A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Belmira Batista Chaves1
Rosmarí Favaretto Walker2
RESUMO
A presente pesquisa será efetuada através de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo de estudo á importância da Musica na Educação Infantil, analisando como a música contribui para o desenvolvimento escolar, cognitivo, motor e social da criança, visto que, conteúdos trabalhados em sala se tornam de fácil entendimento quando apresentados de forma lúdica; tornando assim o conteúdo mais atrativo, na qual o professor tem mais facilidade para ensinar e os alunos mais facilidade para aprender, pois se envolvem e apresentam mais animação e entendimento ao conteúdo. Este apresenta a importância da música no processo de ensino aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo, como a música pode contribuir na formação do ser humano, como ajuda no desenvolvimento da criança, mostrando que através das atividades musicais a esta poderá desenvolver seu conhecimento lingüístico e ter o domínio da linguagem simbólica, percebe-se tambem que usando atividades com musica as crianças melhoram sua acuidade auditiva e desenvolvem melhor sua coordenação motora, assim aprendendo muito com a música, pois com esta as atividades são realizadas com muita criatividade e animação colaborando para que a criança participe com mais dedicação, interagindo mais na aula, e proporcionando assim resultados positivos para a matéria aplicada.
Palavras-chave: Musica Socialização, Desenvolvimento.
ABSTRACT
The present research will be carried out through bibliographical research and aims to study the importance of Music in Early Childhood Education, analyzing how music contributes to the school development, cognitive, motor and social of the child, since, contents worked in room become Easy to understand when presented in a playful way; Thus making the content more attractive, in which the teacher is easier to teach and the students easier to learn, because they get involved and present more animation and understanding to the content. This presents the importance of music in the learning process, its application and its benefits in the development of the individual, as music can contribute to the formation of the human being, as an aid in the development of the child, showing that through the musical activities it can develop Their linguistic knowledge and having mastery of the symbolic language, it is also noticed that using activities with music children improve their auditory acuity and develop better their motor coordination, thus learning a lot with music, because with this the activities are carried out with a lot of creativity And animation collaborating so that the child participates with more dedication, interacting more in the classroom, and thus providing positive results for the matter applied.
Keywords: Music Socialization. Development.
INTRODUÇÃO
A música na educação infantil é um excelente recurso, pois auxilia na percepção na área de conhecimentos, estimula à memória e a inteligência, contribui, desenvolve também a imaginação, sensibilidade, o respeito ao próximo e a criatividade, equilíbrio e felicidade, dando asas à imaginação e ao prazer de conhecer um mundo novo envolvendo ludicamente a criança, contribui também para a socialização, alfabetização e coordenação motora, é uma motivação na qual a criança aprende com mais facilidade. Através da musica a criança descobre um novo mundo, uma nova linguagem na qual contribui para deixar o ambiente de aprendizagem mais agradável e favorável, estimulada musicalmente a criança desenvolve muito a aprendizagem, compartilhando o que sabem.É um poderoso recurso educativo que desenvolve muitas habilidades, trazendo benefícios no desenvolvimento do individuo, expandindo muito a capacidade de aprender, estimulando concentração, ocupa a mente de forma atraente e envolvente, aumenta a criatividade, tem contado com um universo diferente, conhecendo também diversas culturas mudando a relação e o comportamento com os estudos, pois consiste numa importante forma de expressão humana.O ser humano tem muitos lados, mas a musica é capaz de expressar o que integra muitas capacidades. Quando se trabalha com musica se trabalha com o sensível, mas também englobando razão, emoção, corpo, esta é uma linguagem de conhecimento que envolve esforço individual e é muito apreciada pelas pessoas, a musica faz parte da vida do ser humano e é por isso que é de suma importância que esta disciplina faça parte do currículo escolar; Pode acontecer de surgir algumas duvidas na qual serão questionadas, qual a importância da musica na educação? Por que trabalhar a mesma na educação infantil? Como a musica pode ser utilizada na educação? Com base nisso é que se pode fazer uma pesquisa bibliográfica na qual existem alguns argumentos e serem refletidos para serem postos na pratica.Alem de ser um estímulo agradável a musica tem o poder de quebrar a rotina proporcionando um ambiente favorável e animado para que os alunos aprendam com entusiasmo, facilitando e ampliando a aprendizagem de forma significativa, ensinando-o a ouvir e participar de maneira mais ativa e reflexiva.
