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DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR

Adriana Paula Fernandes Castilheiro
Regiane Cássia Pereira Castilheiro

 

RESUMO

A degradação ambiental vem ao longo do tempo modificando, enfraquecendo e prejudicando o meio ambiente natural devido as ações desastrosas que o homem vem alterando para assegurar sua sobrevivência e proporcionar seu conforto, reduzindo assim a biodiversidade, juntamente com o esgotamento dos recursos naturais renováveis. O desequilíbrio ocasionado pelo avanço do mundo contemporâneo passa a ser um sistema econômico voltado para a produção e acumulação constante de riquezas. E tais riquezas nada mais são do que mercadorias, isto é, bens e serviços produzidos em grande escala, para a troca e comércio. Com isso vemos a necessidade e a importância do conceito de sustentabilidade, a qual é de suma importância para a vida da humanidade, compreender a sustentabilidade em seus aspectos ambientais e sociais, para se ter uma nova visão de mundo com a estruturação da própria vida humana na Terra. Adotar novos hábitos e estilo de vida, sem o consumismo excessivo, sem o desperdício dos recursos naturais para proporcionar um meio ambiente melhor para todos. A importância da preservação, conservação, sustentabilidade, reaproveitamento e reciclagem é um processo natural que se trabalha na escola, por meio de projetos, temas envolvendo as diversas áreas de conhecimentos, com objetivos e habilidades a serem desenvolvidos, incluídos, aprofundados e aprimorados no decorrer de cada fase. Incentivos e fiscalizações também fazem se necessário para vencer o grande desafio pela frente no que diz respeito a preservação ambiental e as atividades de sustentabilidade, para tanto, é necessária uma modificação na postura social que deve partir de cada integrante da sociedade, com postura mais realista e integrada a questão ambiental, e firmar consciência e compromisso para que as futuras gerações possam ter um meio ambiente sustentável.

 

Palavras-chaves: Meio ambiente. Sustentabilidade. Consciência. Escola. Responsabilidade.

 

Introdução

 

A degradação ambiental é um processo pelo qual o meio ambiente natural é comprometido de alguma forma, reduzindo a diversidade biológica e a saúde geral do meio ambiente. Este processo pode ser de origem totalmente natural, ou pode ser acelerado ou causado por atividades humanas que muitas vezes não se importam com as consequências a longo prazo.

A escola sendo o princípio para uma aprendizagem significativa onde é nela que o processo de informação e transformação acontece na vida dos estudantes, os professores são mediadores dos conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo sobre a degradação do meio ambiente e sobre a sustentabilidade, temas esses que são trabalhados e desenvolvidos no decorrer das fases e ano do ensino fundamental e médio, aprimorando cada vez mais os conhecimentos dos estudantes.

Nosso planeta enfrenta ameaças diariamente, que pode significar o fim da existência, por isso é necessário o comprometimento de todos para a diminuição dos impactos ambientais e da preservação e sustentabilidade do meio ambiente para futuras gerações.

Com o ritmo acelerado de desmatamentos das últimas décadas, e o crescimento urbano e industrial, que necessita sempre de mais água, vem alterando o ciclo hidrológico. Estudos da ONU mostraram que o desmatamento e o pastoreio excessivo diminuem a capacidade do solo em atuar como uma grande esponja, absorvendo águas das chuvas e liberando seus conteúdos lentamente.

Em meio ao turbilhão de destruições como desmatamento, esgotamento dos recursos hídricos, recursos renováveis, poluição, entre outros vem se o conceito e a esperança de tempos melhores através da sustentabilidade que é a sobrevivência dos recursos naturais e o desenvolvimento da sociedade como um todo, a relação do homem com o seu meio ambiente (que caminham juntos desde a origem da humanidade), pois nem sempre foi tão devastadora. Havia uma ligação íntima entre homem e natureza, através de sentimentos, rituais e, mitos estes que transformava o homem e a natureza em uma mesma coisa.

Dependemos do meio ambiente para vivermos, pois o mesmo é onde os seres estão inseridos, as condições ambientais, biológicas, físicas e químicas, tudo o que fazemos e utilizamos em nosso dia a dia depende diretamente ou indiretamente do meio ambiente, sendo assim preservar o mesmo é de suma importância para a sustentabilidade.

 

Desenvolvimento

 

Embora o problema ambiental possa apresentar diferenças nacionais e regionais, na verdade é unificada globalmente. A longo prazo, de nada adianta, por exemplo, transferir indústrias poluidoras de uma área (ou país) para outra, pois do ponto de vista da biosfera nada se altera. Não podemos esquecer que a atmosfera é uma só, que as águas se interligam.

Desde a década de 60, a comunidade internacional esboça inquietação com os limites do desenvolvimento do planeta, quando as discussões sobre os riscos de degradação do meio ambiente exortaram a ONU a Promover em 1972 a Conferência sobre Meio Ambiente de Estocolmo com a participação de dezenas de Estados. A questão ambiental nesse momento começava a se tornar um problema oficial e internacional. Mas foi somente na Segunda Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, a ECO-92 ou RIO-92, realizada no Brasil, contou com maior número de participantes (quase cem Estados-nações), políticos e cientistas de alta expressão em seus países para análises e debates.

É de suma importância que os estudantes possam refletir sobre suas vivencias e se encontrar no meio ao qual está inserido e ver a importância da preservação do meio ambiente, para o futuro, para a saúde, pois o mundo está em constantes transformações. O período de estiagem está se prolongando com o passar dos anos, os recursos hídricos se esgotando, acontecendo desastres naturais devido as ações do homem, então vê se a importância da união de todos para a preservação do meio ambiente com atitudes e ações sustentáveis.

