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COMPARATIVO ENTRE RECURSOS DE "CONTEÚDOS E TAREFA" NO GOOGLE SALA DE AULA E NO MOODLE

Walingson da Costa da Silva[1]
Erica Regina Caetana Barbosa[2]
Vanessa Benevides Lima[3]
Lucilene Maria da Silva

 

RESUMO:

A utilização de Ambientes virtuais no Brasil potencializou durante a pandemia de Coronavírus. De modo que, há disponibilidades de várias ferramentas desta modalidade. No entanto, algumas, devido o requerimento de um conhecimento técnico ou de maiores recursos computacionais são poucos utilizados. O Google Classroom e o MOODLE são exemplos de ferramentas para o ensino a distância ou híbrido, no qual se diferem em alguns recursos disponibilizados. Deste modo, este trabalho tem como objetivo descrever as principais funcionalidades das duas ferramentas em suas versões gratuitas. Foi construído turmas virtuais em uma escola publica que oferece ensino fundamental na modalidade de ensino alternado, utilizando as duas ferramentas. Os alunos não demonstraram preferência por alguma das ferramentas. Contudo, o MOODLE possui vantagens no que tange a disponibilidades de recursos. 

 

  1. Introdução

 

Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) fornece amplos recursos para instituições educacionais. Durante a pandemia de coronavírus, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) colaborativos ganharam notoriedade nas escolas de ensino básico. Tais ferramentas começaram a ser desenvolvidos na terceira geração do ensino à distancia (EAD) nos anos 90 (SANTOS; MENEGASSI, 2018).

Dos AVAs O Google Sala de Aula (Google Classroom) ganhou destaque em 2020, sendo o sétimo termo mais procurado por brasileiros (PINHO, 2021). Tal ferramenta possui duas versões, uma gratuita e outra paga. No entanto, há disponível diversas outras ferramentas análogas, sendo o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE), já bem consolidado na rede mundial de computadores.           

O Google Sala de Aula é um sistema de gerenciamento de conteúdo com intuito de simplificar a destruição, criação de conteúdos e trabalhos. Esse sistema foi desenvolvido e lançado em setembro de 2014 (ZACH 2014). Apresenta vários recursos integrados com outros serviços do google, como funcionalidades específicas para Programação e ciência da computação, Ferramentas de criatividade, Letramento digital, Participação das famílias, Ferramentas instrutivas, Linguagem, artes e cultura, Ferramentas escolares, Ciência, tecnologia, engenharia e matemática (GOOGLE, 2021). Além do Classroom existes outros ambientes virtuais com serviços gratuitos, como exemplo o MOODLE.

O MOODLE cria um espaço destinado para docentes e discentes propiciando uma comunicação efetiva com intuito de desenvolver uma educação a distância com qualidade. Tal plataforma foi iniciada em 1990 por Martin Dougiamas um australiano que objetivava construir um sistema de gerenciamento de aprendizagem (MOODLE, 2006).

O MOODLE adota a filosofia educacional do construcionismo, no qual afirma que o conhecimento é construído na mente do estudante, ou seja, as atividades são centradas no estudante não no professor, cuja aprendizagem pode ocorrer de forma particular e corporativa. Para tal o Moodle inclui ferramentas que apoiam o compartilhamento de papéis dos participantes (nos quais eles podem ser tantos formadores quanto aprendizes e a geração colaborativa de conhecimento, como wikis, e-livros, etc., (SABBATINI, 2007).

O uso de AVAs está cada vez mais comum, intermediando relações de ensino aprendizagem, portanto este artigo tem como propósito descrever as funcionalidades pedagógicas disponíveis nas versões gratuitas do Google Classroom e do MOODLE, de modo a propiciar a escolha da ferramenta mais adequada a realidade de estudantes, educadores e instituições.

 

  1. Procedimentos metodológicos

 

Para avaliar as ferramentas dos ambientes de aprendizagem (Google Classroom e MOODLE) foi criado uma conta nos serviços do google e do Moodle. Posteriormente criado turmas virtuais, adicionando alunos da rede pública municipal da Escola Ivanira Moreira Junglos (Colider MT), especificamente nas turmas de 8° e 9° ano.

A escola atende 547 alunos, distribuído no ensino infantil, anos iniciais e finais do fundamental. Cujos alunos residem na zona urbana e rural do município de Colíder MT. Cada turma possui 24 alunos, frequentando a escola de forma alternada, sendo um grupo presencial e outro remoto, de modo que, alterna a frequência física na escola num intervalo de 1 semana.

Para cada aluno foi aberto uma conta para ambos AVAs, atribuído uma turma/disciplina. De modo que pudessem experimentar todos recursos gratuitos que as ferramentas ofereciam.

