A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Geovani Munhoz da Silva1
RESUMO
A importância da criatividade do professor de educação física no ambiente escolar, vem se destacando a cada dia mais no decorrer das aulas dessa disciplina. Para facilitar o seu desenvolvimento, os docentes são praticamente obrigados a utilizar essa metodologia de trabalho, minimizando as dificuldades e carências que se encontram em várias escolas em que esses profissionais atuam. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a importância da criatividade nas práticas pedagógicas de seis professores dessa área, em seis escolas municipais do município de Sorriso, pois todas possuem ensino da educação infantil (pré II) até parte do ensino fundamental II. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários com perguntas subjetivas aos docentes que lecionavam em suas respectivas escolas de atuação. Porém, todos os docentes examinados declararam a criatividade do professor de educação física ser de fundamental importância para o desenvolvimento integral dos alunos. O principal espaço físico utilizado por todos os docentes se destacou a quadra poliesportiva. Dezesseis por cento, alegaram que já deixaram de aplicar determinados conteúdos por falta de materiais. A mesma porcentagem não se considera mais criativo devido a acomodação. No entanto, oitenta e quatro por cento se consideram criativos. Dos seis questionados um destacou que; “não tem como ser um professor e não ser criativo”. Sendo assim, todos os professores já organizaram torneios ou festivais durante o período de aula com seus alunos. A metade dos professores confessaram que não fizeram nenhuma obra e/ou projeto com materiais recicláveis. Como conclusão final, foram constatados que os maiores desafios para os professores dessa disciplina se tornarem criativos são a carência de cursos que estimulem a criatividade dos docentes, o apoio da direção e professores das instituições de ensino, falta de materiais, falta de disciplinas dos discentes e a carência de encontros e/ou planejamentos para serem colocados em prática.
PALAVRAS-CHAVE: Importância. Criatividade. Professor. Educação Física.
ABSTRACT
The importance of the creativity of the teacher of physical education in the school environment, has been emphasizing every day more during the course of this discipline. To facilitate their development, teachers are practically obliged to use this work methodology, minimizing the difficulties and deficiencies that are found in several schools where these professionals work. Therefore, the objective of this research is to analyze the importance of creativity in the pedagogical practices of six teachers in this area, in six municipal schools in the city of Sorriso, since all of them have pre-II education to part of elementary education II. To obtain the data, questionnaires with subjective questions were applied to the teachers who taught in their respective schools of activity. However, all the teachers examined declared the creativity of the physical education teacher to be of fundamental importance for the integral development of the students. The main physical space used by all the teachers stood out the multi-sport court. Sixteen percent said they had already failed to apply certain content for lack of materials. The same percentage is not considered more creative due to accommodation. However, eighty-four percent consider themselves creative. Of the six questioned one stressed that; "There is no way to be a teacher and not be creative." Therefore, all teachers have organized tournaments or festivals during the class period with their students. Half the teachers confessed that they did not do any work and / or project with recyclable materials. As a final conclusion, it was verified that the greatest challenges for the teachers of this discipline to become creative are the lack of courses that stimulate the creativity of the teachers, the support of the management and teachers of the educational institutions, lack of materials, lack of disciplines of the students And the lack of meetings and / or planning to be put into practice.
Keywords: Importance. Creativity. Teacher. Physical Education.
1. INTRODUÇÃO
A criatividade é essencial para solucionar determinadas dificuldades do cotidiano das pessoas bem como em ambiente de trabalho. Por meio da criatividade, pode-se transformar ou até mesmo criar algo novo de acordo com a realidade que se encontra. Segundo Awad (2011, p.12) pessoas criativas são aquelas que “possuem capacidade de, na ação criativa, organizar, recombinar, produzir novas configurações, além de apresentarem extrema motivação naquilo que produzem amparadas por técnicas e ferramentas específicas de sua área”. Ao tratar-se das escolas públicas de educação básica, a criatividade é indispensável nas práticas pedagógicas dos profissionais que ali atuam, pois se identificam certas fragilidades de recursos físicos e materiais. Em estudos anteriores2, ao investigar “A criatividade do professor de Educação Física no uso dos materiais e espaços físicos das escolas” percebeu-se que, a mesma é fator de essencial importância na busca de uma melhor educação, favorecendo assim, o desenvolvimento e entendimento dos conteúdos aplicados durante as aulas.