A música é um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois desperta no individuo um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e o corpo, facilita a aprendizagem e também ajuda para a criança se enturmar com mais facilidade. Esta deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente que passou a ser um instrumento obrigatório na educação a partir de agosto de 2011, mas algumas escolas já aderiram antes disso.As atividades com a música devem ser realizadas com prazer, assim os benefícios serão obtidos de forma natural e com grande valia. Quando bem trabalhada esta desenvolve raciocínio, criatividade e outros dons, por isso é de suma importância que esta rica atividade educacional seja aproveitada em sala de aula.A música é um veículo expressivo para o alívio da tensão emocional, superando dificuldades de fala e de linguagem. Por mais que a atividade musical esteja diretamente relacionada ao entretenimento, a música na escola precisa assumir um papel relevante enquanto forma de conhecimento, e isto só será possível a partir da inclusão da disciplina e da sua continuidade nos ensinos fundamental e médio. É preciso que se aprimorem as organizações curriculares e que cada linguagem artística tenha presença garantida de forma digna e real. Integrar música às atividades educacionais não quer dizer cantar para decorar fórmulas matemáticas ou datas cívicas, ou ainda cantar para aprender elementos gramaticais de idiomas estrangeiros, mas, sim, incorporar efetivamente música como experiência educacional que permita aos indivíduos se relacionarem com esta forma de expressão humana. Revisão Bibliográfica
Desenvolvimento
O QUE É MUSICA
A música é uma linguagem universal, segundo dicionário Aurélio (2001), “Musica é a arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido” é uma linguagem de sensibilidade e do coração humano, ela envolve culturas diferenciadas, cada individuo tem sua maneira peculiar de tocar, cantar e de organizar os sons musicais. Atualmente existem diversas definições para música. Mas, de modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações. A Música é uma linguagem e pode tocar o ser humano independente dos sons tocados, ela pode transformar a visão de mundo que as crianças têm desde pequenas. Portanto, ao ouvir os sons e ao utilizar às diferentes linguagens a criança poderá compreender e ser compreendida e assim expressar nas atividades corporais, plásticas, nas conversações e nos registro artísticos suas idéias. Música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos. A música é coisa da alma, a pessoa interage, se envolve, participa, e gosta do que faz. A música é um dos maiores estímulos para a ativação dos circuitos do cérebro; o objetivo da música na escola é musicalizar, ou seja, tornar o aluno receptível e sensível ao fenômeno sonoro. Desenvolver a criatividade do aluno utilizando elementos simples do cotidiano desmistifica a idéia de que trabalhos criativos precisam de grandes elementos para a sua confecção; e isto também se aplica à música!De acordo com Swanwick (1979, p. 26), “de todas as artes a música é a mais abstrata”, como a criança tem a habilidade de encontrar emoção nas coisas a sua volta, e com a música não seria diferente. Os sons musicais podem parecer abstratos, mas para as crianças não é difícil absorver o conhecimento que a canção pode trazer em uma atividade musical. A definição do termo Música é vista de diversas formas por diferentes olhares, sejam de músicos, pesquisadores, poetas ou de apreciadores. Música consiste na arte de combinar os sons de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob a lei da estética, de modo expressar sentimento. Tem três elementos específicos: harmonia, melodia e ritmo, além de forma, etc. A melodia consiste na sucessão dos sons formando sentido musical. O ritmo é o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor duração.A harmonia consiste na execução de vários sons ouvidos ao mesmo tempo, observadas as leis que regem os agrupamentos dos sons simultâneos.Pode-se dizer que a música vincula-se as emoções e ao mundo verbal.O referencial curricular nacional para educação infantil nos direciona para trabalhar e musicalidade com as crianças.
