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O BRINCAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Roseli Francelino dos Santos

 

RESUMO

O presente trabalho é uma pesquisa cujo tema é sobre o brincar no processo de aprendizagem dos alunos na educação infantil. Em relação ao objetivo geral que busca verificar como o brincar auxilia na fase de aprendizado do aluno na educação infantil. Os objetivos específicos são de: Analisar em autores como o professor trabalha em sala de aula com esses alunos, o brincar; realizar pesquisas em livros e websites que retratam sobre o tema; Evidenciar nessas pesquisas sobre a importância do brincar na educação infantil. A pesquisa bibliográfica se utilizou de vários autores que retratam sobre o tema da pesquisa como: Jesus e Germano (2013), Kishimoto (2010), Lima (2013), Lira e Rubio (2014), Lobo (2013), Navarro (2009), Rufino (2014), Santos e Jesus (2010), Sassie (2012), Silva (2015).

 

PALAVRAS CHAVE: Aluno. Lúdico. Processo de aprendizagem.

 

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho de pesquisa cientifica tem como tem a finalidade estudar, perceber, analisar, compreender e entender como se trabalhar e desenvolver a alfabetização na educação infantil através do lúdico, quando se fala em alfabetização o primeiro pensamento é de ler ou escrever corretamente ao pé da letra, mas existem inúmeras maneiras de se trabalhar o desenvolvimento cognitivo, na educação infantil se tem a oportunidade de proporcionar as crianças através da ludicidade, leituras, música e cantar.

A primeira infância se torna a fase mais importante no desenvolvimento cognitivo, psicomotores das crianças, é a fase das descobertas onde se tornam curiosas cheias de vontade para explorar o mundo, se interagir, conhecer-se, conviver, participar.

A educação infantil é a etapa inicial do aluno no ambiente escolar, onde são atendidos os alunos de até 06 (seis) anos de idade, uma vez que nessa etapa o aluno consegue assimilar bem o aprendizado por meio do brincar, uma vez que essa fase de sua vida é o despertar e curiosidade por novas brincadeiras. O brincar influencia em muito no aprendizado do aluno, pois o professor tende a trabalhar os seus conteúdos voltados para o brincar, utilizar métodos em sala de aula que contribua para o aprendizado do aluno. Contudo, cabe ao professor o papel de mediador desse aprendizado do aluno, uma vez que ele tende a utilizar metodologias de ensino aprendizagem que auxilie o aluno nesse processo de aprendizado.

Com isso, a questão problema dessa pesquisa se consiste em: O professor tem o devido conhecimento de como o brincar auxilia o aluno em seu processo de ensino aprendizagem? A partir dessa questão problema de delimitou o foco principal dessa pesquisa, sendo assim em relação ao objetivo geral que busca verificar como o brincar auxilia na fase de aprendizado do aluno na educação infantil.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O brincar no processo de aprendizagem do aluno infantil

 

A infância é a idade da brincadeira, sendo nela que a criança organiza, desconstroem e constrói seu mundo, segundo Lira e Rubio (2014, p.09) “A criança pode fazer qualquer objeto se transformar num brinquedo, por meio da imaginação ela muda seu significado.” Assim, a criança aprende sobre como se socializar com facilidade aprendem a trabalhar em grupo.

Nas falas de Navarro:

 

Tem-se falado e estudado muito o fenômeno do brincar, da importância de as crianças brincarem para ajudar em seu desenvolvimento. Fala-se também sobre a brincadeira dentro da escola, principalmente de educação infantil. É importante entender do que se fala quando se fala em brincar e perceber a relevância de um tempo no cotidiano das crianças destinado a um brincar de qualidade, em um espaço adequado, com materiais interessantes para as crianças e que estimulem a criatividade. A mediação de um adulto, de outras crianças, ou dos próprios objetos que se encontram a disposição da criança faz a diferença nas brincadeiras. Não basta deixar brincar, aos adultos é preciso olhar um pouquinho mais para as crianças, perceber suas necessidades e assim tentar entender e estimular a brincadeira. (2009, p.2123-2124).

