Buscar artigo ou registro:

 

 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM

Guiomar Caetana Martins 1

Luciana dos Santos Silva 2

Marcia Aparecida Martins 3

 

RESUMO

O presente trabalho apresenta conceitos e procedimentos relacionados a ensinar através de brincadeiras, visando o interesse das crianças em aprender através do lúdico. A ludicidade sendo uma ferramenta importantíssima, podendo ser trabalhada nas series iniciais do ensino fundamental ou na educação infantil, por meios de jogos, brincadeiras. Ficando muito evidente a importância de o professor perceber, incluir e levar o lúdico para o ambiente escolar através de brincadeiras, músicas e jogos. Sendo que esta pratica pedagógica e essencial para o aluno se desenvolver a criatividade enriquecer o bom relacionamento entre os pares, aceitar regras e lidar com frustrações superando suas expectativas e dificuldades. Portanto e dever do professor mudar os padrões de conduta em relação aos alunos, deixar de lado métodos tradicionais e trabalhar com o lúdico para alcançar de forma significativa seus objetivos em relação ao ensino e aprendizagem. Propõe um conceito de mudanças para as práticas cotidianas, na escola com as crianças, fazendo com que os profissionais que atuam nessa área repensam a sua práxis. Procurando sempre as didáticas, que influenciam e envolvam a autoestima das crianças, compreendendo os fundamentos teóricos da ludicidade e sua importância na prática educativa, na formação do professor. Dessa forma, consideram-se oficinas pedagógicas como um instrumento que promove a cultura a sociabilidade e o desenvolvimento da aprendizagem dos indivíduos, sendo este processo dentro do espaço formal ou informal do contexto escolar.

 

Palavras-chave: Lúdico. Praticas Educativa. Desenvolvimento.

 

1 INTRODUÇÃO

 

Diante do reconhecimento da importância de se trabalhar a ludicidade nas series iniciais, elaboramos este trabalho com pesquisas em sites e referências bibliografias, e autores especialistas no assunto.

Por meio das atividades lúdicas, a criança reproduz muitas situações vividas em seu cotidiano, as quais, pela imaginação e pelo faz de conta, são reelaboradas. Num ambiente de aprendizagem, professor e aluno envolvem-se intelectualmente na atividade, e todos ensinam e aprendem.

No decorrer deste trabalho, será descrito como o ambiente lúdico, que o mundo globalizado exige e como o processo de ensino/aprendizagem deve ser reinventado pelo educador, como buscar interação com o meio aonde a criança vive, trabalhar formas geométricas, cores, as letras, fazer uso do computador em sala para resolver situações do interesse do aluno. Proporcionar momentos de descontração de fazer e refazer, é o momento onde o certo e o errado deve ser substituído pela discussão.

Portanto os tópicos a seguir mostrara como o professor deve aproveitar esse momento mágico, para fazer com que o aluno compreenda. Como o professor deve se comporta diante do erro do aluno, e compreender de que forma chegara aos resultados satisfatórios.

 

  1. OS BENEFICIOS DO LUDICO

 

A ludicidade tem o objetivo de refletir na prática pedagógica em contexto escolar, uma dimensão educativa do lúdico, fornecendo experiências estimulantes, despertando na criança autonomia, criticidade e criatividade, sendo muito essencial sua utilização nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O uso do lúdico e das brincadeiras é de suma importância para o desenvolvimento da criança.

Para VYGOSTSKY (apud NEWMAN; HOLZMAN, 2002, p.99-116)

 

Numa brincadeira, a criança faz uso espontâneo de sua habilidade de separar significado de um objeto sem saber que está fazendo isso, exatamente como não sabe estar falando em prosa, mas fala sem prestar atenção nas palavras. [...] Assim de conceitos ou objetos, as palavras se tornam partes de uma coisa. Em certo sentido uma criança brincando está livre para determinar suas próprias ações, mas em outro, esta é uma liberdade ilusória, pois suas ações estão de fato subordinadas aos significados das coisas, e ela age de acordo com eles.

 

Portanto a educação lúdica nos faz analisar a importância do desenvolvimento da ação lúdica da aprendizagem e do social das crianças. Propõe um conceito de mudanças para as práticas cotidianas, na escola com as crianças, fazendo com que os profissionais que atuam nessa área repensam a sua práxis. Procurando sempre as didáticas, que influenciam e envolvam a autoestima das crianças, compreendendo os fundamentos teóricos da ludicidade e sua importância na prática educativa, na formação do professor.

