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TRABALHANDO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM NA ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT

Leila Pereira Neves Ramos 1
Vagna Martins Fernandes Lino 2
Vera Lúcia Simões André 3
Jéssica Berlanda 4
Rosália do Nascimento da Silva 5

RESUMO

Este trabalho constituiu-se por meio de uma prática pedagógica de ensino aprendizagem desenvolvida no contexto do ensino de Ciências na Escola Estadual Dom Bosco localizada no município de Alta Floresta-MT. O objetivo do trabalho foi sensibilizar e refletir sobre a questão do lixo e a importância da reciclagem, contribuindo na aprendizagem de conhecimentos da Área de Ciências. Para o desenvolvimento deste trabalho os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) utilizaram questionários, realizaram palestras sobre o Lixo e a Reciclagem com o auxílio de slides e fizera uma oficina de reciclagem com alunos do 5º, 6º e 7º ano do ensino fundamental do período vespertino da Escola Estadual Dom Bosco, por meio de três etapas: na primeira etapa aplicou-se o questionário, na segunda etapa houve uma palestra tendo por instrumento complementar slides, contendo informações e figuras ilustrativa, já na terceira etapa houve uma oficina com a confecção de brinquedos reutilizando garrafas pet. Com a participação das turmas neste processo de ensino-aprendizagem englobando as três etapas, constatou-se que houve participação, interação e socialização de todos. Nesse sentido, pode-se concluir que ao desenvolver práticas educativas na comunidade escolar podem-se aflorar os valores, atitudes, conceitos e também habilidades para transformá-las em ação construindo assim uma nova realidade. Desta forma observou-se que as três ferramentas utilizadas para este estudo, auxiliaram na sensibilização dos alunos sobre a problemática do lixo produzido e descartado, considerando as possibilidades de reutilização de várias formas, construindo novas ideias mais conscientes.

Palavras-chaves: Prática pedagógica. Aprendizagem. Ciências.

INTRODUÇÃO

Diante do desafio de se construir mecanismo diversificado para as causas do meio ambiente apresenta-se como uma alternativa viável e ao mesmo tempo indispensável, o tratamento do lixo acumulado pelos cidadãos (SOARES et al., 2016). O que chamamos de lixo é um conjunto de matérias-primas que podem gerar empregos e renda. Para isso, é preciso adotar-se um modelo adequado de gestão econômico (CADERNO GLOBO UNIVERSIDADE, 2012).
O meio ambiente é considerado o patrimônio da humanidade. Pois é nele que se vive, e se retiram os recursos naturais, para fins diversos. Porém, mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico, ainda são causados sérios problemas ambientais, devido à exploração dos recursos e ao descarte inadequado de resíduos sólidos (LACERDA, 2013, p.32).
A produção de lixo é considerada inevitável. A partir das atividades humanas são gerados resíduos sólidos como parte inerente do processo produtivo e também quando termina a vida útil dos produtos. Sendo fundamental que haja a busca constante por formas de minimizar essa produção de lixo, e de dar o destino correto aos resíduos. A reciclagem consiste em realocar o processo produtivo, bens descartados por não possuírem mais utilização e, resíduos de produtos já consumidos através do seu reaproveitamento como matéria-prima na produção de novos bens (CORNIERI et al., 2010, p.58).
Atualmente o mercado de resíduos enfrenta novos desafios e pode contribuir com transformações efetivas para o planeta virar o jogo da degradação dos recursos em benefício das gerações atuais e futuras. Conforme a Constituição Federal, as prefeituras devem implantar a coleta seletiva de lixo reciclável nas residências, além de sistemas de compostagem para resíduos orgânicos, como restos de alimentos, o que reduz a quantidade levada para os aterros, com benefícios ambientais e econômicos (CEMPRE, 2013, p.17).
O reaproveitamento dos resíduos sólidos, a reciclagem, aparece como uma das possibilidades de frear o avassalador processo de degradação ambiental (LEAL, et al., 2015). A reciclagem é o processo no qual os resíduos de produtos que já foram consumidos e objetos que seriam descartados no meio ambiente, por serem considerados inutilizáveis, sendo reinseridos no ciclo produtivo através da sua utilização como matéria-prima para a fabricação de novos produtos (LOMASSO et al., 2015). A reciclagem resulta-se de uma série de atividades, por meio das quais materiais que se tornariam lixo, são desviados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima (BERTÉ et al., 2013, p.27).
Com base na abordagem da temática o lixo, reciclagem e dos modos alternativos de lidar com esta questão, o presente estudo é resultado de uma prática de ensino e aprendizagem desenvolvida dentro da disciplina de Ciências. Cujo objetivo central dedicou-se à necessidade de, auxiliar na sensibilização dos alunos sobre a questão do lixo que produzimos e descartamos, com possibilidades de reutilização do mesmo.

