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A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rosana Lima Steinbach

Lilian de Souza Carvalho

 

RESUMO

O presente artigo busca analisar a importância do brincar na educação infantil, de que forma o lúdico auxiliará a criança no seu desenvolvimento e aprendizagem. Tendo como objetivo compreender de que forma os professores da educação infantil pode utiliza-se do ato de brincar das crianças como forma de desenvolvimento. Como a socialização que ocorrer quando a criança brincar ajudará elas compreenderem e aceitarem as diferentes regras que existe na sociedade, de que forma essas regras contribuirá na construção de um ser participativo e crítico. Como mediador do conhecimento quais as intervenções que deve ser realizadas pelo professor, para leva as crianças a participar do seu desenvolvimento de forma ativa e prazerosa. Conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Este estudo traz algumas considerações sobre jogos, brincadeiras e brinquedos, como os mesmos influenciam na socialização e interação das crianças. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.

 

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Infantil. Valor Social. Construção Social.

 

ABSTRACT

The present article seeks to analyze the importance of playing in early childhood education, in what way the playful help to a child in its development and learning. Aiming to understand how teachers of early childhood education can use the act of playing children as a form of development. As the socialization that occurs when the child plays will help them to understand and accept the different rules that exist in society, how these rules will contribute to the building of a participatory and critical being. As a mediator of the knowledge which interventions should be carried out by the teacher, it leads the children to participate in their development in an active and pleasurable way. To know the meaning of play, to conceptualize the main terms used to designate play, and to understand the play universe, where the child communicates with himself and with the world, accepts the existence of others, establishes social relations, builds knowledge, developing fully, and also, the benefits that play provides in teaching-learning for children.This study brings some considerations about games, games and toys, as they influence the socialization and interaction of children.The methodology used was the bibliographical research, based on the reflection of reading of books, articles, magazines and websites, as well as research of great authors referring to this theme. In this way, this study will provide a more conscious reading about the importance of play in the life of the human being, and especially in the life of the child.

KEY WORDS: Child Development. Social Value. Child Rights

 

INTRODUÇÃO

 

Este artigo busca mostra a importância do brincar na vida da criança, como o professor da educação infantil pode usar o ato de brincar da criança como meio de desenvolvimento. Como ocorreu a valorização da criança diante da sociedade, de um adulto em miniatura, a um ser em desenvolvimento. Durante muito tempo á criança não era vista como um ser com sentimentos e necessidades próprias um ser em desenvolvimento. “Na sociedade medieval não havia a divisão territorial e de atividades em função da idade dos indivíduos, não havia o sentimento de infância ou uma representação elaborada dessa fase da vida (Ariès 1973)’’.

Foi preciso que houvesse uma mudança no conceito de criança na sociedade para que houvesse uma visão positiva as suas espontaneidades. O Estado precisou alterar a sua função para com a criança, foi preciso criar uma educação escolar voltado á criança, que precisa de um olhar diferenciado e atendo as suas necessidades de evolução.

 

Apenas com a institucionalização da escola é que o conceito de infância começa lentamente a ser alterado, através da escolarização das crianças. Podemos então, a partir do desenvolvimento de uma pedagogia para as crianças, falar em uma construção social da infância (Corsaro, 2003).

 

Os governantes precisaram cuidar do bem-estar e da educação das crianças, com a criação das creches e pré-escola foi se alterando o conceito de criança a onde foi preciso criar uma pedagogia que se valoriza o ato de brincar da criança. Quando a criança brincar amplia seus conhecimentos: ela analisa, nomeia, compara, mede, classifica, cria um mundo no qual ela é um ser ativo, permitindo ampliar sua inteligência, sensibilidade, criatividade e sua socialização com outras crianças.

 

A brincadeira â uma situação privilegiada de aprendizagem infantil onde o desenvolvimento pode alcança níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação entre os pares em uma situação imaginária e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos. (WAJSKOP, 1995, p.35).

