características.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM DESAFIO

O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que reflete o desafio de um educador promover a aprendizagem significativa de acordo com alguns dos filósofos de educação, protagonista da teoria aprendizagem significativa, como Ausubel, Libâneo, Rogers, Alves, entre outros, os educadores devem estar atentos as dificuldades dos alunos e entender que  a aprendizagem é muito mais significativa, pois o novo conteúdo é incorporado para projetar o conhecimento prévio e que sua pratica pedagógica não pode dificultar os fatos.

A aprendizagem significativa ocorre através de processos: exploração, falência, tentativa de corrigir, obter dados, processamento de conjecturas, testes, construindo explicações, que são resultados de inferências, comparando, fazendo analogias, refletindo, uma nova experiência é comparada com outras hipóteses Verificado, endereçado, explicado, outras expectativas são criadas e assim por diante.

Segundo Ausubel (1982), em sua teoria da aprendizagem apoiar a recuperação das ações de estudantes anteriores que permitem estruturas mentais através da demanda de mapas conceituais que abrem uma série de possibilidades para a descoberta de outros conhecimentos, permitindo ao aprendizado daqueles que aprendem tenha eficácia.

É importante enfatizar que é dessa maneira que preparamos a criança para a cidadania e formando-a em conhecimento, habilidades, valores, atitudes, maneiras de pensar e atuar na sociedade.

Precisa haver uma parceria entre a escola e a família para que aja um aprendizado mais eficiente por parte do aluno, essa ação conjunta facilita a adaptação do educador em sala de aula, produzindo assim uma educação satisfatória.

Rogers (2001, p. 01) conceitua a aprendizagem significativa da seguinte maneira

 

Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimento, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência.

 

Aqui está claro, para que a aprendizagem significativa ocorra precisa haver uma compreensão de significados relacionando- se experiências pessoais da criança permitindo a formulação de problemas que incentive a querer aprender mais.

Para Paulo freire, ensino não é apenas adestramento de habilidades precisa haver uma participação consciente da criança como sujeito do processo.  Um instrumento importante na aprendizagem é a avaliação, mas que precisa ser repensado a maneira de ser aplicada a prova por exemplo avalia apenas alguns aspectos de desenvolvimento da criança e não leva em conta outras dimensões que devem ser avaliadas no desenvolvimento da criança.

Somente através do auto avaliação, a criança terá consciência de que ela é o seu principal agente avaliador em qualquer caso, devemos entender que nada é mais motivador do que se sentir capaz. Quando a aprendizagem é significativa e a avaliação é a atividade de treinamento será sempre uma avaliação de sucesso.

A escola é abordada como um espaço para alcançar os objetivos do sistema de ensino e da aprendizagem, a escola tem uma grande tarefa que é a transmissão e construção da cultura, ciência, arte e preparar os estudantes para a cidadania, para vida cultural, para o trabalho e para a vida moral, nesse sentido o papel da educação escolar é promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e aprendizagem.

O papel do professor na aprendizagem significativa, é sempre está em desenvolvimento de suas atitudes, habilidades e conhecimento a respeito das mudanças que se faz necessárias, assim o processo ensino- aprendizagem se tornara eficaz tanto para o professor quanto para o aluno.

Para Alves:

 

O educador tem que ser político e inovador, integrado consciente e ativamente no social, onde sua escola está inserida [...] Um educador [...] é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos [...]” (1982, p. 28).

 

O segundo artigo: “A importância da aprendizagem significativa nos anos iniciais, as autoras fizeram uma pesquisa bibliográfica embasada em Ausubel, Moreira e Postmam e Weinggartner para desenvolverem seu artigo.”

O artigo mostra que a evolução da humanidade depende diretamente do desenvolvimento, do movimento e da compreensão do mundo, essa é uma visão determinada pela maneira da qual aprendemos a aprender nesse mundo, e assim o conceito de aprendizagem teve que se tornar mais dinâmico a sobrevivência no mundo atual dependera das habilidades de aprender e desaprender com um certo desenvolvimento.

Na aprendizagem significativa, o professor precisa sempre trabalhar a auto estima do aluno mostrando sua capacidade de aprender, procurando conhecer e respeitar a cultura do aluno, para que ocorra a aprendizagem significativa, três fatores devem ser abordados: a presença de material na estrutura cognitiva do sujeito, a propensão a aprender e o esforço decisivo para aprender no sentido cognitivo e afetivo.

O material de apoio dever ser atrativo e relevante que desperte o interesse por parte dos alunos.

A predisposição para aprender é um fator determinante na aprendizagem significativa, mas que não depende só do aluno o professor precisa criar um ambiente atrativo e que desperte a curiosidade do aluno de querer aprender.