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais suas capacidades. (Rcnei. 1998, p.63)
A música é nossa mais antiga forma de expressão, possivelmente até mais antiga que a linguagem. De fato, a música e o Homem, são muito mais que as palavras. A arte é uma importante fonte para se conhecer a história da humanidade, pois comunica toda história de um povo. A música pode ser usada como relaxamento e terapia e tem como característica a estimulação dos sentidos, treinamento auditivo, percepção de ritmos, velocidades, memorização, desembaraço social, disciplina, capacidade de atenção entre outros. A criança obtém uma grande facilidade em criar e imitar o que se ouve, e assim explora possibilidades vocais e sensoriais a partir de objetos sonoros. Estimula-se nesta idade o processo de autoconhecimento e sente o prazer com os sons.
O PROFESSOR E A MUSICA
O educador deve construir elementos que possam edificar o desenvolvimento e aprendizagem da criança, visto que, enquanto formador de opinião deve buscar novos conhecimentos para trabalhar em sala de aula sendo a música um importante componente. É importante pesquisar, ouvir muito e estar aberto a todo tipo e estilo musical, sem perder de vista o senso crítico. É importante também conhecer as raízes culturais da sua região e do país, de forma que esse conhecimento musical possa ter espaço significativo em seu planejamento. Esse cuidado na valorização da nossa cultura , incluindo aí as influências que ela recebeu, garante um sentido de identidade cultural nos alunos e maiores oportunidades de desenvolvimento de um senso crítico.
Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras culturas de diferentes qualidades: folclore, música popular, música erudita e outros. As atividades musicais nas escolas devem partir do que as crianças já conhecem desta forma, se desenvolve dentro das condições e possibilidades de trabalho de cada professor. O trabalho com a música deve ser desenvolvido nas escolas, dentro do planejamento, envolvendo os conteúdos de acordo com o nível de escolaridade do aluno. Com o intuito de fazer com que os alunos consigam captar com mais facilidade os objetivos a serem atingidos. A linguagem musical é empregada pelo professor adequando-se as necessidades encontradas em ensinar conteúdos sem sistematização, ou seja, conteúdos que necessitam de didáticas diferenciadas utilizadas por meio de recursos materiais e linguagens lúdicas para sua concretização. No entanto é necessário que o educador conheça os conceitos básicos de música, como por exemplo, o som, o ritmo, a melodia, a harmonia e os diferentes estilos. A partir desse conhecimento o professor começa a planejar a melhor forma de ensinar por meio da música. Desta forma, o uso da música em sala de aula não se dará apenas em datas comemorativas, mas propiciará o estimulo à criatividade e à apreciação por diferentes estilos musicais, valorizando as experiências sociais dos alunos com a música.
Professores sem conhecimentos em música descobrem por meio da linguagem musical, novas maneiras, até então desconhecidas, para ensinar conteúdos programáticos de maneira descontraída e divertida. A educação musical necessita ponderar que o ensino e a aprendizagem de música não ocorrem apenas na sala de aula, mas em contexto mais amplo. Por isso, o educador não deve discutir a música na escola, mas refletir sobre em que a educação musical pode ajudar no cotidiano dos alunos, dificuldades e interesses, buscando sempre entender a realidade em que vivem e atuam e quais formas de conhecer e aprender. Cada criança é um ser individual, que aprende da sua própria maneira e no seu próprio tempo. Então é um grande desafio para o professor desenvolver uma flexibilidade, de forma que as explicações de conceitos musicais, habilidades e conceitos abstratos sejam entendidos por todos, da mesma maneira.
Pontuar música na educação é defender a necessidade de sua prática em Nossas escolas, é auxiliar o educando a concretizar sentimentos em formas Expressivas; é auxiliá-lo a interpretar sua posição no mundo; é possibilitar lhe compreensão de suas vivências, é conferir sentido e significado à sua Nova condição de indivíduo e cidadão (Zamprogna, 2002, p, 120).
