A IMPORTÂNCIA DE RECILAR E HARMONIZAR O AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva[1]
Thelma Pires Gerônimo da Motta[2]
Kênia Aparecida Silva de Moraes
Célia Alves de Souza
Dianaléia Schmitz Pereira
RESUMO
O objetivo desse artigo é apresentar as ações ambientais desenvolvidas dentro da escola, para manter a conservação dos ambientes, promovendo a reciclagem reaproveitando os materiais que iriam para o descarte trazendo harmonia, cor e benefício a Escola Municipal de Educação Infantil Frei Grignion de Cáceres-MT.. A metodologia utilizada foi através de um mutirão com os envolvidos no projeto, que utilizaram diversos materiais reciclados inclusive pneus usados que foram pintado/reciclado para formar dos jardins da escola, interno e externo, transformando pneus em vasos, indicação de entrada da escola, etc. Para fundamentar esse trabalho utilizamos autores como, Dewey(1979), Currie(2000), Leff(2002), Leite(2003), Teixeira(2017),e buscas na internet. Concluímos que, mesmo diante de obstáculos como uma pandemia, ações como essa do projeto, que foi pensado em reciclar, harmonizara escola, assim como na alegria das cores no ambiente e que a preservação é fator primordial para a conservação do meio ambiente na educação infantil, assim como sua relação com a aprendizagem da criança.
Palavras-chave: Meio ambiente. Aprendizagem. Reaproveitamento. Sensibilização.
ABSTRAC
The objective of this article is to present the environmental actions developed within the school, to maintain the conservation of the environments, promoting recycling by reusing the materials that would go to disposal bringing harmony, color and benefit to the Municipal School of Early Childhood Education Frei Grignion de Cáceres-MT. The methodology used was through a task force with those involved in the project, who used several recycled materials including used tires that were painted / recycled to form the school gardens, internal and external, transforming tires into pots, indication of school entrance, etc. To support this work, we used authors such as Dewey(1979), Currie(2000), Leff(2002), Leite(2003), Teixeira(2017), and internet searches. We conclude that, even in the face of obstacles such as a pandemic, actions such as this one of the project, which was thought of recycling, harmonized school, as well as in the joy of colors in the environment and that preservation is a primordial factor for the conservation of the environment in early childhood education, as well as its relationship with the child's learning.
Keywords: Environment. Apprenticeship. Reuse. Sensitization
1.INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos. Afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros.
Nesse contexto, o projeto foi pensado com objetivo de decorar e harmonizar o ambiente da escola, reutilizando pneus descartados para criar jardins, visto que a cidade de Cáceres-MT., mantém um galpão cheio deles, e não comporta receber mais descartes devido à falta de espaço físico. O que tem gerado consequências as pessoas que moram no seu entorne ao meio ambiente, principalmente que muitas pessoas descartam esse material em qualquer lugar.
Sabe-se que o descarte de pneus no meio ambiente gera um enorme problema ambiental principalmente por seu elevado tempo de deterioração, pois causa poluição do solo e contaminação de áreas. Além disso, a população costuma fazer queimada do lixo domiciliar e muitas vezes é observado queima de pilhas de pneus o que prejudica o meio ambiente e traz consequências a saúde da população. Outra agravante é que, ficando expostos à luz solar e às chuvas, os pneus se desfazem tanto em líquidos como em gases, o que pode contaminar o ecossistema e a atmosfera.
Para Guimarães (2005), é pela gravidade da situação ambiental em todo o mundo, que se tornou necessário a implantação da Educação Ambiental para as novas gerações em idade de formação de valores e atitudes, como também para a população em geral, pela emergência da situação em que nos encontramos. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, seja através das crianças ou dos adultos que vivem no local.
Segundo Leite (2003), Logística Reversa é tratar de gerir com eficiência, com custos reduzidos para o fluxo de materiais, estoques em processos, produtos finalizados e informações relativas para o reprocessamento, reciclagem, reutilização ou disposição, recuperação total ou parcial do valor, diminuindo os impactos e os custos ambientais.