Após os alunos terem o aceso nos sistemas supracitados, foi realizado uma formação com o objetivo de expor as funcionalidades e características dos AVAs em questão. Posteriormente, durante um mês foi postado conteúdos e atividades, iniciando pelo Google Classroom e por fim o MOODLE.

As tarefas atribuídas aos estudantes foram realizadas utilizando Smartfones e Notebooks, de modo, que foi avaliado as dificuldades que cada aluno em operar os sistemas.

 

  1. Resultados e discussões

           

O Google sala de aula oferece em seu menu quatro recursos para postagens de atividades e tarefas (Figura 1). Sendo uma função denominada Atividade, cujo objetivo é postar atividades de várias maneiras, contando com recursos inerentes ao próprio google (Documentos, planilhas, apresentações, desenhos, formulários) além de links externos e upload de arquivos. O segundo recurso é nomeado como Atividade Com Teste, no qual o professor pode anexar um formulário eletrônico e importar as notas individualmente de cada aluno. O terceiro recurso é utilizado para fazer uma pergunta individualmente, oferecendo ao professor os mesmos recursos do módulo de Atividades. Por fim o módulo Material, no qual apresenta os mesmos recursos dos módulos anteriores, com a diferença de não ser computado pontos aos estudantes.

Figura 1: Recursos dos google sala de aula (versão gratuita)

Os módulos disponibilizados gratuitamente pelo Google sala de aula são semelhantes no que tange as funcionalidades, resumindo em agregação de ferramentas do próprio Google e de serviços externos. Destas funcionalidades professores e alunos podem acessar os seguintes itens:

  • Rubricas para professores
  • Rastreador de progresso estudantil
  • Página de trabalho de classe
  • E-mails do Guardian
  • Calendário
  • Bater papo
  • Acesso gratuito aos aplicativos do Google para educação
  • Além de integrações com serviços terceiros, tais como : Squigi; Writable; Pearson Education; Activity Learn; Aeris; Google Apps for Education; G Suite.

 

Já o MOOODLE apresenta um portfólio mais variado de ferramentas (Tabela 2). Apresenta as seguintes características:

  • Painel personalizado
  • Calendário all-in-one
  • Gerenciamento de arquivos
  • Editor de texto
  • Notificações personalizáveis
  • Rastreador de progresso
  • Permissões baseadas em papéis
  • Relatórios detalhados
  • Integração multimídia
  • Auto avaliação por pares
  • Resultados e rubricas

           

Tabela 1: Lista de recursos do MOODLE

Recursos

Descrição

Base de dados

Ferramenta colaborativa, desenvolvida pelos participantes, possibilitando a criação, atualização, consulta e exibição de   lista de registros sobre determinado tema, utilizando uma estrutura pré-definida.

Chat

Possibilita conversação entre os participantes, em tempo real.

Laboratório de avaliação

Possibilita a criação de um trabalho sobre um tema escolhido, que pode ser um texto online, ou um arquivo enviado (pdf, vídeo, imagem, etc.), ou ainda ambos, podendo a avaliação ser feita pelo professor e pelos estudantes entre si, mediante um formulário de avaliação construído pelo professor.

Escolha

Permite ao professor fazer uma pergunta e especificar opções de múltiplas respostas. Os resultados podem ser publicados depois que os alunos responderam, ou após uma determinada data.

Fórum

É uma discussão assíncrona sobre temas escolhidos pelo professor ou pelos demais participantes. Pode ser um único tema ou vários tópicos com temas diferentes. Pode ser uma discussão por grupos (no caso, participantes de um mesmo Polo) ou sem grupos (todos juntos).

Glossário

Possibilita criar uma lista de termos e respectivas definições, envolvendo o conhecimento partilhado e a colaboração sobre determinado tema.

Lição

É um conjunto de páginas que podem conter informações em vários formatos para o aluno estudar e questões para responder, seguindo uma sequência não linear, determinada pelos resultados alcançados pelo aluno em cada etapa da mesma.

Pesquisa

É uma ferramenta para obter opinião sobre determinado assunto.

Questionário

É um conjunto de questões de vários formatos. O mesmo é criado pelo professor, respondido pelo aluno e corrigido automaticamente pelo sistema (com base no gabarito previamente definido pelo professor). Pode configurar-se como uma atividade de autoavaliação, uma lista de exercícios para verificação de aprendizagem, um teste rápido ou ainda uma prova virtual.

Tarefas

Permitem que os alunos submetam textos ou arquivos em vários formatos para avaliação pelo professor. As tarefas podem ser de envio de arquivo, de texto online ou off-line, dependendo da configuração escolhida.

WIKI

Ferramenta interativa de construção de uma base de conhecimentos. Tem como resultado um texto colaborativo e construído de forma assíncrona pelos participantes de uma disciplina. Geralmente não é avaliado com nota.

