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IMPORTANCIA DO LIMITE NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PQUENA

Lisbeth da Silva Pohu
Angélica de Freitas Nunes Rocha
Keziane Rodrigues de Souza
Grazielle Vassoler Garcia

 

RESUMO

O objetivo deste artigo foi identificar os fatores que contribuem para a agressividade, o mesmo foi realizado com base em alguns autores com materiais publicados. Serão apresentadas algumas evidencias que levam uma criança tornar-se indisciplinada, sem limites e agressiva; e as dificuldades do professor em lidar com essa situação na Educação Infantil. A questão é complexa, sem conhecimento mais afundo sobre o tema fica difícil para o professor amenizar ou até mesmo solucionar o problema na escola. Percebesse que a falta de limites é recorrente de vários fatores. Para melhor compreensão no assunto é fundamental que o educador esteja bem preparado para lidar com crianças sem limites e indisciplinada em diferentes situações na Educação Infantil.

 

Palavra-chave: Limites, Indisciplina e Agressividade.

 

INTRODUÇAO

 

Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a falta de limites indisciplina e agressividade. Atualmente a falta de limites, indisciplina e agressividade é um tema muito discutido e vem se tornando cada dia mais evidente na Educação Infantil. Diante disso tornou-se necessário identificar e compreender os principais fatores que influenciam no comportamento da criança.

Percebe-se que a família tem um papel fundamental no comportamento dos filhos e a desestruturação da mesma acarreta um desequilíbrio imenso na vida da criança que é percebida na escola e na sala de aula. A falta de limites, a indisciplina e agressividade estão cada vez mais evidente e os professores por sua vez, não conseguem lidar com esses problemas.

Portanto para que essa situação tome outro caminho faz-se necessário formação para o educador, a fim de prepara-lo para atuar nas mais diferentes situações de indisciplina da criança e, que o mesmo encontre e utilize meios favoráveis para solucionar ou amenizar este fato de grande importância; a indisciplina, a falta de limites e   a agressividade entre as crianças menores. 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Nos primeiros anos de vida a criança está intimamente ligada a mãe pelos laços afetivos de uma vida em comum, que necessita de atenção, estimulo e companhia. Nessa relação a mãe transmite segurança e a certeza de ser amado. Quando a mãe é ausente e pouco afetiva ela está contribuindo para a quebra desse vínculo afetivo.

Dependendo do meio em que a criança é criada, esta irá construindo aos poucos sua personalidade na relação com outro. Na medida em que ela cresce vivencia processos de progressivas ligações emocionais que de acordo com a maneira de como é experienciada pela criança pode ser vivida como prazerosa, construtiva ou desprazerosa tornando-se indisciplinada, agressiva, e sem limites. De acordo com a Neuropediatra Dr.Paula Girotto(2019),em seu blog afirma que:

 

O limite costuma ser estabelecido pelos pais diariamente, de forma natural, com a intenção de proteger seus filhos. Essas experiências são importantes não só para manter a criança segura, mas também porque os limites exercem diferentes funções no seu desenvolvimento. (On Line)  

 

Assim a falta de limites e por consequência a agressividade é uma tendência constitutiva do ser humano e estão ligadas a pulsões positivas ou negativas, de maneira que uma criança que não recebe afeto sofre vários tipos de violência. As perdas da criança que não recebe afeto é uma das razões para a manifestação da agressividade em relação aos outros que estão a sua volta, por atos verbais, não verbais e muitas vezes a agressão física.

Os atos de agressividades podem estar numa relação vivida com os pais. O que é bom ou ruim começa no convívio familiar. Nas ultimas décadas a instituição familiar tem sofrido mudanças que acarretaram na desintegração da família. A desestruturação familiar é um dos principais motivo que levam a criança a se comportarem de forma indisciplinada, sem limites e agressiva. Os fatores que acarretam essa situação estão ligados a normas e regras morais, sociais e econômicas atribuídas a maneiras de ser e costumes diferentes de uma cultura para outra. Uma crise socioeconômica tem um peso relativo no ambiente familiar:

 

“O divórcio a droga, o desemprego, a pobreza, a moradia inadequada, ausência de valores, anomia familiar, a desistência por parte de alguns pais de educar seus filhos, a permissividade sem limites, a violência doméstica e a agressividade de alguns pais com os professores podem estar na raiz do problema. (PARRAT-DAYAN . Contexto, 2008 p.55).