O objetivo é apresentar as ações ambientais desenvolvidas dentro da escola, para manter a conservação dos ambientes, promovendo a reciclagem reaproveitando os materiais que iria para o descarte trazendo harmonia, cor e benefício a Escola Municipal de educação Infantil Frei Grignion de Cáceres-MT.
- DESENVOLVIMENTO
O Primeiro passo foi apresentar o projeto para a direção, coordenação e ao conselho escolar para que o projeto fosse aprovado. Após a sua aprovação, o segundo passo foi sensibilizar todos da escola como professores, auxiliares de sala, apoio educacional, pais e a comunidade que mora entorno da escola sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para tanto, foi feito um mutirão com os envolvidos que utilizaram diversos materiais reciclados inclusive pneus usados que foram pintados e reciclados para formar os jardins da escola, interno e externo, além de transformados em vasos, indicação de entrada da escola, etc.
Além disso, em reunião com a equipe escolar definimos os objetivos específicos que iriam ser trabalhados como; Resgatar junto a todos da escola a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo; Usar cores alegres e vivas para decorar o ambiente da escola; Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da escola e seu entorno, sensibilizar a todos auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem lixo no chão, incluir no dia a dia dos hábitos conscientes sobre reciclagem, preservar o meio ambiente, harmonizar o ambiente escolar para que fique mais bonito, lúdico, atrativo, alegre. Foi explicado a comunidade escolar o significado de descartes de usados no meio ambiente, que quando mal feito pode gerar vários problemas.
Para Teixeira (2005)o desenvolvimento tecnológico e industrial, para a vida moderna, criado a partir da Revolução Industrial, levou a um aumento considerável de material descartado e, conforme este autor, “ocasionando um aumento da quantidade de resíduos gerados e não utilizados pelo homem, muitos deles trazendo riscos ao meio ambiente e à saúde humana”.
Enquanto que Leff (2002) aponta para a necessidade de equilíbrio entre os meios de produção e os ecossistemas. É crucial para a humanidade e equilíbrio ecológico, que se estudem e desenvolvam meios efetivos de obter o progresso industrial e econômico, associado ao respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida.
Montibeller (2001) afirma que a questão da reciclagem de materiais é um tema recorrente na perspectiva do desenvolvimento sustentável, e é de importância por abranger, também, a questão da disponibilidade atual e futura de recursos naturais não renováveis, problemas preocupantes nos dias atuais. Assim, destinar pneus à reciclagem pode ser uma alternativa viável e rentável, ou seja, a comunidade também pode se beneficiar não só participando como aprendendo a reciclar e transformar os pneus em vasos, floreiras, brinquedos, entre outros, que podem ser vendidos e ao mesmo tempo gerar uma nova fonte de receita.
A preocupação dos envolvidos no projeto era de como as crianças ou alunos da iriam se beneficia, ou seja, qual a importância dos projetos sobreo meio ambiente na educação infantil, assim como sua relação com a aprendizagem da criança. Se o problema discutido é o risco da não- aprendizagem, já que não há interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento devido a pandemia do Covid-19 foi feita através das redes sociais, o que pode tornar a metodologia o que torna essa metodologia pouco adequada à formação dos alunos. Sobre isso Dewey (1979) afirma que:
O legítimo princípio do interesse, entretanto, é o que reconhece uma identificação entre o fato que deve ser aprendido ou a ação que deve ser praticada e o agente que por essa atividade se vai desenvolver. Aquele fato ou ação se encontra na direção do próprio crescimento do agente, que reclama imperiosamente para se realizar a si mesmo. Assegure-se essa identificação ou correspondência entre o objeto e o agente, e não teremos que recorrer aos bons-ofícios da “força de vontade”, nem nos ocupar de “tornar as coisas interessantes”.
Nesse aspecto, a escola pode ser considerada como sendo a peça principal para que o aluno faça parte e tome parte do processo de ensino e aprendizagem, pois na educação infantil, é importante que a escola proporcione atividades que ajude na sua formação social. Visto que ele passa por um processo de transformação que o segue até o ensino fundamental e quanto mais cedo este for incentivado a ações com temas sociais como a preservação do meio ambiente e entre outros da mesma importância, mais cedo terá autonomia para desenvolver suas habilidades e competências socioemocionais.