Portanto os jogos, as brincadeiras, os brinquedos tradicionais e contemporâneos, como a importância social, política e epistemológica do lúdico busca a valorização da ludicidade como eixo da formação de crianças e instrumento de escrita e leitura para o mundo e com a natureza. Fazendo analises, as atividades lúdicas como estratégias de ensino e capaz de possibilitar á criança resinificar o mundo externo a partir de conteúdos simbólicos.

Portanto o brincar é uma necessidade básica, como alimentação, habitação e a educação, seria o elo que mantém o equilíbrio desses brincar com o mundo, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar, estas atividades lúdicas tornam-se mais significativa à medida que se desenvolve, inventando, reinventando e construindo, conforme Santos (1999), do ponto de vista pedagógico, o brincar tem-se revelado como uma estratégia poderosa para a criança aprender.

IMAGEM: I Atividades Lúdicas.

FONTE: Disponível em:<https://apogeuead.com.br.files. > Acesso: 12/03/2022

 

Segundo Vygotsky (1989) o lúdico é considerado educativo quando desperta o interesse do aluno pela disciplina. Por tanto o professor pode aproveitar, os jogos e brincadeiras como facilitador da aprendizagem.

Quando se trabalha o lúdico na educação, abrem-se espaços para que a criança expresse seus sentimentos oferecendo a ela a oportunidade de desenhar novos conhecimentos. Podemos afirmar que é função do professor proporcionar aos seus alunos um aprendizado de forma interessante, de maneira que o aluno tenha prazer em aprender. É dever de o professor mudar os padrões de conduta em relação aos alunos, deixar de lado os métodos tradicionais e trabalhar com o lúdico em desenvolvimento na sala de aula.

 

IMAGEM: II Momentos Lúdicos

FONTE: Disponível <: http://www.recreio.notredame.org.br > Acesso em: 13/03/2022

 

2.1 ENSINO E APRENDIZAGEM.

 

Atualmente o ensino brasileiro nas series iniciais, precisa de novas abordagens, para serem mais bem assimiladas e mais afetivas as crianças, o professor precisa estar buscando a forma correta de usar o lúdico para favorecer o desenvolvimento e aprendizado do aluno. As atividades lúdicas promovem na criança um elo integrando aspectos motores, afetivos, cognitivos e sociais.

Desenvolvimento motor envolvendo o cognitivo nas series iniciais, já é possível assimilar o conteúdo aprendido e assim coloca-lo em pratica, desenvolvendo autonomia, pensamento critico, desafios, fazendo com que a criança crie alternativas para facilitar seu aprendizado, diante de cada dificuldade. Nas series iniciais do ensino fundamental o professor pode usar como lúdico, esporte, dança, jogos, ginasticas, favorável a percepção do corpo, espaço, esquema corporal, flexibilidade, capacidade rítmica entre outros.

No entanto as atividades lúdicas requerem muitos conteúdos para planejar aulas mais lúdicas e o professor precisa de um tempo maior de planejamento para fazerem a devida conexão com os conteúdos escolares.

Porem fica bem esclarecido a importância de o professor perceber que incluir brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é essencial para a criança se desenvolver e aprender, conseguindo superar suas dificuldades. Pois a ludicidade esta presente na educação infantil para o ensino fundamental, com profundas significações em todas as fases do desenvolvimento.

O conteúdo ministrado de certa forma sempre tem outro significado e fazem mais sentido de ser uma atividade livre e leva a imaginar a ludicidade sutilmente, que aparece suavemente no que está sendo realizado, dando prazer, emocionais e agradáveis a criança.

Para (Oliveira, 2002: p.160)

 

Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas. A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação de signos sociais. Cria condições para uma transformação significativa da consciência infantil, por exigir das crianças formas mais complexa de relacionamento com o mundo. Isso ocorre em virtude das características da brincadeira: a comunicação interpessoal que ela envolve não pode ser considerada ao pé da letra, sua indução a uma constante negociação de regras e á transformação dos papéis assumidos pelos participantes faz com que seu enredo seja sempre imprevisível.

 

É necessário que as crianças sejam sempre estimuladas a se envolver em atividades diversas, que sempre estão ligadas a ludicidade. Sendo assim quanto mais desafiadoras, mais aumentam novas experiências, a capacidade de inventar saídas consigo mesma e com o meio a sua volta.