É preciso voltarmos aos valores da antiguidade que conduziam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando uma análise crítica do princípio que era valorizada, e que agora tem se mudado para o consumismo e muitas vezes, à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies.

Nesse aspecto Ramos (2010, p. 83) coloca:

 

Seja como for, a visão atual de natureza, potencializada pela tecnologia, herdou o projeto de dominação assentado no dualismo homem-natureza, na qual a última é instrumentalizada em benefício do primeiro. Em outras palavras, universalizou-se a postura – que se tornou dogma – de transformar o conhecimento da natureza em instrumento de domínio da mesma.

 

Para que as futuras gerações possam viver e desfrutar dos recursos naturais renováveis em nosso meio ambiente e a riqueza que temos com a natureza, é necessário um elo de comprometimento e responsabilidade onde é necessário definir esses patrimônios, que são áreas consideras intocadas, protegidas, resguardadas contra a ambição do lucro do comércio. Pois um recurso ser renovável, ou reciclável, não significa que ele não possa ser depredado ou inutilizado: se houver mau uso ou descuido com a conservação, o recurso poderá se perder. Como a degradação ou destruição irreversível de solos, desaparecimento de uma vegetação rica e complexa, que é substituída por outra pobre e simples.

Estamos vivendo tempos de incertezas, com diversos problemas como o hídrico, falta de água em diversas regiões, poços, minas, córregos secando, rios com baixa quantidade de água, vendo necessidade de reflorestamento em nascentes, então é de grande importância projetos voltados para o reflorestamento de nascentes para a preservação e sustentabilidade da mesma.

A água é um recurso natural essencial a todos os seres vivos, sua importância é fundamental para a hidratação de animais, produção de energia, na agricultura, em processos industriais e na composição de produtos.

Cerca de um terço da população mundial vive em países que enfrentam crises de água, uma em cada seis pessoas não tem acesso à água potável, recurso natural esse que está se esgotando.

Como explicitaram Lima e Viegas (2002:47):

 

... a preocupação com a questão ambiental é ética e econômica. Dela depende a permanência da empresa no mercado. Nesse contexto, a contabilidade se atualiza ao buscar procedimentos que proporcionem a evidenciação da informação ecológica, promovendo a discussão do tema entre seus pesquisadores e profissionais. (Lima e Viegas (2002:47)

 

Desafios constantes para todos que levam a sério a necessidade de caminhar ao encontro da sustentabilidade para manter as estruturas produtivas visadas por um apoio vital em recursos renováveis e que a capacidade de renovação seja garantida, para que os rendimentos econômicos sejam duráveis ao longo dos tempos. Os recursos ditos renováveis só podem ser utilizados a longo prazo por meio de métodos racionais, evitando os desperdícios e os abusos.

 

Conclusão

 

Portanto podemos dizer que o meio ambiente relaciona se ao ensino aprendizagem sobre os seres vivos, elementos não vivos e suas interações para a preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, conservação e transformação do ambiente objetivando a melhoria da qualidade de vida. Não basta somente os Estados desenvolverem ações para conservação e preservação dos recursos naturais, é dever de todos os cidadãos, nesta perspectiva cada qual deve ter sua responsabilidade, pois são todos produtores de meios que degradam o ambiente, como a destinação incorreta de resíduos sólidos, desperdício e poluição de água e assim por diante. A família e a escola é um elo determinante para a promoção da educação ambiental, é a base onde começa a interação com o meio visando o desenvolvimento de sujeitos conscientes de sua responsabilidade com o meio ambiente. A educação ambiental é um relevante meio de conscientização na superação da utilização indiscriminada dos recursos naturais.

Para a otimização da eficiência do uso dos recursos naturais, a fim de reduzir o impacto e o risco ambiental e os gastos na preservação ambiental junto à sociedade moderna, tem de ser incorporada a projetos e fiscalizações para o bem comum, com investimentos e incentivos a pequenos e grandes produtores, empresas e indústrias, pois seu impacto sobre os resultados empresariais ocorre a curto, médio e longo prazos.

Empresas e indústrias que agem de forma sustentável se tornam mais éticas e dão um bom exemplo diante de todos os clientes, fornecedores, trabalhadores e de toda a sociedade, com os meios de comunicação e multimídia as empresas conseguem divulgar suas ações e seus produtos e serviços de uma forma mais rápida , atraindo cada vez mais adeptos a essa abordagem .

Ações pequenas que vão tendo novos agregados e faz toda a diferença, é uma forma de recuperar o desenvolvimento para determinados fins e ações que propiciam a sustentabilidade.

 

Referências

 

FAJARDO; ELIAS. Ecologia e cidadania: se cada um fizer a sua parte. 2. ed. Rio de Janeiro: senac nacional, 2005. p. 1-160.

 

GOOGLE: A Degradação do Meio Ambiente. Disponível em:

 

GOOGLE. Sustentabilidade e Desenvolvimento Local. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br. Acesso em: 06 dezembro. 2021.

 

GOOGLE. A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E O DESPERTAR ECOLÓGICO Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/a-degradacao-meio-ambiente.htm Acesso em: 06 dezembro. 2021.

 

LEONARD; ANNIE. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

 

RIBEIRO; C., W. A ordem ambiental internacional. 1. ed. São Paulo: [s.n.], 2001.