Kilpatrick (1967) propõem uma metodologia de projeto na educação voltada a auto atividade, de forma incorporar ideias ou habilidades que a serem trabalhadas traga para o aluno experiencias novas e proporcione habilidades e conhecimento. E destaca:
[...] por um lado, a mocidade deverá adquirir essa perspectiva dinâmica, a compreensão, hábitos e atitudes que irão habilitá-la a conservar a marcha do progresso em meio da mudança. Para tanto, torna-se necessário que, à medida que se torne mais velha, desenvolva a habilidade de permanecer sobre os próprios pés, a fim de que decida as questões sensatamente, por si só. Nós, seus ascendentes, precisamos afinal renunciar a toda e qualquer pretensão de soberania sobre ela. Uma geração não pode mais impor à seguinte as soluções que encontrou para os seus problemas (KILPATRICK, 1967).
Enquanto que para Hernández (1998), na prática do trabalho com projetos, os alunos adquirem a habilidade de resolver problemas, articular saberes adquiridos, agir com autonomia diante de diferentes situações que são propostas, desenvolver a criatividade e aprender o valor da colaboração.
Dessa forma, o projeto foi elaborado por professoras tendo como foco principal atividades relacionadas a reciclagem e preservação do meio ambiente. O projeto Reciclar e harmonizar na educação infantil, foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Sábio- Cáceres, MT., recebeu esse nome devido seu potencial de manter o ambiente alegre, harmônico e utilizar material que pode ser reciclado com os pneus usados.
Assim, devemos trabalhar sempre os seguintes conceitos: a consciência pessoal visando à responsabilidade particular para com o Meio ambiente; a observação detalhada; a organização; a análise; a comunicação; o uso da imaginação e da criatividade; o estabelecimento da segurança e da autonomia na aprendizagem, promovendo uma visão integrada do mundo em que vivemos. (CURRIE, 2000).
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando que, mesmo diante de obstáculos como uma pandemia, ações como essa do projeto, que foi pensado em reciclar, harmonizara escola, assim como na alegria das cores no ambiente, principalmente na esperança do retorno das nossas crianças que ao chegarem na escola encontrarão um ambiente limpo, colorido e alegre. a comunidade escolar não desistiu de seus objetivos, e com todos os cuidados e protocolos desenvolveu o projeto e suas atividades.
Além disso, mesmo os alunos estando em aulas remostas via internet usando celular, notebook ou computador, todas as ações desenvolvidas pelas professoras e outros colaboradores foram passadas as crianças e aos pais
Concluímos que a preservação é fator primordial para a conservação do meio ambiente na educação infantil, assim como sua relação com a aprendizagem da criança.
REFERENCIAS
CURRIE, K. Meio Ambiente: Interdisciplinaridade na prática. Campinas-SP, Papirus, 2000.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma exposição. Tradução de Haydée Camargo Campos, 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 152.
KILPATRICK, Willian Heard. Educação para uma civilização em mudança. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade racionalidade, complexidade, poder. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
LEITE, PR. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
MONTIBELLER- FILHO, G. O Mito Do Desenvolvimento Sustentável: meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.
TEIXEIRA, AC. Lixo ou rejeitos reaproveitáveis? São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/ Acesso em: 13/n0v.2021.
OLIVEIRA, Cacilda Lages - Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica, dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte MG, 2006.Disponível em: http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia. Acesso em:12/nov/2021.
METODOLOGIA DE ENSINO POR PROJETOS: LEVANDO A PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Michele Barboza dos Santos1 - UNESPAR- UNIPAR Marcia Regina Royer2 - UNESPAR Fabiana Silva Botta Demizu3 – UNESPAR. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdfhttp://www.Acesso:13/nv/2021.
[1] Professora especialista em Lúdico, lotada na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Sábio, Cáceres, MT.,2021;E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
[2] Professora especializada em AEE Atendimento Especializado em educação especial, lotada na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Sábio, Cáceres, MT.,2021.