 

2.2.  A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O LÚDICO

 

O principal objetivo deste trabalho é como vemos Gilda Rizzo (2001) diz o seguinte sobre o lúdico. A atividade lúdica pode ser, portanto um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual. (p.40).

Trabalhar com os jogos, é proporcionar ao indivíduo que está jogando vários conhecimentos espontâneos e criativos. Desde que todos sejam estudados e analisados rigorosamente para ser eficientes e estimulador das inteligências. Portanto é brincando que a criança aprende a conviver com os demais e esperar por sua vez, aceitar regras, independente das diferentes formas.

Brincar é um direito garantido por lei: Capítulo IV- do direito á educação, á cultura e ao lazer- Artigo 59, do Estatuto da criança e do Adolescente.

As atividades lúdicas, as brincadeiras os jogos fazem a criança crescer em todas as ocasiões, com soluções alternativas para se desenvolverem. Ao brincar a criança tem oportunidade de aprender com prazer, acredito que o ensinar brincando vem ao encontro das necessidades da aprendizagem e no desenvolvimento da criança, alegria, desenvolvimento e concentração, o raciocínio, a curiosidade tornando o lúdico interessante e prazeroso. 

De acordo com Luise Weiss

 

O brinquedo, enquanto objeto real, manipulável, tem acompanhado a evolução do homem, interagindo em seu espaço físico, em suas funções e em seus próprios aspectos. As atividades das crianças são essencialmente lúdicas (e não competitivas) e tem como função primordial a descoberta do mundo que as rodeia: a criança se desenvolve brincando. Luise Weiss (1997, p.20)

 

Os jogos e brincadeiras podem ser vistos como partes integrantes da aprendizagem, esses recursos da continuidade a construção da subjetividade e autonomia da criança, já que esse processo pode ser desenvolvido também na família.

 

2.3 LÚDICOS E JOGOS

 

No que tange a ludicidade, foram pontuados diversos objetivos para trabalhar com os jogos na sala de aula.

-Proporcionar a autoconfiança e a concentração

-Lidar com frustrações de forma sensata

-Aumentar a interação e integração entre todos

-Aceitar regras

-Respeitar regras

-Adquirir habilidades

-Reforçar os conteúdos já aprendidos

-Enriquecer o relacionamento entre os alunos

-Desenvolver e enriquecer suas personalidades perante os colegas

-Desenvolver inteligências múltiplas a criatividade e sociabilidade

Pode-se afirmar com Celso Antunes que, a ludicidade no jogo proporciona momentos mágicos ao raciocínio da criança.

            

2.4 OS BENEFICIOS COMPROVADOS.

 

Diversos estudos e pesquisas tem comprovado a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das potencialidades das crianças. Sua proposta é que o educador ajude a criança a desenvolver suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais por meio de atividades praticas que estimulem a ação a descoberta e a participação ativa no seu ambiente físico e social.

A criança por si só já tem uma relação natural com o brinquedo, essa ferramenta em sala de aula, irá enriquecer as atividades, propiciando a aprendizagem de forma divertida e prazerosa

De acordo com Vygotsky (1998) é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Porque ela transfere para a mesmo sua imaginação, e além disso, cria seu imaginário do mundo de faz de conta.

Devemos sempre ressaltar que podemos fazer o ser pedagógico, não como uma ação neutra, sem intencionalidade, mas uma ação definida pelo educador que conscientemente ou não, ao elaborar seu plano de trabalho faz opções teóricas, filosófica e politicas. A professora e escritora Ângela Cristina fala que as atividades lúdicas desenvolvem nas crianças suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas e expressivas e emocionais. Podemos comprovar a influencia das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento de todos. O educador devera propiciar a exploração da curiosidade da criança incentivando das diferentes formas de linguagem, do senso critico, do desenvolvimento da criatividade e sua autonomia.

As atividades lúdicas são as que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. O lúdico pode ser uma brincadeira, um jogo, ou qualquer outra atividade que proporciona interação, de forma como ela é dirigida e vivenciada. Toda criança que participa de atividades lúdicas adquire novos conhecimentos e desenvolve suas habilidades de forma natural e agradável, dando um interesse maior em aprender com prazer, toda atividade lúdica poderá ser aplicada em diversas faixas etárias. Pois não só as crianças são beneficiadas pelas atividades, mas também os professores.