Deste modo o presente estudo tem como objetivo pesquisar e analisar a importância da criatividade nas práticas pedagógicas de seis professores de educação física, cada qual representando uma escola em que atua, totalizando assim, seis escolas municipais do município de Sorriso, no estado de Mato Grosso. Dentre essas, todas possuem ensino da educação infantil (pré II) até o ensino fundamental II. Sendo assim o estudo norteia-se a partir da problemática de que, a criatividade é importante para a atuação docente ou é uma escapatória na ausência dos materiais e espaços necessários para as aulas em escolas públicas? Para solucionar esta problemática utilizar-se-á pesquisa de campo tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com sete questões de caráter subjetivas, para o mesmo ser respondido minutos após sua entrega para os docentes que se disponibilizaram a responder.
Assim atribui-se relevância a pesquisa por ser uma temática com poucos estudos publicados ao tratar-se da criatividade docente nas aulas de educação física escolar. Bem como o desconhecimento de que a utilização da criatividade poderá revolucionar as aulas e o ambiente escolar com resultados positivos, tornando os conteúdos atrativos, facilitando a aprendizagem e simultaneamente valorizando a disciplina.
2. Referencial teórico
Educação Física Escolar e Algumas de Suas Realidades
É muito importante que o professor seja criativo para suprir diversas dificuldades encontradas de acordo com cada realidade escolar. No entanto:
“O que falta nas escolas, na maioria das vezes, não é material, é criatividade. Ou melhor, falta o material mais importante. Essa tal de criatividade nunca é ensinada nas escolas de formação profissional”. (Freire, 2009, p. 61).
Porém, a educação física é uma disciplina de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Além de ser uma disciplina escolar também é denominada como a educação do corpo, no sentido de saúde, porém, não somente da parte física. Se aplicada por um profissional da área e de forma correta, fortalece e facilita o processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem dos mesmos. Essa disciplina é de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem dos alunos de qualquer instituição de ensino que esteja presente em território nacional, seja ela, da rede pública ou privada. Os principais conteúdos da educação física escolar são as danças, os esportes, esquema corporal, ginásticas, jogos e lutas. Outros componentes importantes são os temas transversais, entre eles estão conforme Brasil, (1998) “a ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente e orientação sexual”. Com isso a educação física é:
[...] Reconhecida legalmente como uma disciplina que compõe a Educação Básica, fato oriundo da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n° 9394/96, mais especificamente, art. 26, parágrafo 3º. (BRASIL, 1996 apud MOREIRA e PEREIRA, 2009, p.32).
Sendo assim, conforme a educação básica consiste, ou seja; da educação infantil ao ensino médio, o correto seria que:
[...] A partir de 2002, somente os licenciados em Educação Física poderão atuar na Educação Física escolar; portanto, a formação deste professor, consiste em um curso de nível superior reconhecido pelo MEC, de licenciatura em Educação Física. (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO MEC apud FARIA et al 2011, p.12592).
Mas, infelizmente, essa não é a realidade que acontece dentro do processo de ensino aprendizagem diante de inúmeras cidades em nosso território nacional. Vários professores não formados na área específica dessa disciplina, assumem as aulas de educação física escolar, principalmente na educação infantil e no ensino fundamental I. Os docentes com formação em pedagogia são os que assumem essas aulas. Outra realidade é que isso é imposto pela própria secretaria de educação de determinados municípios. Com isso, quando não encontram vagas nas demais faixas etárias dispostas pela educação, por falta de opção, vários professores com formação específica, têm que procurar outras cidades e/ou estado para poder atuar na área de formação. Já os profissionais que conseguem atuar em suas regiões, algo muito importante não pode deixar de destacar, sendo ela; a criatividade do professor de educação física, que atualmente vem sendo considerada uma excelente ferramenta e a principal metodologia para minimizar as dificuldades presentes de acordo com a realidade de cada instituição de ensino.