 

As escolas de educação infantil devem promover nos alunos a construção de novos conhecimentos, o lúdico pode ser um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem das crianças, o sucesso desse desenvolvimento se dá por meio dos jogos e brincadeiras que ocorre nas atividades desenvolvidas pelo professor dentro e fora das salas de aula. Quando a criança brinca facilita o seu desenvolvimento promovendo a construção da imaginação, autonomia e da criatividade estabelecendo uma relação entre o brincar e o aprender.

 

O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papeis nas brincadeiras, as crianças agem frente á realidade de maneira não literal transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos. (BRASIL, 1998, p. 27, v.01).

 

A interação em grupo fará com que as crianças desenvolvam áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência e a sua socialização com o mundo. Quando a criança brincar reproduz o seu cotidiano, proporcionando estabelecer regras organizadas por si ou na interação com o grupo, regras essas que será reproduzida no seu cotidiano. Os brinquedos e as brincadeiras são recursos que todo o professor da educação infantil deve utiliza-se por se tratar de fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva, através dos jogos os alunos conseguiram construí o conhecimento e assimila os conteúdos de forma prazerosa.

 

A criança brinca daquilo que vive; extrai sua imaginação lúdica de seu dia a  dia portanto, as crianças, tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida. (ZANLUCHI 2005, p.91).

 

As maiores aquisições da criança são obtidas no ato de brincar, conhecimentos esses que no futuro será seu nível básico de ação real. Quando a criança brincar ela interage na construção de novo conhecimentos, ela constrói uma relação social com outras crianças e com os adultos. O ato de brincar facilitará o seu processo de socialização e integração na sociedade. É no lúdico que a criança reflete, organiza, ordena, destrói e reconstrói a sua realidade.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O brincar na educação infantil pode ser um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem das crianças, o sucesso desse desenvolvimento se dá por meio dos jogos e brincadeiras que ocorre na educação infantil. Quando a criança brinca facilita o seu desenvolvimento, promovendo a construção da imaginação, autonomia e da criatividade estabelecendo uma relação entre o brincar e o aprender. Quando a criança brinca ela cria oportunidades de interação, de aprendizado e de conflitos.

Os jogos e brincadeiras não conseguiram alcança nem um objetivo no desenvolvimento das crianças se atividade proposta não tiver uma finalidade que venha a promover o desenvolvimento infantil, promovendo a construção da imaginação, autonomia e da criatividade estabelecendo uma relação entre o brincar e o aprender. Quando a criança brinca ela cria oportunidades de aprendizagem, o convívio com pessoas diferente lhe proporcionara a propriedades de se construir relações sociais com pessoas de pensamento diferente que o seu, oportunizando o desenvolvimento cognitivo, a partir do convívio com pessoas diferentes, a criança ira construir um aprendizado significativo nas quais iram contribuir no seu desenvolvimento cognitivo.

Quando se fala em brincar na educação infantil, se fala em um brincar de qualidade, onde a criança pratica algo que faz parte do seu cotidiano mais, também se desenvolve com material e local adequado as suas necessidades de desenvolvimento e criatividade. O professor de Educação Infantil deve proporcionar materiais e espaços adequados para que a imaginação e a curiosidade sejam instigadas em todos os momentos no ato da brincadeira, estimulando a participação de todos.

 

Brincar é meio de expressão, é forma de integrar-se ao ambiente que o cerca. Através das atividades lúdicas a criança assimila valores, adquire comportamentos, desenvolve diversas áreas de conhecimento, exercita-se fisicamente e aprimora habilidades motoras. No convívio com outras crianças aprende a dar e receber ordens, a esperar sua vez de brincar, a emprestar e tomar como empréstimo o seu brinquedo, a compartilhar momentos bons e ruins, a fazer amigos, a ter tolerância e respeito, enfim, a criança desenvolve a sociabilidade. (RIBEIRO, 2002, p. 56).