Arquivo

Disponibiliza um arquivo (em vários formatos), para consulta e/ou download pelos participantes

Livro

Capitula conteúdos. Pode conter textos, links de sites/vídeos, imagens e outros elementos multimídia.

Página

Exibe uma página (tipo WEB) que pode conter textos, links de sites/vídeos, imagens e outros elementos multimídia.

Pasta

Exibe uma pasta com vários arquivos, para consulta ou download pelos participantes.

Rótulo

Permite inserir textos, imagens e vídeos no meio dos links de uma semana ou tópico.

URL

Fornece um link para uma página da Internet.

Quanto aos recursos oferecidos pelas ferramentas supracitadas o MOODLE possui ligeira vantagem no quesito diversidade (ZUCKERMAN, 2020). No entanto, sua versão gratuita oferece apenas 50 usuários e 200Mb de arquivos. Tal limitação pode ser resolvida pelo usuário ao implementar a ferramenta no seu próprio servidor, haja vista que, o MOODLE é uma ferramenta Open Suorce.

Quanto à utilização por parte dos alunos a eficiência das ferramentas não pode ser avaliada meramente pelos recursos que cada uma oferece, porém devem ser analisadas outras variáveis, como estratégias metodológicas dos professores, ferramentas e recursos de TIC disponível para estudantes e níveis de inclusão digital dos alunos. Percebe-se que não existe diferença significativa no que se referem à motivação pessoal de ambas as ferramentas, mas há uma diferença significativa no que se refere ao desempenho no aprendizado (PASCHOAL; SILVA; SOUZA, 2017).

O uso de ferramentas desta natureza está atrelado a fatores externos, tais como estrutura da instituição de ensino, níveis de inclusão digital da comunidade escolar, conhecimentos específicos de cada ferramenta pelo professor, treinamento de operação aos usuários, dentre outras variáveis (FERRI, 2019).

 

  1. Conclusão

 

A utilização do Google Classroom e MOODLE depende da necessidade de cada unidade escolar, sendo intrínseco ao planejamento e aos objetivos do professor.

O MOODLE oferece maior quantidades de recursos, no entanto sua versão gratuita limita a 50 usuários e a 200Mb. O Google Classroom apresenta menor quantidade de ferramentas, porém é inteiramente gratuito.

 

Referências

 

FERRI, Josiane Troleiz. CLASSROOM ou MOODLE : verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicos. 2019. 60 f. Monografia (Especialização) - Curso de Informática Instrumental, Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Cap. 1.

 

LEAL, Maria Giselle Pereira; RODRIGUES, Maria Euzene. Ambientes virtuais de aprendizagem: EAD e sua historia. XI Encontro Cearense de História da Educação. Fortaleza, p. 980-993. out. 2009.

 

PAULO, Folha de São. Melhor ensino remoto não é tela o dia todo, diz criador do Google Classroom. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/02/melhor-ensino-remoto-nao-e-tela-o-dia-todo-diz-criador-do-google-classroom.shtml. Acesso em: 7 out. 2021.

 

GOOGLE. Ensino e aprendizagem mais integrados. 2021. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/products/classroom/. Acesso em: 25 nov. 2021.

 

MOODLE. 2006. História do Moodle. moodle. Disponível em:  https://docs.moodle.org/all/pt_br/Hist%C3%B3ria_do_Moodle. Acesso em: 01 dez 2020.

 

PASCHOAL, Leo Natan; SILVA, Laíza Ribeiro; SOUZA, Simone R. S. de. Abordagem Flipped Classroom em Comparação com o Modelo Tradicional de Ensino: uma Investigação Empírica no Âmbito de Teste de Software. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Carlos, p. 476-485. jul. 2019.

 

PINHO, Angela. Melhor ensino remoto não é tela o dia todo, diz criador do Google Classroom. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/02/melhor-ensino-remoto-nao-e-tela-o-dia-todo-diz-criador-do-google-classroom.shtml. Acesso em: 07 out. 2021.

 

SABBATINI, Renato M.E. 2007. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet. Instituto Edumed. 2007.

 

SANTOS, Larissa Costa dos; MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins. A história e a expansão da educação a distância: um estudo de caso da unicesumar. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, [S.L.], p. 208-228, 1 jan. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p208.

 

ZACH, Yeskel. Previewing a new ClassroomGoogle Blog. blogspot.co.nz. Acesso em: 01 dez 2020.

 

ZUCKERMAN, Arthur. GOOGLE CLASSROOM VS. MOODLE COMPARISON 2021. 2020. Disponível em: https://comparecamp.com/google-classroom-vs-moodle-comparison/. Acesso em: 01 nov. 2021.

 

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