Nos dias atuais, o governo de modo geral, está cortando qualquer tipo de gasto financeiro, deixando assim de atender ainda mais as necessidades das comunidades escolares, restando com isso, ao docente da escola colaborar ao máximo utilizando a sua criatividade desde o planejamento até a execução dos conteúdos dessa disciplina para com seus alunos no ambiente escolar.
Conforme Sebastião e Freire (2009, p.2) “na realidade social brasileira, há uma quantidade grande de escolas, principalmente públicas, que não apresentam espaço físico adequado ou quantidade suficiente de materiais”. Sendo assim, dentre essa realidade que está presente no meio escolar, muitas cidades nem se quer possui quadra poliesportiva e muitas que possuem além de não serem adequadas contém duas, três ou mais turmas ocupando ao mesmo tempo, interferindo assim na qualidade dos aprendizados dos discentes. Outro fato interessante é que as equipes diretivas de todas as instituições de ensino, poderiam direcionar um pouquinho mais de atenção nos planejamentos de alguns docentes comparando com a prática dos mesmos. Pois infelizmente, alguns “profissionais” por má fé acabam realizando na prática, conteúdos nada compatíveis com o planejamento escolar. Isso pode acabar prejudicando os alunos e a escola em que se trabalha.
Outra situação que infelizmente está presente na educação, em muitos lugares, principalmente no Mato Grosso, é que a própria Organização Mundial da Saúde recomenda atividades físicas de no mínimo cento e cinquenta minutos semanais para a pessoa não encaixar no nível de sedentarismo. Mas a realidade é que no ensino médio existe somente “uma hora/aula por semana”, isso mesmo, entre aspas, porque quando se faz a chamada e ao sair mais cedo da aula prática, para os alunos irem, ao bebedouro, ao sanitário e realizar a volta a calma, diminuindo assim transtorno nas aulas seguintes, essa uma hora/aula acaba se transformando, no mínimo trinta por cento a menos de minutos, prejudicando e muito a qualidade de aprendizado e de vida também dos mesmos. Nada melhor que a escola, nas aulas de educação física, para estimular desde criança, as mesmas não se tornarem sedentárias melhorando assim a qualidade de vida das pessoas em geral.
A Importância da Educação Física na Instituição de Ensino
Essa disciplina tem uma importância fundamental no processo de desenvolvimento dos alunos que participam ativamente da mesma. Infelizmente, a realidade em que a sociedade mundial se encontra, em meios há tantas tecnologias, ou seja, diversos tipos de aparelhos eletrônicos em volta de si, doenças extrínsecas sendo elas; cardíacas, físicas e psicológicas, que vêm sendo adquiridas juntamente pela a alimentação inadequada e pela rotina de mal costumes de sonharem e muitas vezes conquistarem, desde crianças, a tão sonhada mordomia, motivo esse que vem se destacando drasticamente no perfil de uma pessoa sedentária.
3EF é uma expressão que surge no século XVIII, em obras de filósofos preocupados com a educação na defesa e busca da educação integral (corpo, mente e espírito) do jovem, visando ao desenvolvimento pleno da sua personalidade. (BETTI, 1992 apud BEGGIATO, 2009, p.15).
As escolas, sem dúvida alguma, são consideradas a segunda casa dos alunos. É nela que também se aprende a conviver em sociedade, a adquirir novas amizades, novas culturas, novos conhecimentos, novas experiências, o respeito a si e aos demais seres humanos. É na escola que também se aprende a ser solidário, ato esse muito importante na formação integral dos discentes em presença também da sociedade. Os discentes também desenvolvem a coordenação motora ampla ou grossa por alguns conhecidos além da coordenação motora fina de acordo com o planejamento docente.