O prazer está presente nas atividades lúdicas, fazendo com que aluno e professor espelham as suas experiências, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses. São vários os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão:

-Socialização

-Assimilação de valores

-Desenvolvimento de diversas áreas de conhecimento

-Aquisição de comportamento

-Aprimoramento de habilidades.

 

Quanto aos tipos de atividades lúdicas existentes são:

-Construir coletivamente

-Jogar

-Desenhar

-Brincar

-Dançar

-Ler

-Passeios

-Cantar

-Usar softwares educativos

-Dramatizar

-Pesquisar e fazer teatros de fantoches.

 

As atividades lúdicas devem ser usadas no cotidiano das crianças, são instrumentos pedagógicos altamente importantes, é um auxilio indispensável para o processo de ensino-aprendizagem, sendo insubstituível no conhecimento e no progresso de diferentes habilidades.

Por tanto o educador deve ser capaz de refletir sobre seus conhecimentos didáticos elucidados pelas avaliações das suas próprias praticas, a formação do educador é um processo que nunca tem fim, cabe a ele saber usar a ludicidades não como passa tempo para manter as crianças ocupadas com as brincadeiras, mas usa-las no desenvolvimento e aprendizado de cada um.

 

  1. CONCLUSÃO

 

Acreditamos que o lúdico é fundamental para o aprendizado, tanto em jogos, esportes, teatros, musicas e outros, podendo ser usados em qualquer faixa etária, favorável a formação do aluno. O lúdico desperta a criatividade, improviso, curiosidade, critica e reflexiva sobre cada situação enfrentada.

A escola deve proporcionar para que a criança possa explorar o brincar, mas dentro dos planos pedagógicos da escola, o professor deve estimular os alunos para que possam ter um aprendizado afetivo e prazeroso, brincando ela aprende espontaneamente sem medo de errar, mas feliz pelo conhecimento adquirido no ato de aprender com o brincar. Segundo especialistas o lúdico pode ser usado como função terapêutica, através do brincar ela libera suas angustias, medos, stress, favorecendo o convívio social como grupo em experiências partilhadas.

Oferecer para as crianças situações de jogo que apresentem oportunidades de novas descobertas e incentivem a criatividade pessoal, ainda que apoiadas pelo professor, colabora para que se tornem mais independentes em seus pensamentos e ações.

Além disso, são excelentes oportunidades de interação com outras crianças e adultos, contribuindo para a aprendizagem de habilidades, princípios e valores sociais.

Na escola é fundamental que o professor invista tempo e espaço para que as crianças possam brincar livremente e valorize o seu próprio brincar e aprender com ele.

É papel do professor ampliar a brincadeira, algumas características podem ser observadas na brincadeira de faz-de-conta e ajudam a compreender melhor essa atividade tão importante para o desenvolvimento da criança.

 O professor deve ser consciente da importante função, preparar bem as atividades com amor, dedicação e carinho. Novas propostas de ensino através do lúdico podem alcançar grande sucesso se for bem planejada, fazer com que a criança expõe seus sentimentos, ideias, criatividades, avulsando o lado curioso e criativo de cada um e usando isso a favor de seu desenvolvimento e aprendizado.

 

REFERÊNCIAS

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

Disponível em:<Ângela Cristina Munhoz Maluf. >acesso em 10/03/2022

Disponível em:<Brinquedoteca. net.br/?p=1818> acesso em:12/03/2022

Disponível em:<A-importância-do-lúdico-para-o-desenvolvimento-da-criança.aspx. >acesso em: 12/03/2022

Disponível em:<http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1262_289_ID.pdf >acesso em 12/03/2022

Metodologia cientifica/André Bazanella: Elizabete Penzlin Tafner; Everaldo da Silva; Antônio José Muller (org.). Indaial: Uniasselvi, 2003.206p.ll Morais, 1979.

NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de janeiro, 2003.

Revista Eletrônica de Educação. Ano V. nº 09, jul./dez2011. Sirlene Carvalho Rocha França Clube de Autores. Tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216.

 

 

[1] Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIASSELVI, INDAIAL Santa Catarina

 

[2] . Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIASSELVI, INDAIAL Santa Catarina

 

[3] Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIASSELVI, INDAIAL Santa Catarina