Com base nisso podemos compreender o valor único que a música desenvolve no individuo, pois a música possibilita uma visão diferenciada de mundo, auxiliando-o a alargar o pensamento, a concretizar sentimentos e a ampliar habilidades. Entusiasmo, organização, preocupação sincera com os alunos e senso de humor são qualidades essenciais para o professor. Em acréscimo, é importante também que o professor tenha confiança em si mesmo e orgulho daquilo que faz. Possuir certo grau de respeito consigo mesmo vai ajudar a desenvolver uma boa relação com outros professores e promover o mesmo tipo de respeito entre o grupo de alunos. O sucesso de um programa de ensino vem da cumplicidade e do respeito mútuo entre educador e educando; pois o aluno está numa situação privilegiada para perceber e avaliar seus sentimentos e reações; Embora o papel do professor seja conduzir e guiar seus alunos, é bom recordar que o professor também é um eterno aprendiz. Aprendemos com outros professores, com colegas professores, com outras pessoas e, principalmente, aprendemos muito com nossos alunos. É necessário que os professores se reconheçam como sujeitos mediadores de cultura dentro do processo educativo e que levem em conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como indivíduos produtores e reprodutores de cultura. Só assim poderão procurar e reconhecer todos os meios que têm em mãos para criar, à sua maneira, situações de aprendizagem que dêem condições às crianças de construir conhecimento sobre música, é importante que o professor se entregue verdadeiramente e se dedique naquilo que faz, se programe, agindo com determinação para que possa vencer todas as barreiras que vierem durante sua vida. O ser humano tem muita criatividade e o professor deve usá-las para que suas crianças se envolvam de corpo e alma em suas atividades.
A MUSICA COMO RECURSO PEDAGOGICO
A escola é um lugar de convivência dos alunos com a sociedade, a música está presente no cotidiano da maioria dos alunos. Na escola está presente, também como recurso pedagógico, o que permite o aluno apropriar-se de um aprendizado sistemático, diferenciado e crítico. A música mantém ligação direta com o homem, e é tida como meio pedagógico para o alcance de muitos outros objetivos propostos trazendo benefícios para o aprendizado do aluno. A música pode revelar como o individuo vê a sociedade em que vive e é a partir da análise das letras e da expressão corporal que aluno pode demonstrar o que subtende ser visão que o mesmo tem do mundo e dos valores humanos. Não somente isso, a música pode ser o ponto de partida para a busca de inúmeras informações e valorização da cultura de um povo. Utilizar a música na sala de aula como recurso pedagógico é muito importante, assim é possível promover a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo. Contribui para a criatividade do aluno, auxiliando-o também na construção de seu caráter e personalidade. Os recursos pedagógicos são elementos práticos para operacionalizar o ensino. Podemos citar os recursos naturais, audiovisuais, visuais, auditivos e estruturais como componentes auxiliadores do momento de ensino/aprendizagem. A música é um recurso auditivo, que pode estar contribuindo com a proposta de ensino do professor, de maneira interativa às disciplinas. A utilização da música como um elemento que motiva a aprendizagem é um exemplo de ferramenta que desmistifica a maneira, muitas vezes, estática e monótona do cotidiano escolar e que pode facilitar e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem e construir um amanhã melhor, mais inclusivo e solidário. As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. A música em suas inúmeras formas quando utilizada em sala de aula, desenvolve diferentes habilidades como: o raciocínio, a criatividade, promove à autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética, desenvolve também a linguagem oral, a afetividade, a percepção corporal e também promover a socialização e deixa o ambiente mais animado. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN- Arte-1997)
São muitos os problemas enfrentados pela área de educação musical, dentre eles destaca-se a falta de sistematização do ensino de música nas escolas de ensino fundamental e o desconhecimento do valor da educação musical como disciplina integrante do currículo escolar. A música é uma das linguagens que as crianças precisam conhecer, pois a partir dela elas aprenderam a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação; Ao realizar o trabalho com a música, este ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. A música exerce grande influência, contribui para o pensamento criativo, provoca movimentação despertando prazer em criar soluções originais.
O aprendizado da prática musical favorece a condição do aluno com relação à criatividade. Com a música ele fica mais criativo, sabe improvisar, ter mais naturalidade a lidar com os conteúdos e isso acaba favorecendo o aprendizado.Existem varias atividades que podem ser realizadas com a ajuda da musica, com essas atividades podem ser exploradas varias sensações e sentimentos da criança. Com essas atividades de musicalização a prática do canto também traz benefícios para a aprendizagem, por isso deve ser mais explorada na escola. A importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora faz com que a mesma se torne uma poderosa aliada educacional. Portanto com a educação musical a criança se alfabetiza mais rápido. A utilização da música como um elemento que motiva a aprendizagem é um exemplo de ferramenta que desmistifica a maneira, muitas vezes, estática e monótona do cotidiano escolar e que pode facilitar e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem e construir um amanhã melhor, mais inclusivo e solidário.
A MUSICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Inúmeras pesquisas desenvolvidas comprovam que a influencia da musica no desenvolvimento da criança é incontestável, que o bebe ainda no útero da mãe desenvolve reações aos estímulos sonoros. A música é a linguagem que se manifesta em formas sonoras capazes de propagar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, seja por intermédio da ligação entre o som e o silêncio ou por meio da relação entre os aspectos sensíveis, estéticos, afetivos e cognitivos, além de promover a interação no âmbito educacional que como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente. A música é algo constante na vida da humanidade, pode-se comprovar isto, em todos os registros da trajetória da história. As atividades realizadas com música também favorecem a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Pelo seu caráter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de resultados, são uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens. Na Educação Infantil, além de ser um poderoso meio de integração social, a música atinge vários objetivos, tais como o desenvolvendo da expressão, do equilíbrio e da autoestima, que são ampliados intuitiva e espontaneamente com a formação de hábitos e atitudes comportamentais como: lavar as mãos antes do lanche e fazer silêncio, por exemplo, combinados com uma música que remeta ao hábito executado no momento.
Segundo Brito:
Aprender a escutar deve ser um dos aspectos trabalhados com empenho e atenção pelos educadores, pois, é por meio da audição e da percepção que adquirimos os conteúdos, principalmente na Educação Infantil. Por este motivo, a música é um instrumento facilitador no desenvolvimento da criança e seu uso deve ser incentivado em sala de aula, porém de forma mais ampla do que a utilizada habitualmente. (2003, p.187)
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, também é importante do ponto de vista da maturação individual. A fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmicas musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive. A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total; pois a criança se envolve integralmente com a música e a modifica constantemente, transformando-a, pouco a pouco numa resposta estruturada. É importante valorizar a influência do som na vida da criança, pois é um processo que se desenvolve através de elementos repetitivos e que auxiliam em seu processo de desenvolvimento intelectual.
De acordo com STEFANI (1987), a música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira se a música, sem se dar conta disso. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sentimentos, pode-se dizer que tais sentimentos de alegria, melancolia, violência, sensualidade, calma e assim por diante, são experiências da vida que constituem um fator importantíssimo na formação do caráter do individuo.
Através do contato com o som são estimuladas as crianças fontes sonoras que contribui para a aprendizagem e novas oralidades. Nesse contato o bebê balbucia, a criança pequena cantarola melodias, um adulto assobia e todos associam com prazer em acompanhar a musica com movimento do corpo. A aprendizagem através da música além de promover o gosto e o senso musical ele favorece a expressão artística. Formando o ser humano com uma cultura musical desde criança, sendo capazes de usufruir da música, analisá-la e compreendê-la.As atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, é experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
A LINGUAGEM MUSICAL
No ano 1997 foi elaborado pela Secretaria de Educação Fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), cujo objetivo relaciona-se a auxiliar o professor na prática em sala de aula, contribuindo para que as crianças se tornem completamente cidadãos reconhecidos e conscientes de seu papel em sociedade (PCN’s, 1997). Em agosto de 2008 foi regulamentada a lei Nº 11.769 que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.A escola enquanto mediadora do conhecimento tem como objetivo formar cidadãos críticos e transformadores, aptos para lidarem com as situações vividas no seu cotidiano. Desta forma, a música no ambiente escolar tem como base primeiramente expor à criança os elementos musicais como som e silêncio, ritmo, harmonia, melodia. A linguagem musical é um instrumento que através dela realiza diversos momentos agradáveis ao ouvir um som desejado. A linguagem musical faz parte da vida de diversas pessoas, favorecendo na interação com outras culturas, e tem como objetivo como despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação global do indivíduo.