A Educação Física se destaca também nas realizações de todos os conteúdos, inclusive, nas noções básicas de primeiros socorros, conteúdo muito importante e que deveria estar presente na maioria das escolas. São úteis e facilita o salvamento das pessoas, tanto no ambiente escolar e familiar, quanto na sociedade em geral. Pequenos gestos, porém precisos, podem salvar a vida de algumas pessoas caso necessite de atendimento de emergência. Desde o ligar para o corpo de bombeiro até a realização de procedimentos básicos de primeiros socorros. Outro ponto positivo dessa disciplina é que ao contrário do que muitos desacreditam; a mesma também favorece no desenvolvimento e aprendizagem de outras disciplinas escolares através da interdisciplinaridade. Principalmente quando há um planejamento, unindo a comunidade escolar (equipe diretiva e todos os professores). Quando os alunos desenvolvem os conteúdos dessa disciplina, através de um planejamento antes realizado pelo docente, os objetivos que se destacam nesse plano de aula são as valências psicomotoras. Entre esses objetivos, estão incluídos também, as percepções sensoriais que estimulam o desenvolvimento do tato, visão, audição, paladar e olfato. Também não podemos esquecer que entre esses alunos também pode ocorrer de estar matriculado os alunos(as) 4PNEs, sendo assim, o professor deve obrigatoriamente realizar o processo de inclusão na prática de suas atividades. No período de olimpíadas, os docentes responsáveis podem fazer os alunos vivenciarem algumas realidades das modalidades esportivas presente nessa competição, de um modo adaptado, porém, não esquecido. O mesmo ocorre nos períodos de copa do mundo. Os professores que aplicam os conteúdos aos seus alunos, devem fazer com que os alunos ficam conscientes e desenvolvam muito mais que o simples fazer por fazer e sim estimular o desenvolvimento da categoria conceitual (conceitos e princípios), procedimental (ligados ao procedimento de como fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes que poderão levar no decorrer de sua vida).
A Importância da Criatividade Docente
A criatividade do professor de educação física é uma metodologia que pode muito bem ser utilizada, contribuindo assim, para a formação integral dos alunos. Esses benefícios podem ser adquiridos através de métodos de ensino que estimulem novos aprendizados, promovidos individualmente e/ou se possível, juntamente com professores de outras disciplinas escolares.
Portanto:
Criatividade ou capacidade criadora: é a atuação produtiva, construtiva, que revela em ações ou concretizações no contexto cultural, social e do lazer. [...] São consideradas pessoas criativas aquelas que possuem capacidade de, na ação criativa, organizar, recombinar, produzir novas configurações, além de apresentarem extrema motivação naquilo que produzem, amparadas por técnicas e ferramentas específicas de sua área. (AWAD 2011, p.12).
A importância da criatividade do professor de educação física está em saber também aproveitar o que se encontra ou não na unidade escolar. Algumas vezes para realizar determinados conteúdos a escola não possui os recursos físicos e/ou materiais desejáveis para a sua execução. Sendo assim, cabe ao profissional ir em busca de novas alternativas para encontrar novas possíveis soluções, não deixando assim de desenvolver os conteúdos de sua profissão. Portanto, muitos professores também desenvolvem atividades com ferramentas alternativas, seja elas já prontas ou construídas no próprio ambiente de trabalho, com ou sem a ajuda dos alunos.
Materiais recicláveis são fundamentais para auxiliar no desenvolvimento de novos conteúdos, novas ideias, novos ambientes de trabalho. Podemos citar pessoas que constroem parquinhos ecológicos com materiais recicláveis, sejam eles; latas, pneus, cordas, litros pets, isopor entre tantos outros. Com isso enriquece ainda mais a aparência física da instituição de ensino, aumenta a possibilidade de desenvolvimento de novas atividades com os alunos adquirindo a sequência de aprendizados positivos. Quando o ambiente de trabalho possui espaço físico disponível, pode-se muito bem ter a construção de uma brinquedoteca com materiais alternativos e/ou se for o caso, até doados pela comunidade em geral.
Deixo bem claro que antes de qualquer coisa, é necessário que se faça um planejamento para evitar e/ou minimizar qualquer tipo de situação negativa que poderá vim aparecer. O docente tem que ter preparado uma espécie de plano “b” e se possível um plano “c” para evitar qualquer imprevisto que venha acontecer, como dia de chuva e/ou algo drástico. Nesse planejamento pode conter alguns projetos envolvendo comunidade escolar e a realização em outros ambientes, como por exemplo; a ida em estádio do município local, com a parceria de transporte da prefeitura ou estado, para a realização de práticas de novos conteúdos educacionais como o atletismo e outras possibilidades de acordo com o projeto construído pelo docente juntamente com a equipe diretiva da escola. Entre as competições promovidas na escola pode-se muito bem destacar um festival de dança elaborado pelo próprio professor de educação física, pois é um conteúdo e cultura de suma importância para o desenvolvimento das valências psicomotoras dos alunos. Também estão inclusos os jogos eletrônicos, as gincanas, jogos de tabuleiros, tênis de mesa; entre tantos outros que trazem benefícios de acordo com o planejamento e objetivo que se quer alcançar.
