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ATIVIDADES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Malvina Santos da Soledade

 

RESUMO:

O presente trabalho tem por base demostrar que os primeiros anos são essenciais na formação da criança é a base que irá afetar a vida adulta e o desenvolvimento infantil, especialmente na primeira infância o qual necessita de estímulos. São várias as informações que são captadas o tempo todo no cérebro de um bebê e irão incentivar a evolução das habilidades motoras e emocionais, do controle de comportamento, de lógica, da linguagem e da memória. Vamos descobrir que a relação com os seus primeiros cuidadores (pais, mães, avós ou outra pessoa responsável), e com outras crianças é determinante para que esse desenvolvimento aconteça. É importante a atenção às necessidades físicas, é vital a qualidade das relações afetivas, da comunicação, segurança e os bons experimentos no mundo, em espaços públicos e em casa. Veremos que determinadas atividades podem ser intencionalmente realizadas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um bebê ou criança pequena.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil. Primeira infância. Bebês. Atividades.

 

INTRODUÇÃO

 

Os primeiros anos de vida são fundamentais, pois servirá para criar a base em que o bebê irá se desenvolver até chegar à vida adulta. Eles absorvem milhares de informações, que servirão como incentivo para o desenvolvimento das emoções, habilidades motoras, controle de comportamento, lógica, linguagem e memória.

É de suma importância que a criança receba estímulos diversificados, em casa quanto na escola. Assim as relações iniciais com os cuidadores (mãe, pai, professora, ou outra pessoa que se cuida do bebê) e até mesmo com outras crianças são determinantes para o desenvolvimento pessoal.

Devem ser relações de qualidade, baseadas tanto em atenção às necessidades físicas quanto em vínculos afetivos consistentes, comunicação, segurança e ainda oferta de boas experiências para apresentar-lhe o mundo.

A escolha de um berçário ou escola que tenha esses cuidados é fundamental para garantir um desenvolvimento saudável e tranquilo para o seu filho.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A teoria de Vygotsky (1998) que busca compreender a relação entre linguagem, desenvolvimento e aprendizagem frente ao processo histórico cultural e a interação social, percebemos o aprendizado como um processo profundamente social, no qual também é um complexo processo dialético, onde o desenvolvimento não é linear. Segundo Vygotsky a criança aprende e depois ele se desenvolve, deste modo, o desenvolvimento de um ser humano se dá pela aquisição e aprendizagem de tudo aquilo que o ser humano construiu socialmente ao longo da história da humanidade.

No que diz respeito a escola, vamos tratar de forma mais aprofundada, pois além de transmitir o conhecimento acumulado, este processo deve ocorrer de forma organizada de forma que, todas as ações realizadas pela escola e seus profissionais devem ser pensadas, discutidas, embasadas e planejadas, pois todas as ações devem ter intencionalidade e finalidade.

Assim na Educação Infantil este processo não pode ser diferente, pois o período dos 0 aos 5 anos que fará mais diferença no futuro da criança, moldando o seu desenvolvimento posterior.

 

A seguir veremos algumas atividades para primeira infância:

Conversar e interagir: aqui o afeto interfere diretamente no aprendizado. Portanto conversar com bebê falando devagar e olhando nos seus olhos fortalece o vínculo. Estar presente no acompanhamento do cotidiano escolar vai proporcionar um ambiente adequado que imprime a sensação de segurança. Dessa forma, o bebê ou a criança pequena pode se arriscar em novas aventuras e aprender muito mais.

Brincar: ao brincar a criança expressa sua personalidade, seus sentimentos e desenvolve a criatividade, além de aprender a lidar com suas emoções. As brincadeiras ajudam a desenvolver a sua inteligência e saúde emocional e os ajuda a lidar com escolhas, comunicar-se e também se relacionar com outras pessoas. Em casa ou na escola, as brincadeiras lúdicas devem ser levadas a sério e todos gostam de brincar.