 

Brincar significa uma reorganização da prática pedagógica que o professor procura desempenhar, assim como explica Corrêa e Bento (2012, p.02) “Atuando como mediador, poderá explorar esse momento deforma consciente, direcionando todas as atividades de maneira a estimular a aprendizagem, valorizando não só o resultado da atividade lúdica, mas a própria brincadeira, o simples ato de brincar.” Com isso, através do jogo e a maneira que o professor dirige as brincadeiras desenvolveram o intelectual, emocional, psicológico, coordenação motora e o social das crianças.

Santos e Jesus enfatizam que:

 

As brincadeiras são formas mais originais que a criança tem de se relacionar e de se apropriar do mundo. É brincando que ela se relaciona com as pessoas e objetos ao seu redor, aprendendo o tempo todo com as experiências que pode ter. São essas vivências, na interação com as pessoas de seu grupo social, que possibilitam a apropriação da realidade, da vida e toda sua plenitude. (2010, p. 04).

 

Hoje além de tornar as aulas mais atraentes, são através de situações de descontrações que o professor desenvolve seu trabalho com excelência, de acordo com Karlinski (2008, p.245) “O espaço da Educação Infantil deve ser possibilidade de ampliar as vivências das crianças, 15 desde que em um ambiente propício, com adultos qualificados e com atividades que levem em conta as necessidades e as características das crianças.” Sendo que na educação infantil para que o aluno consiga aprender, é fundamental um trabalho em conjunto tanto por parte do professor, de toda a equipe de profissionais e do ambiente escolar.

Kishimoto explica que:

 

A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas: toma decisões, escolhe o que quer fazer, interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra, em seus gestos, em um olhar, uma palavra, como é capaz de compreender o mundo. Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. (2010, p.01).

 

Desta maneira, na educação infantil se trabalha com a leitura, que é primordial para a nos conhecimentos lúdicos, assim como explica Sarmento (2010, p.144) “O trabalho pedagógico a fazer no jardim de infância é, por isso, uma ação de pôr em diálogo, interpretar, reconstruir, os universos simbólicos que se interceptam as crianças através das linguagens.” pois são partes integrantes das brincadeiras e brinquedos, o que os torna mais significativa e prazerosa para a criança.

De acordo com Lima:

 

A brincadeira, na perspectiva sócio- histórica e cultural, é um tipo de atividade cuja base genética é comum àquela da arte, ou seja, trata-se de uma atividade social, humana, que supõe contextos sociais e culturais a partir dos quais a criança recria a realidade através da utilização de sistemas simbólicos próprios. Ao mesmo tempo, é uma atividade específica da infância, considerando que, historicamente, esta foi ocupando um lugar diferenciado na sociedade. Porém, alguns teóricos relacionam o lúdico ao jogo e estudam profundamente sua importância na educação. (2013, p.33).

 

Em sala de aula o aluno tem o professor como um porto seguro, uma pessoa com quem o aluno passa muitas horas, e que em muitos casos o aluno não passa muito tempo com seus pais, segundo Andrade (2010, p. 115) “O cuidar deve favorecer e contribuir para que o outro se desenvolva como ser humano.” Esse embasamento inicial sobre o cuidar o aluno levará consigo por toda a sua vida.

Rufino argumenta que:

 

O brincar em sala de aula tende a ser mais uma estratégia para o desenvolvimento do ensino, enfatizando-se a proposta de desenvolvimento do conhecimento e 16 articulação do mesmo para a aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. Cabe ao professor, na condição de ser o responsável no contexto da sala de aula, ajudar a criança a ampliar as suas possibilidades, proporcionando a elas brincadeiras e jogos que contribuam para seu progresso intelectual, psicossocial e educacional. (2014, p.24).

 

Com isso, o professor em sala de aula precisa saber trabalhar com o brincar, pois essa é uma atividade pedagógica importante nesse aprendizado inicial do aluno, pois segundo Corrêa e Bento (2012, p.05) “É preciso dinamizar as atividades lúdicas na escola, transformar o brincar em trabalho pedagógico, saber entrar no mundo imaginário da criança, no seu sonho, no seu jogo e aprender a jogar com ela.” Desta maneira, o professor tem em mãos a tarefa de trabalhar com brincadeiras pedagógicas voltadas para o conteúdo pedagógico.