No decorrer das aulas, o professor deve perceber e aumentar o nível que os seus alunos se encontram aumentando assim gradativamente as dificuldades das atividades propostas para os mesmos. Lembrando, que sempre deve-se respeitar o limite de cada pessoa evitando assim possíveis lesões. Também pode-se muito bem elaborar atividades de meninos contra meninas, deixando em observação que dependendo da situação, da atividade proposta, o docente tem que aumentar as dificuldades, os desafios para os meninos, pois os mesmos possuem mais força e podem se não modificada, acabar machucando as mesmas, mesmo sem a intenção. Algo que o professor de educação física também deve fazer com seus alunos, é deixá-los, algumas vezes, criar suas próprias atividades para avaliar suas imaginações e atitudes diante das mesmas. Isso pode muito bem beneficiar o resultado da aula. Dependendo da turma, da realidade escolar que se encontra, a auto avaliação dos alunos também será alvo de uma construção de reconhecimento, autocritica, diante dos dias ali vivenciados.
Segundo Moreira (2009, p. 106) “[...] a cada dia, a educação física tem menos condições materiais e de espaço para sua prática”. Com isso é muito importante cada professor adquirir o básico de seus próprios materiais. Principalmente quando o mesmo trabalha em duas ou mais instituições de ensino. Sendo assim, facilitará ainda mais no desenvolvimento de suas aulas não tendo a chance de outro professor utilizar seus materiais conforme planejado, evitando assim, qualquer tipo de transtorno. Também entendo que nem todos têm essas condições, mas seria o ideal. Algo muito importante que os docentes devem planejar juntamente com a equipe diretiva é a aquisição dos materiais das escolas. Fazer uma lista dos materiais necessitados e que dê para utilizar até o fim do ano letivo.
É necessário o docente saber que, no desenvolvimento de suas aulas, seus discentes possuem formas diferenciadas para adquirir novos conhecimentos. Sendo elas, o visual, auditivo e sinestésico. Por isso, deve-se respeitar essas formas de aprendizado, desenvolvendo formas criativas e diferenciadas para transmitir e ensinar novos conhecimentos. Algo muito importante e preciso, é os docentes em geral terem conhecimentos básicos de informática para ajudar no desempenho de novas atividades, pois se for trabalhar com determinados conteúdos, possivelmente além de baixar, terá que editar músicas e/ou vídeos adquirindo com isso novas metodologias facilitando assim a transmissão de conhecimentos aos seus alunos.
Quando o docente não é criativo, os alunos, as aulas, as escolas em geral, só tem a perder valores que são muito importantes em uma chamada aula de qualidade. O professor que não é criativo, acaba se tornando de certa forma, irresponsável, pois, através de suas atitudes indesejadas e/ou desmotivadas deixam de fazer com que os alunos adquiram novos aprendizados. Transformam a aula desestimulante, em uma mesmice de sempre, ou seja; tendo aulas somente de um conteúdo, o que pode transformar em uma aula chata e sem graça na visão de muitos alunos e da comunidade escolar. Os alunos e as escolas, precisam de professores também de educação física, criativos, que tornam a aula atraente, motivada para estimular cada vez mais a participação ativa (prática) dos nossos alunos. Sendo assim:
[...] O mundo atual requer pessoas dotadas de três Cs: consciência, compaixão e criatividade. Para o autor, consciência quer dizer existência; compaixão significa ter sentimentos e criatividade é igual à ação. (OSHO, 1999 apud OLIVEIRA e ALENCAR, 2008, p.304).
