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TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: INOVAR É PRECISO!

Lucélia Ferrante dos Santos

 

RESUMO

O surgimento da tecnologia é um processo que se confunde com a própria história do homem, uma vez que este, no decorrer do processo evolutivo, criou estratégias para melhorar o seu dia a dia, inventando e aperfeiçoando técnicas que posteriormente foram chamadas de tecnologias. Na atualidade, em todas as áreas, é possível observamos não somente o uso das tecnologias, mas também as influências e transformações provocadas por ela. Em educação, o uso das tecnologias traz novas possibilidades, encantando e seduzindo. Mas também traz a necessidade de refletir sobre a prática pedagógica que precisa ser resinificada. O símbolo maior dessas inovações da tecnologia é o computador que hoje é acessível à boa parte da população e com isso vem ganhando seu devido valor. Com tantas mudanças, a educação vem se sentindo pressionada a incorporar o computador nos processos pedagógicos, facilitando tanto o ensino como a aprendizagem.

 

Palavras chaves: Educação. Tecnologia. Inovação. Professor.

 

INTRODUÇÃO

 

As tecnologias, cada dia, estão mais presentes no nosso cotidiano, provocando impactos de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. Com o advento de tais recursos, surgiram novas possibilidades no processo de ensino aprendizagem, proporcionando aos professores explorar novas formas de ensinar e aos alunos, novas formas de aprender. Diante disso, surge a necessidade de romper com velhos paradigmas educacionais, muitas vezes centrados em currículos fragmentados, de memorização e transmissão de informações.

A tecnologia educacional é uma realidade nas escolas neste século. Porém, faz-se necessário criar ambientes facilitadores que incluam nova postura da escola, assim como novas atitudes docentes, como a adoção de metodologias que permitam a participação ativa do aluno no processo educativo.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A tecnologia vem adquirindo cada vez mais importância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Segundo Fróes (1996, p.23):

 

A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam.

 

Os constantes avanços tecnológicos se fazem, atualmente, rápidos e tão envolventes que nem sempre a sociedade percebe o que está ocorrendo. Com o advento dos recursos computacionais, surgiram novas possibilidades no processo de ensino aprendizagem, proporcionando aos professores explorar novas formas de ensinar e, aos alunos, novas formas de aprender.

Segundo Brito e Purificação (2006), a informática nas escolas brasileiras tem sido utilizada tanto numa perspectiva instrucional quanto em uma perspectiva construcionista. A perspectiva instrucionista representa uma ação computacional elementar, como determinar cada passo da execução de um programa. Uma informação veiculada dentro de um tutorial é um exemplo da perspectiva instrucionista.

Já na perspectiva construcionista é uma abordagem em que o individuo constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento.

Na prática, entendemos que utilizar tal recurso de forma instrucional é subutilizar o potencial dessa tecnologia. No entanto, para que sejam realizadas propostas construcionistas,o professor precisa primeiramente dominar tal recurso para depois planejar novas propostas. Saber avaliar e selecionar os recursos é fundamental para que se construa uma proposta educativa.

Portanto, trabalhar na perspectiva tecnológica, inserindo a possibilidade de diferentes ambientes educacionais, permite ao aluno produzir novas formas de construir o conhecimento, favorecendo a aprendizagem individual e coletiva, desenvolvendo assim a colaboração entre os estudantes. Mudança é palavra de ordem na sociedade atual. A educação não pode ficar alheia. A inclusão da informática na educação deverá mudar a maneira como aprendemos e poderá ajudar a formar cidadãos críticos, criativos e preparados para a construção de um projeto de uma sociedade melhor para todos.

Assim sendo a Informática Educacional é um benefício que vem com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que promove a inclusão dos alunos no mundo da tecnologia, fornecendo uma ferramenta altamente atrativa, pois é mais fácil “prender” a atenção dos educandos. O saber e o conhecimento pedagógicos do professor são imprescindíveis para que o resultado seja satisfatório em relação ao efetivo aprendizado do aluno.

Esse novo paradigma exige uma nova postura do professor e da escola. Há necessidade de mudar as formas de ensinar, de rever o papel do professor e do aluno, e de ter nova visão da escola e da sala de aula, de se postar diante das novas tecnologias e de encarar a educação e sua função social com maior abrangência. “O papel da educação deve voltar-se á democratização do acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias, suas linguagens e consequências” (SAMPAIO, 1999, P.15).

Diante das inovações tecnológicas e das crescentes exigências e dos inesperados desafios no contexto do mundo atual, é natural que as pessoas vejam e pensem no mundo comum novo olhar, de acordo com Gadotti:

 

As novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos. Cada dia mais pessoas estudam em casa, pois podem de lá acessar o ciberespaço da formação e da aprendizagem à distância, buscar fora, a informação disponível nas redes de computadores interligados serviços que respondem às suas demandas de conhecimento. Por outro lado, a sociedade civil está se fortalecendo, não apenas como espaço de trabalho, mas como espaço de difusão e de reconstrução de conhecimentos. (2005, p. 16).

 

Conforme Tajra (2008) é importante que os gestores tenham uma visão educativa que acompanhe a entrada das tecnologias na escola, pois, além de capacitar os professores, é necessário que eles mudem suas atitudes para que haja a incorporação das tecnologias na escola e a quebra dos paradigmas.

Atendendo a esse novo paradigma educacional, as novas tecnologias são usadas para incentivar o aluno e para mediar à elaboração dos seus trabalhos. O objetivo da utilização das tecnologias de comunicação e informação na educação é facilitar o processo de ensino e aprendizagem, inserindo o aluno nesse processo e conduzindo o professor à reflexão da sua pratica.

A aprendizagem é um processo de construção no qual o professor necessita mediar o pensamento do aluno, favorecendo a aprendizagem. As tecnologias são ferramentas que auxiliam essa mediação, ao mesmo tempo que possibilitam novas descobertas e novas habilidades. Segundo Tijiboy:

 

Esta nova postura frente ao uso das tecnologias, difere totalmente da tradicional; é importante refletir para estarem de acordo com as exigências do mercado de trabalho, onde apresentam alunos autônomos, críticos, participativos, que solucionam problemas imprevistos, que opinam e transformam o meio em que vivem.

 

Cabe à escola, na condição de instituição responsável pela formação do individuo, formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico. Precisa colocar o aprendiz em contato com as novas tecnologias da comunicação e informação, bem como colocar a tecnologia em favor da educação.

 

3 CONCLUSÃO

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, tendo um papel muito importante na educação. Assim, diante da nova realidade, a educação não pode mais viver do passado, negando a existência das tecnologias, pois formaria pessoas desconectadas da realidade em que se inserem. Por isso, nesses novos moldes, é preciso compreender uma nova dimensão dos papeis na educação, tanto do professor quanto do aluno, enfim, do próprio projeto pedagógico.

Vivemos em uma sociedade onde a tecnologia provoca diversas transformações, sobretudo no meio educacional. O uso de recursos de ensino tem constituído elemento importante na relação de ensino e aprendizagem, uma vez que este desperta e motiva o aluno a buscar o conhecimento.

 

4 REFERENCIAS

 

FRÓES, Jorge R. M .Educação e informática: a relação homem/máquina e a questão da cognição–1996. Disponível em<http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2018.

 

GADOTTI,     Moacir.           Boniteza       de um sonho:     Ensinar-e-aprender com  sentido. Curitiba-PR: Ed. Positivo, 2005.

 

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008.

 

TIJIBOY, Ana Vilma. Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. SILVA, Mozart Linhares da (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

 

SAMPAIO, Marisa Narciso; LEITE, Ligia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes ,1999.