 

E no brincar que elas se descobrem, a interação em grupo fará com que as crianças desenvolvam áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência e a sua socialização com o mundo. E no brincar que a criança reproduz o seu cotidiano, proporcionando estabelecer regras organizadas por si ou na interação em grupo, regras essas que será reproduzida no seu dia a dia. Essa interação contribuirá e facilitará o seu processo de aprendizagem. As maiores aquisições da criança são obtidas no ato de brincar, conhecimentos esses que no futuro será seu nível básico de ação real.

É preciso que as escolas de ensino infantil estejam preparadas, o professor deve ser um mediador, buscando incentivar a aptidão das crianças, com aulas criativas que instigue as crianças a participarem de forma ativa no seu desenvolvimento. Material didático bem elaborado, jogos com fins didáticos, sala de aula organizada, material que leve a criança a criar situações de desenvolvimentos, o educador deve trabalhar o brincar não somente como um ato de lazer, mais um ato de aprendizagem, o brincar faz parte da vida das crianças, esse ato quando bem orientado proporcionará uma aprendizagem prazerosa.

 

O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Na instituição de educação infantil o professor constitui-se, portanto, no parceiro mais experiente, por excelência, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. (BRASIL 1998, p. 30, v 01).

 

A infância é a época das brincadeiras, é por meio do brincar que a criança satisfaz boa parte de seus desejos, tornando se um meio de inclusão da sua realidade. É no lúdico que a criança reflete, organiza, ordena, destrói e reconstrói a sua realidade. O lúdico na educação infantil da oportunidade ao educador de inserir o brincar nas atividades diária com objetividades em relação ao desenvolvimento infantil. O educador deve ter consciência que o brincar não deve ser tratado como um simples divertimento, ela deve ser vista como uma oportunidade de produzir no aluno um novo conhecimento.

 

A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo. (ALMEIDA, 1995, p 11)

 

É importante admissão do lúdico nas escolas de ensino infantil, o educador precisa priorizar atividades que coloque as crianças ao desenvolvimento dos sentidos, fazendo uso dos jogos, pinturas, adivinhações e outras atividades que desenvolva o aprendizado das crianças. Possibilitando ela criar e recriar sua percepção de mundo. Quando o professor utiliza dos jogos como meio de desenvolvimento infantil ele estará utilizando do processo pedagógico, desse modo os conteúdos serão ministrados através das atividades lúdicas. O lúdico pode ser uma metodológica que dá prazer no processo de ensinar e aprender, pois tanto educado sentira prazer em produzir, quando educando sentira desejo em realiza as atividades. Sendo que, a interação em grupo produzira na criança uma vida social e o desenvolvimento construtivo da criança.

 

O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos. (BRASIL, 1998, p. 27, v.01):

 

O professor que trabalha o lúdico proporciona aos alunos um ambiente agradável em que as crianças terão liberdade de se expressa, facilidades de aprender, ouvir, respeitar e discordar de ideias diferentes da sua, facilidade de exercer liderança ou de ser liderado, sentira vontade de participar das aulas, serão seres ativos no seu desenvolvimento. Mas, quando o professor proporciona aos alunos um ambiente em que as crianças não têm liberdade de expressa seus sentimentos e pensamentos, sem motivação, sentiram medo de serem punidas, essas atitudes do professor prejudicara o aprendizado dos alunos. Quando as crianças têm oportunidades de aprender através da interação que o brincar proporciona, terão mais facilidade de lhe dá com a diferença do outro, estarão mais preparados para controlar suas atitudes e emoções dentro da sociedade.

E na escola que a criança tem contato com as atividades lúdicas pelo processo pedagógico. Isso não que dizer que a criança só aprender através das brincadeiras desenvolvida na escola, tanto o brincar livre como os dirigidos são indispensáveis para o desenvolvimento infantil. O brincar livre promove nas crianças a descoberta, a criatividades e a autonomia. Nas atividades orientadas, o professor pode propor que as crianças participem diretamente da escolha da brincadeira, da organização do material é dá escolha do espaço, desse modo o educador estará incentivando a autonomia, raciocínio, concentração assim, á atividade torna-se mais atrativa. Mesmo as atividades sendo orientadas pelo professor, elas não perdem suas funções lúdicas, quando o professor dá a oportunidade da criança de escolhas, de opinar nas atividades propostas.