Mas, para isso, conforme Sbardelotton (2010, p.61) comenta “não é necessário saber de tudo sobre o assunto, o mais importante é ter interesse, dedicação e força de vontade.” No entanto, também não adianta nada a instituição ter os recursos materiais e espaços físicos ideais para a concretização de aulas perfeitas, se o ser humano não souber explorar, utilizar da melhor maneira possível, diversificando a cada dia mais, beneficiando assim, a qualidade de ensino. Os docentes têm que ir em busca de novos conhecimentos, pesquisar e pôr em prática novas atitudes. Também é válido ouvir novas sugestões, seja ela de colegas de trabalho ou até dos próprios alunos, que muitas vezes trazem resultados positivos. Com novas atitudes e resultados brilhantes, o prazer de ir à escola, de praticar ativamente da aula e adquirir benefícios ainda mais atrativos, só traz benefícios para a comunidade em geral, demonstrando assim a verdadeira importância da criatividade do professor de educação física.
3. Metodologia
Pesquisa de campo esta, que aqui se destaca por ser o ambiente escolar da educação básica de nosso país, principalmente na rede pública, onde, diversas regiões, em termos de fragilidade de recursos físicos e materiais vem se destacando com essa precarização.
4. Análise dos resultados
IDENTIFICAÇÃO |
|||||
P1 = Professor da escola 1 |
P2 = Professor da escola 2 |
P3 = Professor da escola 3 |
P4 = Professor da escola 4 |
P5 = Professor da escola 5 |
P6 = Professor da escola 6 |
Os dados foram analisados conforme as respostas obtidas nos questionários entregues aos docentes que se disponibilizaram a responder sendo demonstrado aqui conforme questões e respostas dos mesmos.
1º) O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
P1: Importante, porque se caso o planejamento em algum momento não der certo, você possa na hora criar atividades diferentes;
P2: É de suma importância o professor de educação física ter essa habilidade, pois deparamos com conteúdos que devem ser aplicados e conseguidos ser implantados em atividades lúdicas e recreativas, pois fica bem é mais proveitoso para os alunos;
P3: Ela é fundamental nas aulas. O professor deve observar e adaptar as atividades de acordo com as séries, os níveis dos alunos, as adversidades da escola, o material e o espaço físico da escola;
P4: A criatividade é um dos fatores principais da educação física. O profissional tem que ser muito criativo para adaptar as atividades, trabalhar a inclusão, adaptar as atividades no espaço físico;
P5: A criatividade nos possibilita a ampliar o nosso campo de trabalho nos dando possibilidade de adaptar diversas atividades de acordo com cada fase da criança e também preenche a falta de material que algumas escolas se encontram;
P6: O profissional é uma peça fundamental para a vida de um indivíduo. Pois é um gerador de formação física, crítica e de se interagir com outros cidadãos. Sua criatividade e domínio é essencial para todos os procedimentos;
2º) QUAIS OS PRINCIPAIS ESPAÇOS FÍSICOS VOCÊ UTILIZA PARA A REALIZAÇÃO DA AULA DESSA DISCIPLINA?
P1: Utilizo a quadra poliesportiva;
P2: A principal é a quadra poliesportiva da escola, porém o pátio sempre é usado também;
P3: Sala de aula e quadra poliesportiva;
P4: Quadra poliesportiva;
P5: Da sala de aula até a quadra, dependendo do planejamento;
P6: Quadra poliesportiva, saguão e sala de informática;
3º) JÁ DEIXOU DE APLICAR DETERMINADO CONTEÚDO POR FALTA DE MATERIAIS DISPONIBILIZADOS PELA ESCOLA? QUAL? POR QUE?
P1: Não;
P2: Não. Pois mesmo não tendo o material adequado, nós utilizamos a criatividade para adaptar a atividade;
P3: Sim, já deixei de ensinar basquetebol por não haver bolas de basquete e nem outra bola compatível;
P4: Nunca deixo de aplicar um conteúdo. Só readapto à condição que tem no momento;
P5: Não;
P6: Não;
4º) VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA CRIATIVA DURANTE O SEU TRABALHO? POR QUE?
P1: Sim, pois consigo desenvolver o máximo possível com os materiais disponíveis.