Atualmente algumas teorias relacionadas ao processo ensino-aprendizagem apresentam-se diferenciadas em relação às tradicionais, pois partem de outros parâmetros no estudo das apreensões cognitivas e do conhecimento de modo geral; mas sabe-se que ao nascer à relação da criança com a musica é imediata; O tempo passa e a música está lá para fazer adormecer, brincar de roda, dançar; esse bem cultural é a linguagem mais eficiente quando se quer expressar sensações, sentimentos e pensamentos. Tudo isso deve ser lembrado quando pensamos em aprendizagem, pois o livre contato com qualquer forma de expressão musical desde os primeiros anos de vida é um importante estopim no processo de musicalização. O educador deve expor à criança a linguagem musical, conversando com ela por meio da música, etc. As emoções expressadas por uma canção ajudam a criança na percepção de seus sentidos e sentimentos. A aprendizagem será absorvida na escola se houver uma interação social, entre a linguagem musical e a aprendizagem, assim proporcionando caminhos de interesses para o alcance do conhecimento. O conteúdo será situado ao ensino em que o aluno aprenderá e construirá sua aprendizagem no percurso de sua vida, modificando e facilitando a compreensão da aprendizagem. O homem organizou objetos favoráveis a sua apreciação musical e pode observar e formar novos sons por desejos, produzindo instrumentos para a combinação dos sons. Com essa evolução a partir de uma organização, observação e apreciação ocorreram um avanço quanto aos instrumentos musicais. Ao utilizar as partes do corpo como (a boca, as mãos, os pés, etc.), pode-se formar novos conjuntos de elementos para conceber a música.
Segundo Bigand (2005, p. 59-61) a música se instala em nós sem percebermos tal efeito. Então, pessoas sem formação musical podem identificar acordes, melodias e temas da mesma forma que músicos profissionais. Nesse sentido, alguns estudos advindos da neurociência corroboram no sentido de identificar similitudes entre os caminhos neurobiológicos no processamento da linguagem e as percepções musicais. Pode-se dizer ainda, que atividades musicais estimulam a memorização, resolução de tarefas espaciais, capacidade de atenção, operação de categorização e raciocínio, sendo músico ou não, todos podem aprender com a música, pois os circuitos neurais envolvidos nas atividades sonoras são delineados previamente à aprendizagem explicita da música.Nessa perspectiva, a música passar por um caminho, ela encanta , transmite conhecimento, arte, sugestões e informações em um trabalho prático, expressa emoção, propicia momentos agradáveis e de aprendizagem, facilitando o entendimento de muitos conteúdos que estejam no ambiente escolar.
Para Meyer:
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização relacionamento expressivos entre o som e o silencio. (MEYER, 2001, p.73)
A linguagem musical é auricular, baseada em três elementos indispensáveis: som, movimento e timbre ou qualidade sonora. Possui simbologia própria. Qualquer pessoa normal que ouviu, com frequência, sons melódicos e harmoniosos está apta a desenvolver os elementos já citados e consequentemente exercer com certa habilidade as funções musicais, incluindo a elaboração, a entoação e interpretação através dos instrumentos. Os fundamentos dessa prática podem ser estabelecidos nos primeiros anos de vida.A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
A linguagem musical trabalhada no ambiente escolar contribui para aprendizagem e desenvolvimento do aluno, tornando-o mais sensível para lidar com as situações escolares e em sociedade; esta se apresenta como instrumental metodológico e pedagógico de significativa relevância no processo de ensino, pois além de todas as vantagens já colocadas, traz inerente a sua natureza e caráter, a interdisciplinaridade com a qual se dinamiza todo o processo de ensino-aprendizagem. Sem levar em conta que ela não busca com insistência a aplicação de maneiras, prescritivas e pré-estruturadas, na disseminação dos conteúdos a serem trabalhados.