O professor também poder criar espaços, horários e variações de jogos e brincadeiras, permitindo que todas as crianças possam participar das atividades, sendo elas respeitadas nas suas diferenças e capacidades. As crianças devem ter oportunidades educativas voltadas para a criatividade, nada melhor que o lúdico para criar e da às crianças capacidades e liberdades de participar do seu desenvolvimento.

 

CONCLUSÃO

 

Com a elaboração desse trabalho pode-se notar a importância do lúdico para a promoção de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, destacando que o brincar é um direito da criança é preciso que pais e educadores tenham consciência da importância do brincar na vida das crianças. A infância é a época das brincadeiras, por meio do brincar, que a criança satisfaz boa parte de seus desejos, tornando se um meio de inclusão da sua realidade, acrescentando informações indispensáveis na vida da criança. Pode se afirmar que o brincar é um ato indispensável na vida das crianças, não é só uma forma de lazer, mais a forma que a criança tem de se expressar e interagir com o mundo, o lúdico fazendo parte da vida das crianças no seu dia a dia, adicionando informações imprescindíveis na vida social da criança.

 

Uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento. (SANTOS 2002, p. 12).

 

A relação que a criança tem com o lúdico é uma relação natural. É através das brincadeiras que a criança se expressa das mais variadas formas: elas ficam triste, alegres, sentem raiva, angústia, tristeza é no brincar que a criança partilha e recebe conhecimento da sociedade. A interação que ocorre com as crianças quando brincam contribuíra e facilitará o seu processo de aprendizagem. As maiores aquisições da criança são obtidas no ato de brincar, conhecimentos esses que no futuro será seu nível básico de ação real.

É preciso que o educador esteja preparado para trabalhar o lúdico nas salas de aula da educação infantil, ele não necessitará de grandes invenções, jogos e brincadeiras caros de ultimas gerações, o professor precisa trabalhar a realidades dos seus alunos criarem espaços, horários e variações de jogos e brincadeiras, que eles conheçam é os que ainda não conheçam, permitindo que todas as crianças possam participar das atividades, sendo elas respeitadas nas suas diferenças e capacidades de realizar as atividades.

 

Possibilita a criança desenvolver a sua imaginação, expressar seus sentimentos e construir sua consciência da realidade. Dentre outros recursos, o jogo e a brincadeira pode fazer com que a criança compreenda sua sociedade e sua cultura, pois eles são portadores de valores e permitem ao mesmo tempo a construção de significado e interpretações que se adaptam a diversas realidades (KISHIMOTO, 1998, p. 60).

 

Os alunos devem ter oportunidades educativas voltadas para a criatividade, os educadores tenham nos jogos e nas brincadeiras oportunidades de criar nas crianças capacidades e liberdades de participar do seu desenvolvimento, pois as maiores aquisições da criança são obtidas no ato de brincar, conhecimentos esses que no futuro será seu nível básico de ação real. Todos os educadores da educação infantil devem reconhecer o brincar como um direito das crianças, e de grande importância tornando-se fundamental no desenvolvimento infantil.

 

REFERÊNCIAS

 

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara: 1973. p. 279.

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª edição. São Paulo: Loyola, 2003.

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.

 

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 2, p. 103-116, 1998.

 

DUFFLES TEIXEIRA ARANEGA, Carla; PEREZ NASSIM, Claudia; MAGALHÃES

LEAL CHIAPPETTA, Ana Lúcia de. A importância do brincar na educação infantil. Revista Cefac, v. 8, n. 2, 2006.

 

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

 

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In:VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, e

desenvolvimento e aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006. Cap.4.

 

RIBEIRO, Paula Simon. Jogos e brinquedos tradicionais. In: SANTOS. Santa Marli

Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 7ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

 

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed. Vozes, Petrópolis, 2002.

 

VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

 

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

 

ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.