P2: Sim, pois precisamos sempre estar nos adaptando às condições adversas de falta de material ou climática;
P3: Já fui. Mas hoje, na escola onde atuo oferece bastante recursos, me deixando, confesso, um pouco acomodado;
P4: Sim. Todo professor tem que ser criativo. Cada escola tem uma realidade;
P5: Sim. Porque não tem como ser um professor e não ser criativo;
P6: Sim. Com as turmas dos 7º e 8º anos, foi realizado o alteres, usando litros descartáveis para usarmos nas aulas práticas;
5º) JÁ ORGANIZOU ALGUM TORNEIO OU FESTIVAL DIFERENCIADO COM SEUS ALUNOS DURANTE O PERÍODO DE AULA? QUAL?
P1: Sim, xadrez e tênis de mesa;
P2: Sim, interclasses, gincana e torneios com outras escolas;
P3: Sim. Já organizei gincanas e campeonatos de queimada, eles adoram;
P4: Sim. Interclasse;
P5: Sim, Festival esportivo com várias modalidades (tênis de mesa, futsal, judô e voleibol;
P6: Sim. Competição. Pulando corda dupla;
6º) JÁ FEZ ALGUMA OBRA E/OU PROJETO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS? QUAL?
P1: Ainda não;
P2: Sim, pés de lata, vai e vem e buboquê;
P3: Não. Infelizmente não tenho muita habilidade com esses materiais. No máximo tenho uma aula onde confeccionamos bulberangue feitos com caixa de sapato;
P4: Sim. Na feira de ciências. Dama, xadrez, bulboquê e etc;
P5: Sim. Com as turmas dos sétimos e oitavos anos, foram realizados os alteres usando litros descartáveis para usarmos nas aulas práticas;
P6: Não.
7º) NA SUA OPINIÃO, QUAL É O MAIOR DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE TORNAREM CRIATIVOS DE ACORDO COM A SUA REALIDADE ESCOLAR?
P1: Maior desafio é em relação aos cursos disponíveis, pois são poucos cursos. E na maioria das vezes, eles não exploram a criatividade;
P2: O apoio dos professores das escolas e direção;
P3: A “realidade escolar”, quanto menos se tem com relação a material e espaço físico, obriga o profissional a achar alternativas para sanar essas lacunas com a sua criatividade que se pode variar;
P4: A estrutura, falta de material e falta de disciplina;
P5: A criatividade depende do profissional e não do local que se está trabalhando. Por isso, se chama criatividade;
P6: É ter um encontro mensal ou trimestral para elaborar um planejamento e construções de projetos de cada eixo para ser desenvolvido e colocado em prática.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Essa pesquisa foi de essencial importância para descobrir se a criatividade dos professores de educação física é importante em suas práticas pedagógicas de acordo com a realidade que se encontra nas escolas municipais do município de Sorriso/MT.
Através dessa investigação foi constatado que sobre a importância da criatividade do professor de educação física, todos mencionaram ser fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos, sendo assim, os docentes também relataram os benefícios dessa habilidade para dar continuidade nas suas respectivas aulas. Incluindo com isso, casos de planejamentos imprevistos, transformação de conteúdos em atividades lúdicas e recreativas de acordo com os níveis dos alunos e realidade da instituição de ensino. A inclusão, adaptação, falta de material também foram mencionados. Também se destacou a escrita de um dos entrevistados, aonde, menciona que esse profissional é uma peça fundamental para a vida de um indivíduo, pois é um gerador de formação física, crítica e de interação com outros cidadãos.
No entanto, conforme mencionado por todos, o principal espaço físico utilizado para a realização da disciplina de educação física, se destacou, a quadra poliesportiva. Porém, a sala de aula foi citada por trinta e três por cento dos docentes. O pátio da escola, o saguão e a sala de informática, também foram representados por essa mesma porcentagem.
Conforme o resultado obtido, dezesseis por cento, alegaram que já deixaram de aplicar determinados conteúdos de educação física por falta de materiais. Os demais utilizam sua criatividade para adaptar suas atividades conforme o necessário.
Também foi apurado que dezesseis por cento alegaram que não se considera mais criativo devido a acomodação, pois sua escola de atuação tem bastante recursos contribuindo com isso. No entanto, oitenta e quatro por cento se consideram criativos devido à falta de material, condição climática e a realidade de cada instituição de ensino. Dos seis questionados um destacou que; “não tem como ser um professor e não ser criativo”.