De acordo com Navarro:

 

O brincar é uma atividade difícil de ser caracterizada, o que se deve ao seu caráter subjetivo, mas pode-se afirmar que é social e livre, pois não é possível obrigar ninguém a entrar na brincadeira, possui regras e uma situação imaginária. É atividade dominante na infância, e é por meio dela que as crianças começam a aprender. (2009, p.2126).

 

Para uma criança possa desenvolver seu aprendizado, o professor precisa estar preparado, ter um planejamento de suas aulas a serem seguidos, tendo em vista que não basta o aluno ir as aulas, ele precisa aprender. Para Lima (2013, p.37) “O professor deve garantir condições de aprendizagem a todos seus alunos, utilizando meios e medidas extras que atendam às necessidades individuais.” Pois a cada ano, o professor consegue ter em mãos as metodologias que foram utilizadas e quais foram os resultados finais que cada uma proporcionou.

Para Kishimoto:

 

Assim, é preciso considerar: TAMANHO: o brinquedo, em suas partes e no todo, precisa ser duas vezes maior e mais largo do que a mão fechada da criança (punho); · DURABILIDADE: o brinquedo não pode se quebrar com facilidade ― vidros e garrafas plásticas são os mais perigosos; · CORDAS E CORDÕES: esses dispositivos podem enroscar-se no pescoço da criança; · BORDAS CORTANTES OU PONTAS: brinquedos com essas características devem ser eliminados; · NÃO TÓXICOS: brinquedos com tintas ou materiais tóxicos devem ser eliminados, pois o bebê os coloca na boca. · NÃO INFLAMÁVEL: é preciso assegurar-se de que o brinquedo não pega fogo; · LAVÁVEL, FEITO COM MATERIAIS QUE PODEM SER LIMPOS: essa recomendação se aplica especialmente às bonecas e brinquedos estofados; · DIVERTIDO: é importante assegurar que o brinquedo seja atraente e interessante. (2010, p.02).

 

Diante deste quadro, algumas instituições de ensino procuram não deixar que momentos importantes como o da brincadeira se percam. Segundo Lobo (2013, p.58) “[...] as brincadeiras dentro do contexto educacional acontecem como parte de uma rotina organizada sem focalizar o brincar como ato de prazer que traz alegrias, diversão e ao mesmo tempo ensina.” Isto porque alguns educadores consideram o brincar essencial para o desenvolvimento social, motor, psicológico e cultural.

De acordo com Lima:

 

Conforme o exposto, é preciso destacar que, atualmente, a escola tem por algumas de suas ocupações, construir competências, buscar novos conhecimentos e novas tecnologias, procurar métodos mais dinâmicos, tornando as disciplinas menos rígidas e mecânicas, e as didáticas mais flexíveis, buscando, assim, a geração de sujeitos mais críticos, respeitados e reflexivos. (2013, p.35).

 

A vida escolar é administrada por princípios e tempos determinados, pois como argumenta Cardia (2007, p.20) “No ambiente escolar, a determinação do tempo e do espaço influenciam nas regras estabelecidas para a situação de jogo ou da atividade lúdica.” Por si só já beneficia os alunos e com essa metodologia em sala de aula através de atividades que colaboram para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos para as crianças.

De acordo com Lira e Rubio:

 

Portanto, se na escola, proporcionamos o espaço, disponibilizamos materiais e até mesmo nos envolvemos na brincadeira da criança, para que ela livremente se expresse e desenvolva sua criatividade, estamos assim tornando esse momento educativo, promovendo o desenvolvimento da criança, estamos assim respeitando o caráter lúdico do jogo. (2014, p.18).

 

A equipe pedagógica deve proporcionar ao professor todo o suporte pedagógico, sempre auxiliando, além de dispor aos seus alunos um ambiente escolar motivador, assim como explica Lobo (2013, p.25) “[...] uma escola que aplica uma prática pedagógica almejando o crescimento e preparação das habilidades dos alunos, deverá ser constituída com um espaço estimulador.” Assim, não somente a parte pedagógica do professor deve ser bem elaborada pelo professor, o espaço escolar também precisa ser atraente ao aluno.