DESENVOLVIMENTO

Este trabalho foi realizado no ano de 2016 com os alunos do 5º, 6º e 7º ano, do ensino fundamental do período vespertino na Escola Estadual Dom Bosco, situada na Rua João de Barros nº 111, Bairro Jardim das Araras no município de Alta Floresta – MT.
A metodologia utilizada neste trabalho, foi baseada em pesquisas bibliográficas em livros, revistas científicas, artigos acadêmicos e cartilhas educacionais.
Para o desenvolvimento deste trabalho os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) aplicaram questionários, apresentaram palestras e oficinas de reciclagem como ferramenta na disciplina de Ciências, sendo este processo de ensino e aprendizagem dividido em três etapas:
Na primeira etapa foi aplicado o questionário aos alunos. O questionário continha 10 questões, que foram respondidas individualmente por cada aluno com duração em média de 10 minutos, porém, para a análise dos resultados, foram selecionadas apenas 7, sendo questões objetivas, considerando a visão dos alunos sobre manter a escola limpa, o conceito e o significado do lixo, qual a sua maneira de poluir o meio ambiente, qual deveria ser o seu destino e o que entendiam sobre reciclagem. Para uma melhor compreensão dos resultados, as respostas em comum foram tabuladas e distribuídas nos gráficos após uma leitura livre dessas questões.
Na segunda etapa houve uma palestra tendo por instrumento complementar slides, contendo muitas figuras ilustrativas.
Na terceira etapa foi feito uma oficina com os alunos na construção de brinquedos (bilboquê, porta jóias e porta lápis) reutilizando garrafas pet.
De acordo com a figura 1, foi questionado aos alunos sobre o conceito do lixo, onde a maioria respondeu que o lixo é tudo aquilo que já não tem mais utilidade e é jogado fora.
Hempe et al. (2012) em um de seus trabalhos afirma que o lixo é na verdade todo e qualquer material descartado.
JACOBI et al. (2011) relata que o lixo é formado por um conjunto de produtos cuja utilização é inevitável. Toda a sociedade sempre produziu resíduos, pois há a necessidade de consumo de produtos alimentícios, produtos de higiene, entre outros derivados. Pode-se dizer que o lixo é formado por resíduos que é produzidos cotidianamente pela atividade humana (DIONYSIO et al., 2013).

FIGURA 1. Pergunta do questionário:


Foi questionado aos alunos se eles sabiam para que serve o lixo (Figura 2), em uma porcentagem de 78% responderam que sim, e que o lixo serve para ser reaproveitado como matéria-prima na fabricação de um novo produto.
Na concepção habitual o lixo é alguma coisa que deve ser descartada, já que, em muitos casos, não pode ser evitada. Mas este conceito tornou-se coerente: o que não serve mais a alguém, pode ser aproveitado por outros (BALDISSARELLI, et al., 2009, p.9).

 

 

 

FIGURA 2. Pergunta do questionário:


Diante do questionamento (Figura 3), a maioria dos alunos afirmaram que na sala de aula recebem instruções por meio dos professores de como lidar com o lixo. Com essa intenção educativa, a escola participa integralmente na formação dos alunos onde os mesmos possam ser capazes de compreender o mundo e agir de forma mais consciente (CARVALHO, 2004, p.77). Nessa perspectiva, a aprendizagem se torna significativa relacionada com a Educação Ambiental e passa a ser encarada como um fato pré-existente no cotidiano do aluno, do qual, pelo menos ele já ouviu falar a respeito necessitando de instruções e esclarecimento sobre o assunto (CASTRO, 2007).