Diante dos fatos, todos os professores já organizaram torneios ou festivais durante o período de aula com seus alunos. Foram citados o xadrez, tênis de mesa, interclasses, gincanas, torneios com outras escolas, campeonatos de queimada, judô, voleibol e competição de pular corda dupla.
De acordo com as respostas obtidas, cinquenta por cento dos professores confessaram que não fizeram nenhuma obra e/ou projeto com materiais recicláveis.
Como conclusão final, foram constatados que os maiores desafios para os professores dessa disciplina se tornarem criativos são a carência de cursos que estimulem a criatividade dos docentes, o apoio da direção e professores das instituições de ensino, falta de materiais, falta de disciplinas dos discentes e a carência de encontros e/ou planejamentos para serem colocados em prática.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. Várzea Paulista, [SP]: Fontoura Editora, 2011, segunda reimpressão 3ªed.
BEGGIATO, Claudson Lincoln. A importância da educação física na percepção de uma comunidade escolar. São Paulo. Universidade São Judas Tadeu. 2009. Disponível em <www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/105.pdf> Acesso em: 04 de outubro de 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília. MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf>. Acesso em: 06 de junho de 2015.
FARIA, Wanessa Santos de, et al. O bom professor de educação física na ótica de professores e acadêmicos de educação física. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4601_3276.pdf> Acesso em: 29 de julho de 2015.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. – São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).
MOREIRA. E. C. Educação Física no Ensino Fundamental: A (re) construção dos significados. In: MOREIRA, E. C. (Org.). Educação física escolar: desafios e propostas 1 – 2.ed. – Jundiaí, SP: Fontoura, 2009. Cap. 5, p. 95-113.
MOREIRA. E. C; PEREIRA. R. S. A Educação Física na Construção do Projeto Político Pedagógico da Escola. In: MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: Desafios e Propostas 1 / – 2.ed. – Jundiaí, SP: Fontoura, 2009. Cap.1, p.21-42.
OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de, ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos. Contrapontos - volume 8 - n.2 - p. 295-306 - Itajaí, mai/ago 2008. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/954/810> Acesso em: 29 de junho de 2015.
SBARDELOTTON, D. A. Educação Física Especial: “Do não saber fazer, Ao Querer realizar”. In: AWAD, H. Z. A. (Org.). Educação física escolar: múltiplos caminhos / – 1.ed. – Jundiaí, SP: Fontoura, 2010. Cap. 3, p. 59-79.
SEBASTIÃO, Luciane Lima, FREIRE, Elisabete dos Santos. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Revista Pensar a Prática 12/3: 1-12, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/download/6766/6190>. Acesso em: 05 de dezembro de 2015.
APÊNDICE
QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1º) O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
___________________________________________________________________
2º) QUAIS OS PRINCIPAIS ESPAÇOS FÍSICOS VOCÊ UTILIZA PARA A REALIZAÇÃO DA AULA DESSA DISCIPLINA?
___________________________________________________________________
3º) JÁ DEIXOU DE APLICAR DETERMINADO CONTEÚDO POR FALTA DE MATERIAIS DISPONIBILIZADOS PELA ESCOLA? QUAL? POR QUE?
4º) VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA CRIATIVA DURANTE O SEU TRABALHO? POR QUE?
___________________________________________________________________
5º) JÁ ORGANIZOU ALGUM TORNEIO OU FESTIVAL DIFERENCIADO COM SEUS ALUNOS DURANTE O PERÍODO DE AULA? QUAL?
___________________________________________________________________
6º) JÁ FEZ ALGUMA OBRA E/OU PROJETO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS? QUAL?
___________________________________________________________________
7º) NA SUA OPINIÃO, QUAL É O MAIOR DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE TORNAREM CRIATIVOS DE ACORDO COM A SUA REALIDADE ESCOLAR?
___________________________________________________________________
1 Licenciado em Educação Física. Especialista em Educação Física Escolar.
2 SILVA, Geovani Munhoz da. A criatividade do professor de educação física no uso dos materiais e espaços físicos das escolas. 2012. 69 folhas. Monografia de Conclusão de Curso – Educação Física - FASIP – Faculdade de Sinop.
3 Educação Física.
4 Portadores de Necessidades Especiais.