A MUSICA NO ESPAÇO ESCOLAR
Todo trabalho feito com música no espaço escolar, além de divertir muito as crianças e fazê-las interagir melhor, a proposta pedagógica, flui de forma mais intensa e valorativa, tanto da parte da criança, quanto do profissional da educação, fazer uso deste elemento extremamente pedagógico é um meio eficaz de fazer a educação acontecer de fato, visto que, a criança interagindo com este elemento, fixa muito melhor a aprendizagem a ela direcionada durante o dia a música pode ser usada diversas vezes: na entrada, na rodinha das novidades, no projeto pedagógico que esteja sendo desenvolvido durante a semana, na hora do lanche, durante a brincadeira dos pequenos, enfim a música pode e deve ser utilizada no espaço escolar sem restrições.De certa forma, a utilização da música na escola é uma metodologia em que o educador desenvolve uma nova situação de ensino, ele deve ter um bom preparado para que não seja transferida insegurança para seus alunos. O profissional deverá possuir o domínio do conteúdo, oferecendo uma comunicação agradável ao ensino, num processo de aprendizagem, envolvendo trocas de experiências.Visando uma aprendizagem significativa e de acordo com as necessidades impostas pela sociedade nos dias de hoje, se torna cada vez mais necessária a ludicidade no ambiente educacional de nossos alunos, pois ela é capaz de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante. Com isso, pode-se dizer que as crianças estarão bem preparadas para se tornarem cidadãos críticos e capazes de resolverem situações problemas.
A criança na fase da formação observa e toma como exemplo qualquer atitude ou movimento do adulto, de um líder, de uma autoridade. Ela esta buscando “como posso me relacionar com o mundo?” Só que nós tentamos passar para ela o que nós sabemos, com muita autoridade e muitas vezes somos incoerentes em nossas atitudes (MARZULLO, 2001, p. 11).
A prática de aula de música na escola desenvolve habilidades, define conceitos e conhecimentos e estimula o aluno a observar, questionar, investigar e entender de maneira lógica os seres vivos, o meio em que vive e os eventos do dia a dia, através da musicalidade. Além disso, estimula a curiosidade, imaginação e o entendimento de todo o processo de construção de forma sonora e descontraída. A introdução à música na escola, não é apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo e, também ampliar o conhecimento musical do aluno. Afinal, a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Sendo assim, penso nessa introdução da música na escola, como a oportunidade para uma convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que é apresentado e permitido que o aluno se torne um sujeito mais crítico em suas escolhas pela vida. Pode-se afirmar que através da música as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas. Temos na musica uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo. A escola como um ambiente de saberes, fornece diversas aprendizagens entre elas está situada a linguagem musical que é agradável e transmite um resultado positivo na construção do conhecimento do aluno.
Pode se entender, quando é apresentada a ligação entre a música e a disciplina em sala de aula é despertada no aluno uma maneira mais agradável de absorver o conteúdo, com variações e explorações de elementos, que revelam grande interesse no desenvolvimento de pensamento da turma, com curiosidade e representação no processo da aprendizagem. A possibilidade de criar aulas atraentes com o uso dos elementos musicais fará com que a criança compreenda os conteúdos trabalhados em sala, o mundo em que vive, e os fenômenos ocorridos ao seu redor; pois como o dizer de Brito:
A criança é um ser brincante, e brincando faz a música, pois se relaciona como mundo dia a ia. Fazendo música, ela metaforicamente, transforma exercício, receptiva e curiosa a criança pesquisa matérias sonoras instrumentos, inventa imita mútuos melódico e rítmicos e ouve com prazer à música de todos os povos.(Brito, 2003, p.35)
A música como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente. A música é algo constante na vida da humanidade, pode-se comprovar isto, em todos os registros da trajetória da história.A música traz grandes contribuições para o desenvolvimento das crianças, dependendo do enfoque pedagógico do professor, tais como: a criação, a imaginação, a atenção, a socialização, a sensibilização, a reflexão, a percepção e a expressão corporal da criança. Afinal a música, no contexto da Educação Infantil deve ser compreendida como forma de expressão sensível do ser humano, que se dá em um processo contínuo que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir, concebida como uma linguagem artística. É muito importante que a musica seja colocada no currículo escolar, mas, não apenas colocá-la e sim usá-la de maneira cultivante e atraente. O ambiente da educação infantil é repleto de repertórios musicais. Muitos professores utilizam a música de maneira errada, quando não dominam esse assunto. Desprezam-se os sons da natureza; despreza-se o silêncio, que é um componente da música, por isso é necessário que seja colocado uma pessoa que se dedique para esta área, que se sinta capaz de demonstrar tudo o que a musica tem de bom para oferecer.