FIGURA 3. Pergunta do questionário:


A Figura 4 refere-se ao percentual de alunos que dizem que é o plásticos é o tipo de lixo que é mais produzido na escola em que estudam. A coleta seletiva é vista como uma das alternativa para o problema do lixo, o que resultará em um melhor reaproveitamento de materiais como papel, vidro, metal e plástico (INSTITUTO AKATU, 2006). Para além das atividades pedagógicas de reciclagem do papel ou do plástico, deve-se promover no ambiente escolar reflexões acerca da necessidade de se repensar sobre o que e porque consumimos tanto (GOMES, 2009). É preciso ser abordado sobre o lixo em sala de aula: sua geração, seu destino, sua ação, sua redução, a não produção. O aluno precisa ser desafiado a pensar sobre o assunto, sendo este um tema atual e presente em todos os contextos.

FIGURA 4. Pergunta do questionário:


Quando perguntou aos alunos se ambos sabem para onde é destinado o lixo que é produzido em sua escola (Figura 5), 90% dos alunos responderam que o lixo que é produzido na escola em que estudam é direcionado ao lixão que é o deposito de lixo da cidade onde todos residem. Os alunos relataram que no lixão existe um grande acumulo de lixo e exala muito o mau cheiro. Abramovay et al., (2013, p.33) afirma que o importante não é a característica do aterro ao qual se enviam os resíduos que é considerado lixo. O fundamental e que isso faça parte do objetivo político de que o continente se torne uma sociedade de reciclagem, assim reduzindo ao mínimo o que se manda para os lixões, aterros e incineração. Com isso ampliando o reaproveitamento dos materiais.

FIGURA 5. Pergunta do questionário:


Na Figua 6 os alunos foram questionados se entendem sobre coleta seletiva e recicagem, onde 88% dos alunos responderam que entendem e relataram que é importante adotar essas práticas. Brum et al., (2011) ao desenvolver um trabalho de pesquisa com palestras abordou sobre os temas referentes à coleta seletiva, reciclagem, aproveitamento do resíduo orgânico, preservação e plantio de árvores. Ficando clara a necessidade da escola trabalhar no sentido de proporcionar à comunidade escolar uma consciência ecológica, visando à transformação da realidade atual, o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. De acordo com SOUZA et al. (2012) a coleta seletiva é um processo que integra as atividades de reciclagem, reutilização e redução de lixo no meio ambiente.
Para Coelho (2008) a coleta seletiva é um processo que auxilia na promoção de um ambiente mais saudável, diminui a exploração de recursos naturais, reduz o consumo de energia, diminui a poluição do solo, da água e do ar, prolonga a vida útil dos aterros sanitários, possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo, diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias, diminui o desperdício, diminui os gastos com a limpeza urbana, cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias, gerando emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
É todo e qualquer lixo produzido no ambiente de saúde e que necessite ser descartado, obedecendo a padrões (BENTO et al., 2017). Dados constam que em média cerca de 60% do lixo produzido no Brasil vai para lixões, sem qualquer tratamento, a céu aberto e 38% vão diretos para aterros e apenas 2% são utilizado na reciclagem (IBGE, 2000).

FIGURA 6. Pergunta do questionário:


Ao perguntar para os alunos se eles conheciam as cores dos recipiente para separar o lixo (Figura 7) 83% dos alunos responderam que conhecem e disseram que apoiam o uso da prática.
Para que o processo de reciclagem seja sustentável é necessário que ele seja viável, sendo apoiado por subsídios, incentivos, doações, porém a longo prazo, somente continua a existir se houver um ganho econômico suficiente, obtido com a venda dos materiais recicláveis. A reutilização é uma forma de evitar o desperdício, que é o meio irracional de se utilizar recursos e produtos, que podem ser reutilizados antes de serem jogados fora (CARVALHO et al., 2015).

 

 


FIGURA 7. Pergunta do questionário:


CONCLUSÃO

Com os resultados do trabalho e considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado do lixo, é visto a necessidade de disciplinar do descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado com a coleta seletiva, reutilização, reciclagem entre outros meios. Ressalta-se também a importância de uma política de gestão por parte do poder público e privado. Aos demais, cabe a conscientização da população, através do setor educacional, sobre os reais efeitos da poluição causada pelo acumulo de lixo que trás como conseqüência a destruição do meio ambiente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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