O esforço decidido para aprender, é a disponibilidade relevantes em sua estrutura cognitiva, que está relacionada a um material potencialmente considerável, uma vez que o aluno não tem conhecimento prévio é esse material que vai fornecer conhecimento necessário para interagir entre novos conhecimentos e anteriores.

Moreira (2003, p.13), afirma que:

 

... uma das condições para que ocorra a aprendizagem significativa é a predisposição para aprender e há entre a condição e a predisposição uma relação circular, pois a aprendizagem já ocorrida e internalizada, produz um interesse em aprender, ou uma predisposição que é transformada em atitudes e sentimentos positivos que facilitam a aprendizagem.

 

A facilitação de aprendizagem depende muito mais de uma mudança de postura e filosofia do que de novas metodologias, sem dúvida é bastante difícil avaliar o aprendizado significativo isso porque envolve uma nova postura para a avaliação. Avaliar o certo e o errado se torna muito mais simples, mas o resultado da aprendizagem acaba se tronando mecânico.

 

O terceiro artigo, O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?

A teoria de aprendizagem significativa baseada na leitura e releitura do autor David Ausubel, a teoria não é apresentada como nova, mas sim como atual, algumas pessoas dizem que isso é uma apropriação superficial, conceito de aprendizagem polissêmica e significativo, portanto qualquer estratégia de ensino começa com a aprendizagem significativa como meta, mas a maioria dessas estratégias, ou toda escola continua a promover o aprendizado mecânico, puramente memorística do que significativa por isso o artigo procura esclarecer o que aprendizagem significativa.

A aprendizagem significativa é um tipo de aprendizagem em que os pensamentos são expressos simbolicamente, o professor interage com o que o aluno já sabe de forma substantiva e não arbitraria. Substancial refere –se a não liberal, não liberal refere se a interação, não tem nenhuma ideia anterior, mas tem algum conhecimento particularmente relevante que já existe na estrutura cognitiva do sujeito de aprendizagem.

Para David Ausubel (1918 -2008), era chamado de subsunçor ou ideia-âncora, para esse conhecimento, que é especialmente relevante para o nosso aprendizado, que pode ser um símbolo, um conceito, uma proposta, um modelo mental ou uma imagem. 

Até agora falamos muito de aprendizagem significativa, mas a aprendizagem que mais ocorre na escola é outra, a aprendizagem mecânica puramente memorística que serve somente na hora da prova, na linguagem coloquial a aprendizagem mecânica é a famosa decoreba, mas o que é aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa.

Aprendizagem mecânica: ”Armazenamento literal, arbitrário, sem significado; não requer compreensão, resulta em aplicação mecânica a situações conhecidas”.

Aprendizagem significativa: “Incorporação substantiva, não arbitrária, com significado; implica compreensão, transferência, capacidade de explicar, descrever, enfrentar situações novas”.

De acordo com a teoria de Ausubel (1976), quando a aprendizagem significativa não se efetiva, o aluno utiliza a aprendizagem mecânica, isto é, “decora‟ o conteúdo, que não sendo significativo para ele, é armazenado de maneira isolada, podendo inclusive esquecê-lo em seguida.

No cenário educacional temos outras formas de aprendizagem, tais como, Aprendizagem receptiva e aprendizagem por descoberta, aprendizagem receptiva é aquela em que o aprendiz “recebe” a informação, o conhecimento, a aprendizagem em sua forma final, aprendizagem por descoberta significa quo o aprendiz primeiro descobre o que está preste a aprender

No entanto é dever do educador e da escola, estratégias e instrumento que facilitem a aprendizagem do aluno, levando em consideração o que já sabe e também o que pode vir adquirir, precisa haver uma organização previa de material e do que vai ser passado para o aluno levando em consideração que cada indivíduo é único e que a forma de cada um aprender será diferente.

 

  1. CONCLUSÃO

 

Através das leituras realizadas pude entender a importância de levar para os alunos uma aprendizagem de qualidade e significativa, nosso principal papel como professor na promoção do aprendizado significativo é desafiar os conceitos já aprendidos que eles constroem e reconstroem, consistentemente incluir novos conceitos.

O papel do ensino deve ser claramente melhorado e uma forma de ser melhorar começa pelo planejamento da nossa aula que precisa levar em consideração a necessidade do aluno buscando formas criativas e estimadoras que desperte o interesse do aluno em aprender.

 

REFERÊNCIAS

 

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa?

Disponível em: <HTTP://moreira.if.ufrgs.br

Aprendizagem significativa,: um desafio. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25702_12706.pdf

 

A importância da aprendizagem significativa nas series iniciais. Disponível em:  <https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_laine_reenvio.pdf

 

FERREIRA, M. G. R. Neuropsicológica e aprendizagem [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2014.

 

BARRERA, S. D. TEORIAS COGNITIVAS DA MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR. Poíesis pedagógica - v.8, n.2 ago/dez.2010; pp.159-175.