Segundo Kishimoto:

 

Toda brincadeira nova pode trazer um pouco de tensão. O desconhecimento de brincadeiras pode levar a criança a afastar-se do grupo. Ela precisa adquirir confiança para brincar com as outras e, para começar, nada melhor do que iniciar com brincadeiras conhecidas por todas. Brincadeiras da tradição, como pular corda, amarelinha, caça ao tesouro, jogo da memória, faz de conta ou boliche dão prazer quando feitos em grupo. Depois de integradas no grupo, as crianças se sentem mais seguras, e é possível ensinar novos jogos. (2010, p.08).

 

Na educação infantil, é preciso desenvolver junto de o aluno o aprender brincando, de acordo com Cardia (2008, p. 24) “A escola de Educação Infantil assume perante a sociedade funções importantes através das quais deve criar condições para desenvolver as capacidades de convivência de seus alunos.” Onde ele possa entender que a educação infantil não quer dizer que seja um simples “passatempo”. Para Lobo: Nas brincadeiras as crianças se comportam com atitudes diferenciadas das habituais. Geralmente o brinquedo fornece uma estrutura ideal para mudanças de acordo com a necessidade, e a criança quando brinca passa a agir como se fosse maior do que realmente é. (2013, p.18). Na educação infantil, o aluno aprende não somente os conteúdos pedagógicos, mas também em aprender a realizar suas necessidades sozinhas, sendo por meio das atividades lúdicas. De acordo com Andrade (2010, p.68) “A escola de Educação Infantil assume perante a sociedade funções importantes através das quais deve criar condições para desenvolver as capacidades de convivência de seus alunos.” Com isso, a educação infantil propicia ao aluno esse aprendizado, mas para que isso ocorra é fundamental que os pais sejam participativos e que ajudem o professor nessa tarefa.

Segundo Lira e Rubio:

 

É por meio da brincadeira que a criança constrói suas aprendizagens e conhecimentos, é nesse momento que sua imaginação se intensifica, e representa o mundo social que a cerca, bem como as formas de comportamento que lhes são referentes. A brincadeira é um universo simbólico, onde a criança reconstrói e representa sua realidade e aprende a dividir regras, é a partir daí que a criança, constrói riquíssimas relações com seus pares e juntos fazem descobertas e adquirem novos conhecimentos. Na brincadeira a criança pode modificar as regras, ela inventa e reinventa situações, enfim, na brincadeira a criança tem liberdade para agir. (2014, p.11).

 

O lúdico é fundamental na educação infantil, pois com ele o aluno se desenvolve com maior facilidade. Assim, o lúdico tem por intuito de auxiliar o aluno nesse processo de ensino aprendizagem.

 

CONCLUSÃO

 

O brincar faz parte da infância e na educação infantil utilizá-lo como metodologias pedagógicas são de extrema importância para o aprendizado do aluno, pois ele terá maior facilidade no desenvolvimento de aprendizagem.

Em sala de aula, o professor precisa definir as brincadeiras a serem utilizadas no decorrer da aula, onde sempre levando em consideração a assimilação da brincadeira com o conteúdo, pois isso é extremamente fundamental para que o aluno possa se desenvolver e para que o professor tenha um percurso definido a ser trabalhado com seus alunos.

Com a realização desta pesquisa pode-se perceber que o brincar é fundamental nesse processo de desenvolvimento do aluno, uma vez que na educação infantil o aluno se encontra na fase inicial de sua vida escolar, onde por meio da pesquisa bibliográfica podem-se verificar as defesas dos autores e no momento da pesquisa de campo de se constatar a realidade encontrada e poder contrapor com a teoria.

Com isso, o brincar deixa de ser visto somente como uma brincadeira e passa a ser vista como uma atividade pedagógica voltada a trabalhar com as habilidades dos alunos, estimulando-os ao aprender, de maneira lúdica o brincar tem um papel fundamental nessa etapa da educação infantil.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

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