 

Os meios de comunicação também é um outro fator que contribui para o aumento da indisciplina e da agressividade da criança. Uma vez, que a televisão retrata e põem em evidencia cenas violentas de agressividades que podem influenciar no comportamento. Além disso a família está perdendo espaço para a televisão no que se refere a transmissão de cultura e educação dos filhos. Sendo assim, os pais ficam cada vez mais distantes dos filhos desenvolvendo dessa forma uma relação sem afeto.

Todos esses problemas refletem na escola, uma vez, que ela é uma instituição que acolhe um público de diferentes culturas e costumes. Muitas crianças vão para a escola e ficam entediadas não compreendem o que fazem, não apresentam nenhum interesse em aprender e se sentem rejeitados em relação a sua condição social e econômica.

Dentre os principais conflitos existentes nas escolas estão as manifestações de agressão dos alunos entres os colegas e entre alunos e professor que são percebidas de diversas formas: gestuais, verbais, motora e entre outras, todas tem um valor comunicativo e representa o desejo de chamar a atenção, magoar ou destruir. De acordo com Lech (2007) “Esse comportamento aparece em alunos da educação infantil como entre os adolescentes”. Quanto aos alunos menores as agressões não passam de tapas e empurrões, enquanto que os maiores vão além das agressões verbais e entrando em contato físico e chegando até se machucarem gravemente. Em relação aos professores as agressões na maioria das vezes são verbais.

Estes fatos são inevitáveis e vem ocorrendo com grande frequência na escola, o professor não sabe como lidar com a situação. O mesmo não se sente preparado para tal situação e se vê de mãos atadas sem saber o que fazer com esses alunos, pois suas habilidades estão em dominar técnicas e conteúdos para ensinar o aluno ler e a escrever. Segundo Chrispino (2002) “Em termos de educação os professores são preparados para lidar com alunos padrão e com perfil ideal”. O perfil ideal implica a ideia de aluno disciplinado, ou seja, alunos obedientes que obedecem e cumpre regras. Parrat-Dayan (2008) define a disciplina como:

 

“A disciplina é como um conjunto de regras e obrigações de um determinado grupo social (...) Enquanto a indisciplina implica o descumprimento e desobediências dessas regras. (P.20)

 

Nos dias atuais a escola e o professor precisam estar abertos para acompanhar as transformações da sociedade e ter uma formação flexível buscando alternativas para identificar e lidar com os problemas existentes no meio escolar e na sala de aula.

 

CONCLUSÃO

 

Conclui-se com esta pesquisa que a agressividade é constituída no ser humano a partir da relação vivenciada com o outro. Se uma criança no convívio familiar não recebe amor e carinho, ao chegar à escola esta terá maior possibilidade de ser um aluno sem limites, indisciplinada a desenvolver a agressividade, seja ela verbal e não verbal ou física entre os colegas e até mesmo com seus professores.

A agressividade está ligada a crises econômicas, culturais, meios de comunicação e a ausência de valores morais que acarretam para a desestruturação familiar e o resultado dessa crise reflete no comportamento do filho.

No entanto os professores não conseguem lidar com a falta de limites, indisciplina e a agressividade dos alunos em sala de aula que está cada vez mais freqüente no meio escolar. A verdade é, que os professores precisam estar preparados e ciente que não conseguem sozinhos resolver esses problemas que fazem parte do dia a dia do educador. Por tanto o educador precisa buscar formação e estar aberto para acompanhar as mudanças da sociedade. 

 

BIBLIOGRAFIA

 

CHRISPINO, a; Chrispino,R. Política educacionais de redução de violência: mediação de conflitos escolar. São Paulo,Biruta 2002.

GIROTTO, Paula. Conheça a Importância dos Limites no Desenvolvimento Infantil. Disponível no lik https://drapaulagirotto.com.br/limites-no-desenvolvimento-infantil/  acesso em 25 de nov.2021.

           

LECH , Marelise Brockstedt: Agressão na escola –como entender e lidar com essa questão.Porto Alegre. Mediação 2007.

LIMA, F. Disponível em: http:www.crac.min-saude.pt/pager/main.asp?idseccao=20>acesso em. 25 de nov.2021.

MATURAMA, H. Emoções e linguagem na educação e na política.Belo Horizonte.Ed UFMG1998.

PARRAT-DAYAN, Silvia:Como enfrentar a indisciplina na escola -São Paulo: Contexto, 2008.