Objetivos
Busca-se, portanto, divulgar a importância da música na vida das crianças e na educação infantil, contribuindo para a formação de seres humanos sensíveis, criativos e reflexivos.
Conhecer a história da música;
Apresentar conceitos e teorias referentes à música;
Mostrar como a música pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da acriança;
Verificar de que maneira a música favorece o desenvolvimento do potencial criativo e da sensibilidade da criança, bem como o estímulo à sua concentração e autodisciplina;
Observar de que maneira o gosto musical é despertado na criança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluo esta pesquisa destacando que a música se faz presente em todos os momentos e lugares da nossa vida, no processo ensino-aprendizagem é necessário que se tenha essa visão, uma vez que nosso corpo é uma máquina sonora e se interage perfeitamente com os diferentes estilos musicais, tanto se interagindo como rejeitando, mas fazendo com que a pessoa se entregue a som, deixando-os mostrar seus conhecimentos prévios sobre o assunto e interagindo sendo levados pelo ritmo e pelo envolvimento que a musica proporciona. Espera-se que a música ajude a criança a ser mais sensível ao ato e aprender e a ouvir com atenção os diversos sons que os seres humanos produzem em sua relação de conhecimento e aprendizagem entre si. A música está ligada ao ser humano desde muito cedo e sem ela o mundo se tornaria vazio e sem espírito, sem graça, sendo assim com a ajuda da musica consegue-se contribuir para a formação integral do indivíduo, difundindo o senso estético, promovendo a sociabilidade e a expressividade, e assim introduzindo o sentido de parceria e cooperação; Ao discutir a importância da Música na Educação infantil, cabe ao educador/a considerar o contexto social escolar das crianças. E procurar atividades musicais que proporcionem conhecimentos, é de suma importância trabalhar em grupo, pois assim estará ajudando-os a serem mais sociáveis. A música é um meio de envolver as crianças no processo de aquisição de conhecimentos. Mesmo sabendo que ainda existem varias barreiras a serem vencidas na área da educação, sabe-se que muitas delas já foram vencidas e já houve varias mudanças de grande importância; e a inclusão da musica na escola foi uma delas, que mostrou muita importância e significado para todos; mas cabe aos educadores ajudar na implantação da musica, buscando mais variedades de informação para serem aplicadas no dia a dia, para assim ajudar a influenciar positivamente levando aos alunos experiências que dão certo e ajudam na educação, pois o educador é o espelho do aluno e este deve estar apto para com as mudanças que acontecem, encarando estas com garra, determinação e dedicação. Para a proposta de trabalho com a música, esta deve ser criativa e despertar a motivação na criança em seu desenvolvimento cognitivo. Levá-la a imaginar novas possibilidades de aprendizado e facilitar as atividades dos alunos. Entendo que a criança precisa ouvir e sentir a música em diferentes tons para despertar a sensibilidade, e sua compreensão de mundo e torna-se um ser capaz de entender e compreender o outro.
Conclui-se que a musica é tem um papel de grande importância na vida da criança, pois esta desperta sensações inexplicáveis, mas para que as atividades realizadas com a musica tenham bons resultados é necessário que o educador se entregue a este meio também, e se reconheça como sujeito mediadores de cultura dentro do processo educativo e que levem em conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como indivíduos produtores e reprodutores de cultura. Só assim poderão procurar e reconhecer todos os meios que têm em mãos para criar, à sua maneira, situações de aprendizagem que dêem condições às crianças de construir conhecimento sobre música. Enfim, a música é um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem, portanto deve ser possibilitado e incentivado o seu uso em sala de aula, com a colaboração do educador participando das atividades junto com a criança e se dedicando de coração, interagindo para que a criança sinta de verdade a emoção e a ajuda que a musica traz para a vida do ser humano.
REFERÊNCIAS
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1 Formada em Pedagogia pela universidade Federal de Mato Grosso, Pós-graduada em Filosofia e Sociologia pela Universidade Cândido Mendes. Trabalha na escola municipal Selvino Damian Preve na cidade de Santa Carmem, Mato Grosso nas séries inicias do Ensino Fundamental.
2 Pedagoga. Atua na Rede Pública de Ensino.