Ouvir e cantar música: a música auxilia/ajuda/colabora a nos impulsionar a visitar uma série de emoções e sentimentos, pode nos ajudar a relaxar, trazer boas recordações ou animar em dias tristes. Portanto, ouvir ou cantar uma música pode ajudar a criar bons momentos em conjunto ou separado. Por meio da música, é possível treinar o ritmo e a coordenação motora e essa relação com a música pode começar durante a gestação e continuar durante toda a infância.

Ler e contar histórias: as crianças aprendem a ler o mundo antes mesmo de serem alfabetizadas. É de suma importância, cultivar o hábito de ler ainda na primeira infância, por que a imaginação e criatividade são estimuladas durante a leitura, além de ser uma oportunidade de ensinar sobre valores, relacionamentos e sentimentos com as histórias. Os bebês e as crianças pequenas ainda podem se comunicar, exercitar a atenção e a memórias, adquirir conhecimento, aprimorar a linguagem e refletir sobre o mundo que as cerca. Futuramente, o impacto disso também será o bom desenvolvimento da escrita.

Aprendizado na convivência: enquanto brinca, canta, conta histórias, conversa ou durante a simples convivência diária, é importante sempre estimular, ainda durante a primeira infância, a nomear sentimentos; reconhecer os sentimentos dos outros e a importância do trabalho em equipe, da empatia e da gentileza; o gosto por aprender; a agir com autonomia; e a resolver problemas (adequados a cada situação e faixa etária).

 

Características Psicológicas do Desenvolvimento

Ao obter controle de seus movimentos no que se refere ao andar sozinha a criança começa a se aperfeiçoar e o grau de dificuldade desse caminhar, seja pisando em algum objeto, seja andando para trás ou mesmo um degrau, sente como a um desafio a alcançar diante desses estímulos dificultosos.

A capacidade do caminhar independentemente da colaboração de um adulto, ajuda à criança um novo cenário do mundo, ampliando a compreensão dos objetos a sua volta, bem como sua manipulação, uma vez que estes eram restritos pelos pais. A criança se dá conta de que há a existência de obstáculos em seu trajeto e que precisa captar maneiras de dribla-los. O caminhar é o que dá autonomia à criança.

 

CONCLUSÃO

 

Aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o nascimento da criança, sendo os atos intelectuais decorrentes de práticas sociais, assim, o indivíduo se faz humano apropriando-se da humanidade produzida historicamente.

Vygotsky (1998) também propõe a investigação da riqueza de informações da criança e o estudo de suas outras capacidades que não tem ligação direta com o conhecimento que ela possui, mas que desempenham papel importante em seu desenvolvimento.

Percebemos o quanto é importante as atividades na educação infantil com crianças de 0 aos 5 anos, pois é nessa fase que eles mais aprendem e se desenvolvem. Por isso precisamos planejar as atividades da educação infantil para que sejam exploradas todas as suas habilidades e assim as crianças se desenvolvam diariamente.

Como vimos, são várias as atividades para primeira infância e das características de cada uma. Assim aprendemos que precisamos deixar as crianças aprenderem de forma livre, para que seu desenvolvimento ocorra adequadamente e dinâmica.

Se locomover sozinho é o que dá autonomia as crianças e a capacidade de andar, independe do adulto, pois é sozinho que ele vai encontrando maneiras, jeitos para chegar a um lugar ou a um objeto.

Portanto, percebemos que o professor é muitas vezes determinante na formação da criança, pois é por meio da orientação, auxilio que a criança adquirirá os conhecimentos construídos socialmente durante a história da humanidade.

 

REFERÊNCIA

 

FERREIRA, Danielle. A importância da música na educação infantil. Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: Acesso em 13 de maio de 2013.

 

MARTINS, Lígia Márcia. O Ensino e o Desenvolvimento da Criança de Zero a Três Anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Orgs). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas – SP: Editora Alínea, 2009, p. 93 a 121.

 

PASQUALINI, Juliana Campreghe. A análise histórico-cultural do desenvolvimento infantil: teoria, pesquisa e implicações pedagógicas. Texto da palestra proferida no Congresso Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. 2012. Mineo.

 

PASQUALINI, Juliana Campreghe. Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2006.